Mensagem
por ICE » sexta 21 abr 2006, 13:24
Novos Mac abrem portas ao Windows
(...)No ínicio deste mês, a Apple deu um passo histórico no sentido de eliminar o obstáculo (trabalhar com programas Windows num Mac): lançou um programa gratuito que facilita a instalação e operação do Windows nos seus modelos mais recentes, complementando o sistema operativo do Mac. O novo Software chamado Boot Camp, ajuda a transformar um Mac num veloz e eficaz computador Windows, conveniente naquelas ocasiões em que, de facto, temos de usar um programa do Windows.
(...)Com o Windows, o iMac foi extremamente veloz - muito mais rápido que o meu HP lançado à dois anos. Todas as funções do Windows que testei, como o motor de busca da internet, correio electrónico e reprodutor de musica, rodaram sem inconvenientes. Quando acabei de usar o Windows, simplesmente reiniciei o iMac, que voltou a operar como um Macintosh normal, com o sistema operativo OS X e o software do Mac.
O BootCamp pode ser transferido através do site apple.com/macosx/bootcamp.
(...)Cada sistema operativo tem a sua própria partição no disco rígido do Mac, pelo que um não interfere com o outro.
(...)Tudo isto é possível porque os modelos mais recentes do Mac usam os mesmos microprocessadores Intel que os computadores com Windows. O BootCamp só funciona com os Mac que tenham chips da Intel.
(...)A empresa disse que não venderá, pré-instalará ou dará assistência ao Windows. (...)O programa será incorporado na próxima versão do Sistema operativo do Mac, denominado Leopard, que deverá estar no mercado em meados de 2007.
(...)Nos meus testes todo este processo (instalação do BootCamp e Windows) demorou 57 minutos, 40 dos quais doram dedicados à instalação do disco do Windows.
(...)Quais são os problemas que podem advir do uso do Windows numa plataforma Mac com BootCamp? É necessário reprogramar o relógio sempre que se inicia o Windows. (...) O Windows também me pedia que voltasse a instalar a impressora sempre que iniciava o programa, muito embora já o tivesse instalado.
(...)Também não se pode utilizar o teclado sem fios Bluetooth da Apple quando se está no modo Windows, pelo menos durante a instalação (...)e a parte do Windows também não é compatível com as câmaras iSight da Apple e com outros periféricos.
(...)Mas de uma forma geral, o Boot Camp funciona realmente bem. A partir de agora, trabalhar com o Windows num Mac é fácil.
in JN 20/04/2006
Excelentes noticias para a Microsoft, não? Mais um potencial nicho de mercado para a empresa de Seatle.
No entanto há algo que me preocupa. Windows e processadores Intel num Mac!! Estarão estes computadores a perder a sua identidade que durante anos os destiguiu?