Ambas são relativas, mas a diferença é que a ética é a nível pessoal e a moral é a nível social/cultural.Chris Escreveu:Moralidade é isso mesmo, relativa. A ética é que é universal. Acho que todos demos isto no 10º ano.
Despenalização do aborto
Moderadores: Redacção, Moderadores
- PeddieKitsune
- Expert
- Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
- Morbus
- Master
- Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
- Contacto:
Não era o contrário?PeddieKitsune Escreveu:Ambas são relativas, mas a diferença é que a ética é a nível pessoal e a moral é a nível social/cultural.Chris Escreveu:Moralidade é isso mesmo, relativa. A ética é que é universal. Acho que todos demos isto no 10º ano.

Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

- PeddieKitsune
- Expert
Nope. É assim mesmo.Morbus Escreveu:Não era o contrário?PeddieKitsune Escreveu:Ambas são relativas, mas a diferença é que a ética é a nível pessoal e a moral é a nível social/cultural.Chris Escreveu:Moralidade é isso mesmo, relativa. A ética é que é universal. Acho que todos demos isto no 10º ano.
- PeddieKitsune
- Expert
- PanicFreak
- Expert
- Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
- PeddieKitsune
- Expert
Eu não sou muito culto nestas coisas portanto só te posso dizer que estudei John Locke e as suas conclusões a partir da lei natural que resumem-se na ética universal de que os valores morais são nada mais do que princípios éticos que são nativos do universo, e não foram criados pelo homem mas são independentes da sua perspectiva. Por outras palavras, os principios éticos sempre existiram, porque estabelecem-se pela lógica, os homens é que os descobriram. Daí que a ética é universal. Por exemplo, matar é mau. Mas não é porque o homem disse que era mau, que é mau. É mau porque a ética universal assim o estabelece porque matar vai contra a forma natural da vida, que é logicamente, estar vivo. Ora se certos homens, assumem uma moralidade de que matar não é mau, então no contexto moral dessa cultura, matar não é mau. Mas é éticamente errado porque a ética é universal e não se rege pelo ser humano, ultrapassando qualquer "moralidade" imposta por este.
Desculpa se não me fiz entender, tentar lembrar-me daquilo que dei à 3 anos doi um bocado...
Desculpa se não me fiz entender, tentar lembrar-me daquilo que dei à 3 anos doi um bocado...
hax face
- PeddieKitsune
- Expert
Isso é a ideia que o Kant expõe na Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Ele propõe um imperativo categórico: Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como um fim e nunca simplesmente como meio. Ou seja, ele está a dizer que a ética é construída com base na ideia de que qualquer regra ética nunca pode ser auto-destrutível, tem de ser possível aplicar essa regra ao universo, tal como disseste. A questão é que essas leis, apesar de terem de obedecer a esse imperativo, são escolhidas por cada um. Cada pessoa escolhe não só as regras que quer tomar para si e obedecer, como também o lugar que ocupa na hierarquia dos valores que ele escolheu. Assim, é verdade que todas as leis éticas obedecem ao imperativo categórico de Kant, mas é também verdade que cada lista de valores formulada é sempre pessoal e é a própria pessoa que a elabora e segue.Chris Escreveu:Eu não sou muito culto nestas coisas portanto só te posso dizer que estudei John Locke e as suas conclusões a partir da lei natural que resumem-se na ética universal de que os valores morais são nada mais do que princípios éticos que são nativos do universo, e não foram criados pelo homem mas são independentes da sua perspectiva. Por outras palavras, os principios éticos sempre existiram, porque estabelecem-se pela lógica, os homens é que os descobriram. Daí que a ética é universal. Por exemplo, matar é mau. Mas não é porque o homem disse que era mau, que é mau. É mau porque a ética universal assim o estabelece porque matar vai contra a forma natural da vida, que é logicamente, estar vivo. Ora se certos homens, assumem uma moralidade de que matar não é mau, então no contexto moral dessa cultura, matar não é mau. Mas é éticamente errado porque a ética é universal e não se rege pelo ser humano, ultrapassando qualquer "moralidade" imposta por este.
Por outro lado, as leis morais são as regras que uma sociedade ou cultura toma para si de modo a que a vida em conjunto não se siga de modo anárquico. Essas leis morais são não só o conjunto de leis de constituições e afins, mas também regras de etiqueta e normas sociais que passam tão despercebidas que é difícil nomeá-las com algum grau de precisão. As leis éticas que os homens vão formular para si vão ter de estar necessariamente apoiadas nas leis morais (afinal eles próprios são indissociáveis da cultura onde estão firmemente estabelecidos), mas quem tem a última palavra na escolha e hierarquização dos valores é o ser singular, porque afinal é ele que está a construir os seus princípios de vida para ele próprio.
Claro que isto não é uma verdade absoluta, estamos só a discutir opiniões de autores que terão necessariamente de ser não-coincidentes, mas é esta a visão que tenho da distinção dos termos ética e moral.
- Morbus
- Master
- Contacto:
18?PeddieKitsune Escreveu:Tive 18 a Filosofia, e ética é a escala hierárquica de valores que cada ser constrói baseando-se na moral do meio socio-cultural em que está inserido.

Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter

- Newtomic
- Master
- Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
- Contacto:
ATENÇÃO que eu não li o que está ai para trás, mas é só para c4g4r uma "posta de pescada", tipo mas o que é que pode interessar a nota em filosofia? Disciplina de TRAMPA autentica, onde não ensinam nada e muito menos a usar de forma decente o cérebro. Tipo é que eu até hoje ainda só houve um professor de filosofia com quem eu consegui ter uma conversa interessante, fluída e decente, pois todos os outros são uma cambada de anormais que só porque uma pessoa se recusa a concordar com algumas das suas máximas já nos tratam de forma diferente, enfim para mim é algo simples; Filosofia tal como é ministrada na escola actualmente entre o 10º e o 12º ano SUCKS pura-e-simplesmente, e ter 18 nessa disciplina significa zero pois ter 18 em filosofia só é possível de 2 modos:
- Modo 1 = decorar tudo o que o prof quer e está nos livros.
- Modo 2 = professor dá as aulas de forma 100% diferente do que deveria dar segundo as indicações nacionais de ensino.
E pronto já cague| as postas todas!
- Modo 2 = professor dá as aulas de forma 100% diferente do que deveria dar segundo as indicações nacionais de ensino.

Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules” ... but ... RGB “Sucks”
• Newtomic (Shit main page) • Campeonato TrackMania Nations • Ntm Firefox • O Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59) •

Mega Score “Rules” ... but ... RGB “Sucks”
• Newtomic (Shit main page) • Campeonato TrackMania Nations • Ntm Firefox • O Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59) •

Concordo plenamente contigo. É uma disciplina com potencial para ter significado na educação das pessoas. Mas da forma como está a ser leccionada pelo sistema de ensino actual é o mesmo que nada. Por isso que apenas estudava o suficiente para passar, a esta e a Português.Newtomic Escreveu:ATENÇÃO que eu não li o que está ai para trás, mas é só para c4g4r uma "posta de pescada", tipo mas o que é que pode interessar a nota em filosofia? Disciplina de TRAMPA autentica, onde não ensinam nada e muito menos a usar de forma decente o cérebro. Tipo é que eu até hoje ainda só houve um professor de filosofia com quem eu consegui ter uma conversa interessante, fluída e decente, pois todos os outros são uma cambada de anormais que só porque uma pessoa se recusa a concordar com algumas das suas máximas já nos tratam de forma diferente, enfim para mim é algo simples; Filosofia tal como é ministrada na escola actualmente entre o 10º e o 12º ano SUCKS pura-e-simplesmente, e ter 18 nessa disciplina significa zero pois ter 18 em filosofia só é possível de 2 modos:
- Morbus
- Master
- Contacto:
Curiosamente, a par de Sociologia e Psicologia, Filosofia foi das cadeiras que mais me ensinou, não por eu aprender o que lá era dito, mas porque desenvolvi e muito o espírito crítico
Não é que tudo o que eu dizia estava correcto, como é claro, mas o simples facto de eu exigir entender aquilo que era dito fazia com que houvesse sempre discussão xD O grande problema é que havia muita coisa que o prof não sabia explicar...