Aqui vão os meus dois cêntimos:
NCalvin Escreveu:então por que motivos há tanta pirataria de filmes, se o bilhete é tão barato?...
A questão do preço de um bilhete de cinema ser barato não é consensual. Por 5 € compra-se a MS, em alguns sítios consegue-se uma boa refeição (e ainda nos dão troco!), temos acesso a um ou outro livro mais clássico (eu comprei na Bertrand o
Dracula de
Bram Stroker, em inglês, por 2,50 €

), etc..
No caso do filme, dá-se 5 € sem se saber da qualidade do filme (a não ser que se tenha visto o
trailer, o qual mostra, na maioria das vezes, as [únicas] partes interessantes do filme), tem o custo da deslocação (o tempo que gastamos, etc.), ... Também existem vantagens (senão ninguém ia ao cinema). Mas, como já foi dito nesta
thread, mesmo que os preços fossem irrisórios, continuaria a haver pirataria.
ICE Escreveu:O que confirma o que disse. 6 dos jogos presentes são sequelas. Tipo, NFSMW e PES5 terão custos de produção tão elevados como por exemplo Black, tendo em vista que este último foi feito do zero e que PES, por exemplo utiliza o mesmo motor do antecessor? e são vendidos ao mesmo preço!!!

Enquanto houver uma comunidade dedicada que adora um determinado jogo, haverá sempre incentivo a serem produzidas sequelas porque o risco de serem maus êxitos comerciais é muito mais reduzido. Ao contrário, jogos criativos e originais tendem a ficar nas prateleiras (ICO vem-me ao pensamento).
Quem é que se diz apreciador do género RPG de acção e não espera o
Diablo 3? Qual o treinador de bancada que se não se deliciou com as inovações intoduzidas no
Football Manager 2006 ao ler as
previews? Para estes, o preço não é muito significativo. O que é desejado é que os jogos correspondam às elevadas expectativas e que preservem o legado da marca que lhes deu origem.
NCalvin Escreveu:Por outro lado, a Electronic Arts domina a tabela porque é mais eficaz e mais competente no negócio do que as concorrentes e é muito difícil fugir ao marketing e ao domínio nos pontos de venda da EA. Para além de que é difícil ver muitos jogos da EA que sejam maus ou que estejam cheios de bugs.
Muito bem explicado.
MadnessJonny Escreveu:Na minha opinião, uma luta contra a pirataria é uma luta desigual de proporções titânicas. É lutar contra o próprio instinto do ser humano de ter as coisas da maneira mais fácil, logo que custa menos. A constante evolução e facilitação das coisas e processos para o ser humano revela isso mesmo, e nem está só presente nos seres humanos, mas também nos outros animais. Quando por exemplo vemos em documentários as leoas (ou outros predadores) nas suas caçadas quem é que elas atacam ? O macho alfa ? Não, atacam o mais velho e/ou doente pois esse é o mais fácil de ser apanhado. Este instinto também explica a existência de necrófagos. Queiramos ou não admitir nós somos tão animais quantos os nossos amigos da floresta, savana, etc e por isso possuímos os mesmíssimos instinto, apenas estão mais desimulados.
Segundo a tua lógica, o que nos impede de, na rua, ao vermos uma fêmea atraente, lhe mandemos uma mocada na cabeça e a levemos para a nossa gruta? Ou que, ao termos fome, ao passarmos por um café/snack bar/restaurante não usar da nossa força para obter a refeição que desejamos?
O Homem é um ser social. Tem instintos, é certo, mas é regido por um conjunto de valores. Esses valores são essenciais para a vivência em sociedade, pois impede a existência de situações demasiado injustas. Se ninguém precisasse de ninguém, seríamos como os animais ou, como afirmou um ministro francês, uns autênticos marginais.
MadnessJonny Escreveu:Por isso é que disse e continuo a dizer, mesmo baixando muito os preços acabaria sempre por existir pirataria, ela poderia diminuir, mas desaparecer duvido muito. Pelo menos não enquanto fosse mais barato piratear/comprar pirateado do que comprar original.
Escapou um pormenor: a pirataria não tem
só razões de ordem monetária: são mais os que se gabam de terem pirateado algo (antes de estrear um filme em Portugal, antes de um jogo/filme/album ser colocado à venda nas lojas, etc.) do que aqueles que se dizem piratas porque não têm posses suficientes para comprar os jogos/filmes/álbuns. Mesmo que os jogos tivessem um preço simbólico (do tipo, 1 cêntimo!) continuaria a existir pirataria.