Conversa da Treta 3: A Trilogia

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
PanicFreak
Expert
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03

Mensagem por PanicFreak » terça 13 fev 2007, 18:21

Morbus Escreveu:
icekimi Escreveu:A verdade é que as bases da nossa civilização (Ocidental) foram construidas pela civilização grega desde aspectos politicos, sociais, filosoficos e militares.
Errado. Nós temos mais bases na civilização romana que na grega, já para não referir que a maior parte da europa está mais perto dos seus antepassados indígenas que propriamente da civilização grega.
A civilização romana foi grandemente "helenizada"...
Veja-se o caso dos deuses...
Morbus Escreveu:
icekimi Escreveu:As piramides são uma obra magnifica, mas apenas possivel devido trabalho e morte de milhares de escravos
Lol, deves estar a gozar XD Então achas mesmo que foram escravos que fizeram as pirâmides de Giza? :lol: :lol:
:?:
Morbus Escreveu:
ICE Escreveu:(...) em termos artísticos é muito controverso.
Não é nada controverso. Em termos de escultura, não há NADA que bata os gregos.
Que eu saiba Mestre Michelangelo não era grego...
Essenya ná Manveru!
Chris
Hardcore
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » terça 13 fev 2007, 18:33

PanicFreak Escreveu:
:?:
Ha teorias de que foram os nobres que construiram as pirâmides e era a coisa com mais honra que podiam fazer pelo seu faraó. Estou certo Morbus?
icekimi
Veteran
Registado: domingo 07 jan 2007, 4:07

Mensagem por icekimi » terça 13 fev 2007, 18:36

Morbus Escreveu: Errado. Nós temos mais bases na civilização romana que na grega, já para não referir que a maior parte da europa está mais perto dos seus antepassados indígenas que propriamente da civilização grega.
Errado. A cultura Romana é fortemente influenciada pela grega. Desculpa mas temos mais semelhanças com os gregos do que com os visigodos.
Morbus Escreveu:A civilização grega durou cerca de um milénio. A egípcia três ;)
a civilização grega ainda se sente nos dias de hoje, a egipcia não.
Morbus Escreveu:Lol, deves estar a gozar XD Então achas mesmo que foram escravos que fizeram as pirâmides de Giza? :lol: :lol:
Podiam não o ser na teoria, mas na pratica eram, mas uma parte eram efectivamente escravos.
Morbus Escreveu:De novo, não é uma questão de opiniões. As pirâmides de Giza são uma das sete maravilhas do mundo, a muralha da china não... lol, além disso, a muralha da china não passa de uma demonstração de força, enquanto que as pirâmides são monumentos religiosos, e, mais que demonstradores de força, são instrumentos de uma cultura, já para não dizer o resultado dela.
A muralha da China não é uma maravilha porque ainda não tinha sido construida na época de Antipatro.
PanicFreak Escreveu: Que eu saiba Mestre Michelangelo não era grego...
O Renascimento é influenciado pela arte Romana e principalmente Grega.
Imagem
Imagem
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 13 fev 2007, 19:21

PanicFreak Escreveu:A civilização romana foi grandemente "helenizada"...
Veja-se o caso dos deuses...
Não penses que isso quer dizer que eles são os filhos dos gregos... Os romanos são MUITO diferente dos gregos.
PanicFreak Escreveu::?:
:shock: Queres-me dizer que também acreditas nessas tretas de que foram escravos que construíram as pirâmides?
PanicFreak Escreveu:Que eu saiba Mestre Michelangelo não era grego...
Era renascentista... xD
Chris Escreveu:Ha teorias de que foram os nobres que construiram as pirâmides e era a coisa com mais honra que podiam fazer pelo seu faraó. Estou certo Morbus?
Exacto, embora essas "teorias" esteja quase completamente provadas ;)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
PanicFreak
Expert
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03

Mensagem por PanicFreak » terça 13 fev 2007, 19:28

Acredito que sejam os nobres a financiar a construção das pirâmides, mas daí a não serem utilizados escravos...pelo menos em pequena escala...
Bem, I might be wrong, but hten again, I may also be right ;)
Essenya ná Manveru!
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 13 fev 2007, 19:29

icekimi Escreveu:Errado. A cultura Romana é fortemente influenciada pela grega. Desculpa mas temos mais semelhanças com os gregos do que com os visigodos.
Eu não disse o contrário, mas nada do que disseste implica que sejamos directos descendentes dos gregos. De uma certa forma somos, sim, mas também somos descontentes da cultura egípcia e mesopotâmica, então, porque também temos muitas influências delas, que passaram também pela civilização grega. Mas os nosso grandes influênciadores são os romanos, e não os gregos. E romanos não são iguais a gregos, são bem diferentes.

