Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
DesertStorm
Expert
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02

Mensagem por DesertStorm » terça 13 mar 2007, 17:23

Cyrax Escreveu:
cinemaniac Escreveu:
Newtomic Escreveu:
cinemaniac Escreveu:quando disse produto final não me referia ao FINAL do jogo, mas sim ao jogo que já se encontra à venda. entre uma demonstração e um produto final vai um bom saltito. por exemplo, Dark Messiah, não gostei, não comprei, nem joguei mais nada, e apaguei tudo. fim. ninguém compra algo de que não gosta. se tivesse gostado provavelmente teria feito como o TMU. outro exemplo é o Half-Life 2. joguei uma versão pirateada. passei o jogo todo. mal o acabei comprei o jogo original e voltei a passar umas quantas vezes.
Nota que eu não te estou a criticar, apenas estou a dizer que a tua desculpa para jogar um jogo pirateado é muito boa, a sério que é, mas não passa disso mesmo de uma desculpa, pois no fim das contas eu até sei k tu podes ser benéfico para a industria, mas não interessa tudo isso porque a justificação de se piratear é nula, pois não pode existir sequer e é sempre condenável. Mas atenção que eu com isto não te estou a condenar, até porque eu não sou nenhum santo, no entanto podemos arranjar 1001 desculpas para jogar e/ou apenas experimentar determinado jogo, a verdade é que nunca passaram disso mesmo de desculpa, até podem fazer todo o sentido mas serão sempre desculpas compreendes. ;) :)
oh então por essa lógica não há desculpa para a pirataria lol ou vao-me dizer que todos dão 1000€ pelo Photoshop? :-'' e não me venham com a desculpa que é caro :lol: então se o Photoshop é caro, um joguito de computador (ou consola) é baratissimo! ao preço da chuva! não me venham também com a desculpa de que o jogo não fez o que prometia, o photoshop também dá para fazer muita coisa e quando lhe tocamos até custa pintar uma imagem de preto! lol ou seja, todo este tópico não passa disso... desculpas. causas e consequências, todos sabemos quais são, agora o que fazemos para as contornar? ora, eu dei o o exemplo do que faço. não prejudico ninguém nem ninguém me prejudica (eu não prejudico porque não faço ninguém perder dinheiro e ninguém prejudica porque não sou enganado a pagar por um produto que não presta :P )

e digam o que disserem não há ninguem mas ninguém que nunca tenha pirateado. nem que seja a mais pequena coisa ...

quem nunca pirateou que atire o primeiro bit! :P

edit:

ou seja, pointless topic... :-''
E lá pelos outros fazerem ou nós fazerem(mos) ja se torna aceitavel? Eu piratiava até determinada altura, agora já não...

iep... conheco um gajo ke pirateava até ontem, hoje deixou de piratear, mas não sei o dia de amanhã.

eu digo que se kiserem jogar e não tiverem o €, não deixem de jogar, mas kuando tiverem o € lembrem-se dos programadores.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Cyrax
Master
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30

Mensagem por Cyrax » terça 13 mar 2007, 18:28

DesertStorm Escreveu:iep... conheco um gajo ke pirateava até ontem, hoje deixou de piratear, mas não sei o dia de amanhã.
E a mim não me conheces...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
cinemaniac
Hardcore
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10

