Sony: Tópico oficial

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Conseguirá a Sony manter a liderança nesta geração de consolas?

Sim
39
50%
Não
39
50%

Total de votos: 78
Bu77erCup242
Expert
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 07 set 2006, 0:54

Ups...não costumo ler esse topico habitualmente. Sorry, bem de quakquer maneira esta muito engraçado.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Cyrax
Master
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30

Mensagem por Cyrax » quinta 07 set 2006, 12:01

Death Crow Escreveu:E quando os jogos da Xbox não couberem num dvd como será? Irão lançar jogos com 2 ou 3 dvd's? Nisso a Sony está em vantagem até porque a Microsoft já disse que iria lançar um leitor HD DVD!
Pelo que ja li, a Sony não tem nada para ajudar a compactar texturas, daí que aparece jogos como o Resistance com 22gb... Ja no lado da Microsoft, é usado um programa para compactar as texturas, logo não deverá usar 2 ou 3 dvd's!

http://www.gamesfirst.com/?id=1132
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
viriato_iceview51
Expert
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » quinta 07 set 2006, 12:48

Death Crow Escreveu:A Sony pretende lançar os seus jogos em Blu-Ray por isso o leitor terá de lá estar! Se vai ou não ter sucesso isso só o tempo dirá mas parece-me que o que tenho lido aponta que sim.
E quando os jogos da Xbox não couberem num dvd como será? Irão lançar jogos com 2 ou 3 dvd's? Nisso a Sony está em vantagem até porque a Microsoft já disse que iria lançar um leitor HD DVD!

PS: Como esta discussão é um Blu-Ray vs HD DVD vou ler aqui umas coisas a informar-me e vou criar um tópico!
O leitor HD-DVD nao foi imposto, portanto nem sempre tens que comprar..., e segundo, de acordo com a Microsoft, nao havera' jogos HD-DVD! Por outro lado penso que se os jogos ocupam muito espaco no Blu-ray, a partida, e' porque os dados nao se encontram compactados o que nao acontece na Xbox360...
Death Crow
Hardcore
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41

Mensagem por Death Crow » quinta 07 set 2006, 14:24

E haverá vantagens peço facto de os dados não se encontrarem compactados? A performance é melhor se não o forem?
Cyrax
Master
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30

Mensagem por Cyrax » quinta 07 set 2006, 14:35

Death Crow Escreveu:E haverá vantagens peço facto de os dados não se encontrarem compactados? A performance é melhor se não o forem?
Errrr... segundo o que li, hoje em dia é muito mais rápido ler informação comprimida e depois descomprimir do que ler informação descomprimida. Mais tarde posso procurar sites com essa informação, mas penso que os "tecnicos" cá do forum podem dar alguma opinião, eheh!
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Newtomic
Master
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 07 set 2006, 14:47

Cyrax Escreveu:
Death Crow Escreveu:E quando os jogos da Xbox não couberem num dvd como será? Irão lançar jogos com 2 ou 3 dvd's? Nisso a Sony está em vantagem até porque a Microsoft já disse que iria lançar um leitor HD DVD!
Pelo que ja li, a Sony não tem nada para ajudar a compactar texturas, daí que aparece jogos como o Resistance com 22gb... Ja no lado da Microsoft, é usado um programa para compactar as texturas, logo não deverá usar 2 ou 3 dvd's!

http://www.gamesfirst.com/?id=1132
OMG isso é uma perfeita estupidez de pensamento, então qualquer VGA desde as 1ª's GeForces suportam formatos de texturas já compactados! Logo duvido muito k a PS3 use plain-textures, até porke isso seria absurdico... #-o
Se a Sony realmente apregoa isso não passa de uma desculpa esfarrapada, ainda pra + sabendo-se k a VGA existente nas PS3 é uma nVidia... Francamente é com cada desculpa de barrete k até mete dó! [xx(]
Death Crow Escreveu:E haverá vantagens peço facto de os dados não se encontrarem compactados? A performance é melhor se não o forem?
A unica vantagem de conter texturas descompactadas nos suportes é teres maiores tempos de loading... [xx(] Enfim desculpas esfarrapadas, a mim quer-me parecer k a Sony está mesmo a tentar puxar prepositadamente o formato BR para a frente, e não me admirava nada de começar-mos a ver jogos a ocuparem coisas como 4~5GB na realidade e no BR estarem 20 ou + GB, isto porke, afinal é extremamente simples criarem-se dummy-files. :?
Última edição por Newtomic em quinta 07 set 2006, 14:51, editado 1 vez no total.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » quinta 07 set 2006, 14:48

