Sony: Tópico oficial
Moderadores: Redacção, Moderadores
- Bu77erCup242
- Expert
- Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
- Cyrax
- Master
- Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Pelo que ja li, a Sony não tem nada para ajudar a compactar texturas, daí que aparece jogos como o Resistance com 22gb... Ja no lado da Microsoft, é usado um programa para compactar as texturas, logo não deverá usar 2 ou 3 dvd's!Death Crow Escreveu:E quando os jogos da Xbox não couberem num dvd como será? Irão lançar jogos com 2 ou 3 dvd's? Nisso a Sony está em vantagem até porque a Microsoft já disse que iria lançar um leitor HD DVD!
http://www.gamesfirst.com/?id=1132

Xbox Live Clan: 4Insignia
- viriato_iceview51
- Expert
- Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30
O leitor HD-DVD nao foi imposto, portanto nem sempre tens que comprar..., e segundo, de acordo com a Microsoft, nao havera' jogos HD-DVD! Por outro lado penso que se os jogos ocupam muito espaco no Blu-ray, a partida, e' porque os dados nao se encontram compactados o que nao acontece na Xbox360...Death Crow Escreveu:A Sony pretende lançar os seus jogos em Blu-Ray por isso o leitor terá de lá estar! Se vai ou não ter sucesso isso só o tempo dirá mas parece-me que o que tenho lido aponta que sim.
E quando os jogos da Xbox não couberem num dvd como será? Irão lançar jogos com 2 ou 3 dvd's? Nisso a Sony está em vantagem até porque a Microsoft já disse que iria lançar um leitor HD DVD!
PS: Como esta discussão é um Blu-Ray vs HD DVD vou ler aqui umas coisas a informar-me e vou criar um tópico!
- Death Crow
- Hardcore
- Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
- Cyrax
- Master
- Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Errrr... segundo o que li, hoje em dia é muito mais rápido ler informação comprimida e depois descomprimir do que ler informação descomprimida. Mais tarde posso procurar sites com essa informação, mas penso que os "tecnicos" cá do forum podem dar alguma opinião, eheh!Death Crow Escreveu:E haverá vantagens peço facto de os dados não se encontrarem compactados? A performance é melhor se não o forem?

Xbox Live Clan: 4Insignia
- Newtomic
- Master
- Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
- Contacto:
OMG isso é uma perfeita estupidez de pensamento, então qualquer VGA desde as 1ª's GeForces suportam formatos de texturas já compactados! Logo duvido muito k a PS3 use plain-textures, até porke isso seria absurdico...Cyrax Escreveu:Pelo que ja li, a Sony não tem nada para ajudar a compactar texturas, daí que aparece jogos como o Resistance com 22gb... Ja no lado da Microsoft, é usado um programa para compactar as texturas, logo não deverá usar 2 ou 3 dvd's!Death Crow Escreveu:E quando os jogos da Xbox não couberem num dvd como será? Irão lançar jogos com 2 ou 3 dvd's? Nisso a Sony está em vantagem até porque a Microsoft já disse que iria lançar um leitor HD DVD!
http://www.gamesfirst.com/?id=1132

Se a Sony realmente apregoa isso não passa de uma desculpa esfarrapada, ainda pra + sabendo-se k a VGA existente nas PS3 é uma nVidia... Francamente é com cada desculpa de barrete k até mete dó!
![Old Dead [xx(]](./images/smilies/old_dead.gif)
A unica vantagem de conter texturas descompactadas nos suportes é teres maiores tempos de loading...Death Crow Escreveu:E haverá vantagens peço facto de os dados não se encontrarem compactados? A performance é melhor se não o forem?
![Old Dead [xx(]](./images/smilies/old_dead.gif)

Última edição por Newtomic em quinta 07 set 2006, 14:51, editado 1 vez no total.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules” ... but ... RGB “Sucks”
• Newtomic (Shit main page) • Campeonato TrackMania Nations • Ntm Firefox • O Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59) •

• Newtomic (Shit main page) • Campeonato TrackMania Nations • Ntm Firefox • O Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59) •

- Death Crow
- Hardcore
Não tem lógica isso. Descomprimir, ler e passar para o ecrã é mais rápido que ler e passar para o ecrã?Cyrax Escreveu:Errrr... segundo o que li, hoje em dia é muito mais rápido ler informação comprimida e depois descomprimir do que ler informação descomprimida. Mais tarde posso procurar sites com essa informação, mas penso que os "tecnicos" cá do forum podem dar alguma opinião, eheh!Death Crow Escreveu:E haverá vantagens peço facto de os dados não se encontrarem compactados? A performance é melhor se não o forem?
Chama-se um técnico do fórum a este tópico por favor!
- Newtomic
- Master
- Contacto:
Páh não tem lógica, então eu passo a explicar assim com a internet como exemplo...Death Crow Escreveu:Não tem lógica isso. Descomprimir, ler e passar para o ecrã é mais rápido que ler e passar para o ecrã?
Ora imagina k um determinado jogo tem um Setup de 1GB e depois de instalado ocupa em disco 5GB, o k é + rápido: - Descarregares o ficheiro de 1GB da Net + Install ou descarregares simplesmente um ficheiro com 5GB?
Alem disso se puxarem um pouco por a cabeça compreendem k:
Leitura de um DVD +/- porreiro deve rondar os 10/20/30MB/s na melhor das hipoteses; Alem disso se tivermos dados no inicio e depois no fim do DVD estas velocidades podem baixar drasticamente.
A leitura de um HDD de hoje em dia é de plo menos 40MB/s mesmo k fossem os 30MB/s os HDD's tem um tempo de acesso muito inferiores aos DVD's.
Já a leitura de uma qualquer RAM é sempre na ordem dos milhares de MB/s, por isso é + do k compreensivel k seja + rápido a leitura do HDD por exemplo de 5MB/s e na RAM se transformem em 100MB's do k a leitura directa dos tais 100MB's directamente do HDD, já pra não falar do DVD ou outro suporte optico.
PS: só depois de ter adicionado info ao meu post anterior é k reparei, por isso tb o podes ler.

