Vou dar aqui uma lista espcialmente para o Hunter

do que eu uso no firefox e das notas que dou:
Themes
Azerty III
Classificação: 5*
Descrição: Um tema simples e sem muitos rococós. Fica muito bem quando utilizado com o
CuteMenus - Crystal SVG 1.1
NOTA: Tenho ainda os temas
Aquatint,
Silver Skin,
iPox,
Noia 2.0 (eXtreme),
Acid Burn e
Square Cut mas não os uso porque os considero de qualidade inferior ao Azerty III. São bemvindos a dar uma vista de olhos, basta ir a
https://addons.mozilla.org/firefox/themes/ e fazer uma pesquiza.
Extensions
Adblock Plus
Classificação: Ecensial (segurança)
Descrição: Popups e outras questões de pouca segurança são coisa do passado. Completamente! Simples de configurar e muito bom. Cheio de vantagens, ainda para mais se usado com o
Adblock Filterset.G Updater
CuteMenus - Crystal SVG
Classificação: 5* (Visual)
Descrição: Bem, depois de nos habituarmos a ter icons para tudo o que é escolha em menu (seja ele da barra de menu ou do menu do direito do rato) não queremos outra coisa. Melhor: a maior parte das extensões suportam esta função o que faz com que também as escolhas nos menus correspondentes a outras extenções também tenham icons!
Download Embedded
Classificação: 5* (utilitário)
Descrição: Simples e fácil de usar. Pode dar muito geito ou pode não servir para nada. Eu cá uso-o porque não estorva e pode ser que algum dia eu até queira fazer o download de algum objecto imbutido numa página (que é para isso que esta extensão serve). Além disso, a extensão é muito profissional (de look), e é sossegada. A única coisa que faz é, sempre que há algum objecto imbutido na página que se está a ver, mostra um icon no canto inferior direito da janela do FF a mostrar quantos objectos imbutidos tem e dá, a partir daí, para fazer o download. Nunca a testei, mas pelo que o pessoal diz funciona bem.
DownThemAll!
Descrição: É um gestor de downloads, semelhante a outros gestores externos, só que este é dedicado ao firefox. Para mim é uma maravilha (mas eu também não conheço outros gestores externos) e funciona a 100%. O único senão ou limitação é não dar para definir uma hora de início e/ou de fim do download, temos que iniciar e pausar o download manualmente (mas também não sei se há algum gestor de downloads que dê para isso). Para explicar como o gestor é simples de usar, basta dizer que deixei completamente de usar o gestor que vem com o FireFox. Agora só uso dTa!
dragdropupload
Classificação: 3* (utilitário)
Descrição: Pode ser que sirva para boas coisas, pode ser que não. Depende dos utilizadores. Para mim não me serve para grande coisa, mas tenho-a instalada porque pode ser que sim. No entanto, aconselho fortemente aos interessados que dêem uma vista de olhos na página indicada para ver as especificações e assim.
FireFox Showcase
Classificação: 4* (utilitário)
Descrição: Dá-nos a possibilidade de fazermos aparecer um lista com a prévisualização das tabs que temos abertas, muito ao estilo da lista dos bookmarks (do lado esquerdo da janela) ou, para usar um exemplo masi conhecido, à lista dos diapositivos no PowerPoint 2003 (com a previsualização). Não é um extensão NADA intrometida, e por vezes até me esqueço que a tenho. Dá geito ao pessoal que costuma ter muitas tabs abertas ao mesmo tempo numa só janela e que depois se perder no mar...
FireFoxMenuButtons
Descrição: Insere mais uma carrada de opções que podemos por nas barras de ferramentas do FireFox (atravez do menu costumizar). Os novos botões são: Save as, New Navigator, Open file, Save frame, Send Link, Page setup, Print preview, Print, Import, Offline, Undo, Redo, Delete, Select All, Find, Customize toolbar, Enlarge text, Reduce text, Source, Add Bookmark, Send message, Extensions, Themes, Preferences, Help, Bookmarks Manager, Bookmarks, JavaScriptConsule, Dom inspector, Page Info,Clear private data, Select Next Tab, Select Previous Tab, Normal Text Size, Full Window e Configuration, tudo para pormos como quizermos nas barras de ferramentas. A quem não souber, esta é uma funcionalidade muito simples e muito boa do FireFox: View (ver) -> Toobars (Barras de Ferramentas) -> Customize... (Personalizar). Mesmo que não tenham o FFMB, exta função de customização das barras é ecensial quase como o ajeitar da almofada quando vamos dormir.
