PanicFreak Escreveu:E já pensaste porque é que a maioria dos programas só funcionam em XP? ou melhor, porque é que as software houses fazem sofware maioritariamente para XP?
Vais dizer que é por ser o que tem maior quota de mercado. Correcto, mas porquê?
A maioria dos programas só funcionam em XP por causas bastante simples:
- 1º porke a relação de utilizadores XP e outros SO's é de +/- uma coisa do tipo 200/1 ou +, ou seja se és uma SoftWare House com poucos recursos e só possas desemvolver o teu prog pra uma plataforma certamente k a desemvolves para o Windows, depois mesmo k sejas uma SWH com muitos recursos normalmente tens de garantir o apoio a clientes, e tonos nós sabemos k existem muitas + pessoas k sabem funcionar em Windows do k nos outros logo para os outros terias de ter um operador de apoio especifico, senão não saberia lidar com o problema do cliente, só isso é outro facto k faz as SWH fazerem só pra Windows e decerto existem + coisas.
- 2º a M$ por x's chega a exercer pressões pra k determinado SW ou HW só funcione na perfeição em Windows (mesmo k não seja oficial não me custa nada a acreditar, não vez o k é k eles estão a tentar fazer com o OpenGL)
- 3º o markting da M$ é super agressivo e os acordos com os governos de alguns paises por x's dão-lhes vantagens estupidas sobre os outro participantes, como por exemplo o facto de existirem escolas k só podem ter PC's com Windows instalado e outras em k só se possa ensinar Windows, enfim um absurdo.
- e a lista poderia continuar, mas não vale a pena, pois não kero k pensem k sou Hate M$, porke não sou, apenas acho k com os recursos k eles tem e o monopolio k detem k podiam simplesmente fazer melhores SO's, pois se por exemplo dizes k nos Linux existem milhões de pessoas k o podes desemvolver isso é uma verdade, mas na verdade se existirem 100.000 qualificados e com SKILL's para o fazer secalhar é um numero muito bom, apenas se dedicam ao Linux às x's por carulisse e nada + e quantos deles o fazem apenas por hobbie. Já no desemvolvimento dos Windows são carradas de pessoas dedicadas àkilo TODOS os dias 8h/dia e são investidos MILHÕES enquanto no Linux são investido talvez Milhares se chegar a isso seker.
PanicFreak Escreveu:O Windows XP pode não ser tudo aquilo a que se propôs ser, mas é bem mais do que aquilo que existia quando ele apareceu.
É tens a certeza disso, pois eu digo-te k estás bem enganado, o Windows XP quando apareceu para mim e muitos HardCore SO Tester's era pior k o Windows 2000 em quase tudo, pois caso não saibas o ASPECTO não é tudo, e a diferença + gritante do 2000 pró XP é apenas e só as janelinhas + bonitinhas, o k é um facto é k o SO XP quando apareceu era muito lento em mákinas com uma conf como por exemplo P3 @ 833MHz + 256MB RAM por exemplo, com o SP1 (quase 50% de um SO corrigido) ficou um pouco melhor, mas mesmo assim mostrava muita instabilidade quando comparado com o 2000 e poucas aplicações era EXCLUSIVAS dele, com a saida do SP2 (+ outros 50% do SO corrigido ou talvez + ainda, afinal são 200+MB's né verdade, é um GRANDE PATCH pra um SO k de raiz ocupa cerca de 600MB não é verdade, enfim a isso já niguem olha), tal como ia a dizer com a saida do SP2 sim o XP mostrou k tinha algo de superior ao 2000 até mesmo em estabilidade, mesmo k muito timidamente, mas depois de umas quantas Tweaks as coisas melhoram e é claramente um SO superior, mas desde já te digo se TUDO o k consigo correr no XP corresse no 2003 não pensaria 2x em migrar a 100% para o 2003, mas Driver's de VGA's não serem tão desemvolvidos porke o 2k3 não é um SO pra jogos fazem com k qualker resistente "desista".
PanicFreak Escreveu:A MS descontinuou os seus outros SO porque o XP já faz tudo o que os outros faziam, optando antes por lançar uma Home Edition e uma Professional Edition, esta tão competente ou mais que o Win2000 ou o NT em ambiente empresarial.
Caso não saibas a MS só descontinuou o 2000 Server depois do 2003 ter saido, ou seja o XP não substitui SO em ambiente empresarial coisa nenhuma.
PanicFreak Escreveu:Consideras, como muita gente, que o GNU/Linux é o melhor SO?
Talvez seja verdade, mas que Linux estás a falar? Fedora Core? Ubuntu? Kubuntu?Knopix?
