Sugestões para o Forum

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Maedhros
Veteran
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07

Mensagem por Maedhros » terça 31 jan 2006, 11:46

João Miranda Escreveu: vocês acham que o facto de eu estar a usar o forum como ferramenta do meu trabalho, pode estar a afectar o forum e os seus users? se quiserem eu deixo de fazer aqueles tópicos com perguntas e altero o projecto do trabalho, mas acho que ficava mais interessante.
o k é k voçês acham?
Eu acho que deves fazer o que quiseres, visto ser essa a política do forum. Eu prefiria que tentasses reduzir o número de tópicos que crias, mas pelos visto sou só eu.

EDIT Para além disso, não és o único aqui.... há por aí users tão incorrectos, ou mais que tu. Portanto, não deixes que este idiota te chateie :wink:
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
viriato_iceview51
Expert
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » terça 31 jan 2006, 13:59

Maedhros Escreveu:Pessoalmente, acho que o forum denota cada vez mais, um desrespeito pelas regras definidas no início, resultando na existência de demasiados tópicos sobrepostos, nas categorias GERAL e JOGOS.

Grande parte dos foristas, não se dá ao trabalho de enquadrar determinado tópico noutro, quer fazer mais uma votação, ou nem sequer olha para os tópicos existentes, resultando numa desorganização crescente do forum.

Para além disso há mil e um tópicos que estão a "pedir" para ser apagados, e ainda não foram.

Em parte é culpa dos moderadores, que não têm desincentivado essas políticas com o apagar desse tópicos inúteis (ou demasiado inactivos), e também dos foristas, que continuam a abrir sistematicamente tópicos.

Mais uma vez, deixo aqui a minha sugestão: foristas, abram menos tópicos e moderadores, apaguem mais.
Estive a ler a proposta do Maedhros, e acho que ao em vez de se apagar os tópicos. Acho que estes ultimos devem ser arquivados, um pouco como o antigo fórum [apesar de se encontrar incompleto].

Assim evitava-se a rediscussão de certos temas que já passaram pelo fórum, e que ao cabo de certo tempo já começa a chatear os usuários mais veteranos.

Tal permitiria a evolução de certos temas [e mentalidades], e não limitarem-se ao simples "PS2 rula porque vendeu mais" [como é tipíco de tópicos no qual se discute consolas].

Eu acho que é uma pena, estar sempre a perder-se discussões interessantes com o tempo, porque, aliás não só isso enriquece mas permite também a que certas pessoas os utilizem como referências em futuras discussões.
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
viriato_iceview51
Expert

Mensagem por viriato_iceview51 » quinta 02 fev 2006, 12:59

pedropaulo Escreveu:Custa-me dizer isto e assumo a minha parte da culpa mas o fórum, o novo, não continuou a senda de qualidade do anterior. Os utilizadores e acima de tudo as intervenções que se verificavam no fórum antigo eram do melhor dentro do género e do assunto que se produzia em Portugal. Se duvidas houver basta dar um salto aos tópicos antigos.
Este novo fórum está a morrer, não em afluência ou em utilizadores mas em conteúdo. Percebe-se por isso a debandada de alguns dos mais antigos e interventivos membros.
Acho e aproveitando o tempo de antena que algo deveria ser feito no sentido de atrair novamente esses utilizadores. E essas medidas devem passar tb pelos moderadores da MS, tb eles mais distantes do fórum, certamente por razões próprias, mas pede-se a todos um esforço maior no sentido de continuar a discutir com qualidade aquilo que nos une, os jogos.
Só assim se poderá evitar que um espaço que foi outrora de respeito e valor desapareça e se torne mais um.
Não faço estas críticas a nenhum user em particular e como disse assumo a minha parte. Vamos todos um esforço no sentido de valorizar o forum.
Eu terei que discordar talvez com o que tu disseste, apesar de achar que tenhas "em parte" razao.

1 - Antes de tudo nao me admiraria nada, que alguns dos antigos utilizadores nao conhecam este forum... visto que ja ha muito tempo nao andam por ca! Alguns deles desde o principio do ano passado.

2 - Este forum tem pouco tempo de "vida" ao mesmo tempo que apareceu numa epoca que ja e' tipico [normal] andar as moscas. E esta tudo muito relacionado com o estado da industria de videojogos, que costuma abrandar muito no momento pos-natal e verao.

