Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%

Total de votos: 54
DesertStorm
Expert
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02

Mensagem por DesertStorm » quarta 31 jan 2007, 22:57

Bu77erCup242 Escreveu:DesertStorm nao era ai que eu queria chegar, por isso nao tires essa conclucao das minhas palavras....

então a ke kerias chegar?
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » quarta 31 jan 2007, 23:02

Bu77erCup242 Escreveu:Espera Madness eu acho que tu escreves-te muito para te desviares a questao. O referende diz nos se concordamos com a despenalizacao do aborto ate as 10 semanas por escolha da mulher. No entanto acho que todos concordamos que ninguem o vao fazer de animo leve. Que um aborto e algum que mesmo sendo escolha para a mulher lhe vai deixar marcas. Concordamos ambos ?

Mas agora vamos todos votar, e sabendo que escolha e da mulher. Que razoes tu achavas pessoalmente justificaveis para efectuar um aborto ? Porque um filho e caro e estava a poupar para o carro novo ? nao acredito. E por isso te perguntei, em que casos nao colocas objeçoes morais ao aborto ? Quais sao os casos, da me so uns exemplos, nao e dificil. Mesmo eu consigo pensar em alguns, mas gostava de ouvir a opiniao de alguem que ja esta tao decidido a votar sim.
Estando a abordar essa questão ("em que casos nao colocas objeçoes morais ao aborto ?") é que estamos efectivamente a afastarmo-nos da pergunta do referendo.
Respondendo ainda assim mais concretamente à tua questão: para além das situações já previstas na lei podem existir ainda uma série de razões que levam uma mulher a abortar. Queria evitar, sinceramente, estar a especular acho que não leva a lado nenhum, não neste caso. Mas uma coisa que sempre me fez impressão foi ver mães com 13 e 14 anos. Não é natural do ser humano. Que tipo de mãe será uma criança de 14 anos ? Quando o filho mais precisar dela, estará ela na flor da juventude, com vontade de viver a vida, um desprendimento natural da idade. É estranho.
No entanto uma coisa te posso dizer, não concordo que o aborto seja realizado como muitas pessoas jultam que ele decorrerá, pois muitas pessoas imaginam uma situação em que será apenas necessário comparecer numa clínica e pedir um aborto que ele será efectuado ali e na hora, como se estivessemos a falar do tratamento de um penso. Aposto no modelo Alemão, em que as mulheres têm uma consulta com um médico ou um psicólogo e que após essa consulta decorrem 2 ou 3 dias, para que a mulher possa reflectir sobre o que foi dito na consulta, e sobre o rumo que pretende dar a toda esta situação.

Espero ter respondido à tua pergunta de forma satisfatória
DesertStorm Escreveu:e que ao votar sim, vãi votar sim a qualker aborto por kualker razão, muitas delas futeis e egocêntricas.
Egocentrica é a tua posição em relação a esta situação ao tentares impôr doutrinas TUAS aos outros. Se tantos outros países já despenalizaram o aborto, dá-lhes o benefício da dúvida e deixa que seja a consciencia de cada um a ditar o que deve ou não fazer. Isto não é sobre mim, nem sobre ti, é sobre todos nós, sobre Portugal.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » quarta 31 jan 2007, 23:12

MadnessJonny Escreveu:
DesertStorm Escreveu:e que ao votar sim, vãi votar sim a qualker aborto por kualker razão, muitas delas futeis e egocêntricas.
Egocentrica é a tua posição em relação a esta situação ao tentares impôr doutrinas TUAS aos outros. Se tantos outros países já despenalizaram o aborto, dá-lhes o benefício da dúvida e deixa que seja a consciencia de cada um a ditar o que deve ou não fazer. Isto não é sobre mim, nem sobre ti, é sobre todos nós, sobre Portugal.
se eu soubesse que nenhuma mulher ia abortar eu deixava-las ter toda a liberdade, assim como não punia os ladroes se soubesse que ninguem roubava.

agora porke é ke vão despenalizar o aborto e deixar que os coitadinhos dos ladroes que apenas queriam melhorar a sua vida sejam condenados? porke não lhes dão liberdade de escolha?

se é egocentrismo querer defender aqueles que não teem voz eu orgulho-me de ser egocentrico
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » quarta 31 jan 2007, 23:19

DesertStorm Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:
se eu soubesse que nenhuma mulher ia abortar eu deixava-las ter toda a liberdade, assim como não punia os ladroes se soubesse que ninguem roubava.

