Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 02 mar 2006, 22:49

MadnessJonny Escreveu:
João Miranda Escreveu:muitas pessoas quebram leis, mas fazem o bem, o bem e o mal são apenas pontos de vista. por exemplo, uma pessoa que deita lixo para o chão, está a poluir o ambiente, mas a dar emprego a várias pessoas, eu tb acho absurdo uma pessoa nãopoder vender carros, mas poder trocá-los por dinheiro, é por isso que ninguem coloca vende-se num carro, e metem todos quero trocar de dono ou qualquer coisa do género.
Se pensares assim tás a dizer que os criminosos e barões do crime são autenticas joias de pessoa pois estão a dar emprego a milhares de polícias, investigadores, detectives, criminologista, cientistas, psicólogos, etc... E os passadores de droga estão apenas a alimentar as famílias dos produtores da mesma... Tas a perceber o padrão: nenhuma das situações tem lógica. Por isso não considero (nada) válida a tua "teoria" pelo menos não baseado no que dizes.

TEORIAS POWER!!!
Como já se disse muitas vezes aqui e se continuarem a discução vão dizer mais vezes, as tentativas de justificar a pirataria são sempre infrutíferas. Resta ao people que a faz ter vergonha de a fazer e mudar (ou tentar, pelo menos) mudar a sua atitude. Agora não venham para aqui dizer que eu faço pirataria por isto e por aquilo e que não sei que mais. Fazem-na, tudo bem, hão-de sofrer as consequências, ou judiciais ou morais, mas isso é convosco. Mas por favor, entendam porque é que a pirataria é um male e não tentem lavar as mãos num balde de sangue...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Warhead
Expert
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Contacto:

Mensagem por Warhead » quinta 02 mar 2006, 22:49

ICE Escreveu:Eh lá desde quando emprestar ou jogar um jogo emprestado é crime???

É que se for eu declaro-me culpado :S
Se leres os documentos antes da instalacao de kualker jogo, chegas a essa conclusao.
ICE
Expert
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33

Mensagem por ICE » quinta 02 mar 2006, 23:25

Warhead Escreveu:
ICE Escreveu:Eh lá desde quando emprestar ou jogar um jogo emprestado é crime???

Se leres os documentos antes da instalacao de kualker jogo, chegas a essa conclusao.
Desde quando??? tenham juizo! e se isso é proibido então eu serei pirata toda a minha vida!!! Então gasto eu balurdios de dinheiro a comprar jogos originais e não tenho voz naquilo que faço com eles??? Ainda se copiasse tudo bem! Agora só porque empresto sou criminoso???

Olha se a policia me faz uma operação STOP vou preso e talvez se abra novamente a pena de morte, pois o meu pai todos os dias me empresta o carro dele.
Death Crow
Hardcore
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41

Mensagem por Death Crow » quinta 02 mar 2006, 23:27

ICE Escreveu:
Warhead Escreveu:

Desde quando??? tenham juizo! e se isso é proibido então eu serei pirata toda a minha vida!!! Então gasto eu balurdios de dinheiro a comprar jogos originais e não tenho voz naquilo que faço com eles??? Ainda se copiasse tudo bem! Agora só porque empresto sou criminoso???

Olha se a policia me faz uma operação STOP vou preso e talvez se abra novamente a pena de morte, pois o meu pai todos os dias me empresta o carro dele.
Desde o tempo das VHS que é assim. Andamos todos fora da lei quer queiramos quer não.
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 02 mar 2006, 23:29

Death Crow Escreveu:
ICE Escreveu:
Warhead Escreveu:

Desde o tempo das VHS que é assim. Andamos todos fora da lei quer queiramos quer não.
Como disse e continuo a dizer, e o ICE fez subentender, eu sigo os meus princípios, não as leis. Apenas a maior parte dos meus princípios estão de acordo com as leis... Esta em particular não está, mas também não é por isso que vai o mundo abaixo. Basta descrever o acto de emprestar de uma maneira diferente que põe-se-lo logo de acordo com a lei. A borucracia mata-se com borucracia, nunca ouviram dizer?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
ICE
Expert