E quanto à questão das culturas indígenas, somos mais influenciados por eles (e ainda para mais nós, Iberos) que o que a maioria das pessoas pensa ;)
icekimi Escreveu:a civilização grega ainda se sente nos dias de hoje, a egipcia não.
A civilização grega não existe nos dias de hoje, e acabou há muito tempo toda a sua influência.
icekimi Escreveu:Podiam não o ser na teoria, mas na pratica eram, mas uma parte eram efectivamente escravos.
- Os escravos não tinha direito à religião.
- Os artesãos eram tidos como pessoas de alto nome. Com certeza que não eram agricultores que fizeram as pirâmides, mas sim artezãos, com estudos.
- Não, não havia escravos, nem um bocadinho :nono:
icekimi Escreveu:A muralha da China não é uma maravilha porque ainda não tinha sido construida na época de Antipatro.
:-k You have your point there...
icekimi Escreveu:O Renascimento é influenciado pela arte Romana e principalmente Grega.
Principalmente romana, enquanto influênciada pela grega, já que a esmagadora maioria da arte e filosofia grega se perdeu. O que resta, em grande parte, são os relatos, as cópias, as influências dos romanos, e os gregos romanizados que faziam as coisas. Mas a grande grande maioria da arte grega está perdida. Aliás, nós não conseguimos ver a grécia antiga a não ser pelos olhos dos romanos.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
icekimi
Veteran

Mensagem por icekimi » terça 13 fev 2007, 20:16

Morbus Escreveu: Eu não disse o contrário, mas nada do que disseste implica que sejamos directos descendentes dos gregos. De uma certa forma somos, sim, mas também somos descontentes da cultura egípcia e mesopotâmica, então, porque também temos muitas influências delas, que passaram também pela civilização grega. Mas os nosso grandes influênciadores são os romanos, e não os gregos. E romanos não são iguais a gregos, são bem diferentes.
Não me parece que a influencia da cultura Egipcia e Mesopotânica tenha grande impacto na nossa cultura, o pouco que poderia chegar até nós foi completamente filtrada pelos Gregos e Romanos.

Os verdadeiros romanos do tempo do Remo e Rómulo, não tinham nenhuma semelhança com os Romanos que conhecemos, ao atingirem uma identidade nacional ( e não de ajuntamento de pastores) eles adoptaram e imitaram o ideal da altura, Grecia, mais tarde com o império foi um pouco mudada, mas as bases eram as mesmas.
Morbus Escreveu:E quanto à questão das culturas indígenas, somos mais influenciados por eles (e ainda para mais nós, Iberos) que o que a maioria das pessoas pensa ;)
Humm...:-k não estou a par da cultura dos Iberos, mas não me parece que eles tenham tido tanta influencia como os gregos que nos legaram aspectos como a democracia, nacionalismo, desporto, desenvolvimento da matemática, medicina, filosofia, teatro, grandes obras literárias, escultura, arquitectura, militares etc.
Morbus Escreveu:A civilização grega não existe nos dias de hoje, e acabou há muito tempo toda a sua influência.
Obviamente que não existe, mas a cultura Ocidental é uma evolução da cultura grega, e a influencia continua.
Morbus Escreveu: - Os escravos não tinha direito à religião.
- Os artesãos eram tidos como pessoas de alto nome. Com certeza que não eram agricultores que fizeram as pirâmides, mas sim artezãos, com estudos.
- Não, não havia escravos, nem um bocadinho :nono:
Não me parece que os 100.000 trabalhadores e os muitos milhares de mortos fossem artesãos...
Estás a dizer que no antigo Egipto não havia escravos?! Ou na construção das piramides?
Imagem
Imagem
Krao
Junior
Registado: sexta 09 fev 2007, 11:28

Mensagem por Krao » terça 13 fev 2007, 20:35

Não consigo imaginar artesãos ou nobres a carregar pedras que pesavam toneladas, nem mesmo com camelos.
Krao, the Darwin Missing Link!!
pimenta
Expert
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18

Mensagem por pimenta » terça 13 fev 2007, 20:53

Chris Escreveu:Milhares de pessoas a morrer de forma terrivel à tua volta é engraçado?

