Segundo me lembro e se ainda for assim(não compro cartas desde o tempo dos time stretch(o qual tenho 2 lol)(nem me lembro qual a edição)) nos decks pre feitos vem duas cartas raras, mais algumas incomuns(julgo que são 4) e o resto é comuns e é capaz de ser o melhor pra começar. Se quiseres arriscar começa com um baralho de um edição recente sem ser pre feito e compra mais 2 a 4 boosters que já deves ter alguma coisa de jeito.
Depois baseia-te em uma ou duas cores e faz um deck com base nisso e o resto trocas e em pouco tempo deverás ter um big deck cheio de cartas boas e raras
Dicas de decks e cores.
Queres um deck com estratégia ou com uma base rápida de ataque tens branco - os chamados baralhos winnies ou então outro nome qualquer que não me lembro.
Queres um deck lento mas que dê cabo de tudo graças a counterspells tens um deck azul que funciona muito bem com uma outra cor pra servir de power - verde e azul combinam bem pois o azul anula tudo o que entra e o verde é a mana extra e power apesar de haver também criaturas boas em azul pra dar pancada embora demorem a entrar.
Queres dano rapido com base em magias tens vermelho, são chamados os baralhos de "toma lá e nem sabes como foi" pois funcionam à base de feitiços e magias e contém muitas poucas criaturas apesar de as que tem geralmente ou são bastante poderosas como dragões ou bestas ou criaturas que dão dano directo.
Queres um baralho que funcione com base no cemitério tens o preto - chamam-se de não me lembro do nome pois o objectivo é meter tudo o que são criaturas fortes do baralho no cemitério pra depois as resuscitar com magias. Também tens outra variação dos blacks que é tipo os stomps verdes mas em versão preto(vê o stomp aqui em baixo).
Se quiseres um deck que ataque com força e bem rápido tens o verde - são chamados de stomp pois dão grandes coices em pouco tempo - aqui podes sempre conjugar as rapidas criaturas verdes que dão manda extra com algumas bestas e magias que dão boost ao ataque.
Estes são os tipos principais de decks que me lembro da minha altura e que agora ainda existem embora com pequenas variações. É claro que também podes criar o teu proprio deck com a tua propria estrategia embora seja dificil. Eu próprio tenho um suicide rat que é uma variação de stomp com ataques suicidios e muito controlo de jogo, se neste bralaho te descuidas morres em tres tempos mas se tiveres atenção e controlares o jogo ganhas sempre embore com muita pouca vida, se eu ganhar com 1 de vida no meu suicide rat deck é normal. Também costumo usar o meu deck de elfos que basicamente é só gerar mana e elfos em jogo e depois usar uma magia pra acabar o jogo com apenas um ataque de mais de 100 de dano. Também tenho um outro deck de 5 cores(nisto não te metas a não ser que tenhas muita experiencia e muitas cartas raras ou muito boas) que funciona à base de criaturas token e algumas bestas bem potentes como beast of burden ou força verdejante ou sliver queen ou até mesmo molimo, maro sorcerer(quem me dera ter o maro). Também tenho um outro deck que é 100% anjos que só usa a minha irmã que apesar de ser um deck bstante lento e que perde facilemente se fores rápido a jogar se lhe dás tempo ele torna-se muito potente em poucas jogadas devido à sua rapida ganha vida.
Como podes ver existem muitas estratégias de baralhos, desenvolve o teu e troca muitas cartas com os teus colegas de modo a ficar só com as que te interessam, embora possas gostar muito de uma carta azul ou vermelha mas que não te sirva pra nada ela serve como boa moeda de troca pra uma carta ou mais pra fortalecer o teu deck - trocar é a regra numero 1 aqui.
Como ter um deck equilibrado:
1/3 terrenos
1/3 criaturas
1/3 magias,encatamentos,artefactos e outra cenas
embora eu recomende:
Terrenos:
depende do tipo de deck:
Brancos - 19 a 23 depende do tipo de criaturas a usar, se forem puxadas(3 ou 4 pra cima de mana é melhor ires pra numeros mais perto de 23 se for menos 19 chega e bastam)
Azuis - 20 a 24 por serem decks que funcionam muito à base de mana
Pretos - normalmente aconselho a usar 20 a 23 embora eu no meu deck de ratos use apenas 18 por chegarem e subejarem bem
Vermelho - 20 a 23 - são decks que também funcionam muito à base de mana devido ao seu alto consumo de mana em que tar um turno sem meter terreno pode ser fatal
Verde - depende do tipo de verde, se tiveres muita mana generator creatures tipo elfos podes diminuir muito os terrenos a meter. Eu no meu de elfos tenho apenas 12 e até chegavam 8 mas depois a possibilidade de me calhar um na primeira mão era demasiado baixa e iria dificultar muito o jogo pois basta-me um terreno pra arrancar com força.
Magias+encatamentos+artefactos e criaturas - divide o resto por 2 e enche o deck com isso embora esse numero varia conforme o deck e a sua estratégia o seu valor não deverá variar na maioria dos casos.
Espero ter ajudado, se quiseres algumas dicas sobre aquilo que eu saiba mais ao pormenor e ainda me lembre adiciona-me ao msn que eu vou ver o que te posso ajudar -
[email protected]