IE Tab
Descrição: Dá-nos a possibilidade de abrir uma ou mais tabs que usam o Internet Explorer, para aquelas páginas que só dão ou que dão melhor neste browser. Mas cuidado, usa MESMO o IE, portanto tenham cuidado com o choque térmico

Esta extenção dá-nos ainda a possibilidade de abrir o link numa nova janela do IE.
Image Zoom
Descrição: Dá-nos a possibilidade de fazermos zoom in ou zoom out em qualquer imagem existente na página (e já tinhamos a função que vem com o FF de origem de aumentar o texto - usando < Ctrl + NumPad+ > e < Ctrl + NumPad- > ). Muito útil, dependendo das imagens, claro. Para mim é uma extensão muito importante, mas isso depois vai de cada um precisar dela.
ImageBot
Descrição: Constumas colocar imagens online através do ImageShack ou semelhante? Mesmo que seja só de vez em quando? Bem, então esta é a extensão para ti! Altamente costumizável, este gestor de upload sincronizado com o ImageShack ou com o PhotoBucket, é simplíssimo de usar. Só precisas de, para ser mais simples, colocar um ícone numa das barras de ferramentas para abrires este utilitário fenomenal numa nova tab. Depois disso, nunca mais queres outra coisa, acredita!
Menu Editor
Classificação: Essencial (utilitário)
Descrição: É uma simples extensão que permite alterar TODOS os menus do FireFox, à nossa vontade. É essencial porque há sempre uma opção que não precisamos ou outra que gostavamos que estivesse antes neste menu e não naquele. Depois também se tivermos muitas extensões, esta torna-se ainda mais importante, porque nos permite reduzir a intruzão das extensões, pois podemos retirar os links no menu Tools ou no menu do direito do rato. Por exemplo, eu tenho um icon na barra de ferramentes para o ImageBot e não tenho mais nada, pois retirei o link que estava no menu Tools. Dar uma vista de olhos, mesmo que esteja cépticos, é ecensial
OpenBook
Descrição: Permite-nos abrir uma nova janela com o livro de favoritos (bookmarks). Pode dar jeito, pode não dar...
Tab Mix Plus
Classificação: Ecensial (utilitário)
Descrição: Tem MUITAS funcionalidades que devem ser todas personalizadas logo de início, mas, para mim, as mais importantes são mesmos a funcionalidade de guardar as seções com todas as tabs abertas, todo o histórico dessas tabs e tudo o resto, caso o FF crashe, por alguma razão (já me salvou a pele muitas vezes), a de podermos voltar a abrir tabs que já fechamos (já alguma vez fecharam tabs sem querer? Então, se tivessem esta extensão, poderia tê-las reaberto com um simples click!) e a de poder proteger tabs em específico para não as fecharmos sem querer. Tem muitas muitas mais funcionalidades, no entanto. É uma extensão que requer que passemos um bocadinho de tempo a personalizá-la, até porque assim conhecêmo-la muito melhor, e às suas funcionalidades (como em todas, aliás).
HideTabBar
Descrição: dá-nos a possibilidade de esconder-mos a barra de tabs. Não é propriamente simplíssima de usar (é só simples, podia ser mais) mas dá jeito quando aparece alguém que não queremos que veja as tabs que temos abertas (só a que estamos a ver no momento)
Resize Search Box
Classificação 3* (utilitário)
Descrição: Como o nome indica, dá-nos a possibilidade de modificarmos o tamanho da caixa de pesquiza. A mim não me serve de muito porque eu não uso a Search Box, mas pode ser que sirva a alguém. Só a tenho instalada porque um dia posso vir a usar a search box (se aprender a trabalhar com ela, quero apagar os motores que estão lá e meter outros personalizados, mas não sei como!).
Adblock Filterset.G Updater
Classificação: Ecensial se se usar o
Adblock Plus (que é ecensial também) (utilitário)
Descrição: Simples: faz o update das definições de segurança do Adblock Plus.
MinimizeToTray
Descrição: Dá-nos um link para minimizar-mos a janela do FireFox para aquela barra de icons à beira do relógio da barra de tarefas. A mim dá-me geito muitas vezes, que quero ficar fora do fórum por algum tempo sem ter o FireFox na barra de tarefas, e não me quero dar ao trabalho de guardar a sessão no TabMixPlus para depois a retomar quando abrir o FireFox outra vez.
VideoDownloader
Descrição: Dá-nos a possibilidade de fazer o download dos vídeos que estejam na página. Não sei se o
Download Embedded também faz isso, mas ao menos sei que posso fazer o download quando quizer.