3 - Concordo com o facto de que talvez a escapada dos antigos foristas seja a razao da falta de argumentos de qualidade no forum. Mas epa da mesma maneira que o forum talvez se tenha tornado demasiado "legislado". Eu lembro-me de que em tempos, o forum tinha mais posts sobre topicos inuteis e "ataques" a novos usuarios do que propriamente conversas/discussoes interessantes, o que levou a uma fuga de novos usuarios por falta de condescendencia. Algo que se poderia ter evitado caso os moderadores fizessem o trabalho deles como devem ser! Ou seja apagar os topicos desnecessarios antes que os foristas respondam a tal, nao a verdade e’ que sao muitas vezes os foristas a fazerem o trabalho dos moderadores. Como por exemplo quem deve ser banido, que topico deve ser apagado...

4 - Na minha optica deveria haver no minimo, sempre um moderador online, para manter as coisas a correr. Nao so na organizacao do forum, mas como na criacao/participacao de temas de discussao. Pelo menos alguem da Mega Score deveria estar aqui a relancar temas de discussao... Porque uma das razoes pelo qual o forum tem menos qualidade deve ser pelo facto de que os usuarios devem estar fartos de falar sempre dos mesmos temas, "O melhor jogo do ano, a melhor consola, a Xbox, a Nintendo, o melhor filme..."... epa no minimo esses temas ja cansam porque ja se discutiu tudo o que havia para se discutir, ate ao momento.

5 - Neste momento, tem havido um extremamente bom debate sobre politica no Conversa da treta... e e' a segunda vez no espaco de duas semanas que se fala em politica. Mas o que significa isto? Que ja nao temos idade para discutir sobre jogos? Eu acho que a unica coisa emocionante neste momento, que se pode discutir e' mesmo politica. O estado do mundo, as eleicoes em Portugal, o Irao... as tendencias politicas, os Estados Unidos no mundo.

Quer dizer uma serie de temas que tem dado muito que falar recentemente, algo em que a industria se encontra mais ou menos parada.

6 – Por exemplo acho interessante o blog do NCalvin, o ultimonivel, cheio de posts interessantes e que merecem debate de facto! Agora eu nao vou criticar a publicacao do blog na revista, mas porque que o NCalvin por exemplo nao tomou a iniciativa de dedicar um pouco de tempo aqui ao forum para lancar debates?! Ate’ poderia ter sido o GBrito, enfim alguem da redaccao... nao seria positivo nao so para a revista mas como para o forum?!

Quer dizer a revista quer tornar-se mais interactiva com a sua comunidade, mas epa a verdade e’ que do lado da interactividade o forum tem pouco da propria redaccao! Ou sera que tem pouco da redaccao porque nao tem a qualidade devida?!
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » quinta 02 fev 2006, 14:53

viriato_iceview51 Escreveu:3 - Concordo com o facto de que talvez a escapada dos antigos foristas seja a razao da falta de argumentos de qualidade no forum. Mas epa da mesma maneira que o forum talvez se tenha tornado demasiado "legislado". Eu lembro-me de que em tempos, o forum tinha mais posts sobre topicos inuteis e "ataques" a novos usuarios do que propriamente conversas/discussoes interessantes, o que levou a uma fuga de novos usuarios por falta de condescendencia. Algo que se poderia ter evitado caso os moderadores fizessem o trabalho deles como devem ser! Ou seja apagar os topicos desnecessarios antes que os foristas respondam a tal, nao a verdade e’ que sao muitas vezes os foristas a fazerem o trabalho dos moderadores. Como por exemplo quem deve ser banido, que topico deve ser apagado...

4 - Na minha optica deveria haver no minimo, sempre um moderador online, para manter as coisas a correr. Nao so na organizacao do forum, mas como na criacao/participacao de temas de discussao. Pelo menos alguem da Mega Score deveria estar aqui a relancar temas de discussao... Porque uma das razoes pelo qual o forum tem menos qualidade deve ser pelo facto de que os usuarios devem estar fartos de falar sempre dos mesmos temas, "O melhor jogo do ano, a melhor consola, a Xbox, a Nintendo, o melhor filme..."... epa no minimo esses temas ja cansam porque ja se discutiu tudo o que havia para se discutir, ate ao momento.
Eu tenho vindo a apoiar esse tipo de iniciativas, de forma a "elevar" um pouco o nível da discussão no forum. Mas, intervenção dos moderadores à parte, acho que os foristas também têm de manifestar o seu desejo por um forum com melhores conteúdos. O forum, sendo da MegaScore, existe sobretudo, para que nós foristas comentarmos e debatermos certos tópicos, e não exclusivamente, para o painel da MegaScore exibir a sua opinião (algo que eles podem e devem fazer, mas que fazem inevitavelmente na revista, não sendo necessário fazê-lo aqui).

