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por bravojohny » domingo 06 fev 2005, 13:55
Aqui ficam umas impressões iniciais que deixei noutro fórum.
RE4 vai na linha da vanguarda. So far so damn fuckin good.
A primeira coisa a realçar é o abandono dos cenários pre-renderizados. Naturalmente, essa circunstância produz uma redução no rigor dos cenários, notório, desde logo para quem andou a jogar o RE como eu.
De seguida sente-se logo outra frescura no controlo do Leon. Com a câmera situada ligeiramente acima do ombro direito facilmente o movimentamos, sem dificuldade na observação do terreno envolvente. Para maior atenção e convêm tê-la para evitar as armadilhas, faz-se uso do analógico C para uma melhor observação. Depois contra os inimigos, aperta-se o gatilho direito, prime-se A e temos a mira laser da pistola a apontar com facilidade ao alvo desejado. Apertando-se o gatilho esquerdo e pressionando acção há um golpe de faca.
Por outro lado é o fim de um ambiente claustrofóbico da mansão que RE protagonizou. A acção começa logo no exterior. Céu cinzento com nevoeiro, talvez no Outono já longo ou Inverno, nevoeiro, folhas secas, arvores despidas, corvos, cão a ganir com a pata presa na armadilha, trilhos, etc, típicos de um ambiente exterior.
Os aldeões estão passados da cabeça e atacam intrusos, escondem-se em barracões, erguem machados, foices, ancinhos, moto-serras, dinamite tudo o que tiverem à mão. Balbuciam amíude e ferozmente "cabron," filho de pu*a", "te voi hacer picadinho...". Movem-se depressa, têm reacções aos tiros que levam.
Outro aspecto é que o jogo tem uma feição predominantemente de acção ao invés de RE que privilegiava as feições táctico-estratégicas como gerir as munições, não desperdiçar os saves, escolher o que se pode tranportar pois o espaço era muito exíguo. Até agora há também uma redução nos puzzles que são em menos quantidade.
Comum aos anteriores é vasculhar todos os cenários muito bem. Há munições espalhadas por todo o lado, em caixotes. Há objectos valiosos, ou seja, toda uma panóplia para encontrar. E depois há as sub-missions, como abater pratos azuis, que ao fim de um número deles rebentado pode dar uma especial shotgun novinha.
A interface é do melhor. Rápida e com menus facilmente acedíveis. Há indicador de vida, pode-se guardar muita coisa, várias armas, granadas de fogo que é um delírio fazer rebentá-las e contemplar os espanhóis carbonizados pelas chamas. Os saves fazem-se à vontade, sem limites. O mapa fornece todas as indicações precisas. No final de cada capítulo há um quadro com dados estatísticos, bastante interessante.
Loadings, loadings, loadings, essa prisão de ventre dos videojogos é em RE4 de curtíssima duração. Nem se dá por eles, ao contrário do sucedido com RE.
É mesmo lindo o jogo!