I pity those who find glory in war.
yeah, why not? If I were alive and knew none of those who were dying, who cares? :twisted:
Imagem
Ai estes jovens de 90 anos...
Chris
Hardcore
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » terça 13 fev 2007, 20:59

Só aquele que nunca viu guerra acha que é algo bonito e fantástico.
pimenta
Expert
Registado: terça 07 mar 2006, 12:18

Mensagem por pimenta » terça 13 fev 2007, 21:18

Chris Escreveu:Só aquele que nunca viu guerra acha que é algo bonito e fantástico.
Bem, eu estava a gozar, mas acho que é um bocado impossivel eu já ter visto uma guerra desse tipo... teria de ter, sei lá, mais uns 60 anos (para ir para a guerra colonial e não sei quê)(e para ver uma guerra como no tempo de Alexandre, não dava). E não, não me apetece ir para o iraque, não me considero suficientemente estupido para o fazer, e não é que goste de ver guerra, simplesmente são assuntos que não me interressam, e, pronto, posso ter uma mente um bocado para o retorcida, mas, quando as coisas não me perturbam emocionalmente gosto de gozar com elas, e a guerra é uma coisa que não me perturba (talvez por nunca ter assistido a nenhuma, mas que se lixe, mais vale gozar com isso do que estar preocupado com coisas que nem sequer me afectam directamente...)
Imagem
Ai estes jovens de 90 anos...
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 13 fev 2007, 21:45

icekimi Escreveu:Não me parece que a influencia da cultura Egipcia e Mesopotânica tenha grande impacto na nossa cultura, o pouco que poderia chegar até nós foi completamente filtrada pelos Gregos e Romanos.
EXACTAMENTE! :D Era isso que eu queria que percebesses: a cultura grega foi filtrada pelos romanos!
icekimi Escreveu:Os verdadeiros romanos do tempo do Remo e Rómulo, não tinham nenhuma semelhança com os Romanos que conhecemos, ao atingirem uma identidade nacional ( e não de ajuntamento de pastores) eles adoptaram e imitaram o ideal da altura, Grecia, mais tarde com o império foi um pouco mudada, mas as bases eram as mesmas.
Os romanos não adoptaram filosofias NENHUMAS dos gregos, embora se pense o contrário (como eu muito bem sei). Eles usaram e abusaram do que puderam retirar da cultura grega para os seus próprios objectivos[/b].
icekimi Escreveu:Humm...:-k não estou a par da cultura dos Iberos, mas não me parece que eles tenham tido tanta influencia como os gregos que nos legaram aspectos como a democracia, nacionalismo, desporto, desenvolvimento da matemática, medicina, filosofia, teatro, grandes obras literárias, escultura, arquitectura, militares etc.

Se não estás a par põe-te :roll: Há livros e livros sobre isso. Os gregos, a única coisa que nos deram, directamente, foram peças comerciais, e algumas (poucas) influências linguísticas (e possivelmente culturais, possivelmente). Quem nos legou mais das civilizações clássicas, foram os romanos, e não os gregos. Mas mesmo os romanos, nunca apagaram o "background" indígena da nossa região, e quando se foram embora, esse "background" sobressaiu, e muito.

icekimi Escreveu:Obviamente que não existe, mas a cultura Ocidental é uma evolução da cultura grega, e a influencia continua.

Esse de conceito de evolução, para além de estar ultrapassado, é erróneo. Como disse, evoluímos tanto dos gregos como evoluímos dos egípcios, por exemplo. Se queres ir às bases tens que ir às bases MESMO. Se "evoluímos" de algo, esse algo são os romanos e os povos indígenas. Não os gregos.

icekimi Escreveu:Não me parece que os 100.000 trabalhadores e os muitos milhares de mortos fossem artesãos...

