Dos 8 listados joguei 7 (falta-me o Zelda), 5 dos quais extensivamente (faltam-me o SotC e o Gears of War) e o meu voto vai, embora não sem pensar duas vezes, para o Company of Heroes. Porque:
- Revoluciona o género e leva os jogos de estratégia em tempo real a um nível nunca antes visto
- Usa extremamente bem a tecnologia disponível actualmente, como nenhum outro jogo recente consegue fazer.
- É divertidíssimo, quer em sigleplayer (onde a campanha, apesar de curta, está muito bem estruturada e consegue os objectivos de envolver e transmitir a atmosfera pretendida de forma soberba), quer no multiplayer (onde os skirmishes são ainda mais divertido que os do starcraft, fenomenal mesmo).
- Está relativamente bem optimizado, quer a nível de performance, quer a nível gráfico (aquelas explosões e nuvens de poeira...), quer a nível de controlos (o que se revela importantíssimo para a versatilidade do gameplay), quer a nível de mecânicas de jogo (bem ao nível do StarCraft no equilíbrio entre forças e superior em todo o resto).
- O som do jogo é algo extremamente bem conseguido, e consegue perfeitamente transmitir a atmosfera da guerra, bem melhor (e só para mostrar como a vista isométrica é 200x melhor, na generalidade, que a vista na primeira pessoa) que muitos, muitos FPS's.
- Um pouco redundante, mas tenho que sublinhar as mecânicas do jogo, são mesmo o forte dele.
Por tudo isto, elejo, como disse, Company of Heroes o jogo do ano, um 2006 pobrezito, com muito hype (áipo

) e pouca fruta, pouca carninha...
Porquê não os outros?
- Bem, sem dúvida que me debati entre o CoH e o SotC, mas optei pelo CoH por este ser um jogo num sentido mais latente. SotC é muito belo, mas não vai extremamente para além disso. CoH é belo, e vai extremamente para além disso.
- Porque não HoMMV? Porque não está polido o suficiente para ombrear com um adversário quase directo que é o CoH. Não, HoMMV não, não enquanto lançado no mesmo ano que CoH, apesar de não ser um adversário imediatamente directo. É um excelente jogo, no entanto, e, para mim, uma excelente compra.
- Porque não Gears of War? Excelente mecânica de jogo (outra coisa não seria de esperar daqueles senhores) e está praticamente no mesmo nível de compleição técnica e de mecânica de jogo que o CoH está (com as respectivas diferenças, obviamente), mas o facto de GoW estar num meio completamente saturado tira-lhe algum brilhantismo, pelo menos aos meus olhos. CoH, por ser dos poucos do género, destaca-se, e muito. Afinal, estamos a falar do jogo do ano, o que não implica que seja "idealmente" o melhor, mas sim o que mais se destacou, e o que deverá ficar nas nossas memórias para o futuro. No fundo "qual o jogo de 2006 que levarias para uma ilha deserta, gostos à parte?".
- Porque não GRAW? Muito clunky, muito shmeshme, muito crankcrank, muito bonito, muito profundo... Muito fixe, mas não o jogo do ano.
- Porque não HL2EP1?

Mas isso ainda se pergunta? Não iria levar uma expansão para uma uma ilha deserta!

- Porque não Oblivion? Porque não é aquilo que prometeu ser, apesar de se tornar muito fixe com um OOO instalado

Oblivion = hype + t3h shiny + randomization + dumbdownage - roleplay - immersiveness - deepness - good mechanics + hype. Chega bem para não ser o jogo do ano.