PC vs Consolas- Round Final?

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Vai o PC sobreviver enquanto máquina de jogos?

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pedropaulo
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Mensagem por pedropaulo » sexta 28 jul 2006, 19:34

È claro que a pirataria é mais facil de ser praticada e está mais disseminada nos PC´S.
E não é objectivo deste topico falar sobre o assunto (pirataria) mas sim ver em que medida tal pratica é prejudicial aos PC´S e como pode e está a levar muitas gente com poder de decisão no meio, quer sejam editoras ou developers, a pensar em investir somente nas consolas onde se faz sentir com menos impacto os prejuizos provocados pela pirataria.
È mais facil ter controlo sobre uma plataforma semi-fechada como o sao as consolas, é mais facil implementar metodos de verificação de originais ou mesmo de alterações de hardware nem que seja recorrendo ao on-line, é mais vantajoso para um estudio investir numa plataforma que tem como alvo potencial , e estima-se nesta geração, valores na ordem das centenas de milhões de jogadores.
Investir num PC com a dificuldade tecnica que dai surge derivada á multiplicidade de configurações diferentes, entrar em conflito com alguns grupos de jogadores que boicotam sistemas usados para prevenir a pirataria, enfim arriscar num mercado que começa de facto a ser de risco é algo que cada vez menos empresas estão dispostas a fazer.
No entanto parece existir uma derradeira esperança encarnada no Windows Vista que supostamente facilitará o trabalho dos programadores mas não é de esperar resultados imediatos devido em parte ao afunilamento temporario do mercado fruto do upgrade para o novo SO.
Eassim sendo talvez há quem nao queira esperar e invista de vez e exclusivamente onde o dinheiro está.
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Mensagem por MadnessJonny » sexta 28 jul 2006, 19:51

Se é mais fácil de piratear nas consolas ou nos pc´s isso eu não sei, o que sei é que a pirataria é muito maior e muito mais generalizada e "divulgada" no caso dos pc´s. Pelo menos no meu grupo de amigos, contam-se pelos dedos de uma mão os que conseguiram/quizeram piratear jogos da sua consola (e estou a falar de ps2 e xbox). Por outro lado, já nem com a ajuda dos dedos dos pés seria possível contar quantos deles pirateiam jogos de computador, a um ritmo verdadeiramente desnecessário.
De facto, desconhecia por completo que era possível piratear jogos xbox com um mero programa, sempre pensei que fosse necessário um chip e assim também pensam os meus colegas, daí que diga que a pirataria nos computadores é muito mais divulgada.
Embora seja possível argumentar com jogos que provocam dificuldades na criação de cracks a verdade é que são uma pequena percentagem de todos os jogos de computador que podem ser encontrados em um qualquer site de download. O processo de piratear é ainda assustadoramente simples, basta encontrar o que se procura, carregar no botão e aguardar pacientemente. No final, a instalação do crack pode até ser feita pelo periquito e noutros casos é ainda possível fazer emulações e criar drives virtuais de modo a contornar todas as dificuldades que podem ser apresentadas.
Não estou com isto a dizer que é mais fácil no pc do que nas consolas, apenas digo que no pc é, de facto, uma prática muito facilitada e por alguma razão tão praticada. Por isso não me parece que o pc seja uma plataforma tão segura assim.

PERIQUITO POWER!!!
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Mensagem por cinemaniac » sexta 28 jul 2006, 20:04