Cyrax Escreveu:
Errrr... segundo o que li, hoje em dia é muito mais rápido ler informação comprimida e depois descomprimir do que ler informação descomprimida. Mais tarde posso procurar sites com essa informação, mas penso que os "tecnicos" cá do forum podem dar alguma opinião, eheh!
Não tem lógica isso. Descomprimir, ler e passar para o ecrã é mais rápido que ler e passar para o ecrã?
Chama-se um técnico do fórum a este tópico por favor!
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 07 set 2006, 15:42

Death Crow Escreveu:Não tem lógica isso. Descomprimir, ler e passar para o ecrã é mais rápido que ler e passar para o ecrã?
Páh não tem lógica, então eu passo a explicar assim com a internet como exemplo...
Ora imagina k um determinado jogo tem um Setup de 1GB e depois de instalado ocupa em disco 5GB, o k é + rápido: - Descarregares o ficheiro de 1GB da Net + Install ou descarregares simplesmente um ficheiro com 5GB?

Alem disso se puxarem um pouco por a cabeça compreendem k:
Leitura de um DVD +/- porreiro deve rondar os 10/20/30MB/s na melhor das hipoteses; Alem disso se tivermos dados no inicio e depois no fim do DVD estas velocidades podem baixar drasticamente.
A leitura de um HDD de hoje em dia é de plo menos 40MB/s mesmo k fossem os 30MB/s os HDD's tem um tempo de acesso muito inferiores aos DVD's.
Já a leitura de uma qualquer RAM é sempre na ordem dos milhares de MB/s, por isso é + do k compreensivel k seja + rápido a leitura do HDD por exemplo de 5MB/s e na RAM se transformem em 100MB's do k a leitura directa dos tais 100MB's directamente do HDD, já pra não falar do DVD ou outro suporte optico.

PS: só depois de ter adicionado info ao meu post anterior é k reparei, por isso tb o podes ler. ;)
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » quinta 07 set 2006, 16:31

Newtomic Escreveu:
Death Crow Escreveu:Não tem lógica isso. Descomprimir, ler e passar para o ecrã é mais rápido que ler e passar para o ecrã?
Páh não tem lógica, então eu passo a explicar assim com a internet como exemplo...
Ora imagina k um determinado jogo tem um Setup de 1GB e depois de instalado ocupa em disco 5GB, o k é + rápido: - Descarregares o ficheiro de 1GB da Net + Install ou descarregares simplesmente um ficheiro com 5GB?
Por esse ponto de vista é mais rápido comprimido, mas nas placas gráficas ele não tem que descarregar nada, é só utilizar.
Veremos se eles conseguiram tirar proveito disso ou se só querem obrigar o uso do Blu-Ray. Pelo menos irá anular a pirataria nos primeiros meses.
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 07 set 2006, 16:40

Death Crow Escreveu:Por esse ponto de vista é mais rápido comprimido, mas nas placas gráficas ele não tem que descarregar nada, é só utilizar.
Veremos se eles conseguiram tirar proveito disso ou se só querem obrigar o uso do Blu-Ray. Pelo menos irá anular a pirataria nos primeiros meses.
É assim se as texturas comprimidas não fossem + rápidas de serem lidas acho k nenhuma marca de VGA's como a nVidia se dava ao trabalho de fazer um formato próprio de compressão com pouquissima perca de qualidade como é o formato nativo da nVidia, tipo *.DDS nunca viste uma img com esse formato. :| É um formato excelente porke até permite várias versões da mesma textura no mesmo ficheiro, sendo assim o jogo pode carragar uma textura com metade do detalhe quando um objecto está muito longe e onde não é perceptivel a perca de qualidade ;) e isto é só um exemplo. Outro exemplo + perceptivel é no GTA SA, é um jogo onde se nota montanhas de x's o uso desta técnica k acabei de dizer, por exemplo se fores de heli relativamente alto e olhares para as texturas das estradas elas estão de uma forma, mas quando te aproximas ficam + detalhadas. 8)