Por isso, acho que devemos ser nós, enquanto foristas a exigir certos critérios de qualidade, e não os moderadores a fazerem-no por nós. Enquanto os foristas não exigirem um melhor forum (coisa que, a meu ver, não o têm feito ultimamente), não existe moderador que os possa ajudar.

Dito, isto, devo dizer que a presença dos moderadores no forum, também não tem sido muito positiva. Em geral, os membros da redacção da MegaScore, não participam no forum, algo perfeitamente normal, tendo em conta o seu trabalho. Mas, a ausência da intervenção do Daf (que supostamente é o moderador encarregado de fazer o forum "correr sobre rodas"), em certos momentos prejudica os conteúdos. Acho, sinceramente, que ele não tem culpa nenhuma do facto, tem certamente uma vida complicada, e não nos pode assistir sempre que desejaria. Por isso, acho que seria importante a nomeação de um novo moderador voluntário (certamente não faltarão candidatos), de forma a colmatar a ausência do Daf. Como em tudo, isto é uma mera sugestão, cabe à redacção decidir nesta matéria.
viriato_iceview51 Escreveu:6 – Por exemplo acho interessante o blog do NCalvin, o ultimonivel, cheio de posts interessantes e que merecem debate de facto! Agora eu nao vou criticar a publicacao do blog na revista, mas porque que o NCalvin por exemplo nao tomou a iniciativa de dedicar um pouco de tempo aqui ao forum para lancar debates?! Ate’ poderia ter sido o GBrito, enfim alguem da redaccao... nao seria positivo nao so para a revista mas como para o forum?!
Acho que o blog do NCalvin não é para aqui chamado. Ele tem todo o direito de divulgar a sua opinião num blog, e esse facto não tem qualquer relação direccta com o forum. Ainda por cima, quando tem um blog vários furos acima de muito do que se faz na blogosfera. Eu acho que os membros da redacção da MegaScore devem intervir, sempre que o desejarem, tal como nós os fazemos.

Se as nossas discussões alcançarem um nível de interesse mais elevado (p.e. como o blog do NCalvin), eles intervirão mais. Têm, como todos nós, vidas ocupadas, e, duvido sinceramente, que tenham tempo de sobra para vir para o forum responder a posts, que, muitas vezes, em nada lhes interessam. Se nós, enquanto foristas, melhorarmos os conteúdos, tenho a certeza que o painel será mais interventivo, pois sentirá alguma motivação para o fazer.

De qualquer das formas, acho que devíamos esperar pelas suas opiniões neste assunto. Afinal, o forum, sendo em parte da comunidade, pertence-lhes a eles.

P.S. Que tal abrirem um tópico em que se discutam as notícias do Blog do NCalvin???
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

viriato_iceview51
Expert

Mensagem por viriato_iceview51 » quinta 02 fev 2006, 15:34

Maedhros Escreveu:
viriato_iceview51 Escreveu:6 – Por exemplo acho interessante o blog do NCalvin, o ultimonivel, cheio de posts interessantes e que merecem debate de facto! Agora eu nao vou criticar a publicacao do blog na revista, mas porque que o NCalvin por exemplo nao tomou a iniciativa de dedicar um pouco de tempo aqui ao forum para lancar debates?! Ate’ poderia ter sido o GBrito, enfim alguem da redaccao... nao seria positivo nao so para a revista mas como para o forum?!
Acho que o blog do NCalvin não é para aqui chamado. Ele tem todo o direito de divulgar a sua opinião num blog, e esse facto não tem qualquer relação direccta com o forum. Ainda por cima, quando tem um blog vários furos acima de muito do que se faz na blogosfera. Eu acho que os membros da redacção da MegaScore devem intervir, sempre que o desejarem, tal como nós os fazemos.

Se as nossas discussões alcançarem um nível de interesse mais elevado (p.e. como o blog do NCalvin), eles intervirão mais. Têm, como todos nós, vidas ocupadas, e, duvido sinceramente, que tenham tempo de sobra para vir para o forum responder a posts, que, muitas vezes, em nada lhes interessam. Se nós, enquanto foristas, melhorarmos os conteúdos, tenho a certeza que o painel será mais interventivo, pois sentirá alguma motivação para o fazer.

De qualquer das formas, acho que devíamos esperar pelas suas opiniões neste assunto. Afinal, o forum, sendo em parte da comunidade, pertence-lhes a eles.