agora porke é ke vão despenalizar o aborto e deixar que os coitadinhos dos ladroes que apenas queriam melhorar a sua vida sejam condenados? porke não lhes dão liberdade de escolha?

se é egocentrismo querer defender aqueles que não teem voz eu orgulho-me de ser egocentrico
És simplesmente casmurro demais para não perceber que comparar roubo ao aborto, uma prática não penalizada em grande partes do países mais desenvolvidos, é algo completamente absurdo. Se continuares com analogias dessas daqui a bocado estás a comparar o acto de fumar cigarros ao o de consumir drogas pesadas. Ou o acto de vender cigarros ao o de vender essas mesmas drogas pesadas. Tem lógica fazê-lo ? Não. Mas é o que estás a fazer.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Bu77erCup242
Expert
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 31 jan 2007, 23:20

Bem Madness acho que estas a pedir apenas a mao quando devias pedir o braco todo. Pedir nao e a palavra certa, exigir. Ambos concordamos que um aborto causa traumas morais e psicologicos numa mulher, que nenhuma mulher no faz de animo leve, no entanto essa e a solucao que nos estamos dispostos a dar-lhe. Um solucao que permite escolher o menor de dois males, ou abortas e sofres com isso, ou vives com as consequencias de um filho que nao pode manter. Acho que podemos e devemos exigir mais.

Devemos sim exigir ao estado que apoie e garante as familias condicoes para criar ou seus filhos, nao diz-lhe que se nao ha dinheiro podes abortar e viver com as consequencias desse dificil decisao moral. Devemos sim exigor ao estado que garante acompanhamento para as maes adolesentes, para poderem continuar a estudar e seguir com a sua vida com todas as condicoes necessarias, nao diz-lhe nao queres, podes abortar e viver toda a tua vida com esse dificil desicao de tomas-te, e de certeza que nao a tomou de animo leve. Uma mae solteira que por causa de uma gravidez pode perder o seu emprego ? Devemos exigor ao estado que a protega legalmente para poder continuar a sua vida e para garantir que uma gravidez nao e o fim da sua vida professional, nao diz-lhe abortas e vives com isso. Ainda nao percebes-te que o aborto e a resposta facil, e a fuga para a frente, as familas nao tem tempo, meios, nao lhes podemos dizer que a solucao e abortar, porque ninguem aborta porque quer, abortam porque sao obrigados pelas condicionalidades da vida, vamos e lutar contra essas condicionalidades.
E dificil ? Pois e, mas tudo o que e bom e dificil, mas podemos e desistir a meio do caminho e optar pela resposta facil, temos que exigir a ma classe politica Portuguee que garanta os meios para os Portuguese criarem os seus filhos. Se uma mulher aborta porque nao tem condicoes para criar um filho, tem que ser o estado a garanti-lhe essas condicoes, nao diz-lhe que a solucao e abortar.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » quarta 31 jan 2007, 23:28

Bu77erCup242 Escreveu:Bem Madness acho que estas a pedir apenas a mao quando devias pedir o braco todo. Pedir nao e a palavra certa, exigir. Ambos concordamos que um aborto causa traumas morais e psicologicos numa mulher, que nenhuma mulher no faz de animo leve, no entanto essa e a solucao que nos estamos dispostos a dar-lhe. Um solucao que permite escolher o menor de dois males, ou abortas e sofres com isso, ou vives com as consequencias de um filho que nao pode manter. Acho que podemos e devemos exigir mais.

