Emuladores & rooms

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

É ilegal ou não ops emuladores e as rooms

Sim
12
29%
Não
9
21%
Só as rooms
1
2%
Só os emuladores
0
Sem votos
Depende
18
43%
O que são rooms e emuladores?
2
5%

Total de votos: 42
Player-Zero
Expert
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47

Mensagem por Player-Zero » quarta 12 jul 2006, 21:05

Mas é legal se eu tiver a consola e o jogo em questão não?
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » quarta 12 jul 2006, 21:42

Eu considero que neste caso específico dos roms embora pelo que é enunciado na lei me pareça que não temos qualquer direito de os usar se não possuirmos o original, a verdade é que a justiça é cega e por vezes utópica e desligada da realidade e por isso creio que aqui terá que funcionar um pouco a consciencia de cada um. É verdade que as leis existem, mas quando essas leis só criam entraves e a sua aplicação não trás benefícios por aí além, a verdade é que considero que pudemos fechar um bocadinho os olhos a essas leis inapropriadas que nos incutem sem percebermos bem porquê.
No caso dos roms as coisas podem ser vistas de muitas maneiras. Se por um lado, a utilização de roms pode eventualmente afectar a venda de jogos antigos em segunda mão ou que se encontrem eventualmente em stock, por outro lado é uma porta de chamada de atenção a jogos do presente com os quais as editoras ganham o dinheiro a sério. Imaginem que eu nunca tinha jogado final fantasy, e como consequência nem sabia se gostava. Certo dia decidia experimentar um final fantasy num emulador de ps1. Gostava. A partir daí, seria muito mais provável eu vir a comprar um novo final fantasy para uma consola ainda "viva", esse final fantasy poderia ainda ser o pretexto ideal para comprar a consola caso não a tivesse.
Penso que é principalmente por este tipo de situaçãoes que as editoras "vão deixando andar as coisas", porquê ganhar 5/10€ num jogo velho que poucos irão comprar (porque é velho né) quando podem deixar que ele incentive a um futuro investimento numa sequela daquele mesmo jogo que custa para cima de 50/60€ ? E aqui já não estamos a falar de alguém que compre a consola de propósito para jogar a essa sequela, até porque depois seria inevitável essa pessoa comprar mais jogos. Claro que nem todos os que experimentarem vão gostar e comprar, mas a diferença de rendimentos vale a pena.
É o que eu acho. :wink:
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Newtomic
Master
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 12 jul 2006, 23:11

cinemaniac Escreveu:o GTA I e II já sao abandonware...porque deixaram de ser comercializados. em relaçao a ser ou nao legal o uso de roms, é a mm coisa do GTA, se ele ja for abandonware nao é de maneira nenhuma ilegal o seu uso. e mesmo que seja comercializado se possuires o original estás no teu direito de fazer backups e protegeres o original jogando com o backup, desde que nao lucres nada com isso. digam o k disserem isto é certo e sabido k é assim.
cinemaniac Escreveu:tem em parte razao e em parte nao tem. tem razao quando diz que roms nao sai ilegais e ta em parte errado quando diz que os roms sao legais LOL se o rom do jogo em questão já for distribuido gratuitamente (abandonware) nao é ilegal, contudo, se nao for abandonware ai já é ilegal.

eu acho k primeiro de terem começado essa longa "teima" deviam ter-se informado mlhr...a net nao existe só para dizer que a temos. usem-na bem...
Nota k Freware não é a mesma coisa k Abandonware. ;) Logo não confundas batatas com cebolas. :)

(PT) Wikipedia Freeware
(EN) Wikipedia Freeware
(PT) Wikipedia Abandonware
(EN) Wikipedia Abandonware
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Hunter
Hardcore
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Contacto:

Mensagem por Hunter » quinta 13 jul 2006, 0:19

é o que eu digo. eu faço o que faço e assumo ( ao contrario de muitos), se ja nao estao de acordo a mim pouco me importa... eu nao considero ilegal por isso nao vou deixar de usar as roms que tenho aqui de jogos das consolas de 8/16 bits...
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Bu77erCup242
Expert
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 13 jul 2006, 1:49

Acho esta discuçao ja esta a prolongar demais...quando nao a necessidade. Tu usas o Roms de jogos antigos, tudo bem acho que nao e por tua causa de as companhia que tem os direitos desses jogo se vao xatear...agora nao acho de maneira nenhuma correcto promoveres isso , mas pronto.

