Vista - A nova plataforma

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Winjer
Expert
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32

Mensagem por Winjer » sexta 23 fev 2007, 18:16

Ontem lembrei-me de experimentar a versão final do Vista no meu PC, e esta é a história e as impressões.

A instalação foi rápida, demorou 19 minutos desde que fez o boot pelo CD até acabar de carregar o windows na primeira sessão, incluindo a configuração e testes de desempenho que o Vista faz na primeira vez.

O OS responde bem e os efeitos do aero dão uma boa sensação de suavidade, mas fora isso e quando carregamos alt+tab, quase nem se nota que o estamos a usar.

A seguir instalei as Catalyst mais recentes para o Vista, as 7.2
Depois tentei instalar zonealarm, mas o programa ainda não é compatível e nem sequer deixou tentar instalar. Já foi uma coisa que não estava a gostar, mas como também tenho a firewall do router isso nem foi um grande problema.

A seguir fiz a coisa mais importante no Vista: desligar o UAC. Não só não é tão seguro quanto a MS queria fazer passar, como também é um incomodo brutal para qualquer pessoa que queira fazer alguma coisa no PC.

O maior problema foi mesmo ligar-me á internet. Tentei ligar-me e nada. Meti os IPs e DNS manualmente e nada. Tentei ver as configurações do router e nada. Meti apenas o IP e lá consegui aceder á página de configuração do router e verifiquei que estava tudo bem. No entanto o Vista continuava a não ter acesso á net.
Reiniciei o PC sem ter nem os IPS nem os DNS para ver se assim o Vista conseguía detectar sozinho os settings. E assim funcionou. Mas da segunda vez que reiniciei deixou de funcionar. Já estava a correr mal. :evil: Fiz um repair á ligação e voltou a funcionar. E foi a única forma de ter internet sempre que tinha de reiniciar o PC.

A seguir tentei correr o 3Dmark05 para comparar o desempenho com o XP. As catalyst já mostraram estar no bom caminho e as 7.2 seriam a confirmação, graças a correcção de erros e aumentos de desempenho, especialmente em OpenGL.
Infelizmente não consegui nem uma run. O 3dmark carregava e dava a seguir um erro a dizer que não tinha suporte para DX9Estranhei, pois o Vista trás o DX9.0L.
Fui buscar o DX9.0c de Fevereiro e instalei, á espera que resolve-se o problema, mas assim não foi. O erro persistia.

Como já era um pouco tarde terminei a sessão com o vista voltei a meter o disco do XP como master e fui dormir.
Ainda planeio voltar á carga no Vista este fim de semana......a ver se as coisas correm melhor.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 23 fev 2007, 18:37

Winjer Escreveu:Depois tentei instalar zonealarm, mas o programa ainda não é compatível e nem sequer deixou tentar instalar. Já foi uma coisa que não estava a gostar, mas como também tenho a firewall do router isso nem foi um grande problema.
Que gosma de sistema operativo que não nos deixa fazer o que queremos [xx(] Menos 4000000 pontos [xx(]
Winjer Escreveu:A seguir fiz a coisa mais importante no Vista: desligar o UAC.
O que é isso? :anxious:
Winjer Escreveu:Mas da segunda vez que reiniciei deixou de funcionar.
AHAHAHAHAH! :lol: É mesmo de Windows xD
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » sexta 23 fev 2007, 19:14

Morbus Escreveu:
Winjer Escreveu:A seguir fiz a coisa mais importante no Vista: desligar o UAC.
O que é isso? :anxious:
O UAC é o User Account Control. Basicamente é uma parte do Vista que controla as aplicações que são executadas. A ideia base é evitar que software indesejado seja executado no sistema. O que acontece na realidade é pop-up atrás de pop-up a perguntar se queremos instalar os nossos programas, drivers etc....e nós temos de andar sempre a clicar que sim para dar autorização. É muito irritante, e num sistema com apenas um ou dois utilizadores não vale minimamente a pena.

Nota uma coisa, a Zonealarm é que se recusou a instalar no Vista, não foi o Vista que a recusou. Como as firewalls tem de se instalar ao nível de driver é preciso código muito próprio para cada OS. Isto é apenas uma questão até a Zonelabs lançar a versão para Vista.
Última edição por Winjer em sexta 23 fev 2007, 19:17, editado 1 vez no total.
Imagem
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 23 fev 2007, 19:16

Winjer Escreveu:O UAC é o User Account Control. Basicamente é uma parte do Vista que controla as aplicações que são executadas. A ideia base é evitar que software indesejado seja executado no sistema. O que acontece na realidade é pop-up atrás de pop-up a perguntar se queremos instalar os nossos programas, drivers etc....e nós temos de andar sempre a clicar que sim para dar autorização. É muito irritante, e num sistema com apenas um ou dois utilizadores não vale minimamente a pena.
Ah. Absolutamente... E diz-me lá: o vista tem muitos serviços desnecessários? E podem-se desactivá-los e tal? O pouco que o experimentei não deu para ver isso... :anxious: E já agora, dá para desligar aquela cena estúpida de degradar a qualidade dos DVD's originais? :|
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » sexta 23 fev 2007, 19:22

Morbus Escreveu:Ah. Absolutamente... E diz-me lá: o vista tem muitos serviços desnecessários? E podem-se desactivá-los e tal? O pouco que o experimentei não deu para ver isso... :anxious: E já agora, dá para desligar aquela cena estúpida de degradar a qualidade dos DVD's originais? :|
Sim o Vista tem um boa dose de serviços inúteis. Muitos são semelhantes aos do XP, outros são novos. Eu ainda não andei muito á volta disso, por isso não posso dizer quais podem ser desactivados, especialmente dos novos.

