A instalação foi rápida, demorou 19 minutos desde que fez o boot pelo CD até acabar de carregar o windows na primeira sessão, incluindo a configuração e testes de desempenho que o Vista faz na primeira vez.
O OS responde bem e os efeitos do aero dão uma boa sensação de suavidade, mas fora isso e quando carregamos alt+tab, quase nem se nota que o estamos a usar.
A seguir instalei as Catalyst mais recentes para o Vista, as 7.2
Depois tentei instalar zonealarm, mas o programa ainda não é compatível e nem sequer deixou tentar instalar. Já foi uma coisa que não estava a gostar, mas como também tenho a firewall do router isso nem foi um grande problema.
A seguir fiz a coisa mais importante no Vista: desligar o UAC. Não só não é tão seguro quanto a MS queria fazer passar, como também é um incomodo brutal para qualquer pessoa que queira fazer alguma coisa no PC.
O maior problema foi mesmo ligar-me á internet. Tentei ligar-me e nada. Meti os IPs e DNS manualmente e nada. Tentei ver as configurações do router e nada. Meti apenas o IP e lá consegui aceder á página de configuração do router e verifiquei que estava tudo bem. No entanto o Vista continuava a não ter acesso á net.
Reiniciei o PC sem ter nem os IPS nem os DNS para ver se assim o Vista conseguía detectar sozinho os settings. E assim funcionou. Mas da segunda vez que reiniciei deixou de funcionar. Já estava a correr mal.

A seguir tentei correr o 3Dmark05 para comparar o desempenho com o XP. As catalyst já mostraram estar no bom caminho e as 7.2 seriam a confirmação, graças a correcção de erros e aumentos de desempenho, especialmente em OpenGL.
Infelizmente não consegui nem uma run. O 3dmark carregava e dava a seguir um erro a dizer que não tinha suporte para DX9Estranhei, pois o Vista trás o DX9.0L.
Fui buscar o DX9.0c de Fevereiro e instalei, á espera que resolve-se o problema, mas assim não foi. O erro persistia.
Como já era um pouco tarde terminei a sessão com o vista voltei a meter o disco do XP como master e fui dormir.
Ainda planeio voltar á carga no Vista este fim de semana......a ver se as coisas correm melhor.