Bu77erCup242 Escreveu:DesertStorm nao era ai que eu queria chegar, por isso nao tires essa conclucao das minhas palavras....
então a ke kerias chegar?
Moderadores: Redacção, Moderadores
Estando a abordar essa questão ("em que casos nao colocas objeçoes morais ao aborto ?") é que estamos efectivamente a afastarmo-nos da pergunta do referendo.Bu77erCup242 Escreveu:Espera Madness eu acho que tu escreves-te muito para te desviares a questao. O referende diz nos se concordamos com a despenalizacao do aborto ate as 10 semanas por escolha da mulher. No entanto acho que todos concordamos que ninguem o vao fazer de animo leve. Que um aborto e algum que mesmo sendo escolha para a mulher lhe vai deixar marcas. Concordamos ambos ?
Mas agora vamos todos votar, e sabendo que escolha e da mulher. Que razoes tu achavas pessoalmente justificaveis para efectuar um aborto ? Porque um filho e caro e estava a poupar para o carro novo ? nao acredito. E por isso te perguntei, em que casos nao colocas objeçoes morais ao aborto ? Quais sao os casos, da me so uns exemplos, nao e dificil. Mesmo eu consigo pensar em alguns, mas gostava de ouvir a opiniao de alguem que ja esta tao decidido a votar sim.
Egocentrica é a tua posição em relação a esta situação ao tentares impôr doutrinas TUAS aos outros. Se tantos outros países já despenalizaram o aborto, dá-lhes o benefício da dúvida e deixa que seja a consciencia de cada um a ditar o que deve ou não fazer. Isto não é sobre mim, nem sobre ti, é sobre todos nós, sobre Portugal.DesertStorm Escreveu:e que ao votar sim, vãi votar sim a qualker aborto por kualker razão, muitas delas futeis e egocêntricas.
se eu soubesse que nenhuma mulher ia abortar eu deixava-las ter toda a liberdade, assim como não punia os ladroes se soubesse que ninguem roubava.MadnessJonny Escreveu:Egocentrica é a tua posição em relação a esta situação ao tentares impôr doutrinas TUAS aos outros. Se tantos outros países já despenalizaram o aborto, dá-lhes o benefício da dúvida e deixa que seja a consciencia de cada um a ditar o que deve ou não fazer. Isto não é sobre mim, nem sobre ti, é sobre todos nós, sobre Portugal.DesertStorm Escreveu:e que ao votar sim, vãi votar sim a qualker aborto por kualker razão, muitas delas futeis e egocêntricas.
És simplesmente casmurro demais para não perceber que comparar roubo ao aborto, uma prática não penalizada em grande partes do países mais desenvolvidos, é algo completamente absurdo. Se continuares com analogias dessas daqui a bocado estás a comparar o acto de fumar cigarros ao o de consumir drogas pesadas. Ou o acto de vender cigarros ao o de vender essas mesmas drogas pesadas. Tem lógica fazê-lo ? Não. Mas é o que estás a fazer.DesertStorm Escreveu:se eu soubesse que nenhuma mulher ia abortar eu deixava-las ter toda a liberdade, assim como não punia os ladroes se soubesse que ninguem roubava.MadnessJonny Escreveu:Egocentrica é a tua posição em relação a esta situação ao tentares impôr doutrinas TUAS aos outros. Se tantos outros países já despenalizaram o aborto, dá-lhes o benefício da dúvida e deixa que seja a consciencia de cada um a ditar o que deve ou não fazer. Isto não é sobre mim, nem sobre ti, é sobre todos nós, sobre Portugal.DesertStorm Escreveu:e que ao votar sim, vãi votar sim a qualker aborto por kualker razão, muitas delas futeis e egocêntricas.
agora porke é ke vão despenalizar o aborto e deixar que os coitadinhos dos ladroes que apenas queriam melhorar a sua vida sejam condenados? porke não lhes dão liberdade de escolha?
