Morbus Escreveu:ICE Escreveu:Então a religião, seja ela qual for não é dogmática. Porque o que é hoje, pode não o ser no futuro e também pode ser e é argumentativa.
Nunca, em nenhum religião, se considera a hipótese de uma mudança do fundamento base da mesma derivado ao tempo. Se isso acontecer, sim, como dizes, não é uma religião, mas isso raramente acontece quando se trata de religiões relativas a deus.
ICE Escreveu:O que eu acho é que voçê não leram bem a definição de Dogma.
Eu acho que tu não sabes é o que quer dizer religião...
Não sei o que é religião??? Peço-te desculpa mas à 6 anos que estudo religiões devo saber alguma coisa e pelos vistos sei.
Fazes ideia de quantas vezes a bíblia foi alterada, recortada, coisas somadas outras subtraídas, e mesmo no que não foi na bíblia que tu hoje conheces existem 2 deuses, prova de que mesmo a religião católica pode e vai-se actualizando conforme o tempo. E quem diz bíblia diz Corão e outros livros sagrados.
Sabes porque noutras religiões surgiram tantos Deuses? De entre vários motivos um deles era a necessidade de actualização. Mas nem era preciso inventar novos, Osiris, Dionisio, Atis, Aduna tudo Deuses que eram algo nuns anos mas completamente diferentes noutros.
Falas na base de uma religião, sabias que a religião católica trocou de base 3 vezes? Hoje é a santa trindade, antes de cristo era Deus e o Verbo e no meio o que foi considerado, "Corpo de Cristo".
Portanto em que é que ficamos? Como vez Dogmas também se alteram e não o deixam de o ser por causa disso, desaparecem uns e aparecem outros e não deixam de o ser por causa disso.
como vez as religiões, sem excepção vão-se actualizando, mais lentamente que o mundo em redor mas actualizam-se e não deixam de ser religiões por isso, nem de de serem práticas dogmáticas, como explicas isto? Tu e os outros?
Exactamente por isto, falta uma palavra na definição de Dogma:
proposição apresentada e aceite como incontestável e indiscutível
no Presente.
Lá porque pode ser argumentada e até vir a ser contrariada não deixa de ser sogma até aparecer um que lhe substitua.
Dogma não é religioso, é onde se encaixa melhor, mas está em várias outras áreas também.