Mensagem por ICE » quinta 02 mar 2006, 23:39

Morbus Escreveu: Como disse e continuo a dizer, e o ICE fez subentender, eu sigo os meus princípios, não as leis. Apenas a maior parte dos meus princípios estão de acordo com as leis... Esta em particular não está, mas também não é por isso que vai o mundo abaixo. Basta descrever o acto de emprestar de uma maneira diferente que põe-se-lo logo de acordo com a lei. A borucracia mata-se com borucracia, nunca ouviram dizer?
Eu tenho seguido essa discussão! mas não penso que sejam os principios morais a entrar em conta aqui!

Acho que a lei está muito mal neste aspecto! "Queresse" dizer a lei também nos premite criar uma cópia de segurança para uso próprio. "num" entanto as empresas poem sistemas de proteção anti-cópia que não nos deixam fazer tal, nem pedindo por especial favor. Eu já tive a minha prova disso. Quando pedi à Atari para criarem-me uma cópia de segurança do meu UT 2004! Não pode ser. Disseram eles!
Agora vêm-me dizer que nem emprestar posso!!!!! Isto é no mínimo, dos minimos, tremendamente injusto! As leis são para ser cumpridas obviamente, mas quando são más alteram-se, este é um exemplo!
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 02 mar 2006, 23:46

ICE Escreveu:Agora vêm-me dizer que nem emprestar posso!!!!! Isto é no mínimo, dos minimos, tremendamente injusto! As leis são para ser cumpridas obviamente, mas quando são más alteram-se, este é um exemplo!
Estás a ver os teus princípios morais a trabalhar? Foi o que eu disse, o que interessa é mesmo os nossos princípios morais, pois não interessa se matamos ou não. Somos maus porque mataríamos se não fosse crime. Somos maus ou bons pelos nossos princípios morais e não pelas nossas acções. E ao dizeres que a lei está mal estás, como disse, a sobrepor os teus princípios morais à lei... Ainda bem! :D

Imagem
Imagem
ICE
Expert

Mensagem por ICE » quinta 02 mar 2006, 23:47

Morbus Escreveu:
ICE Escreveu:Agora vêm-me dizer que nem emprestar posso!!!!! Isto é no mínimo, dos minimos, tremendamente injusto! As leis são para ser cumpridas obviamente, mas quando são más alteram-se, este é um exemplo!
Estás a ver os teus princípios morais a trabalhar? Foi o que eu disse, o que interessa é mesmo os nossos princípios morais, pois não interessa se matamos ou não. Somos maus porque mataríamos se não fosse crime. Somos maus ou bons pelos nossos princípios morais e não pelas nossas acções. E ao dizeres que a lei está mal estás, como disse, a sobrepor os teus princípios morais à lei... Ainda bem! :D
Pronto! Convenceste-me! :wink:

Como deves saber todas as leis nascem de principios morais!

Os principios da maioria! ora se a maioria está de acordo comigo significa que a lei está mal, certo? ou tou errado???
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 03 mar 2006, 15:50

ICE Escreveu:
Morbus Escreveu:
Pronto! Convenceste-me! :wink:

Como deves saber todas as leis nascem de principios morais!

Os principios da maioria! ora se a maioria está de acordo comigo significa que a lei está mal, certo? ou tou errado???
Estar mal ou bem é relativo, ou seja, depende completamente de pessoa para pessoa. Por exemplo, eu acho mal que se faça sacrifícios tipo ir a fátima a pé e assim (medievalisco e é turtura, acima de tudo) e a minha avó acha mal que eu não vá à missa. Os conceitos de bem e mal são relativos e nem sequer princípios tão básicos como matar um ser humano podem ser tidos como mal, seja qual for a sociedade. É tudo uma questão de princípios. O que temos a fazer é informarmo-nos e tentar saber o mais possivel de tudo para que as nossas atitudes (opiniões) sejam credíveis e fundamentadas. Essa lei do ser proibido emprestar é uma lei puramente baseada no dinheiro e na sede dele. Digo-lhes: eles têem muita sorte que haja pessoas a comprar jogos, se ainda assim os afastam com medidas destas é que vai ser o bom e o bonito. No entanto, é tudo uma questão de se saber o que se compra. Compra-se o direito de propriedade? Compra-se o direito de utilização? Compra-se o direito de transferência pessoal? Compra-se o direito de revenda? Se não se compra o direito de revenda e o direito de transferência pessoal, então os jogos têem necessáriamente que descer de preço. :?