Devemos sim exigir ao estado que apoie e garante as familias condicoes para criar ou seus filhos, nao diz-lhe que se nao ha dinheiro podes abortar e viver com as consequencias desse dificil decisao moral. Devemos sim exigor ao estado que garante acompanhamento para as maes adolesentes, para poderem continuar a estudar e seguir com a sua vida com todas as condicoes necessarias, nao diz-lhe nao queres podes abortar e viver toda a tua vida com esse dificil desicao de tomas-te e de certeza que nao a tomou de animo leve. Uma mae solteira que nao por quase de uma gravidez pode perder o seu emprego ? Devemos exigor ao estado que a protega legalmente para poder continuar a sua vida e para garantir que uma gravidez nao e o fim da sua vida professional, nao diz-lhe abortas e vives com isso. Ainda nao percebes-te que o aborto e a resposta facil, e a fuga para a frente, as familas nao tem tempo, meios, nao lhes podemos dizer que a solucao e abortar, porque ninguem aborta porque quer, abortam porque sao obrigados pelas condicionalidades da vida, vamos e lutar contra essas condicionalidades.
E dificil ? Pois e, mas tudo o que e bom e dificil, mas podemos e desistir a meio do caminho e optar pela resposta facil, temos que exigir a ma classe politica Portuguee que garante os meios para os Portuguese criarem os seus filhos. Se uma mulher aborta porque nao tem condicoes para criar um filho, tem que ser o estado a garanti-lhe essas condicoes, nao diz-lhe que a unica solucao e abortar.
Só retifico uma coisa, o problema não é ser difícil, é ser utópico. Claro que essa seria a melhor de todas as soluções mas ai estamos a cair numa política fantasiosa, seria como os regimes em que se não pode ser tudo rico, então que seja tudo pobre. Isso não funciona assim, sabe-lo bem. Condordo com o teu discurso, é bonito mas não é eficaz, não responde às perguntas e muito menos faz aparecer os recursos para aplicar essa forma de pensar em prática. Temos que ter os pés na terra, Portugal não tem condições para o fazer, e nenhum país o tem para o fazer como muitas mulheres realmente precisam.
Imagem
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » quarta 31 jan 2007, 23:29

MadnessJonny Escreveu:
DesertStorm Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:

És simplesmente casmurro demais para não perceber que comparar roubo ao aborto, uma prática não penalizada em grande partes do países mais desenvolvidos, é algo completamente absurdo. Se continuares com analogias dessas daqui a bocado estás a comparar o acto de fumar cigarros ao o de consumir drogas pesadas. Ou o acto de vender cigarros ao o de vender essas mesmas drogas pesadas. Tem lógica fazê-lo ? Não. Mas é o que estás a fazer.
o aborto é mais comparavel a um homicidio, e se não consideram um feto de 10 semanas uma pessoa, não vos posso convencer do contrario, mas eu considero.

quanto á cena do tabaco e das drogas, para mim é a mesma coisa com a excepção de que com o tabaco prejudicas muito mais as pessoas que estão á tua volta com o fumo que libertas, de resto são ambos viciantes e fazem mal á saude , mas nesse caso só a vida da pessoa esta envolvida.
Mas concordo com a proibição do tabaco em lugares publicos, porke sei ke vai haver gente que não vai respeitar os outros e precisam de ser travados.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » quarta 31 jan 2007, 23:35

DesertStorm Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:
DesertStorm Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:

o aborto é mais comparavel a um homicidio, e se não consideram um feto de 10 semanas uma pessoa, não vos posso convencer do contrario, mas eu considero.
Tocaste na ferida: porque tu consideras, eu também tenho que considerar ? Quando nem os médicos parecem estar todos de acordo ?
quanto á cena do tabaco e das drogas, para mim é a mesma coisa com a excepção de que com o tabaco prejudicas muito mais as pessoas que estão á tua volta com o fumo que libertas, de resto são ambos viciantes e fazem mal á saude , mas nesse caso só a vida da pessoa esta envolvida.
Mas concordo com a proibição do tabaco em lugares publicos, porke sei ke vai haver gente que não vai respeitar os outros e precisam de ser travados.
Eu também considero o tabaco um vício, e creio que não vinha mal nenhum ao mundo caso deixasse de ser permitido (bem, por acaso até vinha, porque em termos financeiros o dinheiro do tabaco dá muito jeito ao governo...) mas tudo é um vício em potência. Beber pode ser um vício, comer pode ser um vício, fazer amor pode ser um vício, JOGAR pode ser um vício. Agora, é preciso é saber separar os vícios e não pôr tudo no mesmo saco. O tabaco cria vício, mas que é superável com mera força de vontade, já as drogas é preciso muito mais e a degradação causada pelas mesmas é muito superior, tanto a níveis físico-biológicos como sociais. Há vicios e vícios, comparar o tabaco às drogas pesadas é no mínimo extremista.
Última edição por MadnessJonny em quarta 31 jan 2007, 23:36, editado 1 vez no total.
Imagem
Bu77erCup242
Expert

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 31 jan 2007, 23:36

Madness nao e utopico, vamos comecar pelos 10 000 000 do aborto anual e utiliza-lo para apoiar as mulheres gravidas que se vem obrigadas abortar. Vamo utilizar este dinheiro para as apioar, para lhes garantir as condicoes para terem os seus filhos e contiuarem com a sua vida. Vai resolver tudo de uma vez ? Nao, nao vai. Mas vai ajudar e é so o primiero passo, e acredita que muitas mulheres que se vem obrigadas a abortar com esta ajudas se calhar podiam ter os seus filhos e evitar qualquer trauma de fazer um aborto.
Imagem
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » quarta 31 jan 2007, 23:49