- Death Crow
- Hardcore
Por esse ponto de vista é mais rápido comprimido, mas nas placas gráficas ele não tem que descarregar nada, é só utilizar.Newtomic Escreveu:Páh não tem lógica, então eu passo a explicar assim com a internet como exemplo...Death Crow Escreveu:Não tem lógica isso. Descomprimir, ler e passar para o ecrã é mais rápido que ler e passar para o ecrã?
Ora imagina k um determinado jogo tem um Setup de 1GB e depois de instalado ocupa em disco 5GB, o k é + rápido: - Descarregares o ficheiro de 1GB da Net + Install ou descarregares simplesmente um ficheiro com 5GB?
Veremos se eles conseguiram tirar proveito disso ou se só querem obrigar o uso do Blu-Ray. Pelo menos irá anular a pirataria nos primeiros meses.
- Newtomic
- Master
- Contacto:
É assim se as texturas comprimidas não fossem + rápidas de serem lidas acho k nenhuma marca de VGA's como a nVidia se dava ao trabalho de fazer um formato próprio de compressão com pouquissima perca de qualidade como é o formato nativo da nVidia, tipo *.DDS nunca viste uma img com esse formato.Death Crow Escreveu:Por esse ponto de vista é mais rápido comprimido, mas nas placas gráficas ele não tem que descarregar nada, é só utilizar.
Veremos se eles conseguiram tirar proveito disso ou se só querem obrigar o uso do Blu-Ray. Pelo menos irá anular a pirataria nos primeiros meses.

- Death Crow
- Hardcore
Ai isso é que são as texturas comprimidas? Não sabia... Então o que poderemos ver no GTA4 para a PS3 é ver o "mundo" sempre com o mesmo detalhe certo? A mim não me faz diferença, mas nem me parece má ideia...Newtomic Escreveu:É assim se as texturas comprimidas não fossem + rápidas de serem lidas acho k nenhuma marca de VGA's como a nVidia se dava ao trabalho de fazer um formato próprio de compressão com pouquissima perca de qualidade como é o formato nativo da nVidia, tipo *.DDS nunca viste uma img com esse formato.Death Crow Escreveu:Por esse ponto de vista é mais rápido comprimido, mas nas placas gráficas ele não tem que descarregar nada, é só utilizar.
Veremos se eles conseguiram tirar proveito disso ou se só querem obrigar o uso do Blu-Ray. Pelo menos irá anular a pirataria nos primeiros meses.É um formato excelente porke até permite várias versões da mesma textura no mesmo ficheiro, sendo assim o jogo pode carragar uma textura com metade do detalhe quando um objecto está muito longe e onde não é perceptivel a perca de qualidade
e isto é só um exemplo. Outro exemplo + perceptivel é no GTA SA, é um jogo onde se nota montanhas de x's o uso desta técnica k acabei de dizer, por exemplo se fores de heli relativamente alto e olhares para as texturas das estradas elas estão de uma forma, mas quando te aproximas ficam + detalhadas.
- Newtomic
- Master
- Contacto:
OMG como é k eu vou conseguir explicar isto bem...Death Crow Escreveu:Ai isso é que são as texturas comprimidas? Não sabia... Então o que poderemos ver no GTA4 para a PS3 é ver o "mundo" sempre com o mesmo detalhe certo? A mim não me faz diferença, mas nem me parece má ideia...

É assim o exemplo k dei é de um formato k a própria nVidia implementou e k agora é amplamente utilizado em muitos jogos, pois tanto as VGA's nV como as ATi suportam esse formato, porke é um formato k é comprimido ele mesmo, do género JPG entendes. Mas enquanto o JPG tem uma img por ficheiro o formato da nV pode ter várias img's por ficheiro, isto é vários níveis de detalhe, por exemplo imagina a textura de uma cara de um personagem qualquer:
- Ao perto o jogo carrega a textura máxima, por exemplo, 1024x1024.
- Assim um pouco + longe ele pode apenas carregar a mesma textura, mas com menos detalhe pra não ocupar tanto na memoria, tipo 512x512.
- E depois ao longe pode apenas carregar a de 256x256.
- E numa situação de a personagem ser mesmo muito pekena ai até pode carregar a de 64x64 ou até menos.
não sei se compreendestes a coisa, mas é +/- isto, agora o próprio formato .DDS pode ser com ou "quase" sem compactação ele próprio, isto é imagina novamente o exemplo do JPG em k podes ter uma img com muita ou pouca compactação. Exemplo já de seguida.

como é lógico poderia ter continuado, mas acho k assim já ficas com uma ideia, alem disso o formato da nVidia é bastante flexivel permitindo canais alpha e escolha de prefundidade de cor etc...

- Death Crow
- Hardcore
- Newtomic
- Master
- Contacto:
Lolada!Death Crow Escreveu:Ahhh agora sim!Obrigado senhor técnico do fórum

- Death Crow
- Hardcore