Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 06 mar 2006, 21:22

ICE Escreveu:Não concordo com o João Miranda, mas também não posso concordar convosco!

Cópia é crime seja em que estado for e porque motivos forem!
Ao copiar um livro ou partes deste voçês estão a lesar quem o escreveu, quem o compilou, quem o editou até quem o traduziu, se for esse o caso!

Posso utilizar neste caso os mesmos argumentos usados para os videojogos, se não têm dinheiro para adquirir um livro esperam que este desca de preço, procuram no mercado de segunda mão, procuram as informações contidas neste na net, de forma gratuita mas nunca copiar, seja porque motivos forem.
Eu então façam como eu: tenho para aí 20 livros para comprar e ler para cada cadeira (num total de 6 por semestre) e estão na média dos 25€ cada. Como tal, não compro nenhum [:D] Bem.... compro um ou dois, os mais importantes :roll:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » terça 07 mar 2006, 0:17

ICE Escreveu:
Cyrax Escreveu:Eu respondo...
1º-Outra vez uma mau exemplo! É certo que estam a roubar mas se vais recorrer à moral então destingue 2 sentidos, o de prazer e o de trabalho. Ora estão a fazer fotocopias porque necessitam, para o seu trabalho na escola, tu fazes cópias por prazer, não necessidade!
MadnessJonny Escreveu:A questão da educação é muito (muito, muito...) diferente da questão dos videojogos e a pirataria. De uma maneira muito geral, a educação é essencial e os jogos são acessórios logo não há como comparar coisas tão diferentes.
Não concordo com o João Miranda, mas também não posso concordar convosco!

Ao copiar um livro ou partes deste voçês estão a lesar quem o escreveu, quem o compilou, quem o editou até quem o traduziu, se for esse o caso!

Posso utilizar neste caso os mesmos argumentos usados para os videojogos, se não têm dinheiro para adquirir um livro esperam que este desca de preço, procuram no mercado de segunda mão, procuram as informações contidas neste na net, de forma gratuita mas nunca copiar, seja porque motivos forem.
Acho que pôr o essencial e o acessório no mesmo saco está errado, pelo menos na minha forma de pensar. Eu pelo menos não meto no mesmo saco pessoas que roubam carros porque não têm dinheiro para o comprar com pessoas que roubam comida porque simplesmente não dispõe do dinheiro. É necessário "toque" e a racionalização demasiada do processo pode-nos levar a conclusões que não são as mais correctas.

Copiar é copiar, roubar é roubar. Mas há ladrões do luxo e ladrões da necessidade vamos pô-los todos no mesmo saco ? não me parece correcto.

SACO POWER!!!
NCalvin
Redacção
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Contacto:

Mensagem por NCalvin » terça 07 mar 2006, 0:19

João Miranda Escreveu: imagina que saia o kotor 3, e tu não o pudesses comprar irias fazer pirataria, irias esperar quase um ano até ele estar em promoção? Talvez o comprasses mas jogarias o jogo pirateado tb. Agora, responde sinceramente e não respondas o que "é bonito dizer", ok'
desculpa desiludir-te, mas não, não pirateava. Como não pirateei os tais milhares de jogos, discos e filmes que tenho. Tenho uma lista gigantesca de coisas que quero comprar e que acho essenciais ver, jogar e ouvir, mas como não tenho dinheiro, vou comprando. Porque é que o KOTOR 3 há-de ser mais urgente que outros clássicos dos jogos, da música e do cinema que nunca experimentei? Aliás, não só não tenho dinheiro para comprar tudo o que quero, como nem sequer tenho tempo. Não vi quase dois terços dos filmes que tenho, e tenho uma fila gigantesca de álbuns para ouvir, jogos para jogar e livros para ler.

E não precisava de esperar um ano, bastava estar atento ao eBay.

Também não me vou armar em santinho. Se calhar se tivesse 16 anos e estivesse sedento por conhecer coisas novas e cultivar-me, não olhava a meios para o fazer, mas a partir do momento em que ganho um ordenado não há justificação para o fazer.

