O Ubuntu é uma versão do Debian mais fácil de instalar e com muita fama (aparece com frequência em sites como o
http://www.digg.com). A principal razão é ter bom fórum de suporte,wikis, guides, etc (procura no google pelos links). Por exemplo, o problema que metes de veres a partição NTFS a partir do linux está no guide, link:
http://ubuntuguide.org/wiki/Dapper#How_ ... _read_only
(nota que é read only - mas há versões beta de drivers que permitem escrita)
Além do mais o Ubuntu também tem scripts (Automatix, Easyubuntu) e afins para instalar coisas como codec de vídeo/audio comuns que possuem licenças que não são compatíveis com algumas distribuições pelo que não podem ser incluídos no cd.
Há uma projecto de fazer com que os programas (jogos incluidos, claro) windows funcionem em Linux (wine), mas ainda não está pronto a 100% e a maior parte não é trivial de pôr a funcionar.
A maioria das distribuições já inclui um LiveCD que permite experimentar o linux sem instalar, isto é, corre tudo a partir do cd sem tocar no disco - mas há que ter em atenção os requisitos de memória. Claro que é mais lentinho. Por exemplo, o Ubuntu o cd de instalação (para quem tem pelo menos 256MB de ram) é também um LiveCD pelo que a instalação é muito simpática. Há também aquelas que conseguem correr todas a partir de uma Pen USB - mas nunca cheguei a experimentá-las.
Outra coisa simpática é que muitas distribuições (o Ubuntu uma delas) que enviam os cd's de instalação gratuitamente por correio (demora várias semanas, mas chegam).
Quem quiser dar uma olhadela a screens pode passear por aqui:
http://shots.osdir.com/ há muitas distros por onde espreitar.
O linux também permite dual-boot (windows e linux no mesmo pc), mas para quem tem pc bem artilhado e muita memória o mais fácil para experimentar deve ser por máquina virtual. Isto é, correr um SO como se fosse apenas um programa dentro do SO normal. Por exemplo, pode-se correr linux dentro do windows e vice-versa - mas claro que fica mais lento (e jogos 3D é para esquecer). Uma das máquinas virtuais que há, grátis e fácil de usar, é o
VMWare server. Mas para correr desktops bonitinho com Xgl (há vídeos no
youtube e companhia dos efeitos - transparências, etc) só mesmo instalando (há tempos havia um LiveCD Kororaa mas já não sei se ainda existe - provavelmente há torrents).
A maior parte dos problemas há soluções procurando no google pelo que convém ter alguma forma de aceder à net se alguma coisa correr mal.