Chris Escreveu:Se reparares bem é praticamente o que estas a dizer. Porque se dizes que a 360 chegou ao máximo com o GoW dizes que chegou ao maximo com o Unreal3 ou seja, é irrelevante que saiam outros motores porque este é o melhor...
Provavelmente.
Mas repara como é possível melhorar os gráficos alterando coisas menos visíveis.
Lembras-te do Halo no PC, quando saiu. Uma das queixas sobre o jogo era que ele era lento no PC, mesmo nas 9700. Mas estranhamente até corria bem nas Geforce 4 TI. Alguns afirmaram que era falta de optimização para placas da ATI. Mas este não foi o único motivo.
O que aconteceu foi que os programadores ao fazer o port criaram um modo gráfico para usar as interfaces DX9. E nesse modo aproveitaram para meter mais uns efeitos nas texturas do jogo. O resultado foi que cada textura do jogo era renderizada mais 3-4 vezes no modo DX9.
O problema é que estes efeitos quase não se notavam, logo não adicionavam pouco em termos visuais.
No entanto em modo DX8 isso não acontecia. Era possível forçar o modo DX8, mesmo em placas DX9, resultando num bom aumento de desempenho.
Melhorar os gráficos não passa apenas por usar um motor gráfico que aproveite as capacidades do hardware, mas usar as suas potencialidades em criar coisas que os jogadores notem.
Um bom exemplo disso é o FEAR: Tem texturas que são renderizadas várias vezes, usa parallx mapping e vários efeitos de post-processing. Mas como os níveis de jogo são banais em termos de design e são muito escuros, toda esta tecnologia passa ao lado dos jogadores normais, que pouco percebem de hardware.
O RE5 tem melhor aspecto que o GOW? Também acho que sim. Mas sei que o motivo disso não é um motor gráfico que usa melhor o hardware, mas opções de design, e reaproveitar os recursos de forma diferente.
Se tiverem em conta o que referi em cima, percebem que é possível, por exemplo sacrificar uns passes na renderização de uma textura e usar o poder que resta para incluir detalhe noutra coisa que pode ser mais apelativa graficamente.
Tenho a impressão que o
cinemaniac compreendeu o que eu queria dizer.