Conheço malta que ganha na ordem dos 800 contos limpos por mês e ainda assim pirateia e gaba-se disso? É justo?
Última edição por NCalvin em terça 07 mar 2006, 0:26, editado 1 vez no total.
Death Crow
Hardcore
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41

Mensagem por Death Crow » terça 07 mar 2006, 0:22

MadnessJonny Escreveu:
ICE Escreveu:
1º-Outra vez uma mau exemplo! É certo que estam a roubar mas se vais recorrer à moral então destingue 2 sentidos, o de prazer e o de trabalho. Ora estão a fazer fotocopias porque necessitam, para o seu trabalho na escola, tu fazes cópias por prazer, não necessidade!
MadnessJonny Escreveu:A questão da educação é muito (muito, muito...) diferente da questão dos videojogos e a pirataria. De uma maneira muito geral, a educação é essencial e os jogos são acessórios logo não há como comparar coisas tão diferentes.

Acho que pôr o essencial e o acessório no mesmo saco está errado, pelo menos na minha forma de pensar. Eu pelo menos não meto no mesmo saco pessoas que roubam carros porque não têm dinheiro para o comprar com pessoas que roubam comida porque simplesmente não dispõe do dinheiro. É necessário "toque" e a racionalização demasiada do processo pode-nos levar a conclusões que não são as mais correctas.

Copiar é copiar, roubar é roubar. Mas há ladrões do luxo e ladrões da necessidade vamos pô-los todos no mesmo saco ? não me parece correcto.

SACO POWER!!!
Legalmente falando ladrões de luxo e ladrões por necessidade são ladrões, como roubar = roubar. Agora pode haver uma atenuante para os ladrões por necessidade.
Quanto à história das fotocópias é proibido fotocopiar um livro sem permição do autor, mas há sempre a atenuante comparada com a cópia de software.
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » terça 07 mar 2006, 0:28

Death Crow Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:
ICE Escreveu:

SACO POWER!!!
Legalmente falando ladrões de luxo e ladrões por necessidade são ladrões, como roubar = roubar. Agora pode haver uma atenuante para os ladrões por necessidade.
Quanto à história das fotocópias é proibido fotocopiar um livro sem permição do autor, mas há sempre a atenuante comparada com a cópia de software.
Legalmente creio que um ladrão de carros teria uma pena bem superior a um ladrão de laranjas (maçãs, etc).

Roubo = Roubo ^ Laranjas ≠ Carros

logo: Roubo Laranjas ≠Roubo Carros

matemáticamente :wink:

LARANJAS POWER!!!
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » terça 07 mar 2006, 0:31

MadnessJonny Escreveu:Legalmente creio que um ladrão de carros teria uma pena bem superior a um ladrão de laranjas (maçãs, etc).

LARANJAS POWER!!!
Claro que sim, mas ambos teriam uma pena! É aí que alguns users já quiseram chegar.
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » terça 07 mar 2006, 0:38

Death Crow Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:Legalmente creio que um ladrão de carros teria uma pena bem superior a um ladrão de laranjas (maçãs, etc).

LARANJAS POWER!!!
Claro que sim, mas ambos teriam uma pena! É aí que alguns users já quiseram chegar.
Sim. Mas já repararam ? O processo de fotocopiar já está tão banalizado que eu até me atrevo a dizer que eles já dão o nome desses livros todos para ler com plena consciência de que tão praticamente a obrigar os alunos a fotocopiar os livros, ou pelo menos alguns deles. Ou seja, é algo tão comum que o próprio sistema já está feito de maneira a aceita-lo e, quase a provoca-lo. Já pensaram nisso ? Pelo menos é o que eu acho, creio que ninguém tá à espera que todos possam gastar uma pequena fortuna só em livros, quando ainda por cima alguns só têm interesse nalgumas páginas. Não sei, parece-me. :?

SISTEMA POWER!!!
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » terça 07 mar 2006, 0:43

MadnessJonny Escreveu:
Death Crow Escreveu:

LARANJAS POWER!!!
Sim. Mas já repararam ? O processo de fotocopiar já está tão banalizado que eu até me atrevo a dizer que eles já dão o nome desses livros todos para ler com plena consciência de que tão praticamente a obrigar os alunos a fotocopiar os livros, ou pelo menos alguns deles. Ou seja, é algo tão comum que o próprio sistema já está feito de maneira a aceita-lo e, quase a provoca-lo. Já pensaram nisso ? Pelo menos é o que eu acho, creio que ninguém tá à espera que todos possam gastar uma pequena fortuna só em livros, quando ainda por cima alguns só têm interesse nalgumas páginas. Não sei, parece-me. :?

