Qual a melhor consola next generation

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Quantas consolas pretendes comprar?

Pelo menos uma
40
44%
Duas de certeza
12
13%
Todas
6
7%
Nenhuma, fico-me pelo PC
32
36%

Total de votos: 90
Winjer
Expert
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32

Mensagem por Winjer » sábado 17 fev 2007, 12:17

Chris Escreveu:Mas agora o Unreal 3 vai ser o único motor a ser usado para o resto da vida da 360?
Claro que não. Mas cada vez há mais produtoras de jogos que preferem comprar os direitos de um motor gráfico a um empresa externa que criar o seu próprio. A EPIC e a ID são empresas que tem forte tradição nisto.
E eu não referi nada sobre ser o único motor gráfico que vai ser usado até ao fim da vida da Xbox360. Por isso não ponhas palavras na minha boca.

O motivo porque referi isto foi porque o keko afirmou que o RE5 tem gráficos muito melhores que o GOW quando usam a mesma tecnologia.

É mais credível a afirmação do keko de que ainda só se usou 50% das capacidades da Xbox360??
Sejam realistas.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Chris
Hardcore
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sábado 17 fev 2007, 12:46

Se reparares bem é praticamente o que estas a dizer. Porque se dizes que a 360 chegou ao máximo com o GoW dizes que chegou ao maximo com o Unreal3 ou seja, é irrelevante que saiam outros motores porque este é o melhor...
cinemaniac
Hardcore
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10

Mensagem por cinemaniac » sábado 17 fev 2007, 12:52

Chris Escreveu:Se reparares bem é praticamente o que estas a dizer. Porque se dizes que a 360 chegou ao máximo com o GoW dizes que chegou ao maximo com o Unreal3 ou seja, é irrelevante que saiam outros motores porque este é o melhor...
acho que estás a ser casmurro... até eu que só li o reply antes deste já percebi. tipo, não é por haver um motor gráfico muito bom como o do Unreal 3 (que é usado por muitas produtoras) que não possa surgir um motor gráfico igualmente bom ou melhor. poderá ser melhor porque através de tarefas que consigam fazer o mesmo que o Unreal 3 mas consumam menos memória ou façam essa tarefa mais rapidamente, irá dar mais espaço de manobra para criar mais coisas graficamente. e não esquecer que a optimização do motor também é um factor muito importante...

o motor de Unreal é muito usado, mas não é 100% usado por todas. de certeza que irão surgir novos motores, há é que ter calma já que isto tudo só agora começou...
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
Expert

Mensagem por Winjer » sábado 17 fev 2007, 13:04

Chris Escreveu:Se reparares bem é praticamente o que estas a dizer. Porque se dizes que a 360 chegou ao máximo com o GoW dizes que chegou ao maximo com o Unreal3 ou seja, é irrelevante que saiam outros motores porque este é o melhor...
Provavelmente.
Mas repara como é possível melhorar os gráficos alterando coisas menos visíveis.
Lembras-te do Halo no PC, quando saiu. Uma das queixas sobre o jogo era que ele era lento no PC, mesmo nas 9700. Mas estranhamente até corria bem nas Geforce 4 TI. Alguns afirmaram que era falta de optimização para placas da ATI. Mas este não foi o único motivo.
O que aconteceu foi que os programadores ao fazer o port criaram um modo gráfico para usar as interfaces DX9. E nesse modo aproveitaram para meter mais uns efeitos nas texturas do jogo. O resultado foi que cada textura do jogo era renderizada mais 3-4 vezes no modo DX9.
O problema é que estes efeitos quase não se notavam, logo não adicionavam pouco em termos visuais.
No entanto em modo DX8 isso não acontecia. Era possível forçar o modo DX8, mesmo em placas DX9, resultando num bom aumento de desempenho.

Melhorar os gráficos não passa apenas por usar um motor gráfico que aproveite as capacidades do hardware, mas usar as suas potencialidades em criar coisas que os jogadores notem.

Um bom exemplo disso é o FEAR: Tem texturas que são renderizadas várias vezes, usa parallx mapping e vários efeitos de post-processing. Mas como os níveis de jogo são banais em termos de design e são muito escuros, toda esta tecnologia passa ao lado dos jogadores normais, que pouco percebem de hardware.

O RE5 tem melhor aspecto que o GOW? Também acho que sim. Mas sei que o motivo disso não é um motor gráfico que usa melhor o hardware, mas opções de design, e reaproveitar os recursos de forma diferente.

Se tiverem em conta o que referi em cima, percebem que é possível, por exemplo sacrificar uns passes na renderização de uma textura e usar o poder que resta para incluir detalhe noutra coisa que pode ser mais apelativa graficamente.

Tenho a impressão que o cinemaniac compreendeu o que eu queria dizer.
Imagem
Chris
Hardcore
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sábado 17 fev 2007, 13:07

Estou a ser casmurro sem dúvida, voçes acreditam numa coisa eu acredito noutra, daqui a uns anos veremos quem tem razão. Até aqui é só especular.
psoares
Senior
Registado: terça 06 jun 2006, 18:05

Mensagem por psoares » sábado 17 fev 2007, 13:30

Chris Escreveu:Estou a ser casmurro sem dúvida, voçes acreditam numa coisa eu acredito noutra, daqui a uns anos veremos quem tem razão. Até aqui é só especular.
Concordo.

Acho incrivel falar tanto das declarações do Mark Rein e esquecer as declarações do Cliff Bleszinski. Afinal de contas são muito contraditórias..

Winjer:

Elucida-me. Quantas placas gráficas existem neste momento à venda com a mesma arquitectura unificada do gpu da 360?

Se existem, estão há quanto tempo no mercado?