pedropaulo Escreveu:È claro que a pirataria é mais facil de ser praticada e está mais disseminada nos PC´S.
E não é objectivo deste topico falar sobre o assunto (pirataria) mas sim ver em que medida tal pratica é prejudicial aos PC´S e como pode e está a levar muitas gente com poder de decisão no meio, quer sejam editoras ou developers, a pensar em investir somente nas consolas onde se faz sentir com menos impacto os prejuizos provocados pela pirataria.
È mais facil ter controlo sobre uma plataforma semi-fechada como o sao as consolas, é mais facil implementar metodos de verificação de originais ou mesmo de alterações de hardware nem que seja recorrendo ao on-line, é mais vantajoso para um estudio investir numa plataforma que tem como alvo potencial , e estima-se nesta geração, valores na ordem das centenas de milhões de jogadores.
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No entanto parece existir uma derradeira esperança encarnada no Windows Vista que supostamente facilitará o trabalho dos programadores mas não é de esperar resultados imediatos devido em parte ao afunilamento temporario do mercado fruto do upgrade para o novo SO.
Eassim sendo talvez há quem nao queira esperar e invista de vez e exclusivamente onde o dinheiro está.
mas a partir do momento em que seja possivel quebrar essa segurança numa consola será possivel em todas as outras, ou seja, o prejuizo será em larga escala, e o online só funciona se tivermos ligaçao à net, ou seja, pela net seria bom mas se todos os possuidores de consolas a ligassem a net e s fosse a fim de prevenir a pirataria ninguem ligava-se a net lol enquanto que no PC, alguem quebra a segurança de uma versão, pois bem, inventam outra a seguir, o que vai dando sempre um atraso aos "crackers" (ou aos chamados SNACKS lol).
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Mensagem por MadnessJonny » domingo 30 jul 2006, 16:16

cinemaniac Escreveu:
pedropaulo Escreveu:È claro que a pirataria é mais facil de ser praticada e está mais disseminada nos PC´S.
E não é objectivo deste topico falar sobre o assunto (pirataria) mas sim ver em que medida tal pratica é prejudicial aos PC´S e como pode e está a levar muitas gente com poder de decisão no meio, quer sejam editoras ou developers, a pensar em investir somente nas consolas onde se faz sentir com menos impacto os prejuizos provocados pela pirataria.
È mais facil ter controlo sobre uma plataforma semi-fechada como o sao as consolas, é mais facil implementar metodos de verificação de originais ou mesmo de alterações de hardware nem que seja recorrendo ao on-line, é mais vantajoso para um estudio investir numa plataforma que tem como alvo potencial , e estima-se nesta geração, valores na ordem das centenas de milhões de jogadores.
Investir num PC com a dificuldade tecnica que dai surge derivada á multiplicidade de configurações diferentes, entrar em conflito com alguns grupos de jogadores que boicotam sistemas usados para prevenir a pirataria, enfim arriscar num mercado que começa de facto a ser de risco é algo que cada vez menos empresas estão dispostas a fazer.
No entanto parece existir uma derradeira esperança encarnada no Windows Vista que supostamente facilitará o trabalho dos programadores mas não é de esperar resultados imediatos devido em parte ao afunilamento temporario do mercado fruto do upgrade para o novo SO.
Eassim sendo talvez há quem nao queira esperar e invista de vez e exclusivamente onde o dinheiro está.
mas a partir do momento em que seja possivel quebrar essa segurança numa consola será possivel em todas as outras, ou seja, o prejuizo será em larga escala, e o online só funciona se tivermos ligaçao à net, ou seja, pela net seria bom mas se todos os possuidores de consolas a ligassem a net e s fosse a fim de prevenir a pirataria ninguem ligava-se a net lol enquanto que no PC, alguem quebra a segurança de uma versão, pois bem, inventam outra a seguir, o que vai dando sempre um atraso aos "crackers" (ou aos chamados SNACKS lol).
Bem, creio que isso também não é bem assim. O desenvolvimento de novas versões de segurança é um investimento que exige custos, logo talvez não seja tão simples assim proteger um jogo com uma nova protecção ainda para mais quando se sabe que mais dia menos dia essa protecção será ultrapassada.
Uma protecção nova poderá realmente dar algum tempo de vantagem às cópias legais, mas essa vantagem acabará por desaparecer com o tempo e a pergunta que se impõe é se valerá a pena investir nessa protecção, porque, calculo eu, não deve ser nada barato desenvolver uma protecção exclusiva para um jogo. Talvez valha a pena em jogos que são aguardados com muita intensidade que se estiverem bem protegidos acabarão por "dissuadir" alguns piratas a optar pela versão legal, senão for um jogo especialmente aguardado, a maior parte dos piratas acabará por esperar pelo momento em que poderão fazer o download do jogo gratuitamente.
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Mensagem por Morbus » domingo 30 jul 2006, 16:19

Oblivion não tem qualquer protecção anti cópia e ao que parece o exe é facílimo de crackar e é um dos jogos mais vendidos de sempre, pelos vistos... :|
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
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Mensagem por MadnessJonny » domingo 30 jul 2006, 16:31