Quanto ao aspecto da legalidade, em nao comprendo como e que tu nao ves que illegal pq nao a grande espaço para subjectividade.A companhia XPTO que desenvolveu e tem os direitos da Super Sidescrowling Shooter 16, para a master system, é dona do jogo. Tu nao o podes utilizar sem eles te deixarem pq e deles...Eles nao o vende, pa isso e com eles. Talvez estejam a guardar o jogo para um compilaçao de classicos ? Talvez estejam a pensar lança-lo no live arcade ? Talvez o jogo seja tao mau que eles nao o queriam distribuir mais para nao dar mau nome a empresa ? O talvez eles sejam simplesmente estupidos e nao o querem disponiblizar...mas e deles. Eles que tems os direitos do jogo, sao tao dono do jogo como a Activision e dona do CoD2. Se a Activision deixar de comercializar o CoD2 nao e por isso que tu pode fazer o download se eles nao autorizarem, o mesmo aconteçe com qualquer jogo...livro, CD, DVD

Ja agora:
Link do Newtomic Escreveu:Abandonware is computer software which is no longer being sold or supported by its copyright holder. Sometimes, it is used as a blanket category for any software over a certain age, usually five years.

The term has no legal meaning. This means that labeling any kind of software 'abandonware' does not make it legal to use it without paying or make copies of it. Unless the author puts the software in the public domain, any and all abandonware remains covered under copyright law until its copyright term expires.

....

There is no recognition of a legal term "abandonware" in any national set of copyright law. There is a long held concept of "abandonment" in trademark law, but it is a direct result of the infinite term of trademark protection. Currently, a copyright can be released into the public domain if the owner clearly does so using a writing (a process which has been done); however this formal process is not considered "abandoning," rather "releasing." Non-owners of a copyright cannot merely claim the copyright "abandoned" and start using it without permission of the copyright holder, who would then have a legal remedy
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Triper
Expert
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Contacto:

Mensagem por Triper » quinta 13 jul 2006, 8:23

Tanto alarido quando a questão é facil de responder. Eis o que eu vi e sei sobre isto.

Os emuladores e roms são legais até certo ponto e ilegais até outro certo ponto.
Um emulador é legal pois é apenas um programa freeware e assim o é com excepção de certos emuladores que são shareware como o vgsconectix e o bleem de à uns anos atrás. O vgsconectix até só permite jogar jogos ps1 originais no pc e não funciona com copias a não ser com um pequeno utilitário.
Já os roms depende da plataforma e do jogo.
Se o rom for de uma plataforma já extinta e cujo jogo nunca mais terá uma versão remake ou algo com um nome dele então essa rom é legal.
Se a plataforma for daquelas mesmo muita velhas e cuja extinção já perdura à uns anos e nunca mais nada sobre ela saiu então podem jogar os roms que quiserem dessa plataforma(atari e spectrum são casos não ilegais com excepção dos jogos que tem remakes).
Se a rom que jogarem infrigir alguma destas regras então só será legal se vocês possuirem o jogo original pois caso contrário só podem jogá-la durante 24 horas e depois disso será tomado como infração à lei.
Devem também notar que qualquer rom que tiver um nome e ainda se fizer jogos dessa saga é tomado como ilegal(tomem o exemplo de ff cujos roms são todos ilegais tal como o zelda e os super mario e cenas do genero).

Também existem na net roms freeware criadas por bakanos que quiseram criar roms para testes ou mesmo fazer a versão deles de um ou outro jogo, se esta rom tiver por base um rom que é ilegal possuir sem se ter o original então estão em posse de codigo de outrem o que é ilegal, mesmo sendo feito por outrem o jogo quase todo(um caso é o pokemon black que é um pokemon red alterado) mas se for um rom feito de origem por alguém então é legal. Julgo que roms freeware tem PD no nome do rom(não tenho a certeza disto)

Eu digo isto tudo com base em leis informaticas que li na net sobre direitos de autor e roms. Uma delas até foi proposta pelo bill clinton e aprovada.