Imagem
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » quinta 07 set 2006, 16:42

Newtomic Escreveu:
Death Crow Escreveu:Por esse ponto de vista é mais rápido comprimido, mas nas placas gráficas ele não tem que descarregar nada, é só utilizar.
É assim se as texturas comprimidas não fossem + rápidas de serem lidas acho k nenhuma marca de VGA's como a nVidia se dava ao trabalho de fazer um formato próprio de compressão com pouquissima perca de qualidade como é o formato nativo da nVidia, tipo *.DDS nunca viste uma img com esse formato. :| É um formato excelente porke até permite várias versões da mesma textura no mesmo ficheiro, sendo assim o jogo pode carragar uma textura com metade do detalhe quando um objecto está muito longe e onde não é perceptivel a perca de qualidade ;) e isto é só um exemplo. Outro exemplo + perceptivel é no GTA SA, é um jogo onde se nota montanhas de x's o uso desta técnica k acabei de dizer, por exemplo se fores de heli relativamente alto e olhares para as texturas das estradas elas estão de uma forma, mas quando te aproximas ficam + detalhadas. 8)
Ai isso é que são as texturas comprimidas? Não sabia... Então o que poderemos ver no GTA4 para a PS3 é ver o "mundo" sempre com o mesmo detalhe certo? A mim não me faz diferença, mas nem me parece má ideia...
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 08 set 2006, 13:13

Death Crow Escreveu:Ai isso é que são as texturas comprimidas? Não sabia... Então o que poderemos ver no GTA4 para a PS3 é ver o "mundo" sempre com o mesmo detalhe certo? A mim não me faz diferença, mas nem me parece má ideia...
OMG como é k eu vou conseguir explicar isto bem... :mrgreen:
É assim o exemplo k dei é de um formato k a própria nVidia implementou e k agora é amplamente utilizado em muitos jogos, pois tanto as VGA's nV como as ATi suportam esse formato, porke é um formato k é comprimido ele mesmo, do género JPG entendes. Mas enquanto o JPG tem uma img por ficheiro o formato da nV pode ter várias img's por ficheiro, isto é vários níveis de detalhe, por exemplo imagina a textura de uma cara de um personagem qualquer:
- Ao perto o jogo carrega a textura máxima, por exemplo, 1024x1024.
- Assim um pouco + longe ele pode apenas carregar a mesma textura, mas com menos detalhe pra não ocupar tanto na memoria, tipo 512x512.
- E depois ao longe pode apenas carregar a de 256x256.
- E numa situação de a personagem ser mesmo muito pekena ai até pode carregar a de 64x64 ou até menos.
não sei se compreendestes a coisa, mas é +/- isto, agora o próprio formato .DDS pode ser com ou "quase" sem compactação ele próprio, isto é imagina novamente o exemplo do JPG em k podes ter uma img com muita ou pouca compactação. Exemplo já de seguida. ;)
Imagem JPG 100% compactação...
Imagem JPG 50% compactação...
Imagem JPG 25% compactação...
como é lógico poderia ter continuado, mas acho k assim já ficas com uma ideia, alem disso o formato da nVidia é bastante flexivel permitindo canais alpha e escolha de prefundidade de cor etc... ;)

Imagem
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » sexta 08 set 2006, 14:30

Ahhh agora sim! :mrgreen: Obrigado senhor técnico do fórum :mrgreen:
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 09 set 2006, 0:19

Death Crow Escreveu:Ahhh agora sim! :mrgreen: Obrigado senhor técnico do fórum :mrgreen:
Lolada! :mrgreen: Senhor técnico do fórum, nem percebo uma k7 de PHP... :mrgreen:

Imagem
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » segunda 11 set 2006, 18:30

Pelo menos a publicidade a Sony continua a saber o que fazer.
Link
Responder