SISTEMA POWER!!!
E o mesmo cada vez se passa, perigosamente, mais com a pirataria. A sociedade já a pratica como que fosse tirar uma fotocópia, teóricamente até é a mesma coisa. Foi como disse o Maedhros mais atrás, a Microsoft já nem parece importar com as cópias piratas para os utilizadores domésticos. Mas quando se fala doutro tipo de software que não os SO os problemas aumentam e cada vez mais há empresas com prejuizos.
Cyrax
Master
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30

Mensagem por Cyrax » terça 07 mar 2006, 0:47

Mas não será a pirataria de musica/filmes/jogos/etc muito maior que a pirataria de livros? Aí está o problema, pode haver pirataria nos livros mas em questões de lucros não deve ser tão preocupante como a outra! :wink:
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » terça 07 mar 2006, 0:57

Cyrax Escreveu:Mas não será a pirataria de musica/filmes/jogos/etc muito maior que a pirataria de livros? Aí está o problema, pode haver pirataria nos livros mas em questões de lucros não deve ser tão preocupante como a outra! :wink:
A pirataria nos livros não é grande até porque quem iria piratear um romace de 300 páginas? É um abuso :shock:
Mas lembro-me de ter havido uma pequena polémica quanto à passagem de certas obras para suporte digital e de serem distribuidas gratuitamente pela internet.
Hunter
Hardcore
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 07 mar 2006, 1:06

Death Crow Escreveu:
Cyrax Escreveu:Mas não será a pirataria de musica/filmes/jogos/etc muito maior que a pirataria de livros? Aí está o problema, pode haver pirataria nos livros mas em questões de lucros não deve ser tão preocupante como a outra! :wink:
A pirataria nos livros não é grande até porque quem iria piratear um romace de 300 páginas? É um abuso :shock:
Mas lembro-me de ter havido uma pequena polémica quanto à passagem de certas obras para suporte digital e de serem distribuidas gratuitamente pela internet.
se procurares bem,encrontras varios sites que fazem isso.e se a pirataria de jogos,filmes e musica é um crime,nos livros tambem devera ter o mesmo tratamento
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Golden Echo
Expert
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10

Mensagem por Golden Echo » terça 07 mar 2006, 10:21

NCalvin Escreveu:
João Miranda Escreveu: imagina que saia o kotor 3, e tu não o pudesses comprar irias fazer pirataria, irias esperar quase um ano até ele estar em promoção? Talvez o comprasses mas jogarias o jogo pirateado tb. Agora, responde sinceramente e não respondas o que "é bonito dizer", ok'
desculpa desiludir-te, mas não, não pirateava. Como não pirateei os tais milhares de jogos, discos e filmes que tenho. Tenho uma lista gigantesca de coisas que quero comprar e que acho essenciais ver, jogar e ouvir, mas como não tenho dinheiro, vou comprando. Porque é que o KOTOR 3 há-de ser mais urgente que outros clássicos dos jogos, da música e do cinema que nunca experimentei? Aliás, não só não tenho dinheiro para comprar tudo o que quero, como nem sequer tenho tempo. Não vi quase dois terços dos filmes que tenho, e tenho uma fila gigantesca de álbuns para ouvir, jogos para jogar e livros para ler.

Também não me vou armar em santinho. Se calhar se tivesse 16 anos e estivesse sedento por conhecer coisas novas e cultivar-me, não olhava a meios para o fazer, mas a partir do momento em que ganho um ordenado não há justificação para o fazer.

Conheço malta que ganha na ordem dos 800 contos limpos por mês e ainda assim pirateia e gaba-se disso? É justo?
Não, é evidente que não é justo. Ainda há poouco tempo fui a casa de um amigo meu, Uma casa com 3 pisos, tinha um Bmw, uma ps2, 3 pC's e sei mais lá o Kê. No entanto, tinha apenas 2 ou 3 jogos originais. e eu disse-lhe, acreditem ou não : "pá, tu tens possibilidades económicas suficientes, para quê piratear?" ele simplesmente riu-se e nem me chegou a responder. eu acho isto incorrecto, é claro que acho isto incorrecto. tal como eu não necessito fazer cópias de DVD's, este meu amigo não necessita de ter pirateado mais de 50 jogos para a ps2, no entanto fez, e gaba-se disso.Tu dizes que não tens dinheiro para comprar tudo o que cremos, é normal porque queremos sempre mais. Agora quando tu dizes que não viste nem 2 terços dos filmes que compraste, mostra mesmo que não necessitas de fazer pirataria. Eu não tenho dinheiro suficiente para comprar coisas e não as usar, talvez se tivesse fazia, conheço pessoal da A.M.B.A que tem mais de 60 Kits e não faz nenhum deles.
Imagem
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 07 mar 2006, 10:57