Não não considero, apenas te digo k se o $ investido no Windows fosse investido no Linux por esses programadores por esse mundo FORA terias um SO umas 200x ou + SEM EXAGERAR melhor k o XP percebes?
PanicFreak Escreveu:No fundo estás a comparar o WinXP a vários SO's que apesar de terem a mesma base, são em si diferentes, juntando as suas qualidades e usando apenas os defeitos comuns.
Claro que podes argumentar que todos estes SO's que referi têm a mesma base, que o que muda é o aspecto gráfico e alguns pormenores, mas então devemos parar para pensar, pois afinal parece que o WinXP afinal é melhor que qualquer uma das distribuições, mas não melhor que a soma das distribuições. Será isso?
Tal como já disse não podes comparar um produto em k pagas quase 200€ por a versão Pro do XP e um outro em k pagas 0€ PERCEBES? Logo se os comparares por esse prisma SIM QUALKER LINUX É MELHOR K O Windows XP, pois o Home nem é SO é uma amostra (desculpa, mas é mesmo assim o HOME é muit instável em comparação com o Pro em algumas coisas, nomeadamente no EXPLORER, algo k eu faço uso EXAUSTIVO)
PanicFreak Escreveu:É lógico que o GNU/Linux irá ultrapassar o WinXP em tudo, eventualmente, pois não nos podemos esquecer da sua componente open source, que lhe permite estar sempre em constante actualização, mas não podemos estar sempre a usar isso como arma de arremesso contra a MS, pois como companhia comercial que é, tem de fazer render o seu peixe, utilizando a política de mercado que considerar mais correcta.
Pois é graças a isso k o Windows está onde está quando digo k poderia estar emensamente + evoluido, tipo diz-me uma coisa, porke é k o XP instalado de raiz assim k acaba de carregar "ainda" sem nenhum driver instalado a não ser os normais do windows ocupa + de 100MB em memória são 100MB de kê hummm de coisas uteis??? Pois pensa melhor é k o XP é possível usar "apenas" 70MB e ainda assim não notas nenhuma diferença no seu funcionamento, e a limitares o XP a por exemplo uma makina de jogos OFFLINE até podes apenas acabar de o carregar e ele usar cerca de 50MB, é claro k aki já notas limitações nomeadamente no campo REDE/Online, mas páh eu cá keria éra um SO k com 64MB fizesse quase TUDO o k é necessário ALGO k algumas versões do Linux fazem e com MUITO estilo, mas depois não correm o programa X ou o jogo Y k tanto gosto, por isso tenho k me redimir ao XP e pronto.
PanicFreak Escreveu:O WinXP, com todos os seus defeitos, é o SO mais utilizado a nível global, não só por ser da MS, mas também porque merece, fruto do seu ambiente gráfico agradável e funcional e da sua facilidade de utilização( claro que há certas pessoas que se habituariam mais facilmente a uma linha de comandos(aka consola) mas será que a maioria pensaria assim?).
Desculpem o testamento. 8-[
E tens toda a razão o Windows é o SO + utilizado e vai continuar a ser, porke no devido tempo niguem lhe conseguiu fazer frente e actualmente plo menos para já é tarde pra mudar algo tão bem implementado k faz a Sony e a sua PlayStation corar de tão pekeninas k são quando comparadas com a Microsoft e o seu Windows.
ICE Escreveu:Num fórum dedicado a jogos, o Linux pelo menos no seio desta comunidade forista está morto. Nenhuma API consegue o que o DirectX consegue e as coisas irão agravar-se se o DX10 for aquilo que a Microsoft promete. Pelo menos esta aplicação eu dou total mérito à Microsoft, pois conseguiu engolir o que em tempos foi bom o OpenGL, não por estratégias de que natureza for, mas porque é de facto superior em tudo. Agora pergunto será assim tão dificil dar mérito à Microsoft por tudo o que fez?
Lá nisso do campo do DX tens quase toda a razão:
o DX é + poderoso k o OGL? sim!
o DX faz + k o OGL? sim!
o DX por o mesmo HW faz tanto como o OGL? não!
o DX é tão ou + estável k o OGL? não!
e estou a falar dos + recentes, não estou a falar do futuro DX10 nem do futuro OGL, k nem sei se terá algum.
Agora k tb não é bonito da parte da M$ kerer confinar o OGL no Vista à antiga versão 1.4 ou é? Depois se kiserem correr o Doom3 o Q4 ou outro k use OGL 2.0 no Vista e não puderem keixem-se, mas não é a mim concerteza.
PS: o post não foi revisto se tiver muitos erros de escrita k sei k os tenho sorry. não falo de ortografia, porke isso é aos pontapés.