Mensagem por cinemaniac » terça 13 mar 2007, 18:52

Cyrax Escreveu:
DesertStorm Escreveu:iep... conheco um gajo ke pirateava até ontem, hoje deixou de piratear, mas não sei o dia de amanhã.
mesmo que ele te conheça, não irias saber o dia de amanha.
Cyrax Escreveu:
cinemaniac Escreveu:
Newtomic Escreveu:
cinemaniac Escreveu:quando disse produto final não me referia ao FINAL do jogo, mas sim ao jogo que já se encontra à venda. entre uma demonstração e um produto final vai um bom saltito. por exemplo, Dark Messiah, não gostei, não comprei, nem joguei mais nada, e apaguei tudo. fim. ninguém compra algo de que não gosta. se tivesse gostado provavelmente teria feito como o TMU. outro exemplo é o Half-Life 2. joguei uma versão pirateada. passei o jogo todo. mal o acabei comprei o jogo original e voltei a passar umas quantas vezes.
Nota que eu não te estou a criticar, apenas estou a dizer que a tua desculpa para jogar um jogo pirateado é muito boa, a sério que é, mas não passa disso mesmo de uma desculpa, pois no fim das contas eu até sei k tu podes ser benéfico para a industria, mas não interessa tudo isso porque a justificação de se piratear é nula, pois não pode existir sequer e é sempre condenável. Mas atenção que eu com isto não te estou a condenar, até porque eu não sou nenhum santo, no entanto podemos arranjar 1001 desculpas para jogar e/ou apenas experimentar determinado jogo, a verdade é que nunca passaram disso mesmo de desculpa, até podem fazer todo o sentido mas serão sempre desculpas compreendes. ;) :)
oh então por essa lógica não há desculpa para a pirataria lol ou vao-me dizer que todos dão 1000€ pelo Photoshop? :-'' e não me venham com a desculpa que é caro :lol: então se o Photoshop é caro, um joguito de computador (ou consola) é baratissimo! ao preço da chuva! não me venham também com a desculpa de que o jogo não fez o que prometia, o photoshop também dá para fazer muita coisa e quando lhe tocamos até custa pintar uma imagem de preto! lol ou seja, todo este tópico não passa disso... desculpas. causas e consequências, todos sabemos quais são, agora o que fazemos para as contornar? ora, eu dei o o exemplo do que faço. não prejudico ninguém nem ninguém me prejudica (eu não prejudico porque não faço ninguém perder dinheiro e ninguém prejudica porque não sou enganado a pagar por um produto que não presta :P )

e digam o que disserem não há ninguem mas ninguém que nunca tenha pirateado. nem que seja a mais pequena coisa ...

quem nunca pirateou que atire o primeiro bit! :P

edit:

ou seja, pointless topic... :-''
E lá pelos outros fazerem ou nós fazerem(mos) ja se torna aceitavel? Eu piratiava até determinada altura, agora já não...
e eu não disse que fazia porque os outros faziam. agora, eu levo a pirataria de videojogos da maneira que já mencionei. saco os jogos, se gostar deles, sou o 1º a ir compra-los, se não gostar não vou jogar, não sou enganado porque não comprei algo que não prestava, não causo estragos a ninguém porque não ando a distribuir pirataria alguma, ou seja, ninguém sai a perder, saimos todos a ganhar: eu que não passo a ser um jogador chatiado com a produtora do jogo que não cumpriu o que prometia no jogo já que tinha comprado o jogo e saiu-me o tiro pela colatra, e as produtoras não saem lesadas porque da minha parte não ficam com má fama já que eu poderia dizer num forum, site ou blog o que me ia na alma (olha, bem a proposito do editorial deste mês) e poderia influenciar outros jogadores a não comprarem também o jogo. assim pronto... ficamos todos felizes
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 13 mar 2007, 19:14

DesertStorm Escreveu:eu digo que se kiserem jogar e não tiverem o €, não deixem de jogar, mas kuando tiverem o € lembrem-se dos programadores.
Também penso assim :mrgreen: Saem todos a ganhar. Mas, claro, é preciso ter controlo do que fazemos, não pode ser só da boca para fora. Quem me dera ter dinheiro para pagar 50€ por cada jogo que jogo :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Cyrax
Master