A cena de degradar os DVDs não tem haver com o Vista por si mesmo mas sim com a norma de segurança dos vídeos em alta-definição. O que acontece é que quando tentas correr um DVD em HD e não tens todo o equipamento necessário com HDMI é feito um downscale para uma resolução inferior.
Isto também acontece se tentares correr um DVD HD num sistema sem HDMI.

Estas protecções já foram crackadas, tanto em Bluray como em HD-DVD, por isso já é algo preocupante.
Imagem
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 23 fev 2007, 19:47

Preocupante? Em que sentido?! They brought it upon themselves, that's what! Que porra de sentido faz degradar a qualidade de alguma coisa?! Ainda para mais um filme?!?!?! É claro que é crackado, e era de esperar :roll: Só não digo que está muito bem (o facto de ser crackado) porque dois males não fazem um bem, mas o mal pior é essa "protecção" existir...

Imagem
Imagem
Death Crow
Hardcore
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41

Mensagem por Death Crow » sexta 23 fev 2007, 20:45

Penso que a qualidade desce para não haver soluços enquanto vês o filme. Tanto o Blu-Ray como o HD vão exigir mais do computador do que os actuais dvd's ou mesmo os divx's.
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 23 fev 2007, 21:21

Death Crow Escreveu:Penso que a qualidade desce para não haver soluços enquanto vês o filme. Tanto o Blu-Ray como o HD vão exigir mais do computador do que os actuais dvd's ou mesmo os divx's.
Não... Isso não tem lógica nenhuma :roll:

Imagem
Imagem
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » sexta 23 fev 2007, 21:35

Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:Penso que a qualidade desce para não haver soluços enquanto vês o filme. Tanto o Blu-Ray como o HD vão exigir mais do computador do que os actuais dvd's ou mesmo os divx's.
O que é que não tem sentido? Baixarem a qualidade do filme ou eu ter dito que os filmes HD são mais exigentes em termos de hardware?
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 23 fev 2007, 22:02

Death Crow Escreveu:
Morbus Escreveu:
O que é que não tem sentido? Baixarem a qualidade do filme ou eu ter dito que os filmes HD são mais exigentes em termos de hardware?
Teres dito que os filmes HD são exigentes em termos de hardware...
Última edição por Morbus em sexta 23 fev 2007, 22:04, editado 2 vezes no total.

Imagem
Imagem
PanicFreak
Expert
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03

Mensagem por PanicFreak » sexta 23 fev 2007, 22:03

Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:
Morbus Escreveu:
E não são???
Já viste quanto custa 1 leitor de Blu-Ray ou 1 de HD-DVD???
Eu diria que é exigente...
Essenya ná Manveru!
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 23 fev 2007, 22:04

Tu fazes uma mínima ideia do que estás a dizer? O Vista tem requisitos mínimos absurdos, logo à partida, era o que faltava que QUALQUER Video Graphics Array com 128MB de bandwidth não conseguisse correr um video de full 2000x2000, PELO MENOS. Isso até a Riva TNT2 toda chavesca do meu tio dá... :roll:
Última edição por Morbus em sexta 23 fev 2007, 22:05, editado 1 vez no total.

Imagem
Imagem
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » sexta 23 fev 2007, 22:05

Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:
Morbus Escreveu:
Penso que não é assim tão absurdo. Deixa cá aparecer alguém para confirmar.
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 23 fev 2007, 22:09

Death Crow Escreveu:Penso que não é assim tão absurdo. Deixa cá aparecer alguém para confirmar.
Lol, OMG :roll:

PRIMEIRO: o PC não está a gerar as imagens, está LÊ-LAS.
SEGUNDO: NUUUUUUUUUNCA na vida um leitor de DVD ou CD ou BD ou seja lá o que for consegue atingir uma velocidade de transferência de IMAGEM que encha a largura de banda de uma placa gráfica de 128MB. Qual é a velocidade de transferência de um BD? 64MB/s é? Lol, agora a quantos Hz funciona uma placa de 128 das mais fracas? Agora façam as contas, reduzam esses 64MB em relação com os Hz da placa, e depois vejam qual é o resultado de memória usada...

Dizer que placas que aguentam com o vista não aguenta com HD é de loucos, por amor de deus... :roll:

Imagem
Imagem
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » sexta 23 fev 2007, 22:36

A descodificação de um vídeo em HD vai ter um impacto no sistema que vai depender também do codec utilizado. Um codec recente, como o H246, exige mais poder do que um vídeo em Mpeg2.

A downscale é apenas feito quando não é detectado um sistema HDMI.
Quando o hardware não tem poder que chegue alguns frames são saltados á frente. Não sendo renderizados, permitem ao hardware manter uma descodificação em tempo real. O problema é que a fluidez do vídeo é sacrificada.

O maior problema em termos de hardware não é a capacidade da placa em enviar as imagens para o monitor, mas sim o poder necessário para descodificar o vídeo. Em principio as placas gráficas não serão o bottleneck.
Tanto a nVidia como a AMD tem placas capazes de ajudar na descodificação de vídeo. A vantagem disto é mais notória quando temos um CPU que não é capaz de descodificar todos os frames em tempo real.
Imagem
Responder