P.S. Que tal abrirem um tópico em que se discutam as notícias do Blog do NCalvin???
A ideia ate' seria muito bem vinda, quem sabe a qualidade das discussoes aumentaria com a entrada de tal tipo de topico. E tal servisse de factor catalizador para a aparicao de melhores posts, assim como o topico de eleicao de melhor membro (que vai comecar a ser mensal com vista a esse objectivo).

Em relacao ao blog do NCalvin, eu mencionei tal blog simplesmente para accentuar o facto de que os membros da redaccao, ou o proprio NCalvin, poderiam pelo menos dedicar parte do tempo a criacao de temas para debater-se. Nem que para isso fosse a ligeira passagem pelo forum, para postar algo ja preparado em casa!

E tal como tu mencionaste e muito bem, esse forum e' de uma comunidade que se criou em torno da revista, e que de facto ela propria deveria fazer um esforco para melhorar o estado do forum.

Mas para isso teria que se exigir um pouco mais de construtivismo na criacao de topicos e por vezes na argumentacao, de modo a que o forum nao entre no circulo em que tem andado desde a sua criacao.
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 02 fev 2006, 15:58

Quanto aos tópicos criados com as notícias do ultimonivel... [-( Parece-me mais sensato, coerente e correcto criar tópicos sobre notícias (de fora ou de dentro do ultimonivel) interessantes, tal como temos vinde a fazer. Agora criar um tópico sobre algo só porque apareceu no ultimonivel é que não!

Aconselho todos os que ainda não o visitaram a fazerem-no porque aquilo está mesmo muito bom! Eu não o visitei logo de início porque nem sou apreciador de blogs nem tinha muitas espectativas. Acreditem: foi uma excelente surpresa :D

Praise be Nelson Calvinho!
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » quinta 02 fev 2006, 16:01

Morbus Escreveu:Quanto aos tópicos criados com as notícias do ultimonivel... [-( Parece-me mais sensato, coerente e correcto criar tópicos sobre notícias (de fora ou de dentro do ultimonivel) interessantes, tal como temos vinde a fazer. Agora criar um tópico sobre algo só porque apareceu no ultimonivel é que não!

Aconselho todos os que ainda não o visitaram a fazerem-no porque aquilo está mesmo muito bom! Eu não o visitei logo de início porque nem sou apreciador de blogs nem tinha muitas espectativas. Acreditem: foi uma excelente surpresa :D

Praise be Nelson Calvinho!
A minha ideia prende-se em discutir a actualidade dos jogos, com um certo nível, tal como acontece no ultimonível. Quando me referi ao blog, era só por uma questão de linha condutora, não de estarmos presos a esse campo.

Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 03 fev 2006, 2:31

Estive a tratar do meu perfil e notei uma coisa (que já tinha notado antes mas só agora é que me importei): quando um user nos adiciona para a sua lista de amigos, nós, por causa de um erro do fórum, deixamos de poder adicionar esse user à nossa lista de amigos, sendo que se torna impossível de sermos amigos de alguém e esse mesmo alguém ser nosso amigo também (estamos a falar em termos técnicos).

E isto porquê? Passo a explicar: antes, nós temos, no perfil do user A, um botão com um coração vermelho que nos permite adicionar o user A à nossa lista de amigos. O contrário também acontece, sendo que o user A tem esse mesmo botão no nosso perfil. No entanto, a partir do momento em que o user A nos adiciona à sua lista de amigos (leia-se: carrega no coração vermelho que ele vê no nosso perfil), nós, no perfil do user A, passamos a ter um coração cinzento, que nos permite eliminar o user A da nossa lista de amigos. Ora como nós não temos o user A na nossa lista de amigos não o podemos eliminar. Mas como esse coração cinzento, ao aparecer, substitui o coração vermelho que nos permitia adicionar o user A á nossa lista de amigos, nós, a partir do momento em que o user A nos adiciona à sua lista de amigos, deixamos de poder adicionar o user A à nossa própria lista de amigos, sendo que só podemos ser "amigos d"'o user A (tecnicamente falando).

Suponho que este erro possa ser fácilmente corrigido e suponho também que só não o foi antes porque não foi detectado (ou se o foi não o foi por nenhum moderador). Peço que seja corrigido, chamando à atenção a sua existência.