Imagem
Imagem
NCalvin
Redacção
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Contacto:

Mensagem por NCalvin » sexta 03 mar 2006, 21:23

João Miranda Escreveu: agora, quem nunca:

a- copiou um jogo
b- emprestou um filme/jogo/cd (sim porque isto é crime também)
c- quem nunca exibiu um filme a uns amigos
d- quem nunca colocou musica numa festa sem pagar direitos de autor
e- quem nunca fez o download de uma musica ou outra, sim porque muitas musicas são de mastiga e deita fora, e os grupos que não fazem isso, (para mim aerosmith, offspring, nirvana) eu nunca fiz pirataria e compro os cd's, sim porque eles até nem são muito caros.
f- gravou uma musica da rádio, televisão, um filme/série da televisão, eu gravo os perdidos em vhs, mas comprei o DVD, eu gravo os simpsons tb mas já não comprei o dvd da série.
se vires bem, as alineas b, c, d, e até f são excelentes formas de divulgação de filmes/musicas/jogos que acabam por fazer com que outras pessoas possam conhecer e COMPRAR, sim COMPRAR os filmes/jogos/músicas originais.

mas nunca ouvi ninguém falar de um caso em que uma pessoa que se gaba de piratear tenha contribuído para outra pessoa comprar um original que seja.

É óbvio que 70 euros por um jogo é absurdo, mas então porque é que pirateiam música e filmes? Um CD custa 10 euros no iTunes, um DVD já se encontra por 5 euros e um bilhete de cinema idem. E no entanto tudo isto é pirateado. Até onde é preciso descer para deixar de ser "um roubo" que justifica a pirataria?

E à tua pergunta sobre quem nunca fez pelo menos uma vez todas essas coisas, respondo-te que tenho MILHARES de jogos, filmes e álbuns originais. a maioria deles foram comprados em promoções, no eBay, em mercados de segunda mão. Há verdadeiras pechinchas disponíveis em todo o lado, é só quereres encontrá-las. Este fim de semana, por exemplo, estou a pensar comprar uma série de jogos GameCube por 10 euros. Piratear para quê?

E volto à velha questão? Então porque não "piratear", isto é, roubar um carro só porque não se tem dinheiro para ele?
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 03 mar 2006, 21:34

NCalvin Escreveu:mas nunca ouvi ninguém falar de um caso em que uma pessoa que se gaba de piratear tenha contribuído para outra pessoa comprar um original que seja.
Não? :shock: Olha, o meu Morrowind, por exemplo, foi comprado depois de ter jogado e acabado o jogo com uma cópia pirata. O mesmo aconteceu com o KOTOR (1). E por outro lado, por exemplo, só comprei Dungeon Siege 2 porque tinha visto o jogo (pirata) e gostei muito. O mesmo aconteceu com o Need for Speed - Underground 2, com o Fallout 2 (o 1 não) e com o Medal of Honor - Allied Assault. A pirataria é um mal mas ela própria tem alguns pontos que não são tão maus assim. Por exemplo, tenho um tio que joga (alguma coisa, não muito) e que compra todos os jogos que joga. No entanto só compra os jogos depois de os ter acabado (acho que me fasso entender). Ele só tem lá para uns dez, mas de qualquer forma também só jogou lá para uns 10. O último por acaso foi o Civ4 e por acaso só tinha jogado o demo. Eu não gosto nada do jogo, pessoalmente, mas é sempre importante que se tenha consciência do que a pirataria pode significar para certos jogadores...