Mensagem por Cyrax » terça 13 mar 2007, 19:19

cinemaniac Escreveu:
Cyrax Escreveu:
mesmo que ele te conheça, não irias saber o dia de amanha.
Porra, qual dia de amanha! Se não faço agora, não é amanha que o vou fazer! Aliás, ja fui tentado a mudar o firmware da consola, o que iria gastar num jogo ja dava para uns poucos de jogos (copia)! não o quis, porquê? Simplesmente desvalorizaria os jogos... Sabes como tenho razão?
Primeiro porque ja passei por isso, segundo, é muito facil quem tem firmware alterado (na x360), basta ir aos "jogos jogados" e vemos uma data de jogos com 0 a 20, 40 pontos...
e eu não disse que fazia porque os outros faziam. agora, eu levo a pirataria de videojogos da maneira que já mencionei. saco os jogos, se gostar deles, sou o 1º a ir compra-los, se não gostar não vou jogar, não sou enganado porque não comprei algo que não prestava, não causo estragos a ninguém porque não ando a distribuir pirataria alguma, ou seja, ninguém sai a perder, saimos todos a ganhar: eu que não passo a ser um jogador chatiado com a produtora do jogo que não cumpriu o que prometia no jogo já que tinha comprado o jogo e saiu-me o tiro pela colatra, e as produtoras não saem lesadas porque da minha parte não ficam com má fama já que eu poderia dizer num forum, site ou blog o que me ia na alma (olha, bem a proposito do editorial deste mês) e poderia influenciar outros jogadores a não comprarem também o jogo. assim pronto... ficamos todos felizes
Pah, depende! Concordo com essa opinião, acho justo, MAS, desde que só jogues um pouco desse mesmo jogo... Ou seja... Ah e tal, este jogo não era o que esperava, é mediano, mas acabei-o! está mal, isso é pirataria... É como uma das piores desculpas para a pirataria que ja ouvi:
"Apenas vou fazer pirataria dos jogos que não quero e que não compraria, o resto compro" -> Bullshit! Se não ia comprar, entao para que é que quer? Mas ainda há mais, mas essa parte é demasiado patetico para ca colocar!
Imagem
Imagem
Cyrax
Master

Mensagem por Cyrax » terça 13 mar 2007, 19:21

Morbus Escreveu:
DesertStorm Escreveu:eu digo que se kiserem jogar e não tiverem o €, não deixem de jogar, mas kuando tiverem o € lembrem-se dos programadores.
Também penso assim :mrgreen: Saem todos a ganhar. Mas, claro, é preciso ter controlo do que fazemos, não pode ser só da boca para fora. Quem me dera ter dinheiro para pagar 50€ por cada jogo que jogo :roll:
Também eu! Mas não tenho... Mas vou dar um pequeno exemplo, comprei 2 jogos que não pagaria o seu preço normal, esperei uns meses e agora comprei esses mesmos 2 pelo valor de 1 jogo normal! É saber encontrar bons negocios, entao no pc... (tirando a porcaria do problema com cd-keys...)
Imagem
Imagem
Chris
Hardcore
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » terça 13 mar 2007, 19:21

Para além de que para isso existem as Demos...
Death Crow
Hardcore
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41

Mensagem por Death Crow » terça 13 mar 2007, 19:26

O Cyrax tem razão. Um pirata raramente sabe valorizar um jogo. É vê-los a chegar e a partir e não se desfruta verdadeiramente de um só jogo. É claro que há excepções mas a maioria é isso! E se os jogam até ao fim é porque gostarão.
Dou o exemplo do Just Cause. Se fosse ler as críticas (e tivesse dinheiro) comprava-o logo, mas joguei uma meia hora de uma versão pirata e disse logo: este jogo é treta. E nunca mais lhe toquei (até porque nem joguei em casa).
Neste exemplo quero dizer que se uma pessoa joga até ao fim é porque gostou e se gostou pode comprá-lo, agora experimentar e esquecer é outra coisa!
cinemaniac
Hardcore

