ICE Escreveu:Morbus Escreveu:
Atenção que o Maedhros está a salientar que as next-gen não são só gráficos. São também (simplificando) RAM e processador. É isso que acho que ele está a dizer e eu estou completamente de acordo.
Também eu!!
O que eu tenho dito é que são nos gráficos, principalmente que se definem as novas gerações! É com vista ao melhoramento gráfico significativo que se constroiem novas consolas numa escala talvez de 70 por 30! Os 30 por cento estão lá para os pormenores da maior eficiência ao nível da IA, "scriptagem" e outras coisas que tais! No entanto não é, nem lá perto, o que tem o maior peso
Isso é a tua perspectiva e a do grande público, porque isso é visível, e mais palpável à primeira vista. Mas o grande público só percebe disso. Ele sabe distinguir uma boa IA de uma má, um bom motor físico de um mau, uma experiência inovadora de um cliché, mas só jogando e apreciando a obra, e nunca nestes termos... percebes o que eu quero dizer? Acontece isso também no cinema.
Mas, no fim do dia, conta muito mais a qualidade total do jogo, que só os gráficos "nextgen". Os gráficos são um indicativo importante da evolução da tecnologia, mas o que eu tenho dito, é que não são o único, nem possivelmente, mais importante. Mesmo para o público acabam por não ser. Nem todos se podem dar ao luxo de comprar uma 360 para jogar os mesmo jogos da xbox ou ps2 com um update gráfico. Enquanto essas consolas tiverem jogos com conceitos mais avançados (inclusivé do ponto de vista tecnológico), a next gen é apenas fumo.
Jogos como Doa4, CoD2, PD0, Condemned... são um next gen medíocre, pois apenas evoluem no sentido mais fácil, que é o dos gráficos. Qualquer um daqueles jogos pode sair para uma consola da geração anterior com gráficos inferiores. Tudo o resto é esquecido em prol do hype "new gen". E o público nota isso, mesmo que nem sempre o pareça. Jogos como Quake 4, podem vender muito, mas são sempre esquecidos fácilmente e ultrapassados pelos títulos verdadeiramente completos na sua evolução, como por exemplo F.E.A.R. ou Cod2.
O que eu tenho vindo a advogar, é que jogos como UT2007, podem ter porventura os melhores gráficos, mas os jogos, verdadeiramente nextgen são aqueles que puxam o envelope em todas as frentes tecnológicas e conceptuais. E por isso acho, p.e., Oblivion muito mais "nextgen" que UT2007. Foi só isso que eu disse... e eu acho que tu concordas com isto, ou não?