Posso estar errado, mas 1+1=2 não considero que seja um dogma mas sim uma convenção inerente ao pensamento matemático e à sua notação. É preciso partir sempre de algum lado, mas não necessáriamente de um dogma. Creio eu.ICE Escreveu:Exacto 1+1=2 porque é irrefutável=Dogma.Chris Escreveu:Ok isto pode parecer cliché, mas dogma na ciência é algo que pertence ao séc XIX. É precisamente por termos ultrapassado esses dogmas que hoje em dia a ciencia avança mais rapidamente do que nunca antes, e ideias e teorias são constantemente postos à prova e por vezes refutados. Agora se me disseres que 1+1=2 é um dogma eu já nem digo mais nada porque não vale a pena.ICE Escreveu: Porque há dogmas na ciência, por exemplo.
Apesar de toda a religião ser dogmática, a palavra não nasce aqui e não pode ser só colocada aqui, dogma não é religião como foi dito em cima.
Conversa da Treta 3: A Trilogia
Moderadores: Redacção, Moderadores
- MadnessJonny
- Expert
- Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Estas a falar da origem do universo? Eu digo-te, foi o big-bang. Daqui a dez, vinte, trinta anos talvez diga outra coisa. Mas isso é irrelevante porque os próximos conceitos cientificos serão sempre baseados (nem que seja por oposição) naquilo que hoje tomamos por certo, mesmo sabendo que não é certo vivemos com isso sem problemas. E só é bom que seja assim porque senão não haveria progresso. Esta é a minha visão das coisas. Se achas que tudo começou com o estalar dos dedos de um ser sobrenatural eu respeito isso, mas nessa situação o dogmatismo estaria do teu lado, e não do meu.DesertStorm Escreveu:
dis-me lá como é ke tudo começou?
hax face
Madness 1+1=2 não é algo aceite como Irrefutável e Indiscutivel??? Pode não o ser no futuro mas hoje é, não?MadnessJonny Escreveu:Posso estar errado, mas 1+1=2 não considero que seja um dogma mas sim uma convenção inerente ao pensamento matemático e à sua notação. É preciso partir sempre de algum lado, mas não necessáriamente de um dogma. Creio eu.
Portanto é um dogma.
ehhh? O simples facto de existir a noção de que "(...) Pode não o ser no futuro (...)" faz com que não seja um dogma...ICE Escreveu: Madness 1+1=2 não é algo aceite como Irrefutável e Indiscutivel??? Pode não o ser no futuro mas hoje é, não?
Portanto é um dogma.
Última edição por Chris em domingo 28 jan 2007, 21:37, editado 1 vez no total.
hax face
- Morbus
- Master
- Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
- Contacto:
Um dogma é algo contra o qual não se argumenta, ora pode-se argumentar contra 1+1=2, aliás, se não se pudesse, como é que se podia dizer que 1+1=2?MadnessJonny Escreveu:Posso estar errado, mas 1+1=2 não considero que seja um dogma mas sim uma convenção inerente ao pensamento matemático e à sua notação. É preciso partir sempre de algum lado, mas não necessáriamente de um dogma. Creio eu.

Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

- DesertStorm
- Expert
- Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
eu só não consigo compreender como é possivel uma grande explosão em nadaChris Escreveu:Estas a falar da origem do universo? Eu digo-te, foi o big-bang. Daqui a dez, vinte, trinta anos talvez diga outra coisa. Mas isso é irrelevante porque os próximos conceitos cientificos serão sempre baseados (nem que seja por oposição) naquilo que hoje tomamos por certo, mesmo sabendo que não é certo vivemos com isso sem problemas. E só é bom que seja assim porque senão não haveria progresso. Esta é a minha visão das coisas. Se achas que tudo começou com o estalar dos dedos de um ser sobrenatural eu respeito isso, mas nessa situação o dogmatismo estaria do teu lado, e não do meu.DesertStorm Escreveu:
dis-me lá como é ke tudo começou?
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
- Morbus
- Master
- Contacto:
Exacto, assim como muitos acham que foi com o BigBang, mas o IMPORTANTE é SABER que são preposições, e não dogmas que é assim e prontos, e isso não acontece com as religiões. Acham que é assim, e prontos, é assim e os outros têm que achar também. Sejam eles fanboys do adão e eva, da XBox360 ou do Chelsea.Chris Escreveu:Se achas que tudo começou com o estalar dos dedos de um ser sobrenatural eu respeito isso
NãoICE Escreveu:Madness 1+1=2 não é algo aceite como Irrefutável e Indiscutivel??? Pode não o ser no futuro mas hoje é, não?

