- Tenho uma fonte de 300W... E comprei uma 6800GT que come como o caraças...
- De há uns tempos para cá (sei lá, aí uns dois meses ou assim?) a fonte começou a fazer um barulho muito agudo mas baixinho quando o PC estava desligado
- De há uns tempos para cá, também, o PC tem problemas ao iniciar. Isto é, tipo, eu ligo, ele fica em standby aí uns 5 segundos, e desliga-se, sem fazer POST nem nada. No início, eu ligava-o outra vez e ele já dava, mas agora deixou de dar de vez. No início, inclusivé, pensei que fosse do botão, que ele às vezes fica encravado e podia estar a desligar o PC sem eu querer ou coisa do género, mas agora é que estou a ver que é bem possível que seja da fonte.
- Também há a possibilidade, eu sei, e tive em conta isso desde que notei que era avaria, que seja da motherboard. Tenho tido alguns problemas também a nível de hardware, mas não sei até que ponto é que eles podem estar ligados à motherboard em si: por vezes, e isto fica resolvido com um reboot, na maioria das vezes, ou então vários, quando carrego nas teclas do teclado, o som começa a dar anomalias, como se empancasse por vezes, tipo cracs e frshts e coisas do género. O rato também me tem dado problemas... É óptico, e de vez em quando começa a funcionar com intermitências, ou seja, liga-se e desliga-se repetidamente, podendo acabar ligado ou desligado de vez (com a luz ligada ou não). Não sei se é problema do rato ou de outro componente, sei que se desligar o rato da torre e o voltar a ligar, ele volta ao normal. Também não consegui indentificar nenhum padrão para este problema. Tipo, ele pode dar problemas a qualquer momento, mas é normal que dê quando mexo muito depressa com ele, ou quando estou a fazer coisas que puxem pelo PC. De novo, saliento que não identifiquei nenhum padrão, e aquilo que disse agora deve-se apenas ao facto de que normalmente eu faço coisas que puxam pelo PC.
- O barulho da fonte persiste, como sempre, mas só quando o PC está desligado, mas ligado à corrente. Não faço ideia o que será, mas coisa boa não deve ser.
Agora algumas notas adicionais:
- Aparentemente, se eu insistir muito, o PC acaba por estabilizar, e consigo ficar com ele ligado durante vários dias seguidos se for preciso. No entanto, na hipótese de o problema ser da fonte, não faço mais isso, pois posso queimar de vez alguma coisa e isso é que não. É quase como se a fonte precisasse de ficar a uma determinada temperatura para estabilizar... sei lá...
O problema pode ser de três coisas:
- Da fonte (devo dizer que já desliguei tudo o que era desnecessário ao PC, tipo drives, impressoras USB, rato, teclado, inclusive meti uma 5200 para ver, e o problema preciste da mesma maneira, exactamente igual. E o barulho também)
- Da motherboard (não testei nada quanto a isto, os settings da BIOS também não têm a ver com isto... Espero bem que não seja da MB, porque assim vou ter que comprar uma nova com socket A e isso é basicamente uma raridade, para além de ser um desperdício de dinheiro, ainda que necessário, pois vou comprar novos componentes em janeiro, provavelmente)
- Das memórias (tenho que tentar meter só um slot de cada vez, ainda não tentei, mas se for das memórias tanto melhor, porque a garantia é vitalícia, como em todas, penso eu. De qualquer das maneiras, é importante referir que, quanto de facto o PC passa parte do POST (ele pode ir abaixo ainda durante o carregar do windows, nas últimas tentativas antes de estabilizar completamente), não detecta nenhum erro nas memórias. Será que isso é relevante?)
E para finalizar. Há algum adaptador de socket AM2 para A e há algum adaptador de PCI-e para AGP?