Conversa da Treta 3: A Trilogia

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » domingo 28 jan 2007, 21:33

ICE Escreveu:
Chris Escreveu:
ICE Escreveu: Porque há dogmas na ciência, por exemplo.
Ok isto pode parecer cliché, mas dogma na ciência é algo que pertence ao séc XIX. É precisamente por termos ultrapassado esses dogmas que hoje em dia a ciencia avança mais rapidamente do que nunca antes, e ideias e teorias são constantemente postos à prova e por vezes refutados. Agora se me disseres que 1+1=2 é um dogma eu já nem digo mais nada porque não vale a pena.
Exacto 1+1=2 porque é irrefutável=Dogma.

Apesar de toda a religião ser dogmática, a palavra não nasce aqui e não pode ser só colocada aqui, dogma não é religião como foi dito em cima.
Posso estar errado, mas 1+1=2 não considero que seja um dogma mas sim uma convenção inerente ao pensamento matemático e à sua notação. É preciso partir sempre de algum lado, mas não necessáriamente de um dogma. Creio eu.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Chris
Hardcore
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » domingo 28 jan 2007, 21:35

DesertStorm Escreveu:
dis-me lá como é ke tudo começou?
Estas a falar da origem do universo? Eu digo-te, foi o big-bang. Daqui a dez, vinte, trinta anos talvez diga outra coisa. Mas isso é irrelevante porque os próximos conceitos cientificos serão sempre baseados (nem que seja por oposição) naquilo que hoje tomamos por certo, mesmo sabendo que não é certo vivemos com isso sem problemas. E só é bom que seja assim porque senão não haveria progresso. Esta é a minha visão das coisas. Se achas que tudo começou com o estalar dos dedos de um ser sobrenatural eu respeito isso, mas nessa situação o dogmatismo estaria do teu lado, e não do meu.
hax face
ICE
Expert
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33

Mensagem por ICE » domingo 28 jan 2007, 21:36

MadnessJonny Escreveu:Posso estar errado, mas 1+1=2 não considero que seja um dogma mas sim uma convenção inerente ao pensamento matemático e à sua notação. É preciso partir sempre de algum lado, mas não necessáriamente de um dogma. Creio eu.
Madness 1+1=2 não é algo aceite como Irrefutável e Indiscutivel??? Pode não o ser no futuro mas hoje é, não?

Portanto é um dogma.
Chris
Hardcore

Mensagem por Chris » domingo 28 jan 2007, 21:37

ICE Escreveu: Madness 1+1=2 não é algo aceite como Irrefutável e Indiscutivel??? Pode não o ser no futuro mas hoje é, não?

Portanto é um dogma.
ehhh? O simples facto de existir a noção de que "(...) Pode não o ser no futuro (...)" faz com que não seja um dogma...
Última edição por Chris em domingo 28 jan 2007, 21:37, editado 1 vez no total.
hax face
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 28 jan 2007, 21:37

MadnessJonny Escreveu:Posso estar errado, mas 1+1=2 não considero que seja um dogma mas sim uma convenção inerente ao pensamento matemático e à sua notação. É preciso partir sempre de algum lado, mas não necessáriamente de um dogma. Creio eu.
Um dogma é algo contra o qual não se argumenta, ora pode-se argumentar contra 1+1=2, aliás, se não se pudesse, como é que se podia dizer que 1+1=2? :| É quase como eu dizer: "eu sou um gajo" e como não se pode refutar (porque sou xD) é um dogma. Não! Não se pode refutar, mas pode-se argumentar, e argumentar não tem que ser contra, mas também pode ser a favor, aliás, se não se pode argumentar sobre uma coisa, não se pode saber que essa coisa é verdadeira, e como se pode argumentar que eu sou um gajo, sabes que é verdade xD (para que é que eu escolhi este tema xD).
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
DesertStorm
Expert
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02

Mensagem por DesertStorm » domingo 28 jan 2007, 21:38

Chris Escreveu:
DesertStorm Escreveu:
dis-me lá como é ke tudo começou?
Estas a falar da origem do universo? Eu digo-te, foi o big-bang. Daqui a dez, vinte, trinta anos talvez diga outra coisa. Mas isso é irrelevante porque os próximos conceitos cientificos serão sempre baseados (nem que seja por oposição) naquilo que hoje tomamos por certo, mesmo sabendo que não é certo vivemos com isso sem problemas. E só é bom que seja assim porque senão não haveria progresso. Esta é a minha visão das coisas. Se achas que tudo começou com o estalar dos dedos de um ser sobrenatural eu respeito isso, mas nessa situação o dogmatismo estaria do teu lado, e não do meu.
eu só não consigo compreender como é possivel uma grande explosão em nada
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 28 jan 2007, 21:39

Chris Escreveu:Se achas que tudo começou com o estalar dos dedos de um ser sobrenatural eu respeito isso
Exacto, assim como muitos acham que foi com o BigBang, mas o IMPORTANTE é SABER que são preposições, e não dogmas que é assim e prontos, e isso não acontece com as religiões. Acham que é assim, e prontos, é assim e os outros têm que achar também. Sejam eles fanboys do adão e eva, da XBox360 ou do Chelsea.
ICE Escreveu:Madness 1+1=2 não é algo aceite como Irrefutável e Indiscutivel??? Pode não o ser no futuro mas hoje é, não?
Não :|
Chris Escreveu:ehhh? O simples facto de existir a noção de que "(...) Pode não o ser no futuro (...)" faz com que não seja um dogma...
Aí está.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Chris
Hardcore