Abraço
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » sábado 17 fev 2007, 13:38

psoares Escreveu:
Chris Escreveu:Estou a ser casmurro sem dúvida, voçes acreditam numa coisa eu acredito noutra, daqui a uns anos veremos quem tem razão. Até aqui é só especular.
Concordo.

Acho incrivel falar tanto das declarações do Mark Rein e esquecer as declarações do Cliff Bleszinski. Afinal de contas são muito contraditórias..

Winjer:

Elucida-me. Quantas placas gráficas existem neste momento à venda com a mesma arquitectura unificada do gpu da 360?

Se existem, estão há quanto tempo no mercado?

Abraço
Finalmente mostras o que te interessa, que é o que tu queres ouvir.
Não te interessa saber que o Cliff é apens um designer, mas que o Rein fundou a EPIC. E que os conhecimentos de software e hardware do segundo são superiores.
Pois, então é isso.

O que é que tem haver as placas com arquitectura unificada no PC com o tema em discussão aqui?
Imagem
psoares
Senior

Mensagem por psoares » sábado 17 fev 2007, 13:53

Se me falasses de um Tim Sweeney, o principal criador do unreal 3 até levava mais em conta as suas afirmações.

Agora o Rein, está mais virado para as relações com a imprensa e com os negócios da Epic no geral. Não sei se sabes, mas o Rein nem está envolvido em nenhuma produção actual da Epic.

Menosprezas por outro lado, um designer que acompanhou o desenvolvimento do Gears desde o início, que conhece os dev kits da 360 como ninguém.

Existem GPUs à venda com a arquitectura da 360 ou não?
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » sábado 17 fev 2007, 13:55

psoares Escreveu:Se me falasses de um Tim Sweeney, o principal criador do unreal 3 até levava mais em conta as suas afirmações.

Agora o Rein, está mais virado para as relações com a imprensa e com os negócios da Epic no geral. Não sei se sabes, mas o Rein nem está envolvido em nenhuma produção actual da Epic.

Menosprezas por outro lado, um designer que acompanhou o desenvolvimento do Gears desde o início, que conhece os dev kits da 360 como ninguém.

Existem GPUs à venda com a arquitectura da 360 ou não?
Existem com arquitecturas unificadas. Mas de resto são um pouco diferentes e mais avançados.
Imagem
psoares
Senior

Mensagem por psoares » sábado 17 fev 2007, 14:02

Há quanto tempo? Podias-me dar a referência delas?

Será que os produtores de jogos estão familiarizados com esta nova arquitectura?
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » sábado 17 fev 2007, 14:07

psoares Escreveu:Há quanto tempo? Podias-me dar a referência delas?

Será que os produtores de jogos estão familiarizados com esta nova arquitectura?
A Geforce 8800GTX e a GTS foram lançadas em 8 de Novembro de 2006.
Não estão familiarizados. Mas também nem há drivers da nvidia que corram em condições no Vista. Quanto mais jogos.
Mas isto tem haver com as capacidades que o SM4.0 trás.

Numa arquitectura unificada as unidades que são dedicadas a vertex ou pixel shaders são escolhidas de forma dinâmica pelo hardware. Por isso não é por aí que os programadores se vão ver há rasca para optimizar código.
Imagem
psoares
Senior

Mensagem por psoares » sábado 17 fev 2007, 14:14

E com o GPU da 360 que partilha a mesma arquitectura e quase todos os fundamentos das placas que mencionaste já estão familiarizados?

Curiosidade:

Atão a Nvidia não era contra a arquitectura unificada? :)

Não era a Ati a principal prossecutora deste tipo de arquitectura?
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » sábado 17 fev 2007, 14:18

psoares Escreveu:E com o GPU da 360 que partilha a mesma arquitectura e quase todos os fundamentos das placas que mencionaste já estão familiarizados?

Curiosidade:

Atão a Nvidia não era contra a arquitectura unificada? :)

Não era a Ati a principal prossecutora deste tipo de arquitectura?
A nvidia contra a arquitectura unificada?? Onde vistes isso? Será porque a nvidia até ter lançada a 8800 não ter admitido que ia usar uma arquitectura unificada, não só com pixel e vertex, mas também com Geometry.
Imagem
psoares
Senior

Mensagem por psoares » sábado 17 fev 2007, 14:33

When the Xbox 360 GPU features were unveiled, Nvidia expressed doubts about unified shader architecture, particularly about its performance. Do you think Nvidia’s comments are due to no Nvidia part, not even the RSX, having a unified shader architecture yet?
Bob Feldstein: Oh yes. Very much so.

http://interviews.teamxbox.com/xbox/145 ... 60-GPU/p3/

For its part, NVIDIA has repeatedly downplayed the importance of unified shader architecture, and has publicly stated that it doesn't believe that this is the best path to improved graphics performance.

http://www.gamesindustry.biz/content_page.php?aid=9451

Podia encontrar dezenas de links da Nvidia a criticar a arquitectura unificada.
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » sábado 17 fev 2007, 14:41

Nvidia's response to queries like this one was remarkably consistent, and most of us assumed that ATI would be first to market with a unified shader architecture for PC graphics. Heck, ATI had already completed a unified design for the Xbox 360, so its next GPU would be a second-generation effort. Surely ATI would take the technology lead in the first round of DirectX 10-capable graphics chips.

Except for this: Nvidia seems to have fooled almost everybody. Turns out all of that talk about unified architectures not being necessary was just subterfuge. They've been working on a unified graphics architecture for four years now, and today, they're unveiling the thing to the world—and selling it to consumers starting immediately. The graphics processor formerly known as G80 has been christened as the GeForce 8800, and it's anything but a conventional GPU design.
Fonte

Estou muito bem informado sobre essa novela. E sei que o desfecho foi algo que deixou muita gente de boca aberta.
Imagem
Responder