Bu77erCup242 Escreveu:Madness nao e utopico, vamos comecar pelos 10 000 000 do aborto anual e utiliza-lo para apoiar as mulheres gravidas que se vem obrigadas abortar. Vamo utilizar este dinheiro para as apioar, para lhes garantir as condicoes para terem os seus filhos e contiuarem com a sua vida. Vai resolver tudo de uma vez ? Nao, nao vai. Mas vai ajudar e é so o primiero passo, e acredita que muitas mulheres que se vem obrigadas a abortar com esta ajudas se calhar podiam ter os seus filhos e evitar qualquer trauma de fazer um aborto.
Hum, estás portanto a dizer que ao invés de gastar esse dinheiro a pagar o aborto, esse dinheiro devia ser como que dado às mulheres como forma de ajuda para sustentarem o filho. Sim, muito bem mas há um problema: o que achas que é mais caro, pagar um aborto ou sustentar um filho ? Acho que a resposta é completamente óbvia. Se para as mulheres que abortam é menos pesado a nível financeiro pagar um aborto (que é cobrado nas clínicas ilegais a um preço muito superior ao seu real custo, e portanto o custo do estado para aborta uma mulher em nada se compara com o pedido numa dessas clínicas) o que resolveria elas terem esse dinheiro ? Nada. Deixa-me explicar com um exemplo:

Actualmente:
A Maria está grávida e não deseja ter o filho por razão que não interessam ao exemplo. Vai a uma clínica privada e pedem-lhe XXXXX euros para realizar o aborto. Ela consegue o dinheiro e realiza o aborto em condições precárias.

Segundo a tua ideia:
A Maria está grávida e não deseja ter o filho por razão que não interessam ao exemplo. Vai a uma clínica do estado e é-lhe dado XXXXX euros para que ela tenha o bébe em condições (e aqui estamos a imaginar que o custo do aborto para o estado é o preço cobrado pelas clinicas ilegais, algo completamente afastado da realidade).
Ponto da situação, a Maria tem agora um bébe na barriga e XXXX euros no bolso. Mas esse dinheiro é uma gota de água naquilo que a Maria precisa para cuidar do seu filho. Esse dinheiro teria a Maria conseguido arranjar caso fosse a uma clinica de aborto ilegal. O desfecho mais provável para esta situação ? A Maria agarra nos XXXX euros e vai a uma clínica ilegal realizar o aborto em condições precárias....

Resolveu alguma coisa ? Não, pior agora é o estado a "dar" o dinheiro às clinicas privadas. Se alguém não tem condições para cuidar de um filho mas tem para conseguir dinheiro para abortar, não é por receber essa quantia que vai poder tratar do filho tranquilamente.

Essa proposta parece boa, mas não resolve nada. É só fazer as "contas".
Imagem
Bu77erCup242
Expert

Mensagem por Bu77erCup242 » quarta 31 jan 2007, 23:58

Bem Madness acho que tinhamos concordados que dadas as condicoes nenhuma mulher escolhe abortar. Pensei que tinhamos concordado, as pessoas a isso sao obrigadas pela condicionalidades da sua vida, uma desicao dificil e dolorosa.
Pensei que tinhamos chegado ao concenso que ninguem vai abortar por razoes amorais, porque a barriga fica mal, porque queria comrar um carro, mas sim porque nao tem condicoes na sua vida que lhes perita ter um filho. Condicoes que com dinheiro o estado pode ajudar a criar. Suponho que a tal Maria nao fosse abortar porque o vestido deixava de lhe servir, mas sim porque nao tem condicoes economicas para suster um filho. Condicoes essas que o estado pode ajudar a criara. Que a Maria vai abortar porque a gravidez a fassa perder o emprego, porque se tiver um filho tao nova que vai estragar a sua vida...Coisas que com dinheiro o estado pode contrariar.

No entanto, se sim, se concordas com que o aborto vai ser feito em situacoes tao futeis, ai talvez o dinheiro nao seja tudo. No entanto no teu post destaco um frase:

"Sim, muito bem mas há um problema: o que achas que é mais caro, pagar um aborto ou sustentar um filho ?"