MadnessJonny Escreveu:Sim. Mas já repararam ? O processo de fotocopiar já está tão banalizado que eu até me atrevo a dizer que eles já dão o nome desses livros todos para ler com plena consciência de que tão praticamente a obrigar os alunos a fotocopiar os livros, ou pelo menos alguns deles. Ou seja, é algo tão comum que o próprio sistema já está feito de maneira a aceita-lo e, quase a provoca-lo. Já pensaram nisso ? Pelo menos é o que eu acho, creio que ninguém tá à espera que todos possam gastar uma pequena fortuna só em livros, quando ainda por cima alguns só têm interesse nalgumas páginas. Não sei, parece-me. :?

SISTEMA POWER!!!
Hoje a minha professora de Metodologia de Campo perguntou-nos sepreferíamos que fotocopiasse o livro todo e o disponibilizasse em texto de apoio, na reprografia principal da faculdade, ou se preferíamos que fotocopiasse apenas as páginas necessárias (70% do livro). E agora vejam: o livro é dela... :-k

Mas o mesmo acontece com muitos outros livros, que não são dela... Quer dizer, pelo menos no que toca a arqueologia, muitos dos autores não publicam livros com o intuito de vender, mas sim de serem lidos e de que existam livros sobre o assunto em questão. O mesmo deve acontecer com muitas outras áreas.
Death Crow Escreveu:A pirataria nos livros não é grande até porque quem iria piratear um romace de 300 páginas? É um abuso :shock:
O meu professor de teoria, Vitor Oliveira Jorge, mesmo antes de publicar o livro, tinha-o integralmente no seu site pessoal, em texto editável. Depende das obras, depende dos autores.... Ou comprei o livro, mesmo tendo acesso a ele através da internet e podendo imprimi-lo em casa, simplesmente.
NCalvin Escreveu:desculpa desiludir-te, mas não, não pirateava. Como não pirateei os tais milhares de jogos, discos e filmes que tenho. Tenho uma lista gigantesca de coisas que quero comprar e que acho essenciais ver, jogar e ouvir, mas como não tenho dinheiro, vou comprando. Porque é que o KOTOR 3 há-de ser mais urgente que outros clássicos dos jogos, da música e do cinema que nunca experimentei? Aliás, não só não tenho dinheiro para comprar tudo o que quero, como nem sequer tenho tempo. Não vi quase dois terços dos filmes que tenho, e tenho uma fila gigantesca de álbuns para ouvir, jogos para jogar e livros para ler.

É por isso que vão ser despedidos 100 trabalhadores da Atari, é por isso que empresas como a Interplay, a Troika e outras falem, é por causa desses senhores! A culpa cai também nas grandes cadeias de venda de material pirata, mas neste caso a grande culpa cai nos compradores, que sustentam directamente a pirataria praticada por essas cadeias.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
NCalvin
Redacção
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Contacto:

Mensagem por NCalvin » terça 07 mar 2006, 11:33

João Miranda Escreveu: Agora quando tu dizes que não viste nem 2 terços dos filmes que compraste, mostra mesmo que não necessitas de fazer pirataria.
não mostra que não necessito de fazer pirataria, mostra é que não vale a pena preocupar-me em querer ter tudo porque nem sequer ia ter tempo para isso. Por isso não compreendo que haja gente a puxar e a comprar centenas de álbuns e jogos piratas que nem sequer vai jogar, só por gulodice.
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » terça 07 mar 2006, 19:01

NCalvin Escreveu:Também não me vou armar em santinho. Se calhar se tivesse 16 anos e estivesse sedento por conhecer coisas novas e cultivar-me, não olhava a meios para o fazer, mas a partir do momento em que ganho um ordenado não há justificação para o fazer.

É por isso que muitos jovens fazem pirataria. Falta de dinheiro para comprar esses meios que cultivam. São os pais que não compreendem porque gostamos dos jogos e filmes, ou os pais que não têm possibilidades de os comprar. Agora, desculpa a expessão mas essa malta que conheces e outra malta que todos conhecemos são umas bestas!
Morbus Escreveu:É por isso que vão ser despedidos 100 trabalhadores da Atari, é por isso que empresas como a Interplay, a Troika e outras falem, é por causa desses senhores! A culpa cai também nas grandes cadeias de venda de material pirata, mas neste caso a grande culpa cai nos compradores, que sustentam directamente a pirataria praticada por essas cadeias.
E que tal atacarem os grandes sites de Warez? Será assim tão difícil?
Responder