Mensagem por cinemaniac » terça 13 mar 2007, 19:55

Death Crow Escreveu:O Cyrax tem razão. Um pirata raramente sabe valorizar um jogo. É vê-los a chegar e a partir e não se desfruta verdadeiramente de um só jogo. É claro que há excepções mas a maioria é isso! E se os jogam até ao fim é porque gostarão.
Dou o exemplo do Just Cause. Se fosse ler as críticas (e tivesse dinheiro) comprava-o logo, mas joguei uma meia hora de uma versão pirata e disse logo: este jogo é treta. E nunca mais lhe toquei (até porque nem joguei em casa).
Neste exemplo quero dizer que se uma pessoa joga até ao fim é porque gostou e se gostou pode comprá-lo, agora experimentar e esquecer é outra coisa!
e foi exactamente isso que eu disse que fazia. se não gosto do jogo eu simplesmente apago-o. se gostar o que pode acontecer é, comprar o jogo imediatamente, ou mais tarde. dois exemplos que já mencionei foi o Trackmania United: bastou-me jogar 5 minutos e comprei o original. O outro exemplo foi o Half-Life 2. adoro o jogo. passei todo na versão pirata, e isso não me impediu de comprar o jogo original, de voltar a passa-lo umas quantas vezes e de ainda me divertir a jogar online durantes tempos e tempos. um outro exemplo que dei foi o Dark Messiah, joguei o primeiro nivel e um pouco do que vinha a seguir, como vi que não prestava, mandei-o ás urtigas :P
Chrisis Escreveu:Para além de que para isso existem as Demos...
tal como também já disse, Demos dizem muitas vezes no inicio ou no fim ou em qualquer lado que não representam a qualidade do produto final. não me interessa experimentar algo que no seu produto final pode estar melhor (ou pior) que a Demo, podendo assim ser enganado a comprar (ou a não comprar) algo que seja o que não esperava.
A LER:
Imagem
Imagem
Hardcore

Mensagem por Chris » terça 13 mar 2007, 19:58

Eu nunca joguei uma demo que não correspondesse exactamente ao produto final. Mas ok, voçês têm a tal ilusão que se gostarem do jogo pirata vão comprá-lo...
stika
Veteran
Registado: quarta 10 mai 2006, 14:47

Mensagem por stika » terça 13 mar 2007, 20:03

Chrisis Escreveu:Eu nunca joguei uma demo que não correspondesse exactamente ao produto final. Mas ok, voçês têm a tal ilusão que se gostarem do jogo pirata vão comprá-lo...

olha que eu já joguei muitas demos que não correspondem ao jogo final

mas por acaso só me lembro do soul reaver para PSX como exemplo
Última edição por stika em terça 13 mar 2007, 20:50, editado 2 vezes no total.
Chris
Hardcore

Mensagem por Chris » terça 13 mar 2007, 20:04

Ah bom! Eu já dormi com metade das hospedeiras de voo da TAP mas não me lembro de nenhuma vez.
Death Crow
Hardcore
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41

Mensagem por Death Crow » terça 13 mar 2007, 20:20

Chrisis Escreveu:Ah bom! Eu já dormi com metade das hospedeiras de voo da TAP mas não me lembro de nenhuma vez.
Estavas bêbedo |-(

Eu nunca disse que não jogava demos, aliás eu quando tinha a PSX era capaz de jogar mais demos do que os jogos.
O que estava a dizer era um exemplo porque apenas joguei o Just Cause numa versão pirata e de como muitos passam os jogos e só depois dizem que não gostaram e não os compram.
cinemaniac
Hardcore

Mensagem por cinemaniac » terça 13 mar 2007, 20:21

Chrisis Escreveu:Eu nunca joguei uma demo que não correspondesse exactamente ao produto final. Mas ok, voçês têm a tal ilusão que se gostarem do jogo pirata vão comprá-lo...
não nos ponhas a todos no mesmo lugar que tu :nono: lá porque tu não os compras não quer dizer que os outros não os comprem...

e eu acho que tu querias dizer pilotos da TAP... por isso é normal que não te lembres das hospedeiras LOL joking :P
A LER:
Imagem
Imagem
Hardcore

Mensagem por Chris » terça 13 mar 2007, 20:23

Ok ok, há os que compram:

.

e os que não compram:

...................................................................................................

Perdoa-me por generalizar o óbvio. Pelo menos em Portugal óbviamente. O problema da pirataria lá fora é muito menor.
Última edição por Chris em terça 13 mar 2007, 20:25, editado 1 vez no total.
Responder