Eu nao acho nada, no entanto concordei contigo e com o kvk quando disseram que o dinheiro nao se o factor que se sobrepoem.Gastamos mais, pois bem teremos de gastar porque o dinheiro nao pode ser o que falta pois e um asunto essencial. E por ser mais barato abortar que damos a mulher essa unica escolha em vez de assegurar que pode ter o seu filho com todas as condicoes. Espero que nao, espero que nao sejam essas "contas" de que falas na ultima frase que determinem que a unica solucao que podemos dar as mulheres e um dolorosa em vez de uma ajuda verdadeira que tanto precisao.
Imagem
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » quinta 01 fev 2007, 0:11

Bu77erCup242 Escreveu:Bem Madness acho que tinhamos concordados que dadas as condicoes nenhuma mulher escolhe abortar. Pensei que tinhamos concordado, as pessoas a isso sao obrigadas pela condicionalidades da sua vida, uma desicao dificil e dolorosa.
Pensei que tinhamos chegado ao concenso que ninguem vai abortar por razoes amorais, porque a barriga fica mal, porque queria comrar um carro, mas sim porque nao tem condicoes na sua vida que lhes perita ter um filho. Condicoes que com dinheiro o estado pode ajudar a criar. Suponho que a tal Maria nao fosse abortar porque o vestido deixava de lhe servir, mas ism porque nao tem condicoes economicas para suster um filho. Condicoes essas que o estado pode ajudar a criara. Que a Maria vai abortar porque a gravidez a fassa perder o emprego, porque se tiver um filho tao nova que vai estragar a sua vida...Coisas que com dinheiro o estado pode contrariar.

No entanto, se sim, se concordas com que o aborto vai ser feito em situacoes tao futeis, ai talvez o dinheiro nao seja tudo. No entanto no teu post destaco um frase:

"Sim, muito bem mas há um problema: o que achas que é mais caro, pagar um aborto ou sustentar um filho ?"

Eu nao acho nada, no entanto concordei contigo e com o kvk quando disseram que o dinheiro nao se o factor que se sobrepoem. E por ser mais barato abortar que damos a mulher essa opecao em vez de assegurar que pode ter o seu filho com todas as condicoes. Espero que nao, espero que nao sejam essas "contas" de que falas na ultima frase que determinem que a unica solucao que podemos dar as mulheres e um dolorosa em vez de uma ajuda verdadeira que tanto precisao.
Não, não é isso. As contas a que eu me referi são as seguintes:

:arrow: O estado tem 10 milhões de euros para realizar abortos. Suponhamos que isso financia o total de XXXX abortos.

Pela tua ideia, o estado devia com esse dinheiro ajudar a criar condições para as mulheres terem os seus filhos. Ora bem, se a mulher consegue arranjar o dinheiro de um aborto para o fazer, não é certamente por quantias desse calibre que deixará de ter o filho. Certo? Penso que sim. A mulher precisa então de incentivos e de apoios em valores bastante superiores. A ajuda tem que ser então, em suma, (bastante) superior ao custo de um aborto. Então aqui entra outra condição:

:arrow: Se o estado tem condições para financiar esse XXXX abortos, é porque estima que haverão XXXX a querer abortar.

:arrow: Se o estado, pela tua ideia, tem que fornecer à mulher um apoio que, por razões já apontadas, tem que ser superior ao custo de um aborto, isso resulta em que muitas mulheres terão que ficar de fora desse plano porque, como é obvio o dinheiro não é elástico.

Imaginemos então que o estado fornece à mulher uma ajudar duas vezes superior ao preço de um aborto (não considero uma ajuda especialmente incentivante para quem não possa realmente ter o filho... É quase como dizer "Toma lá 25 euros para ires comprar o tal Ferrarri"), isto implica que o estado não terá recursos monetários para metade das mulheres. E isto fazendo as contas para uma ajuda relativamente fraca...