Morbus Escreveu:Oblivion não tem qualquer protecção anti cópia e ao que parece o exe é facílimo de crackar e é um dos jogos mais vendidos de sempre, pelos vistos... :|
O Oblivion foi um jogo aguardado por muito e durante muito tempo. Tal como disse isso terá levado muitos piratas a comprar a versão original do jogo, até porque embora não tenha nenhuma protecção especial, de certeza que ainda demorou algum tempo até estar propriamente crackado e colocado na Internet e isto também devido ao tamanho do jogo que é enorme. Por isso, entre crackar o jogo, po-lo na net, e o pirata sacar ainda vão uns bons dias com o computador ligado dia e noite, talvez tempo demais para certos piratas :wink:

O Sims é o jogo mais vendido de sempre e também era facílimo de crackar (eu próprio o fiz, pois tinha o jogo original e queria instala-lo nos dois computadores para eu e o meu irmão pudermos jogar sempre que quizesse-mos). Como disse, às vezes essas protecções não se justificam.
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Mensagem por Morbus » domingo 30 jul 2006, 16:45

MadnessJonny Escreveu:
Morbus Escreveu:Oblivion não tem qualquer protecção anti cópia e ao que parece o exe é facílimo de crackar e é um dos jogos mais vendidos de sempre, pelos vistos... :|
O Oblivion foi um jogo aguardado por muito e durante muito tempo. Tal como disse isso terá levado muitos piratas a comprar a versão original do jogo, até porque embora não tenha nenhuma protecção especial, de certeza que ainda demorou algum tempo até estar propriamente crackado e colocado na Internet e isto também devido ao tamanho do jogo que é enorme. Por isso, entre crackar o jogo, po-lo na net, e o pirata sacar ainda vão uns bons dias com o computador ligado dia e noite, talvez tempo demais para certos piratas :wink:

O Sims é o jogo mais vendido de sempre e também era facílimo de crackar (eu próprio o fiz, pois tinha o jogo original e queria instala-lo nos dois computadores para eu e o meu irmão pudermos jogar sempre que quizesse-mos). Como disse, às vezes essas protecções não se justificam.
Demorou dois dias a ser crackad tanto quanto sei. :| Dia 23 de março mais precisamente, ainda só ele havia à venda nos estates...
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Mensagem por ICE » domingo 30 jul 2006, 21:45

Morbus Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:
Morbus Escreveu:Oblivion não tem qualquer protecção anti cópia e ao que parece o exe é facílimo de crackar e é um dos jogos mais vendidos de sempre, pelos vistos... :|
O Oblivion foi um jogo aguardado por muito e durante muito tempo. Tal como disse isso terá levado muitos piratas a comprar a versão original do jogo, até porque embora não tenha nenhuma protecção especial, de certeza que ainda demorou algum tempo até estar propriamente crackado e colocado na Internet e isto também devido ao tamanho do jogo que é enorme. Por isso, entre crackar o jogo, po-lo na net, e o pirata sacar ainda vão uns bons dias com o computador ligado dia e noite, talvez tempo demais para certos piratas :wink:

O Sims é o jogo mais vendido de sempre e também era facílimo de crackar (eu próprio o fiz, pois tinha o jogo original e queria instala-lo nos dois computadores para eu e o meu irmão pudermos jogar sempre que quizesse-mos). Como disse, às vezes essas protecções não se justificam.
Demorou dois dias a ser crackad tanto quanto sei. :| Dia 23 de março mais precisamente, ainda só ele havia à venda nos estates...
Isso vem de encontro ao que já por várias vezes defendi aqui no fórum quando o produto é bom a um preço justo, vende e tal como dito aqui até vende a quem não tem por hábito comprar. Agora colocarem jogos a 50€, quando o seu valor real é bem inferior a isso? Aí meus amigos nem com a maior protecção do mundo o jogo não venderia.
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Mensagem por MadnessJonny » domingo 30 jul 2006, 23:46