Mozilla Calendar
Descrição: Embora seja mais adequado ao ThunderBird, dá sempre jeito ter um calendário decente ao alcance de um click. Uso-o no FF também porque não gostava de ter que estar a abrir o TB cada vez que queria ver o calendário.
Restart Tabbed
Classificação: Ecensial (utilitário)
Descrição: É uma extensão simplíssima que adiciona duas opções ao menu file: "Restart w/Tabs" e "Exit w/Tabs". Esta extensão é EXCELENTE por duas razões. A primeira corresponde à opção "Restart w/Tabs": podemos reiniciar rapidamente o FireFox e continuar com as mesma tabs abertas, sem termos que passar pelo processo de gravar a sessão no
Tab Mix Plus, que, diga-se, é sempre mais morosa porque temos que clicar três vezes. Nesta aqui basta uma opçãozinha e temos o FF reiniciado com todas as tabs abertas lá, na mesma. Dá geito principalmente quando instalamos uma extensão ou quando queremos mudar de Theme rapidamente, sem ter que andar a guardar sessões. A segunda vantagem tem a haver com o "Exit w/Tabs": é simples. Queremos sair do firefox e deixar as tabs guardadas para quando o iniciarmos outra vez já as termos abertas? Basta ir ao menu File e escolher Exit w/Tabs! Bem mais simples que o
Tab Mix Plus, bem mais fácil de usar. No entanto, note-se, esta extensão não substitui nem de longe o
Tab Mix Plus, porque este tem MUUUITAS mais funcionalidades, indispensáveis.
---------------------------
Agora dou a lista do que uso no ThunderBird.
Themes
Azerty 'mail
Classificação: 5*
Descrição: Um tema simples e sem muitos rococós. Fica muito bem quando utilizado com o
CuteMenus - Crystal SVG 1.1
NOTA: Tenho ainda os temas
Mostly Crystal e
Noia 2.0 (eXtreme) mas não os uso porque os considero de qualidade inferior ao Azerty III. São bemvindos a dar uma vista de olhos, basta ir a
https://addons.mozilla.org/thunderbird/themes/ e fazer uma pesquiza.
Extensions
MinimizeToTray
Descrição: Dá-nos um link para minimizar-mos a janela do ThunderBird para aquela barra de icons à beira do relógio da barra de tarefas. A mim dá-me um grande jeito porque às vezes tenho o Thunderbird sempre aberto para estar sempre ao corrente de novos emails que recebo e não o quero ter na barra de tarefas. Um icon Tray é bem mais estético e menos incomodativo. Experimentem se gostam de ter o browser de mail sempre aberto mas não o querem na barra de tarefas a estorvar.
Mozilla Calendar
Descrição: É um calendário excelente à distância de um click. Não gostam de Thunderbird porque não tem calendário. Calem-se!
CuteMenus - Crystal SVG
Classificação: 5* (Visual)
Descrição: Tal como no Firefox, depois de nos habituarmos a ter icons para tudo o que é escolha em menu (seja ele da barra de menu ou do menu do direito do rato) não queremos outra coisa. E, como disse, a maior parte das extensões suportam esta função o que faz com que também as escolhas nos menus correspondentes a outras extenções também tenham icons!
DownThemAll!
Descrição: É um gestor de downloads, semelhante a outros gestores externos, só que este é dedicado ao thunderbird. Não o uso muito aqui no TB porque não tenho necessidade, mas acredito que possa fazer geito a muita gente, embora a menos que no FireFox.
Image Zoom
Descrição: Dá-nos a possibilidade de fazermos zoom in ou zoom out em qualquer imagem existente na página que recebermos por mail. Muito útil, dependendo das imagens, claro. Para mim é uma extensão muito importante, mas isso depois vai de cada um precisar dela.
Restart Thunderbird
Descrição: Útil, mas não tão útil como o
Restart Tabbed do FireFox. Dá geito para mudar de theme mais rapidamente ou para reiniciar o TB quando instalamos algum extensão nova.
Menu Editor
Classificação: Essencial (utilitário)
Descrição: É uma simples extensão que permite alterar TODOS os menus do ThunderBird, à nossa vontade. É essencial porque há sempre uma opção que não precisamos ou outra que gostavamos que estivesse antes neste menu e não naquele. Depois também se tivermos muitas extensões, esta torna-se ainda mais importante, porque nos permite reduzir a intruzão das extensões, pois podemos retirar os links no menu Tools ou no menu do direito do rato. Por exemplo, eu tenho um icon na barra de ferramentes para o Calendário e não tenho mais nada, pois retirei o link que estava no menu Tools. Dar uma vista de olhos, mesmo que esteja cépticos, é ecensial