Se alguém discordar de algo dito aqui por mim então digam, isto foram coisas que eu li à uns anos na net num site brasileiro.
Imagem
Imagem
cinemaniac
Hardcore
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10

Mensagem por cinemaniac » quinta 13 jul 2006, 12:09

Newtomic Escreveu:
cinemaniac Escreveu:o GTA I e II já sao abandonware...porque deixaram de ser comercializados. em relaçao a ser ou nao legal o uso de roms, é a mm coisa do GTA, se ele ja for abandonware nao é de maneira nenhuma ilegal o seu uso. e mesmo que seja comercializado se possuires o original estás no teu direito de fazer backups e protegeres o original jogando com o backup, desde que nao lucres nada com isso. digam o k disserem isto é certo e sabido k é assim.
cinemaniac Escreveu:tem em parte razao e em parte nao tem. tem razao quando diz que roms nao sai ilegais e ta em parte errado quando diz que os roms sao legais LOL se o rom do jogo em questão já for distribuido gratuitamente (abandonware) nao é ilegal, contudo, se nao for abandonware ai já é ilegal.

eu acho k primeiro de terem começado essa longa "teima" deviam ter-se informado mlhr...a net nao existe só para dizer que a temos. usem-na bem...
Nota k Freware não é a mesma coisa k Abandonware. ;) Logo não confundas batatas com cebolas. :)

(PT) Wikipedia Freeware
(EN) Wikipedia Freeware
(PT) Wikipedia Abandonware
(EN) Wikipedia Abandonware
quem falou em freeware? eu so falei em Abandonware e aliás ja tinha posto aqui a definiçao de Abandonware. eu falei em Abandonware pk é o k o GTA é... como a Rockstar já nao o vende nem lucra nada com ele distribui o jogo no site, mas ele nao é freeware pk para ser freeware teria de ter sido distribuido ao publico gratuitamente (o k n foi nos seus inicios). Por isso, GTA é Abandonware porque no inicio foi um jogo comercializado como todos os outros e mais tarde deixaram de dar suporte ao jogo e de comercializa-lo e colocaram-no na net para distribuiiçao gratuita.
Triper Escreveu: Se o rom for de uma plataforma já extinta e cujo jogo nunca mais terá uma versão remake ou algo com um nome dele então essa rom é legal.
Se a plataforma for daquelas mesmo muita velhas e cuja extinção já perdura à uns anos e nunca mais nada sobre ela saiu então podem jogar os roms que quiserem dessa plataforma(atari e spectrum são casos não ilegais com excepção dos jogos que tem remakes).
nao é por os jogos terem ou nao remakes que a sua distribuição será legal ou nao. nos sites que eu já coloquei aqui no topico (noutra página) podes fazer download do Duke Nukem (do 1º) e é abandonware e até a bem pouco tempo saiu o Manhattan. ou seja, nao interessa a plataforma ou sequelas que um jogo possa ter para que ele possa ser distribuido como Abandonware.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
Expert
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Contacto:

Mensagem por Triper » quinta 13 jul 2006, 12:47

Mas de momento não existe nenhum remake do duke nukem ou uma sequela em que o original é lá distribuido logo de momento ele é considerado legal, eu referia-me mais a remakes tipo o ffIV e o zelda e outros jogos da nes que reapareceram no gba, esses sim são ilegais terem-se em rom a sua versão antiga ou a nova, idsto segundo aquilo que li.
Se formos a isso do duke nukem então também o unreal tournament também poderia ser legal ter a versão dreamcast em rom coisa que é ilegal pois em breve sairá uma versão com esse jogo para outra plataforma(pc) mas como o duke nukem não tem futuro à vista então de momento ele é legal, mal se saiba algo soubre um novo jogo do duke nukem então isto passará a ilegal(uma faca de dois gumes) excepto se a editora que possui direitos sobre ele o declare abandonware. Isto foi o que eu cheguei à conclusão após ler umas 10 paginas sobre este assunto à uns anos.

Também posso já estar errado pois a lei muda em pouco tempo e isto pode ter mudado entretanto.
Imagem
Imagem
cinemaniac
Hardcore

Mensagem por cinemaniac » quinta 13 jul 2006, 13:09

Triper Escreveu:Mas de momento não existe nenhum remake do duke nukem ou uma sequela em que o original é lá distribuido logo de momento ele é considerado legal, eu referia-me mais a remakes tipo o ffIV e o zelda e outros jogos da nes que reapareceram no gba, esses sim são ilegais terem-se em rom a sua versão antiga ou a nova, idsto segundo aquilo que li.
Se formos a isso do duke nukem então também o unreal tournament também poderia ser legal ter a versão dreamcast em rom coisa que é ilegal pois em breve sairá uma versão com esse jogo para outra plataforma(pc) mas como o duke nukem não tem futuro à vista então de momento ele é legal, mal se saiba algo soubre um novo jogo do duke nukem então isto passará a ilegal(uma faca de dois gumes) excepto se a editora que possui direitos sobre ele o declare abandonware. Isto foi o que eu cheguei à conclusão após ler umas 10 paginas sobre este assunto à uns anos.