Morbus Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:
Morbus Escreveu:Oblivion não tem qualquer protecção anti cópia e ao que parece o exe é facílimo de crackar e é um dos jogos mais vendidos de sempre, pelos vistos... :|
O Oblivion foi um jogo aguardado por muito e durante muito tempo. Tal como disse isso terá levado muitos piratas a comprar a versão original do jogo, até porque embora não tenha nenhuma protecção especial, de certeza que ainda demorou algum tempo até estar propriamente crackado e colocado na Internet e isto também devido ao tamanho do jogo que é enorme. Por isso, entre crackar o jogo, po-lo na net, e o pirata sacar ainda vão uns bons dias com o computador ligado dia e noite, talvez tempo demais para certos piratas :wink:

O Sims é o jogo mais vendido de sempre e também era facílimo de crackar (eu próprio o fiz, pois tinha o jogo original e queria instala-lo nos dois computadores para eu e o meu irmão pudermos jogar sempre que quizesse-mos). Como disse, às vezes essas protecções não se justificam.
Demorou dois dias a ser crackad tanto quanto sei. :| Dia 23 de março mais precisamente, ainda só ele havia à venda nos estates...
Prontos ok, menos tempo do que estava à espera, mas ainda assim pode ter sido tempo suficiente para dissuadir alguns piratas norte americanos que podiam julgar que o processo ir demorar mais tempo ou que simplesmente não podiam esperar de acabar de fazer o download (afinal, o Oblivion é bem grandinho, ele é que têm net melhorzita porque por cá era download para o mês inteiro [:p]). Digo eu [:p]
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Mensagem por Morbus » segunda 31 jul 2006, 8:33

MadnessJonny Escreveu:
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Morbus Escreveu:Oblivion não tem qualquer protecção anti cópia e ao que parece o exe é facílimo de crackar e é um dos jogos mais vendidos de sempre, pelos vistos... :|
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O Sims é o jogo mais vendido de sempre e também era facílimo de crackar (eu próprio o fiz, pois tinha o jogo original e queria instala-lo nos dois computadores para eu e o meu irmão pudermos jogar sempre que quizesse-mos). Como disse, às vezes essas protecções não se justificam.
Demorou dois dias a ser crackad tanto quanto sei. :| Dia 23 de março mais precisamente, ainda só ele havia à venda nos estates...
Prontos ok, menos tempo do que estava à espera, mas ainda assim pode ter sido tempo suficiente para dissuadir alguns piratas norte americanos que podiam julgar que o processo ir demorar mais tempo ou que simplesmente não podiam esperar de acabar de fazer o download (afinal, o Oblivion é bem grandinho, ele é que têm net melhorzita porque por cá era download para o mês inteiro [:p]). Digo eu [:p]
A questão é que deve haver muitos piratas que, talvez pela primeira vez, compraram um jogo original porque pela primeira vez viram algo em que valesse investir dinheiro. Eu, por exemplo, foi o primeiro jogo novo que comprei em algum tempo, porque eu compro muito usados (Fahrenheit, Dungeon Siege 2...)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
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Mensagem por Death Crow » segunda 31 jul 2006, 11:09

A solução para a pirataria não anda muito longe, olhem para a Nintendo, há pirataria nos jogos Nintendo? E haverá na Wii? Não porque simplesmente não usam DVS-ROM's nem CD-ROM's.
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Mensagem por cinemaniac » segunda 31 jul 2006, 11:22