Aí está.Chris Escreveu:ehhh? O simples facto de existir a noção de que "(...) Pode não o ser no futuro (...)" faz com que não seja um dogma...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter

Então acreditas em quê? Intervenção divina? De que forma é que isso é uma explicação melhor? O que é que fazes quando daqui a 100 anos se descobrir o que veio antes dessa explosão afinal não foi nada mas sim algo certo e determinável (excluindo deus).DesertStorm Escreveu: eu só não consigo compreender como é possivel uma grande explosão em nada
hax face
- DesertStorm
- Expert
- Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
então não era ai onde tudo começou, mas excluir uma hipótesse sem teres provas de ke não ocorreu não é um dogma?Chris Escreveu:Então acreditas em quê? Intervenção divina? De que forma é que isso é uma explicação melhor? O que é que fazes quando daqui a 100 anos se descobrir o que veio antes dessa explosão afinal não foi nada mas sim algo certo e determinável (excluindo deus).DesertStorm Escreveu: eu só não consigo compreender como é possivel uma grande explosão em nada
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
- Bu77erCup242
- Expert
- Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Dogma: Exelente filme
Ups, essa e a minha defeniçao pessoal.
Desculpem nao resisti
Ups, essa e a minha defeniçao pessoal.
Desculpem nao resisti

Última edição por Bu77erCup242 em domingo 28 jan 2007, 21:46, editado 2 vezes no total.
- Morbus
- Master
- Contacto:
Nunca, em nenhum religião, se considera a hipótese de uma mudança do fundamento base da mesma derivado ao tempo. Se isso acontecer, sim, como dizes, não é uma religião, mas isso raramente acontece quando se trata de religiões relativas a deus.ICE Escreveu:Então a religião, seja ela qual for não é dogmática. Porque o que é hoje, pode não o ser no futuro e também pode ser e é argumentativa.
Eu acho que tu não sabes é o que quer dizer religião...ICE Escreveu:O que eu acho é que voçê não leram bem a definição de Dogma.

Todas as igrejas tem um grande dogma, deus. A partir do momento em que assumem que no futuro pode não haver deus nunca foram religiões.
Já sabia que ias mandar essa por eu ter excluido deus, seja como for eu exclui deus não pelo facto de ser deus mas sim pela coerência do nosso diálogo. E tu estas a andar às voltas, fugindo ao tema.DesertStorm Escreveu: então não era ai onde tudo começou, mas excluir uma hipótesse sem teres provas de ke não ocorreu não é um dogma?
Última edição por Chris em domingo 28 jan 2007, 21:47, editado 1 vez no total.
hax face
- MadnessJonny
- Expert
- Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Mas espera lá:ICE Escreveu:Madness 1+1=2 não é algo aceite como Irrefutável e Indiscutivel??? Pode não o ser no futuro mas hoje é, não?MadnessJonny Escreveu:Posso estar errado, mas 1+1=2 não considero que seja um dogma mas sim uma convenção inerente ao pensamento matemático e à sua notação. É preciso partir sempre de algum lado, mas não necessáriamente de um dogma. Creio eu.
Portanto é um dogma.
dogma -> algo irrefutável
algo irrefutável -> dogma ?! Isto é necessáriamente verdade ? Desculpa mas não tenho nada que mo diga inequivocamente, na definição de algo irrefutável não aparece referência nenhuma a dogmas. Não se esqueçam que se a->b não é (universalmente) verdade que b->a, logo partir daí é errado. No máximo é possível afirmar que "não b"->"não a", ou seja que algo que é refutável->não é dogma.

"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
caís-te num erro crasso na ciência continua a haver dogmas!Chris Escreveu:Ok isto pode parecer cliché, mas dogma na ciência é algo que pertence ao séc XIX. É precisamente por termos ultrapassado esses dogmas que hoje em dia a ciencia avança mais rapidamente do que nunca antes, e ideias e teorias são constantemente postos à prova e por vezes refutados. Agora se me disseres que 1+1=2 é um dogma eu já nem digo mais nada porque não vale a pena.ICE Escreveu: Porque há dogmas na ciência, por exemplo.
Ora bem vou falar por exemplo no famoso Big Bang é um dogma, a sua teoria, pois não há nenhuma teoria que possa refutar, mas quem garante que não está errada?
Outro exemplo na Química existem certos dogmas pois trabalha-se em certas áreas numa base empírica criando-se um dogma pois existem fenómenos não temos como explicar a nível concreto.
De resto considero que um Dogma deve ser intemporal e por isso não concordo quando o Morbus diz que ser de um certo clube (temporal) é um dogma.... pode dizer-se sim fanatismo, clubismo,.... mas não tem muita lógica ser um dogma!
É normal ser associado à Igreja diversos dogmas mas isso não significa que todos os cristãos sejam dogmáticos