Entretanto, existe uma maneira de se ultrapassar este problema. Passo a explicar o processo:

:arrow: Abrimos o perfil do user A (que já nos adicionou à sua lista de amigos e que nós queremos adicionar à nossa)
O link deverá ser o seguinte, sendo que o X varia de user para user:
http://megascore.rgb.pt/forum/profile.p ... profile&u=X

:arrow: No ecrã que aparece, vemos o tal coração cinzento que nos permitiria eliminar o user A da nossa lista de amigos (caso ele lá estivesse) e que está no sítio em que deveria estar o coração vermelho, que nos permitiria adicioná-lo.

:arrow: Escrevemos o seguinte endereço no campo adequado do nosso explorador:
http://megascore.rgb.pt/forum/profile.p ... =friend&b=X&set=add&from=profil
E substituimos o X pelo número que aparecia no local do mesmo no link anterior (ou seja, no link da página do perfil do user A).

:arrow: De seguida, acedemos ao endereço resultante. Isto deverá fazer com que o user A seja adicionado à nossa lista de amigos, mesmo nós fazendo parte da dele, ultrapassando, desta forma, o erro do fórum.

Espero que tenha ajudado e espero também que não tenha sido demasiado complicado na minha explicação. :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Chris
Hardcore
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quinta 16 fev 2006, 17:54

O que acham de incluir no site/forum um chat em tempo real? Algo basico em java. Era interessante para conversas mais pequenas e rapidas, principalmente para recem chegados saberem como funcionam as coisas antes de comecarem a postar, ou quando alguem tem duvidas para o consultorio tambem poder perguntar.
hax face
NCalvin
Redacção
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Contacto:

Mensagem por NCalvin » quinta 16 fev 2006, 18:02

Chris Escreveu:O que acham de incluir no site/forum um chat em tempo real? Algo basico em java. Era interessante para conversas mais pequenas e rapidas, principalmente para recem chegados saberem como funcionam as coisas antes de comecarem a postar, ou quando alguem tem duvidas para o consultorio tambem poder perguntar.
a intenção é boa mas os chats acabam por servir para dispersar pessoas e, por outro lado, são de muito mais difícil moderação e controlo, como se pode ver pelo triste exemplo do canal de IRC da Mega Score...
Chris
Hardcore

Mensagem por Chris » quinta 16 fev 2006, 18:09

Tambem pensei no facto de dispersar as pessoas. Mas como este forum nunca tem muita gente online ao mesmo tempo isso não ia acontecer. E um chat evitava aquelas trocas quase instantaneas de post entre 2 users... E IRC é MUITO diferente visto ser necessario instalar o IRC e configura-lo para aceder ao chat. Se fosse directamente acessivel pelo forum acho que era optimo.
hax face
Cyrax
Master
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30

Mensagem por Cyrax » quinta 16 fev 2006, 18:11

Chris Escreveu:Tambem pensei no facto de dispersar as pessoas. Mas como este forum nunca tem muita gente online ao mesmo tempo isso não ia acontecer. E um chat evitava aquelas trocas quase instantaneas de post entre 2 users... E IRC é MUITO diferente visto ser necessario instalar o IRC e configura-lo para aceder ao chat. Se fosse directamente acessivel pelo forum acho que era optimo.
Não, o Ncalvin ja repondeu, acabou, não há chatlammejava para ninguem, isto não é irc, isto é um forum.
Pego num pau e... Nooo, bad Chris, bad Chris!
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Chris
Hardcore

Mensagem por Chris » quinta 16 fev 2006, 18:14

oO? O NCalvin respondeu quer dizer que não pode ser? Para além de não ter dito nada em concreto em relação à sua autorização. Eu perguntei a opinião de todos, e penso que se muita gente concordar não era má ideia.

PS: Não custa nada controlar o chat.
hax face
NCalvin
Redacção
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Contacto:

Mensagem por NCalvin » quinta 16 fev 2006, 18:14

Chris Escreveu:Tambem pensei no facto de dispersar as pessoas. Mas como este forum nunca tem muita gente online ao mesmo tempo isso não ia acontecer. E um chat evitava aquelas trocas quase instantaneas de post entre 2 users... E IRC é MUITO diferente visto ser necessario instalar o IRC e configura-lo para aceder ao chat. Se fosse directamente acessivel pelo forum acho que era optimo.
por não haver muitas pessoas ao mesmo tempo é que o risco de dispersão é muito grave: basta metade das pessoas irem para o chat e isto começa logo a perder piada.
por outro lado, as respostas quase em tempo real dão dinamismo às discussões e fazem as pessoas estarem mais atentas a possíveis respostas e comentários
Chris
Hardcore

Mensagem por Chris » quinta 16 fev 2006, 18:18

Okay, it's your call after all.
hax face
Responder