Despenalização do aborto

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

Sim
38
70%
Não
10
19%
Branco
3
6%
Abstenção
3
6%

Total de votos: 54
DesertStorm
Expert
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02

Mensagem por DesertStorm » terça 09 jan 2007, 15:54

MadnessJonny Escreveu:O referendo sobre o aborto está cada vez mais perto e eu gostaria de ouvir mais opiniões dos foristas sobre este tema. Eu sou a favor da despenalização do mesmo e, entre outras razões posso apontar uma que penso ainda não ter sido abordada, que tem a ver com a eficácia dos métodos contraceptivos. Deixo aqui uns dados que retirei do livro de Biologia 12º ano (programa novo, iniciado o ano passado) pelo que os dados são de total confiança:

Método -> % mulheres grávidas por ano

Contracepção Oral Hormonal (vulgo, pílula)
- combinado : 0,1 a 1
- progestativo: 0,5 a 1,5

Preservativo masculino

- 5 a 10

Espermicida
- 10 a 30

Preservativo feminino
- 10

Diafragma
- 15

Como podem ver, não existem métodos 100% seguros. Mesmo a contracepção cirúrgica, i.e. a Laqueação de trompas ou a Vasectomia, apresentam valores entre os 0,5% e 1,8% para o primeiro caso e 0,15% para a segunda, e claro, estes não são métodos utilizados muito vulgarmente.
Abstinência = 0 % de hipotesses de ter filhos.
só em casos de perigo para a vida da mae se justifica o aborto, e esses casos ja estão contemplados na lei, alias esta mesma lei tem um buraco que pode ser aproveitada por quem for esperto para realizar abortos.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
ICE
Expert
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33

Mensagem por ICE » terça 09 jan 2007, 16:00

DesertStorm Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:O referendo sobre o aborto está cada vez mais perto e eu gostaria de ouvir mais opiniões dos foristas sobre este tema. Eu sou a favor da despenalização do mesmo e, entre outras razões posso apontar uma que penso ainda não ter sido abordada, que tem a ver com a eficácia dos métodos contraceptivos. Deixo aqui uns dados que retirei do livro de Biologia 12º ano (programa novo, iniciado o ano passado) pelo que os dados são de total confiança:

Preservativo masculino

- 5 a 10

Espermicida
- 10 a 30

Preservativo feminino
- 10

Diafragma
- 15

Como podem ver, não existem métodos 100% seguros. Mesmo a contracepção cirúrgica, i.e. a Laqueação de trompas ou a Vasectomia, apresentam valores entre os 0,5% e 1,8% para o primeiro caso e 0,15% para a segunda, e claro, estes não são métodos utilizados muito vulgarmente.
só em casos de perigo para a vida da mae se justifica o aborto, e esses casos ja estão contemplados na lei, alias esta mesma lei tem um buraco que pode ser aproveitada por quem for esperto para realizar abortos.
Só em casos de perigo para a vida da mãe não. Também se justifica quando a vida do bebé está em causa. Como deficiências ou doenças degenerativas e/ou genéticas.

Contudo até aos 3 meses, apresentando uma razão válida e quando digo válida digo por exemplo: "um bebé ira interferir na minha carreira"; "Não tenho dinheiro nem condições"; "Não tenho casa própria", etc. O aborto também deveria ser válido.

Só não considero válido o aborto por sistema, mas só pelo facto de que isto iria criar enormes filas de espero, não fosse isso e até aos 3 meses o aborto não significa mais do que matar uma quantidade de células.
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » terça 09 jan 2007, 16:17

ICE Escreveu:
DesertStorm Escreveu:

Preservativo masculino

- 5 a 10

Espermicida
- 10 a 30

Preservativo feminino
- 10

Diafragma
- 15

Só em casos de perigo para a vida da mãe não. Também se justifica quando a vida do bebé está em causa. Como deficiências ou doenças degenerativas e/ou genéticas.

Contudo até aos 3 meses, apresentando uma razão válida e quando digo válida digo por exemplo: "um bebé ira interferir na minha carreira"; "Não tenho dinheiro nem condições"; "Não tenho casa própria", etc. O aborto também deveria ser válido.

Só não considero válido o aborto por sistema, mas só pelo facto de que isto iria criar enormes filas de espero, não fosse isso e até aos 3 meses o aborto não significa mais do que matar uma quantidade de células.
TU és uma quantidade de células.
Não é uma quantidade de células, é uma pessoa, pode não ter todas as funcoes desenvolvidas mas as principais ja estão desenvolvidas, não se sabe o ke vai na cabeça do feto, mas uma prima minha que ja assistiu a um aborto por caso de violação disse ke o feto tentava fugir da agulha, agora pensem um bocado e digam o ke acham.