Também posso já estar errado pois a lei muda em pouco tempo e isto pode ter mudado entretanto.
tipo, mesmo que surja um remake ou um novo jogo do Duke o 1º de todos nao deixará de ser abandonware pk nao irão lucrar dinheiro com o 1º jogo mas sim com o novo. o caso que falast, do UT, isso é logico que nao será abandonware, porque existe uma versao PC que ainda rende à produtora e como as versoes de UT sao iguais não seria possivel uma ser abandonware e outra nao pois sao a mm coisa. se kk jogo fica abandonware (mesmo que seja o FF7) já nao o deixará de ser porque nao podem obrigar depois as pessoas a pagar por uma coisa que sacaram gratuitamente, e se no caso do FF7 vai haver um remake este novo irá ser diferente do 1º, logo nao serão exactamente o mesmo jogo, muito menos em termos de gráficos. o abandonware numa definiçao muito breve pode-se dizer que sao jogos em que as produtoras deixam de obter lucro com o jogo em questão e passa a ser distribuido gratuitamente. ou seja, o FF7 (só um exemplo) deixam de ter lucro com ele mas passam a ter lucro com o remake. mm k existam remakes do Duke (1º) ele nao deixará de ser abandonware pk já nao terá lucro mas sim o remake.
A LER:
Imagem
Imagem
Expert

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 13 jul 2006, 18:31

Isto bem mais dificil de explicar do que pensei....
Triper Escreveu:Se o rom for de uma plataforma já extinta e cujo jogo nunca mais terá uma versão remake ou algo com um nome dele então essa rom é legal.
Nao nao nao e nao. E apenas legal se que tiver os direitos do jogo permita a distribuiçao gratuita ou se copyright do jogo tiver expirado. Por favor le o link do Newtomic acerca do abandoware que vez que o que eu estou a dizer e verdade...
Link do Newtomic Escreveu:...This means that labeling any kind of software 'abandonware' does not make it legal to use it without paying or make copies of it. Unless the author puts the software in the public domain, any and all abandonware remains covered under copyright law ...

...Non-owners of a copyright cannot merely claim the copyright "abandoned" and start using it without permission of the copyright holder
Tu nmao pode simplesmente argumentar que o software nao e distribuido , nao tem remakes ..whatever isso nao interessa nada perante a lei. Se o dono do copyright nao permitir a distribuiçao gratis qualquer download de um rom e illegal

Quanto aos emuladores, nao tenho bem a certeza mas parace que se nao usarem nenhum software com copyright sao legais...mas continuo a ter as minhas duvidas se serao moralmente aceitaveis...mas isso ja e subjectivo
Imagem
Death Crow
Hardcore
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41

Mensagem por Death Crow » quinta 13 jul 2006, 19:06

Os emuladores penso que são legais, o que fazes com eles é que pode não o ser (assim como o emule).
Newtomic
Master
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 13 jul 2006, 22:19

