Em relação a discutir as vantagens e desvantagens dos TFT's e dos CRT's, não vou discutir isso de novo, se tiverem paciência procurem no fórum que de certeza encontraram + do que 1 discussão que já tive sobre esse assunto.
Seja como for e só pra que fique registado + 1x prefiro os CRT's, isto é claro falando em BONS, tanto CRT's como TFT's. Mas já agora + uns detalhes:
- Edição de imagem vectorial e fotográfica -> CRT.
- JOGOS -> CRT.
- Filmes -> TFT.
- Aplicações de texto, exemplo: Word, Notepad, Net 70%, Excel, etc... -> TFT.
- Qualidade de imagem global -> CRT.
Em relação às resoluções Wide é tudo muito bonito, mas é para filmes, nos jogos a história é outra e é completamente diferente, pois as resoluções Wide privilegiam a resolução horizontal e detrimento da vertical, por isso o site k o
pedropaulo postou é todo muito bonito, mas é MUITO favorável para o lado do wide e não reflete à 1ª vista a enorme desvantagem em quase tudo o k é jogo. Sim é que a maioria dos jogos não suporta Wide, e suportar resoluções wide não é a mesma coisa que suportar wide é preciso k se note, é claro k para muitas pessoas que preferem um TFT qualquer a um BOM CRT, tb facilmente se habituam a ver as coisas esticadas absurdicamente na horizontal por isso. Finalizando as resoluções Wide só tem 1 única vantagem em relação às 4:3 e essa vantagem resume-se aos filmes.
Vou agora mostrar alguns exemplos baseados na mesmas resoluções HORIZONTAIS BASE, sendo estas 1600, 1920 e 2560:
#1600
- 4:3 - 1600x1200
- 16:9 - 1600x900
- 16:10 - 1600x1000
#1920
- 4:3 - 1920x1440
- 16:9 - 1920x1080
- 16:10 - 1920x1200
#2560
- 4:3 - 2560x1920
- 16:9 - 2560x1440
- 16:10 - 2560x1600
Agora eu vou ser muito sincero, resoluções wide só mesmo pra ver filmes, mas esses prefiro ver com 2 barrinhas pretas uma em cima e outra em baixo, pois prefiro trabalhar em resoluções normais e jogar em resoluções normais, agora é claro que se o jogo em questão suportar wide real a história é outra bem diferente, pois na generalidade o campo visual na horizontal aumenta bastante, mas de momento e com a utilização de resoluções wide ainda não tão standard como isso prefiro a 4:3, talvez daqui a 5 ou mesmo 10 anos ai sim a norma seja wide e não 4:3.