se é egocentrismo querer defender aqueles que não teem voz eu orgulho-me de ser egocentrico
Só retifico uma coisa, o problema não é ser difícil, é ser utópico. Claro que essa seria a melhor de todas as soluções mas ai estamos a cair numa política fantasiosa, seria como os regimes em que se não pode ser tudo rico, então que seja tudo pobre. Isso não funciona assim, sabe-lo bem. Condordo com o teu discurso, é bonito mas não é eficaz, não responde às perguntas e muito menos faz aparecer os recursos para aplicar essa forma de pensar em prática. Temos que ter os pés na terra, Portugal não tem condições para o fazer, e nenhum país o tem para o fazer como muitas mulheres realmente precisam.Bu77erCup242 Escreveu:Bem Madness acho que estas a pedir apenas a mao quando devias pedir o braco todo. Pedir nao e a palavra certa, exigir. Ambos concordamos que um aborto causa traumas morais e psicologicos numa mulher, que nenhuma mulher no faz de animo leve, no entanto essa e a solucao que nos estamos dispostos a dar-lhe. Um solucao que permite escolher o menor de dois males, ou abortas e sofres com isso, ou vives com as consequencias de um filho que nao pode manter. Acho que podemos e devemos exigir mais.
Devemos sim exigir ao estado que apoie e garante as familias condicoes para criar ou seus filhos, nao diz-lhe que se nao ha dinheiro podes abortar e viver com as consequencias desse dificil decisao moral. Devemos sim exigor ao estado que garante acompanhamento para as maes adolesentes, para poderem continuar a estudar e seguir com a sua vida com todas as condicoes necessarias, nao diz-lhe nao queres podes abortar e viver toda a tua vida com esse dificil desicao de tomas-te e de certeza que nao a tomou de animo leve. Uma mae solteira que nao por quase de uma gravidez pode perder o seu emprego ? Devemos exigor ao estado que a protega legalmente para poder continuar a sua vida e para garantir que uma gravidez nao e o fim da sua vida professional, nao diz-lhe abortas e vives com isso. Ainda nao percebes-te que o aborto e a resposta facil, e a fuga para a frente, as familas nao tem tempo, meios, nao lhes podemos dizer que a solucao e abortar, porque ninguem aborta porque quer, abortam porque sao obrigados pelas condicionalidades da vida, vamos e lutar contra essas condicionalidades.
E dificil ? Pois e, mas tudo o que e bom e dificil, mas podemos e desistir a meio do caminho e optar pela resposta facil, temos que exigir a ma classe politica Portuguee que garante os meios para os Portuguese criarem os seus filhos. Se uma mulher aborta porque nao tem condicoes para criar um filho, tem que ser o estado a garanti-lhe essas condicoes, nao diz-lhe que a unica solucao e abortar.
o aborto é mais comparavel a um homicidio, e se não consideram um feto de 10 semanas uma pessoa, não vos posso convencer do contrario, mas eu considero.MadnessJonny Escreveu:És simplesmente casmurro demais para não perceber que comparar roubo ao aborto, uma prática não penalizada em grande partes do países mais desenvolvidos, é algo completamente absurdo. Se continuares com analogias dessas daqui a bocado estás a comparar o acto de fumar cigarros ao o de consumir drogas pesadas. Ou o acto de vender cigarros ao o de vender essas mesmas drogas pesadas. Tem lógica fazê-lo ? Não. Mas é o que estás a fazer.DesertStorm Escreveu:se eu soubesse que nenhuma mulher ia abortar eu deixava-las ter toda a liberdade, assim como não punia os ladroes se soubesse que ninguem roubava.MadnessJonny Escreveu:Egocentrica é a tua posição em relação a esta situação ao tentares impôr doutrinas TUAS aos outros. Se tantos outros países já despenalizaram o aborto, dá-lhes o benefício da dúvida e deixa que seja a consciencia de cada um a ditar o que deve ou não fazer. Isto não é sobre mim, nem sobre ti, é sobre todos nós, sobre Portugal.DesertStorm Escreveu:e que ao votar sim, vãi votar sim a qualker aborto por kualker razão, muitas delas futeis e egocêntricas.