Mensagem por Chris » domingo 28 jan 2007, 21:41

DesertStorm Escreveu: eu só não consigo compreender como é possivel uma grande explosão em nada
Então acreditas em quê? Intervenção divina? De que forma é que isso é uma explicação melhor? O que é que fazes quando daqui a 100 anos se descobrir o que veio antes dessa explosão afinal não foi nada mas sim algo certo e determinável (excluindo deus).
hax face
ICE
Expert
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33

Mensagem por ICE » domingo 28 jan 2007, 21:43

Então a religião, seja ela qual for não é dogmática. Porque o que é hoje, pode não o ser no futuro e também pode ser e é argumentativa. O Protestantismo é prova disso.

O que eu acho é que voçê não leram bem a definição de Dogma.
DesertStorm
Expert
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02

Mensagem por DesertStorm » domingo 28 jan 2007, 21:45

Chris Escreveu:
DesertStorm Escreveu: eu só não consigo compreender como é possivel uma grande explosão em nada
Então acreditas em quê? Intervenção divina? De que forma é que isso é uma explicação melhor? O que é que fazes quando daqui a 100 anos se descobrir o que veio antes dessa explosão afinal não foi nada mas sim algo certo e determinável (excluindo deus).
então não era ai onde tudo começou, mas excluir uma hipótesse sem teres provas de ke não ocorreu não é um dogma?
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Bu77erCup242
Expert
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 28 jan 2007, 21:45

Dogma: Exelente filme

Ups, essa e a minha defeniçao pessoal.
Desculpem nao resisti :D
Última edição por Bu77erCup242 em domingo 28 jan 2007, 21:46, editado 2 vezes no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 28 jan 2007, 21:45

ICE Escreveu:Então a religião, seja ela qual for não é dogmática. Porque o que é hoje, pode não o ser no futuro e também pode ser e é argumentativa.
Nunca, em nenhum religião, se considera a hipótese de uma mudança do fundamento base da mesma derivado ao tempo. Se isso acontecer, sim, como dizes, não é uma religião, mas isso raramente acontece quando se trata de religiões relativas a deus.
ICE Escreveu:O que eu acho é que voçê não leram bem a definição de Dogma.
Eu acho que tu não sabes é o que quer dizer religião...

Imagem
Imagem
Chris
Hardcore

Mensagem por Chris » domingo 28 jan 2007, 21:46

Todas as igrejas tem um grande dogma, deus. A partir do momento em que assumem que no futuro pode não haver deus nunca foram religiões.
DesertStorm Escreveu: então não era ai onde tudo começou, mas excluir uma hipótesse sem teres provas de ke não ocorreu não é um dogma?
Já sabia que ias mandar essa por eu ter excluido deus, seja como for eu exclui deus não pelo facto de ser deus mas sim pela coerência do nosso diálogo. E tu estas a andar às voltas, fugindo ao tema.
Última edição por Chris em domingo 28 jan 2007, 21:47, editado 1 vez no total.
hax face
MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » domingo 28 jan 2007, 21:47

ICE Escreveu:
Madness 1+1=2 não é algo aceite como Irrefutável e Indiscutivel??? Pode não o ser no futuro mas hoje é, não?

Portanto é um dogma.
Mas espera lá:

dogma -> algo irrefutável

algo irrefutável -> dogma
?! Isto é necessáriamente verdade ? Desculpa mas não tenho nada que mo diga inequivocamente, na definição de algo irrefutável não aparece referência nenhuma a dogmas. Não se esqueçam que se a->b não é (universalmente) verdade que b->a, logo partir daí é errado. No máximo é possível afirmar que "não b"->"não a", ou seja que algo que é refutável->não é dogma.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Pegazus
Senior
Registado: quinta 27 out 2005, 22:46

Mensagem por Pegazus » domingo 28 jan 2007, 21:49

Chris Escreveu:
ICE Escreveu: Porque há dogmas na ciência, por exemplo.
Ok isto pode parecer cliché, mas dogma na ciência é algo que pertence ao séc XIX. É precisamente por termos ultrapassado esses dogmas que hoje em dia a ciencia avança mais rapidamente do que nunca antes, e ideias e teorias são constantemente postos à prova e por vezes refutados. Agora se me disseres que 1+1=2 é um dogma eu já nem digo mais nada porque não vale a pena.
caís-te num erro crasso na ciência continua a haver dogmas!
Ora bem vou falar por exemplo no famoso Big Bang é um dogma, a sua teoria, pois não há nenhuma teoria que possa refutar, mas quem garante que não está errada?
Outro exemplo na Química existem certos dogmas pois trabalha-se em certas áreas numa base empírica criando-se um dogma pois existem fenómenos não temos como explicar a nível concreto.

De resto considero que um Dogma deve ser intemporal e por isso não concordo quando o Morbus diz que ser de um certo clube (temporal) é um dogma.... pode dizer-se sim fanatismo, clubismo,.... mas não tem muita lógica ser um dogma!
É normal ser associado à Igreja diversos dogmas mas isso não significa que todos os cristãos sejam dogmáticos :P ou seja eu mesmo considerando cristão não concordo com certos dogmas que a Igreja cita :|
:ctf: :ctf2: :ctf: :ctf2:
Responder