Problema 1:
"um cromo kualker etá a competir comigo na empresa e esta a interferir na minha carreira"
Solução:
Despenalizar o assasinato de concorrentes ao posto na empresa para que não hajam mais trabalhadores inocentes a serem condenados por terem morto um rival ao seu posto na em empresa.

Problema 1 e 2
"Não tenho dinheiro nem condições"
"Não tenho casa própria"
Solução:
Já existe uma solução para estes casos que é doar a criança a uma instituição onde eles podem ser muito bem felizes e ter um futuro rizonho.
E fica muito mais barato cuidar crianças em grupo do que separadas.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
ICE
Expert

Mensagem por ICE » terça 09 jan 2007, 17:18

DesertStorm Escreveu:TU és uma quantidade de células.
Não é uma quantidade de células, é uma pessoa, pode não ter todas as funcoes desenvolvidas mas as principais ja estão desenvolvidas, não se sabe o ke vai na cabeça do feto, mas uma prima minha que ja assistiu a um aborto por caso de violação disse ke o feto tentava fugir da agulha, agora pensem um bocado e digam o ke acham.
Exactamente eu sou uma quantidade de células, to0da a gente é uma quantidade enorme de células e da mesma forma que se eu quiser arrancar cabelos também a mãe o pode fazer às células que se encontram no seu útero, porque até ao 3 meses é do senso comum que o feto nada sente e nem sequer se pode considerar um ser vivo, é como disse uma amálgama de células. Essa da agulha desculpa DesertStorm, mas é de rir, como achas que se faz o aborto? Injecta-se veneno de barata no feto e a seguir a mãe vai à casa de banho colocá-lo fora? http://pt.wikipedia.org/wiki/Interrup%C ... a_gravidez.

É assim que se faz um aborto e as agulhas só são utilizadas na anestesia e custa-me muito a crer que um embrião, que não passa disso aos 3 meses fuja de um camião quanto mais uma agulha.

O facto é este até três meses o feto não passa de uma extensão da mãe como a apêndice e tal como este órgão ou outros mais importantes como um rim a mãe tem todo o direito a tirá-lo fora como quer e bem lhe apetecer.
DesertStorm Escreveu:Problema 1 e 2
"Não tenho dinheiro nem condições"
"Não tenho casa própria"
Solução:
Já existe uma solução para estes casos que é doar a criança a uma instituição onde eles podem ser muito bem felizes e ter um futuro rizonho.
E fica muito mais barato cuidar crianças em grupo do que separadas.
Claro principalmente se for em instituições tipo casa pia.

Por amor de Deus uma criança só será bem educada por uma mãe e um pai e não por assistentes sociais e bem sabemos o quão difícil é encontrar casais que adoptem e mesmo que se encontrem como é o processo de adopção, quando se dá fé já a criança é um adolescente. Continuo na minha é preferível o aborto.
MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » terça 09 jan 2007, 17:30

DesertStorm Escreveu:

Preservativo masculino

- 5 a 10

Espermicida
- 10 a 30

Preservativo feminino
- 10

Diafragma
- 15

Estás a falar de abstinência total (ou seja, não ter relações sexuais, nunca em tempo algum) ou da abstinência periódica ? É que segundo o mesmo livro, a abstinência periódica dá origem a entre 2 a 20 mulheres grávidas por cada 100 mulheres por ano. Os valores maximos e mínimos são bastante afastados pois varia consoante o método utilizado (calendário, temperaturas e muco e sintotérmico, sendo o sintotérmico o mais eficaz de todos eles). Isto porque estes métodos um pouco "arcaicos" são muito pouco fiáveis pois baseiam-se num compromisso por parte da mulher que tem que estar constantemente a fazer contas, apontar temperaturas, etc e às vezes basta a mulher ficar com um pouco de febre e a temperatura subir para adulterar as contas todas por completo e o resultado vê-se 9 meses depois...
Mas se te referias a abstinência total, ok ai tudo bem, embora não perceba em que mundo vives, podes muito bem dize-lo e com razão que se não existirem relações não haverá motivos para aborto...

Mas o problemas é que existe. Não convém nos esquecer-mos que se o aborto não for despenalizado ele continuará a existir, as mulheres que realmente têm que fazer o aborto vão faze-lo sem condições e alguém estará a lucrar uma pipa de massa com isso mesmo e a mulher ainda corre o risco de que a intervenção dê para o torto e lá tem que o estado cuidar dessa mulher... Aliás, eu arrisco dizer que uma boa parte dos médicos que está contra o aborto muito provavelmente tem clínicas, ou ligações com clínicas que praticam a interrupção voluntária da gravidez, e mostram-se contra obviamente porque se o aborto for despenalizado eles deixam de ganhar aquele $ fácil.