agora porke é ke vão despenalizar o aborto e deixar que os coitadinhos dos ladroes que apenas queriam melhorar a sua vida sejam condenados? porke não lhes dão liberdade de escolha?
se é egocentrismo querer defender aqueles que não teem voz eu orgulho-me de ser egocentrico
Tocaste na ferida: porque tu consideras, eu também tenho que considerar ? Quando nem os médicos parecem estar todos de acordo ?DesertStorm Escreveu:o aborto é mais comparavel a um homicidio, e se não consideram um feto de 10 semanas uma pessoa, não vos posso convencer do contrario, mas eu considero.MadnessJonny Escreveu:És simplesmente casmurro demais para não perceber que comparar roubo ao aborto, uma prática não penalizada em grande partes do países mais desenvolvidos, é algo completamente absurdo. Se continuares com analogias dessas daqui a bocado estás a comparar o acto de fumar cigarros ao o de consumir drogas pesadas. Ou o acto de vender cigarros ao o de vender essas mesmas drogas pesadas. Tem lógica fazê-lo ? Não. Mas é o que estás a fazer.DesertStorm Escreveu:se eu soubesse que nenhuma mulher ia abortar eu deixava-las ter toda a liberdade, assim como não punia os ladroes se soubesse que ninguem roubava.MadnessJonny Escreveu:Egocentrica é a tua posição em relação a esta situação ao tentares impôr doutrinas TUAS aos outros. Se tantos outros países já despenalizaram o aborto, dá-lhes o benefício da dúvida e deixa que seja a consciencia de cada um a ditar o que deve ou não fazer. Isto não é sobre mim, nem sobre ti, é sobre todos nós, sobre Portugal.DesertStorm Escreveu:e que ao votar sim, vãi votar sim a qualker aborto por kualker razão, muitas delas futeis e egocêntricas.
Eu também considero o tabaco um vício, e creio que não vinha mal nenhum ao mundo caso deixasse de ser permitido (bem, por acaso até vinha, porque em termos financeiros o dinheiro do tabaco dá muito jeito ao governo...) mas tudo é um vício em potência. Beber pode ser um vício, comer pode ser um vício, fazer amor pode ser um vício, JOGAR pode ser um vício. Agora, é preciso é saber separar os vícios e não pôr tudo no mesmo saco. O tabaco cria vício, mas que é superável com mera força de vontade, já as drogas é preciso muito mais e a degradação causada pelas mesmas é muito superior, tanto a níveis físico-biológicos como sociais. Há vicios e vícios, comparar o tabaco às drogas pesadas é no mínimo extremista.quanto á cena do tabaco e das drogas, para mim é a mesma coisa com a excepção de que com o tabaco prejudicas muito mais as pessoas que estão á tua volta com o fumo que libertas, de resto são ambos viciantes e fazem mal á saude , mas nesse caso só a vida da pessoa esta envolvida.
Mas concordo com a proibição do tabaco em lugares publicos, porke sei ke vai haver gente que não vai respeitar os outros e precisam de ser travados.
