Passas horas reais porque queres.Não estou a ver os videojogos reaisWarhead Escreveu:O videojogos sao reais, tem pixeis e aquelas tretas todas, passas horas reais da tua vida a frente de um pc a jogar. Acho que a questao nao esta ai.

Moderadores: Redacção, Moderadores
Passas horas reais porque queres.Não estou a ver os videojogos reaisWarhead Escreveu:O videojogos sao reais, tem pixeis e aquelas tretas todas, passas horas reais da tua vida a frente de um pc a jogar. Acho que a questao nao esta ai.
A questão está aí mesmo, sim. Muitas pessoas simplesmente não são coerentes com essa premissa...Warhead Escreveu:O videojogos sao reais, tem pixeis e aquelas tretas todas, passas horas reais da tua vida a frente de um pc a jogar. Acho que a questao nao esta ai.
Exactamente. O contacto com os jogos é tão real como o contacto com musica, cinema, pintura, etc....Aliás o contacto com jogos é superior, pois existe uma interacção. O jogador não é um elemento passivo que apenas ouve e/ou vê. Também age, toma decisões, e num nivél mais avançado cria algo dentro desse universo (sob a forma de mods, por exemplo).Morbus Escreveu:A questão está aí mesmo, sim. Muitas pessoas simplesmente não são coerentes com essa premissa...Warhead Escreveu:O videojogos sao reais, tem pixeis e aquelas tretas todas, passas horas reais da tua vida a frente de um pc a jogar. Acho que a questao nao esta ai.
Com estes elogios até fico coradoMorbus Escreveu:Este Winjer quando fala fala bem....![]()
Sim, concordo plenamente contigo. Os jogos são tão reais como um quadro, um filme, uma música. Claro que, no caso dos filmes, todo o equivalente nos jogos daquilo a que nos filmes nós chamamos vida real, nos jogos também o é, como é óbvio...
Por tu achares que o Deus Ex tem uma grande história, não quer dizer que seja "muito mais complexa do que algum filme alguma vez apresentou". Está para vir o tempo em que os jogos têm narrativas dignas de fazer frente aos clássicos literários ou cinematográficos. Mesmo em termos de escolhas éticas e morais (que no caso de deus ex, até acho que eram bastante medíocres na forma como eram conduzidas...).Winjer Escreveu:No entanto reparem numa coisa. Vou pegar num dos melhores jogos que fortam feitos até hoje, e que eu não tenho duvidas em afirmar que é uma obra de arte: Deus EX (o primeiro)
Tem uma historia muito mais complexa do que algum filme alguma vez apresentou, confrontando o jogador com inumeras questões éticas e morais, obrigando não só a escolher como tambem a tomar responsabiliade pelas suas escolhas.
Então expliquem-me porque é que esta obra não é (pelo menos) tão reverenciada como qualquer outro grande filme?
Concordei com o que disseste, excepto no ponto acima. Achas mesmo que há algum filme com uma historia mais profunda que o Deus EX?Maedhros Escreveu: Por tu achares que o Deus Ex tem uma grande história, não quer dizer que seja "muito mais complexa do que algum filme alguma vez apresentou". Está para vir o tempo em que os jogos têm narrativas dignas de fazer frente aos clássicos literários ou cinematográficos. Mesmo em termos de escolhas éticas e morais (que no caso de deus ex, até acho que eram bastante medíocres na forma como eram conduzidas...).
UM? Acho que há uma infindade deles... (se quiseres dou exemplos, mas podes ir a qualquer lista dos melhores filmes de todos os tempos e confirmar). A história do Deus Ex (e da respectiva sequela, que estou finalmente a jogarWinjer Escreveu:Concordei com o que disseste, excepto no ponto acima. Achas mesmo que há algum filme com uma historia mais profunda que o Deus EX?
Não digas que uma história complexa precisa de mais de 4 horas para passar... isso é como dizer que um livro tem de ter mais de 500 páginas para ser profundo. Normalmente, as grandes obras (sejam elas de que meio sejam) são tão poderosas e subtis na mensagem que convêem, que nem sequer precisam de se "explicar" demasiado. "Uma imagem vale mil palavras", algo que os criadores de jogos ainda não atingiram, infelizmente.Eu sou fã de cinema e gosto de filmes com historias e garanto-te que não vi ainda nenhum com uma historia ao nivél do Deus EX. Tão pura e simplesmente é impossivél a um filme conseguir contar uma historia tão complexa pelos limites de tempo que tem, mesmo com filmes de 3-4 horas e sequelas.
No caso da literatura é claro que os jogos perdem. Afinal a literatura é na sua essencia narrativa. E já li varios livros mais complexos.
É uma opinião muito tua... e das duas uma, ou não conheces muitos filmes, ou gostas mesmo muito do Deus Ex. Não vejo onde é que Deus Ex possa ser mais profundo que, por exemplo, a grande maioria destes filmes: http://rogerebert.suntimes.com/apps/pbc ... s_fulllistWinjer Escreveu:Continuo a dizer que o Deus EX tem uma historia superior a qualquer filme, seja recente ou mais antigo. É a minha opinião.
Quanto á unidimensionalidade das personagens tenho de concordar contigo. Mas repara que o ritmo da historia é marcado por ti e pelas tuas decisões, não pelas decisões dos NPC's. Ao colocar NPCs com tais decisões iria complicar em muito a excução do jogo. Mas era bom, lá isso era.
Tambem continuo a achar que não se conseguiria colocar a historia de um Deus EX ou de um Kotor2 num filme sem ter de cortar partes, tanto por causa da duração do filme como por causa de eliminar momentos menos interessantes para o espectador. Isto porque há algumas cenas que num jogo ficam bem num filme podem não ficar.
Um exemplo disto é o LOTR. No filme eliminaram uma parte muito importante (entre varias) do Tom Bombadil. Uma personagem que no universo de Tolkien tem direito a um livro só dele. No entanto no filme foi cortado para dar maior fluidez.
Então e achas que o filme do Senhor dos Anéis é pior, por não ter o capítulo do Tom Bombadil, que em nada influencia o resto da narrativa do livro? Eu sei que é uma personagem carismática, mas não te esqueças, que para além de ser lateral à história principal, também não encaixa muito bem no tom mais negro que Peter Jackson quis dar ao filme (longe do mundo de fantasia de Tolkien, no qual Tom se insere na perfeição). Peter Jackson não fez uma adaptação perfeita (tal feito é impossível), mas chegou tão próximo quanto era possível. O Senhor dos Anéis é, sem dúvida nenhuma, um excelente filme de fantasia. Se é inferior ao livro? Sim, possivelmente, mas rara é a adaptação de um meio para outro que não sofre do mesmo mal.Winjer Escreveu:Um exemplo disto é o LOTR. No filme eliminaram uma parte muito importante (entre varias) do Tom Bombadil. Uma personagem que no universo de Tolkien tem direito a um livro só dele. No entanto no filme foi cortado para dar maior fluidez.
Exacto Winjer eu não disse isso, quis até demonstrar o contrário, mas ir mais além tentando demonstar que a superioridade de uma arte em relação à outra ou de uma forma é sempre e será sempre subjectiva, neste campo, humanos que somos, nunca nos devemos alienar dela e admitir que mesmo quem não concorde pode ter razão sem que, com isso, percamos a nossa.Winjer Escreveu:Sim. Posso estar um pouco cego pela minha dama. Afinal gosto um pouco mais de jogos do que de filmes. Mas isso não invalida que os jogos já contam com valores de peso em termos de narrativa.