MadnessJonny Escreveu:
cinemaniac Escreveu:
pedropaulo Escreveu:È claro que a pirataria é mais facil de ser praticada e está mais disseminada nos PC´S.
E não é objectivo deste topico falar sobre o assunto (pirataria) mas sim ver em que medida tal pratica é prejudicial aos PC´S e como pode e está a levar muitas gente com poder de decisão no meio, quer sejam editoras ou developers, a pensar em investir somente nas consolas onde se faz sentir com menos impacto os prejuizos provocados pela pirataria.
È mais facil ter controlo sobre uma plataforma semi-fechada como o sao as consolas, é mais facil implementar metodos de verificação de originais ou mesmo de alterações de hardware nem que seja recorrendo ao on-line, é mais vantajoso para um estudio investir numa plataforma que tem como alvo potencial , e estima-se nesta geração, valores na ordem das centenas de milhões de jogadores.
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No entanto parece existir uma derradeira esperança encarnada no Windows Vista que supostamente facilitará o trabalho dos programadores mas não é de esperar resultados imediatos devido em parte ao afunilamento temporario do mercado fruto do upgrade para o novo SO.
Eassim sendo talvez há quem nao queira esperar e invista de vez e exclusivamente onde o dinheiro está.
mas a partir do momento em que seja possivel quebrar essa segurança numa consola será possivel em todas as outras, ou seja, o prejuizo será em larga escala, e o online só funciona se tivermos ligaçao à net, ou seja, pela net seria bom mas se todos os possuidores de consolas a ligassem a net e s fosse a fim de prevenir a pirataria ninguem ligava-se a net lol enquanto que no PC, alguem quebra a segurança de uma versão, pois bem, inventam outra a seguir, o que vai dando sempre um atraso aos "crackers" (ou aos chamados SNACKS lol).
Bem, creio que isso também não é bem assim. O desenvolvimento de novas versões de segurança é um investimento que exige custos, logo talvez não seja tão simples assim proteger um jogo com uma nova protecção ainda para mais quando se sabe que mais dia menos dia essa protecção será ultrapassada.
Uma protecção nova poderá realmente dar algum tempo de vantagem às cópias legais, mas essa vantagem acabará por desaparecer com o tempo e a pergunta que se impõe é se valerá a pena investir nessa protecção, porque, calculo eu, não deve ser nada barato desenvolver uma protecção exclusiva para um jogo. Talvez valha a pena em jogos que são aguardados com muita intensidade que se estiverem bem protegidos acabarão por "dissuadir" alguns piratas a optar pela versão legal, senão for um jogo especialmente aguardado, a maior parte dos piratas acabará por esperar pelo momento em que poderão fazer o download do jogo gratuitamente.
a StarForce ou SecuRom são empresas que distribuem esse tipo de protecçoes e uma pessoa comum como nós que nao precisa de saber fazer jogos ou outro tipo de coisas pode mt bem comprar a tal protecçao. claro que deve ser uma versão "soft" do programa que só oferece alguma protecçao, mas penso que nao seja assim tao dispendioso obter uma para um jogo tendo em conta os milhares de euros envolvidos na criaçao de um jogo. Olha por exemplo, num outro tópico falast no Obscure, e esse jogo mesmo tendo já um ano e tal só há um par de meses é que teve direito a crack (direito nao, so conseguiu ser crackado à pco tempo) e o jogo nao era assim mt famoso nem teve direito a muita publicidade e talvez tenha escapado às grandes massas de jogadores. Singles também tem uma dessas duas protecçoes que falei, Splinter Cell 3, L.A. Rush (que também nao o vi a ser mt falado), Flatout 2, enfim, eu penso que 1 jogo nao vai ter um tipo de protecçao por ser ou nao mt falado, e as tais protecçoes nao precisam de ser mt personalizadas.
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Mensagem por Cyrax » segunda 31 jul 2006, 13:06

Death Crow Escreveu:A solução para a pirataria não anda muito longe, olhem para a Nintendo, há pirataria nos jogos Nintendo? E haverá na Wii? Não porque simplesmente não usam DVS-ROM's nem CD-ROM's.
Ehrrr... Bem... há, e o peddie mostrou isso à tempos, e muitos adoradores da nintendo ficaram com uma lagrima no olho ao ver uma gamecube semi-destruida...
E agora com a ps3, a pirataria ficará mais cara, eheheh...
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Mensagem por Death Crow » segunda 31 jul 2006, 13:26

Cyrax Escreveu:
Death Crow Escreveu:A solução para a pirataria não anda muito longe, olhem para a Nintendo, há pirataria nos jogos Nintendo? E haverá na Wii? Não porque simplesmente não usam DVS-ROM's nem CD-ROM's.
Ehrrr... Bem... há, e o peddie mostrou isso à tempos, e muitos adoradores da nintendo ficaram com uma lagrima no olho ao ver uma gamecube semi-destruida...
E agora com a ps3, a pirataria ficará mais cara, eheheh...
Não sabia que dava e não percebi essa da gamecube semi-destruida!
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Mensagem por pedropaulo » segunda 31 jul 2006, 13:32

Continuam a fugir á questão, que é ate que ponto a pirataria está a condenar o PC é extinção. Se tomarmos o caso do Sin Episodes em que salvo erro 20% são copias ilegais como exemplo, há que questionar ate que ponto as editoras estão dispostas a investir nesse mercado com um cenario destes.
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