Hum, estás portanto a dizer que ao invés de gastar esse dinheiro a pagar o aborto, esse dinheiro devia ser como que dado às mulheres como forma de ajuda para sustentarem o filho. Sim, muito bem mas há um problema: o que achas que é mais caro, pagar um aborto ou sustentar um filho ? Acho que a resposta é completamente óbvia. Se para as mulheres que abortam é menos pesado a nível financeiro pagar um aborto (que é cobrado nas clínicas ilegais a um preço muito superior ao seu real custo, e portanto o custo do estado para aborta uma mulher em nada se compara com o pedido numa dessas clínicas) o que resolveria elas terem esse dinheiro ? Nada. Deixa-me explicar com um exemplo:Bu77erCup242 Escreveu:Madness nao e utopico, vamos comecar pelos 10 000 000 do aborto anual e utiliza-lo para apoiar as mulheres gravidas que se vem obrigadas abortar. Vamo utilizar este dinheiro para as apioar, para lhes garantir as condicoes para terem os seus filhos e contiuarem com a sua vida. Vai resolver tudo de uma vez ? Nao, nao vai. Mas vai ajudar e é so o primiero passo, e acredita que muitas mulheres que se vem obrigadas a abortar com esta ajudas se calhar podiam ter os seus filhos e evitar qualquer trauma de fazer um aborto.
Não, não é isso. As contas a que eu me referi são as seguintes:Bu77erCup242 Escreveu:Bem Madness acho que tinhamos concordados que dadas as condicoes nenhuma mulher escolhe abortar. Pensei que tinhamos concordado, as pessoas a isso sao obrigadas pela condicionalidades da sua vida, uma desicao dificil e dolorosa.
Pensei que tinhamos chegado ao concenso que ninguem vai abortar por razoes amorais, porque a barriga fica mal, porque queria comrar um carro, mas sim porque nao tem condicoes na sua vida que lhes perita ter um filho. Condicoes que com dinheiro o estado pode ajudar a criar. Suponho que a tal Maria nao fosse abortar porque o vestido deixava de lhe servir, mas ism porque nao tem condicoes economicas para suster um filho. Condicoes essas que o estado pode ajudar a criara. Que a Maria vai abortar porque a gravidez a fassa perder o emprego, porque se tiver um filho tao nova que vai estragar a sua vida...Coisas que com dinheiro o estado pode contrariar.
No entanto, se sim, se concordas com que o aborto vai ser feito em situacoes tao futeis, ai talvez o dinheiro nao seja tudo. No entanto no teu post destaco um frase:
"Sim, muito bem mas há um problema: o que achas que é mais caro, pagar um aborto ou sustentar um filho ?"
Eu nao acho nada, no entanto concordei contigo e com o kvk quando disseram que o dinheiro nao se o factor que se sobrepoem. E por ser mais barato abortar que damos a mulher essa opecao em vez de assegurar que pode ter o seu filho com todas as condicoes. Espero que nao, espero que nao sejam essas "contas" de que falas na ultima frase que determinem que a unica solucao que podemos dar as mulheres e um dolorosa em vez de uma ajuda verdadeira que tanto precisao.
Mas espera lá, não te percebo, achas que o estado pode esticar o dinheiro ? Que propões então para o estado poder angariar o dinheiro para pagar a todas as mulheres que pretendiam abortar(e mais, se fosse essa a solução, todas as mulheres irião querer ter direito a esse dinheiro e evocavam o direito à igualdade para o obter, por isso o mais provável era tornar-se uma ajuda para praticamente todas as mulheres) ? Qual é a solução que propões ? Aumentar os impostos ? Cortar na educação ? Diz-me ! Bu77erCup242 mete os pés na terra! A questão não deve ter a ver com o dinheiro mas ele não é elástico e é necessário!Bu77erCup242 Escreveu:Bem so me viste dar razao,o aborto e solucao mais facil e da menos trabalho mas principalmente e mais barato. Eu que pensave que nao era uma questao de dinheiro como tu proprio tinhas dito. Fica mais barato matar o filho das mulheres do que dar-lhes as condicoes para os ter condicoes de que precisao, condicoes que nao as levam ao desespero que e abortar. Mas e caro....a opecao que nao as magoa, nao as fere essa e cara, por isso vamos obrigalas a fazer essa escolha dolorosa, vamos obrigalas a fazer a escolha que ninguem quer um dia ter de fazer porque fica mais barato.