Quanto à problemática do aborto se tornar um sistema quase como um método contraceptivo, embora tenha a certeza que vá haver meio de o controlar, não me parece que isso viesse a acontecer. O aborto é um processo psicologicamente doloroso para a mulher e nenhuma mulher gostaria de passar por ele e só passam pois a sua consciência de que não poderão dar tudo o que o seu filho necessita é maior do que essa dor. Mas, como disse no início, se isso acontecer, certamente que haverá métodos de controle.

ps- É impressionante que até em termos sociais estamos várias décadas atrás em relação ao resto da Europa. França, Reino Unido e Aústria são todos países que têm o aborto legalizado há 40 anos! Quarenta anos! Só mesmo na terra dos "3 pastorzinhos de fátima"...
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » terça 09 jan 2007, 17:56

ICE Escreveu:
Exactamente eu sou uma quantidade de células, to0da a gente é uma quantidade enorme de células e da mesma forma que se eu quiser arrancar cabelos também a mãe o pode fazer às células que se encontram no seu útero, porque até ao 3 meses é do senso comum que o feto nada sente e nem sequer se pode considerar um ser vivo, é como disse uma amálgama de células. Essa da agulha desculpa DesertStorm, mas é de rir, como achas que se faz o aborto? Injecta-se veneno de barata no feto e a seguir a mãe vai à casa de banho colocá-lo fora? http://pt.wikipedia.org/wiki/Interrup%C ... a_gravidez.

É assim que se faz um aborto e as agulhas só são utilizadas na anestesia e custa-me muito a crer que um embrião, que não passa disso aos 3 meses fuja de um camião quanto mais uma agulha.

O facto é este até três meses o feto não passa de uma extensão da mãe como a apêndice e tal como este órgão ou outros mais importantes como um rim a mãe tem todo o direito a tirá-lo fora como quer e bem lhe apetecer.
um feto é um ser independente que vive na mãe, não é uma extenção da mãe, e não sei ke senso comum é esse ke usas de dizer ke o feto até aos 3 meses não sentem nada, se nem ai os medicos chegam a um consenso.

o link não funcionou, mas o meu relato do aborto ja tem algum tempo e pode tar um bocado adulterado pela minha imaginação, mas não deixo de acreditar que ja ai o feto tem consciência, pois ja tem sistema nervoso, e copmo achas que se ganha a consciencia? PUFF ganhou consciencia de um segundo para o outro? EU creio que é gradual e que deve vir com o desenvolvimento do sistema nervoso
MadnessJonny Escreveu:
ps- É impressionante que até em termos sociais estamos várias décadas atrás em relação ao resto da Europa. França, Reino Unido e Aústria são todos países que têm o aborto legalizado há 40 anos! Quarenta anos! Só mesmo na terra dos "3 pastorzinhos de fátima"...
vá la que pelo menos numa coisa estamos melhor que esses paises :D
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » terça 09 jan 2007, 18:12

DesertStorm Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:
Bem, nunca pensei que o facto de sermos mental e socialmente retardados em relação a todo o resto da Europa fosse motivo de orgulho mas prontos...
Por isso é que os estrangeiros quando veem a Portugal até se admiram por nós "já" termos carros, não fossemos nós pensar que era coisa do "demo".
Sinceramente, às vezes até me pergunto se serei mesmo português...
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
ICE
Expert

Mensagem por ICE » terça 09 jan 2007, 18:16

MadnessJonny Escreveu:
DesertStorm Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:
Bem, nunca pensei que o facto de sermos mental e socialmente retardados em relação a todo o resto da Europa fosse motivo de orgulho mas prontos...
Por isso é que os estrangeiros quando veem a Portugal até se admiram por nós "já" termos carros, não fossemos nós pensar que era coisa do "demo".
Eu sou português sem duvida não sou é "matarruano" :P
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » terça 09 jan 2007, 18:21

ICE Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:
DesertStorm Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:
Eu sou português sem duvida não sou é "matarruano" :P
Pois, eu também acho que sou portugues. Não me identifico é nada com essa mentalidade mesquinha e retrogada da velha beata do tipo "ai meus deuz! vamos viver todas da paz e da harmonia" mas que depois por trás é o que se sabe... Acho deprimente, sinceramente deprimente que as pessoas ainda tenham esse tipo de pensamento, e não falo do DeserStorm porque anda prai muita senhora que é um "ai jesus, aborto nunca!" mas que depois vai-se a ver e até já fizeram aborto com agulhas de tricotar... Desculpem a expressividade, mas é assim mesmo.
Imagem
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » terça 09 jan 2007, 18:50

eu só não consigo discriminar uma criança que ainda não nasceu, assim como não discrimino qualquer tipo de raça ou cultura, eu acho ke as leis são para todos, e todos devem de ser defendidos por elas.