Pois não te parece porque não sabes :| Morriam e morriam em pás, e todos contentes, muito provavelmente! :P E sim, eram artesãos.

icekimi Escreveu:Estás a dizer que no antigo Egipto não havia escravos?! Ou na construção das piramides?

Na construção das pirâmides. Havia escravos, sim, mas não era no sentido dos escravos das civilizações clássicas. Eram "quase livres" e podiam-se tornar livres com muito mais facilidade que nas poleis gregas e mesmo que nas regiões romanas. E no tempo em que as pirâmides foram construidas não havia grande escravatura. Começou a haver mais, tanto quanto sei, no período de gerra, já mais para o fim do império, com Ramsés II e as invasões e tal. Mas nas pirâmides não trabalharam escravos, porque não tinham esse direito.

Imagem
Imagem
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 13 fev 2007, 21:46

Chris Escreveu:Só aquele que nunca viu guerra acha que é algo bonito e fantástico.
Andas a jogar muito Total War :twisted:

Imagem
Imagem
icekimi
Veteran

Mensagem por icekimi » terça 13 fev 2007, 22:48

Claro que não acho a guerra algo bonito e fantastico, aliás sou um pacifista, o que eu gosto é de história, e por arrastamento história militar, e gosto de ver as batalhas como partidas de xadrez, onde um general e o seu talento decidem o seu desfecho, gosto de estudar a vida de homens como Alexandre, Anibal, Julio César, Gustavo Adolfo, Frederico, Napoleão etc.
Morbus Escreveu:Se não estás a par põe-te Há livros e livros sobre isso. Os gregos, a única coisa que nos deram, directamente, foram peças comerciais, e algumas (poucas) influências linguísticas (e possivelmente culturais, possivelmente). Quem nos legou mais das civilizações clássicas, foram os romanos, e não os gregos. Mas mesmo os romanos, nunca apagaram o "background" indígena da nossa região, e quando se foram embora, esse "background" sobressaiu, e muito.
Vou repetir o que referi:
...como a democracia, nacionalismo, desporto, desenvolvimento da matemática, medicina, filosofia, teatro, grandes obras literárias, escultura, arquitectura, militares etc.
Morbus Escreveu:Esse de conceito de evolução, para além de estar ultrapassado, é erróneo. Como disse, evoluímos tanto dos gregos como evoluímos dos egípcios, por exemplo. Se queres ir às bases tens que ir às bases MESMO. Se "evoluímos" de algo, esse algo são os romanos e os povos indígenas. Não os gregos.
São duas ramificações totalmente diferentes, a cultura egipcia não teve uma influencia que seja comparavel à Grega.
Grécia influenciou Roma, Egipto foi influenciado por Roma
Morbus Escreveu:Na construção das pirâmides...
Estive a pesquisar e realmente tens razão, o grande numero dos trabalhadores eram realmente empregados permanentes do Farao e outros recrutados por um tempo limitado para a construção
Imagem
Imagem
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 13 fev 2007, 23:37

icekimi Escreveu:Vou repetir o que referi:
...como a democracia, nacionalismo, desporto, desenvolvimento da matemática, medicina, filosofia, teatro, grandes obras literárias, escultura, arquitectura, militares etc.
Tu não leste :roll: eu disse directamente...
icekimi Escreveu:São duas ramificações totalmente diferentes, a cultura egipcia não teve uma influencia que seja comparavel à Grega.
Grécia influenciou Roma, Egipto foi influenciado por Roma.
Acho melhor estudares um bocado do assunto e prontos. O que estás a dizer é PURA PALERMICE, mas prontos :roll:
icekimi Escreveu:Estive a pesquisar e realmente tens razão, o grande numero dos trabalhadores eram realmente empregados permanentes do Farao e outros recrutados por um tempo limitado para a construção
:roll: Tipo, não é por nada, mas sabes que eu estou a tirar um curso, um curso de Arqueologia, que, por acaso, tem VÁRIAS cadeiras de história... :roll: E prontos, civilizações pré-clássicas e proto-história é uma coisa que me interessa, assim como clássicas, ainda para mais que estou a dar precisamente isso este ano... :roll: Não é para ser gabarolas nem nada, mas as fontes a que foste pesquisar não devem ser as mesmas pelas quais eu aprendo as coisas... :roll:

Imagem
Imagem
Responder