Imagem
Imagem
NCalvin
Redacção
Contacto:

Mensagem por NCalvin » sexta 03 mar 2006, 21:38

Morbus Escreveu:
NCalvin Escreveu:mas nunca ouvi ninguém falar de um caso em que uma pessoa que se gaba de piratear tenha contribuído para outra pessoa comprar um original que seja.
Não? :shock: Olha, o meu Morrowind, por exemplo, foi comprado depois de ter jogado e acabado o jogo com uma cópia pirata. O mesmo aconteceu com o KOTOR (1). E por outro lado, por exemplo, só comprei Dungeon Siege 2 porque tinha visto o jogo (pirata) e gostei muito. O mesmo aconteceu com o Need for Speed - Underground 2, com o Fallout 2 (o 1 não) e com o Medal of Honor - Allied Assault. A pirataria é um mal mas ela própria tem alguns pontos que não são tão maus assim. Por exemplo, tenho um tio que joga (alguma coisa, não muito) e que compra todos os jogos que joga. No entanto só compra os jogos depois de os ter acabado (acho que me fasso entender). Ele só tem lá para uns dez, mas de qualquer forma também só jogou lá para uns 10. O último por acaso foi o Civ4 e por acaso só tinha jogado o demo. Eu não gosto nada do jogo, pessoalmente, mas é sempre importante que se tenha consciência do que a pirataria pode significar para certos jogadores...
não era bem disso que eu estava a falar...
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 03 mar 2006, 21:42

NCalvin Escreveu:não era bem disso que eu estava a falar...
Não? :-s Eu acho que entendi o que tu quizeste dizer com o resto do post, e estou completamente de acordo (como disse, é uma questão de "querer", embora o "poder" também conte), mas se não era isso que querias dizer então que era? :|

Imagem
Imagem
NCalvin
Redacção
Contacto:

Mensagem por NCalvin » sexta 03 mar 2006, 21:50

Morbus Escreveu:
NCalvin Escreveu:não era bem disso que eu estava a falar...
Não? :-s Eu acho que entendi o que tu quizeste dizer com o resto do post, e estou completamente de acordo (como disse, é uma questão de "querer", embora o "poder" também conte), mas se não era isso que querias dizer então que era? :|
eu não estava a dizer que não há quem pirateie e depois vá comprar o jogo original (tipo jogar uma demo). O que estou a dizer que não contribui é a pirataria "espertalhona", feita por pessoas que pirateiam pela trip de acumular títulos que provavelmente nunca vão jogar/ver/ouvir e que ainda se gabam disso - tipo troféu de caça. E sempre desculpando-se com o "roubo" dos preços, quando o que não falta aí é bons negócios.

Explicado isto, é óbvio que não concordo que emprestar, mostrar, dar a ouvir ou expôr deva ser considerado crime. Assim como sou a favor do mercado de produtos em segunda mão. Proibir tudo isto não ajuda a combater a pirataria, antes pelo contrário, estimula a pirataria e impede que outras pessoas sejam expostas a produtos que potencialmente até comprariam.
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 03 mar 2006, 22:08

NCalvin Escreveu:eu não estava a dizer que não há quem pirateie e depois vá comprar o jogo original (tipo jogar uma demo). O que estou a dizer que não contribui é a pirataria "espertalhona", feita por pessoas que pirateiam pela trip de acumular títulos que provavelmente nunca vão jogar/ver/ouvir e que ainda se gabam disso - tipo troféu de caça. E sempre desculpando-se com o "roubo" dos preços, quando o que não falta aí é bons negócios.

Explicado isto, é óbvio que não concordo que emprestar, mostrar, dar a ouvir ou expôr deva ser considerado crime. Assim como sou a favor do mercado de produtos em segunda mão. Proibir tudo isto não ajuda a combater a pirataria, antes pelo contrário, estimula a pirataria e impede que outras pessoas sejam expostas a produtos que potencialmente até comprariam.
Morbus já antes Escreveu:eles têem muita sorte que haja pessoas a comprar jogos, se ainda assim os afastam com medidas destas é que vai ser o bom e o bonito.
Exactamente! :D

Mas afinal o que é que a legislação diz concretamente sobre o tema?

Imagem
Imagem
Responder