São estas as contas de que falei. O estado não consegue esticar o dinheiro .
Imagem
Bu77erCup242
Expert

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 01 fev 2007, 1:06

Bem so me viste dar razao,o aborto e solucao mais facil e da menos trabalho mas principalmente e mais barato. Eu que pensave que nao era uma questao de dinheiro como tu proprio tinhas dito. Fica mais barato matar o filho das mulheres do que dar-lhes as condicoes para os ter condicoes de que precisao, condicoes que nao as levam ao desespero que e abortar. Mas e caro....a opecao que nao as magoa, nao as fere essa e cara, por isso vamos obrigalas a fazer essa escolha dolorosa, vamos obrigalas a fazer a escolha que ninguem quer um dia ter de fazer porque fica mais barato.
Imagem
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » quinta 01 fev 2007, 10:49

Bu77erCup242 Escreveu:Bem so me viste dar razao,o aborto e solucao mais facil e da menos trabalho mas principalmente e mais barato. Eu que pensave que nao era uma questao de dinheiro como tu proprio tinhas dito. Fica mais barato matar o filho das mulheres do que dar-lhes as condicoes para os ter condicoes de que precisao, condicoes que nao as levam ao desespero que e abortar. Mas e caro....a opecao que nao as magoa, nao as fere essa e cara, por isso vamos obrigalas a fazer essa escolha dolorosa, vamos obrigalas a fazer a escolha que ninguem quer um dia ter de fazer porque fica mais barato.
Mas espera lá, não te percebo, achas que o estado pode esticar o dinheiro ? Que propões então para o estado poder angariar o dinheiro para pagar a todas as mulheres que pretendiam abortar(e mais, se fosse essa a solução, todas as mulheres irião querer ter direito a esse dinheiro e evocavam o direito à igualdade para o obter, por isso o mais provável era tornar-se uma ajuda para praticamente todas as mulheres) ? Qual é a solução que propões ? Aumentar os impostos ? Cortar na educação ? Diz-me ! Bu77erCup242 mete os pés na terra! A questão não deve ter a ver com o dinheiro mas ele não é elástico e é necessário!
Não percebo a tua posição. Estás a ser idealista, utópico. Como queres que um estado com défice constante no orçamento, se proponha a ajudar de forma eficaz as mulheres que não têm condições ? Se o estado pudesse fazer isso, já o tinha feito. E já tinha feito muitas outras coisas, já não existiriam sem abrigos, pessoas pobres e viveriamos todos felizes. Mas sabes, o estado não tem esse dinheiro.

Sê realista por favor, esta discução já se está a tornar ridícula. Um diz-me que porque ele acha que "Ah e tal" todos têm que concordar com ele, outro propõe soluções ideais mas totalment utópicas, por favor...

Os partidários do Não dizem muitos deles, entre outras coisas, que existem melhores opções. Mas eu não vejo nada. O Não ganhou o último referendo há quase 10 anos e que fizeram essas pessoas para mudar a situação ? Nada. Absolutamente nada. Existem, segundo eles, melhores alternativas mas nada surge deles. Fica tudo na mesma. Isto é ridículo!!! Isto só me faz concluir que quem votou Não está simplesmente contente com a situação actual, e tudo o que disseram, e ainda dizem, de que existem melhores soluções é tudo uma metira pegada. Elas até podem existir, mas po-las em prática é inviável e era responsabilidade dos partidários do Não do último refendo se terem debruçado sobre esta questão e apresentar uma solução real para um problema real. Mas não. E isso ainda me indigna mais, estamos a brincar com as pessoas!

Eu sinceramente, e com pena minha, começo a achar que esta discução se começa a tornar demasiadamente afastada da realidade e da pergunta que consta com boletim de voto. Se continuarem a insistir em falar fora da realidade, acho que me vou abster de participar.
Imagem
Bu77erCup242
Expert

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 01 fev 2007, 21:08

Madness mas num pais onde ha pessoas a viver nas ruas, onde a pessoas em listas no hostipais e morrer lentamente. Nesse pais vamos encontrar dinheiro para o aborto, porque nesse pais esse dinheiro nao faz falta.

Agora quando falamos em arrangar dinheiro para um solucao melhor que o aborto ja somos utopicos ? Ou sera que o aborto se tornou um causa tao grande para ti que nao consegues ver a contradicao.

Sim o estado devias ajudar as maes que nao tem condicoes para cuidar dos seu filhos, essa e a solucao. Tal como o estado ajudar, os desempregados, as familias, os agricultores, as empresas...mas para as maes nao a dinheiro, e é utopico pedi-lo.
Ainda nao ajuda todo a gente nas condicoes devidas, pois nao. Mas isso vamos la aos poucos, aos poucos o fundo de desemprego sobe, aos poucos as ajudas as empresas sobem...nao pode sre tudo e de um vez. Mas se para ti pedir mais e um utopia, tens um postura muito conformada para sequer discutir-mos.
Imagem
Bloqueado