cinemaniac Escreveu:quem falou em freeware? eu so falei em Abandonware e aliás ja tinha posto aqui a definiçao de Abandonware. eu falei em Abandonware pk é o k o GTA é... como a Rockstar já nao o vende nem lucra nada com ele distribui o jogo no site, mas ele nao é freeware pk para ser freeware teria de ter sido distribuido ao publico gratuitamente (o k n foi nos seus inicios). Por isso, GTA é Abandonware porque no inicio foi um jogo comercializado como todos os outros e mais tarde deixaram de dar suporte ao jogo e de comercializa-lo e colocaram-no na net para distribuiiçao gratuita.
Informa-te melhor, porke nem o GTA nem o GTA London, nem o GTA 2 são Abandonware, no máximo são Freeware. E eu sei do k estou a falar. A não ser k a DMA ou a Take 2 já não keiram o nome Gran Theft Auto pra nada e k o tenham considerado Abandonware, mas não me pareçe, por isso tem lá calma e informa-te melhor. ;)
cinemaniac Escreveu:nao é por os jogos terem ou nao remakes que a sua distribuição será legal ou nao. nos sites que eu já coloquei aqui no topico (noutra página) podes fazer download do Duke Nukem (do 1º) e é abandonware e até a bem pouco tempo saiu o Manhattan. ou seja, nao interessa a plataforma ou sequelas que um jogo possa ter para que ele possa ser distribuido como Abandonware.
E kem é k te informou a ti k o Duke Nukem mesmo k o 1º é Abandonware, é k eu quase k aposto k não o é, o problema é k as pessoas pensam só porke um jogo já não é comercializado à 10/15 anos é abandonware e pronto, mas as coisas não funcionam assim, por exemplo TODOS os jogos da Namco mesmo os + velhos com carradões de anos nenhum dele é Abandonware e a Namco já o disse, e até já fez algumas keichas contra alguns sites k disponibilizavam ROM's de alguns dos jogos em questão, porke um jogo pra ser Abandonware kem tem os seus direitos de autor tem de o autorizar como tal, se não o autorizar não é Abandonware, alguns jogos são abandonware porke os seus autores por direito já não kerem saber deles e os relegaram como tal, e outros jogos é porke simplesmente nem se sabe kem são os seus autores, ou porke os autores "desapareceram"/morreram e nunca "venderam" passaram os direitos destes jogos para outras pessoas, por isso não penses k só porke está num site "supostamente" legal k é abandonware, às x's é como já foi dito aki, as produtoras é k não estão pra se chatear e não se importam, mas isso não é a mesma coisa k ser ABANDONWARE, por isso eu digo e com base no k li/sei muito poucos ROM's/JOGOS são verdadeiramente legais/abandonware, agora vai é da consciencia de cada um e como o Hunter acha k jogar em ROM's de jogos de 8/16 bit's não tem mal nenhum, assim também eu o acho, mas isso não significa necessáriamente k estejamos a proceder bem ou mal perante a lei, àh e só existe essa ambiguidade de conceito porke me pareçe k as pessoas fazem questão de não entender o k é DIREITOS-de-AUTOR! :|
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
cinemaniac
Hardcore

Mensagem por cinemaniac » quinta 13 jul 2006, 22:40

uma maneira de tirar tudo a limpo é contactarem as entidades a respeito de algum jogo que tenham duvida ( GTA, DUKE NUKEM sao alguns exemplos) e perguntarem como se classificam se Abandonware, se Freeware etc... mas segundo o Wiki freeware é algo k nca foi comercializado nem será comercializado. e o GTA foi...
A LER:
Imagem
Imagem
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » quinta 13 jul 2006, 22:43

Estão a imaginar uma árvore de suculentas nespras (ou qualquer outra fruta que vos agrade muito como a laranja por exemplo) ? Agora imagem que ela está carregadinha de fruta que não é colhida e está ali para apodrecer quando cair ao chão. A árvore é de um vizinho vosso que já não põe os pés em casa há vários anos. Vão deixar a fruta estragar-se sem dar uma dentadinhas ?
É mais ou menos essa a sensação que tenho quando me dizem que jogar com emuladores está errado ou é ilegal. É o sentimento de que estaria a perder muita coisa em prol de uma lei (ou de um sentido moral) que está desadequado à realidade. Não posso comer "fruta" da árvore porque é do "vizinho" ? Mas qual é o sentido se aquela "fruta" acabaria por "cair no esquecimento" sem que o "vizinho" desse conta disso? Para o vizinho é igual ao litro, mas para mim pode fazer a diferença.
Espero ter-me feito entender :mrgreen:

FRUTA POWER!!!
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Bu77erCup242
Expert

Mensagem por Bu77erCup242 » quinta 13 jul 2006, 23:01

....mas

Vosses nao leram o link...mesmo tu newtomic parace que nao leste bem. O conceito de Abandonaware nao existe perante a leie. Abandon ware e uma termo criado pelos utilizadores que nao tem qualquer significado legal. Nao existe ambiguidade nenhuma na leie, se um jogo est aprotegido pelos direitos de autor nao interessa que lhe chamam abnadonware ou nao...nao interessa a idade. Fazer o download desse jogo e illegal.

Querem tirar isso a limpo ? Basta pedirem a alguem da redaçao da MegaScore para porem no DVD roms de jogos das 8/16 bits que nao foram libertados ( esse parace ser o termo tecnico naquele link que colocaste ) pelas editoras. Nao tenho qualquer duvida que eles vao vos dizer que nao podem pq e illegal...
Imagem
Responder