mas caso a liberalização do aborto seja aprovada quem vai perder com isso tudo é a mulher.
Última edição por DesertStorm em terça 09 jan 2007, 18:54, editado 1 vez no total.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
ICE
Expert

Mensagem por ICE » terça 09 jan 2007, 18:53

DesertStorm Escreveu:eu só não consigo discriminar uma criança que ainda não nasceu, assim como não discrimino qualquer tipo de raça ou cultura, eu acho ke as leis são para todos, e todos devem de ser defendidos por elas.
Ninguém está a descriminar ninguém mas um embrião não é uma criança. Assim como a planta não é a casa. Será aborto os espermicidas? Será aborto a pílula do dia seguinte, em estado embrionário a tal "Criança" não passa de uma célula resultante de outras duas.
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » terça 09 jan 2007, 18:56

ICE Escreveu:
DesertStorm Escreveu:eu só não consigo discriminar uma criança que ainda não nasceu, assim como não discrimino qualquer tipo de raça ou cultura, eu acho ke as leis são para todos, e todos devem de ser defendidos por elas.
Ninguém está a descriminar ninguém mas um embrião não é uma criança. Assim como a planta não é a casa. Será aborto os espermicidas? Será aborto a pílula do dia seguinte, em estado embrionário a tal "Criança" não passa de uma célula resultante de outras duas.
uma kestão interessante, sim senhor?

kuando é ke o feto se torna um ser vivo minimamente racional?

para mim ja o referi la em cima que acho ke isso é uma caracteristica que vai sendo desenvolvida no nascimento, mas aos 3 meses o feto ja está demasiado desenvolvido, para me fazerem crer que não tem um "ser" já dentro dele
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
ASROCK P4V88+
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 09 jan 2007, 19:00

ICE Escreveu:Ninguém está a descriminar ninguém mas um embrião não é uma criança. Assim como a planta não é a casa. Será aborto os espermicidas? Será aborto a pílula do dia seguinte, em estado embrionário a tal "Criança" não passa de uma célula resultante de outras duas.
É matar um ser a partir do momento em que esse "ser" é um ser alheio à mãe, em vez de ser parte dela. Tirar o apêndice não é matar, e matam-se células. A questão aqui é saber a partir de que momento o bebé é algo alheio e único, despegado da mãe. Só os médicos é que podem responder a isso.

E quanto a crescer, esqueçam tudo, a questão NÃO PODE ser saber a partir de que momento é um ser racional e desenvolvido, porque NINGUÉM é totalmente desenvolvido até aos 25 anos (varia, claro), e não se vai fazer um aborto de uma pessoa com 23 anos... :roll:
Última edição por Morbus em terça 09 jan 2007, 19:01, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
ICE
Expert

Mensagem por ICE » terça 09 jan 2007, 19:01

DesertStorm Escreveu:
ICE Escreveu:
uma kestão interessante, sim senhor?

kuando é ke o feto se torna um ser vivo minimamente racional?

para mim ja o referi la em cima que acho ke isso é uma caracteristica que vai sendo desenvolvida no nascimento, mas aos 3 meses o feto ja está demasiado desenvolvido, para me fazerem crer que não tem um "ser" já dentro dele
Levantas outra questão interessante o que é um ser? Relembro-te que muitos daqueles que se dizem defensores dos bons costumes e que estão contra o aborto são capazes de atrocidades inimagináveis a outros seres, quem pensamos nós que somos para nos considerar-mos tão superiores que discutimos o aborto como crime e não consideramos a tourada por exemplo acto criminoso? E relembro que neste caso à muito que o "ser" já está desenvolvido. Portanto não até ao desenvolvimento total que só ocorre sensivelmente aos 7 meses o embrião não passa disso mesmo.
ICE
Expert

Mensagem por ICE » terça 09 jan 2007, 19:02

Morbus Escreveu:
ICE Escreveu:Ninguém está a descriminar ninguém mas um embrião não é uma criança. Assim como a planta não é a casa. Será aborto os espermicidas? Será aborto a pílula do dia seguinte, em estado embrionário a tal "Criança" não passa de uma célula resultante de outras duas.
É matar um ser a partir do momento em que esse "ser" é um ser alheio à mãe, em vez de ser parte dela. Tirar o apêndice não é matar, e matam-se células. A questão aqui é saber a partir de que momento o bebé é algo alheio e único, despegado da mãe. Só os médicos é que podem responder a isso.
Não é concerteza aos três meses altura em que nem o próprio cérebro está desenvolvido.
Bloqueado