Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%

Total de votos: 54
SoRHunter
Veteran
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44

Mensagem por SoRHunter » segunda 27 fev 2006, 10:56

Morbus Escreveu:E a que propósito veio essa conversa de ser homossexual? :shock: :shock:
[Whisper]O filme retrata o amor entre dois cowboys.[/Whisper]
Maedhros
Veteran
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07

Mensagem por Maedhros » segunda 27 fev 2006, 12:51

ICE Escreveu:
Maedhros Escreveu: os jogos estarão num patamar diferente... e quem sabe capaz de substituir o cinema no centro da nossa vida cultural.
Aí está Maedhros! É isso que falta perceber. Os jogos não querem nem nunca quiseram substituir o cinema! Aliás já o fizeram em vários aspectos e nunca de gabaram disso! Muito menos, querem substitui-lo no centro da nossa vida cultural. Os jogos são uma forma de entretenimento que faz parte da cultura e não uma "cultura do entretenimento" como é o cinema.

Enquanto falhar-mos a ver isto nunca vamos poder ver os jogos com os olhos pelos quais eles merecem ser vistos!
Discordo em absoluto. Os jogos são uma forma de entretenimento, que, já desde alguns anos, mostram uma forte competição como centro da sala de estar. Tu podes dicordar... mas repara que até tu admites disso. E o que é isso de se gabar? Um jogo não se gaba... mas enfim.

E essa tua distinção entre "cultura de entretenimento" e "entretenimento que faz parte da cultura" é típica do reducionismo que se insiste a aplicar nos jogos. Eu, como cinéfilo, nunca definiria o cinema dessa forma, e os jogos muito menos...

Os jogos podem ir muito mais longe do que vão neste momento, e tenho a certeza que, com o tempo irão. NCalvin só quis mostrar, que, neste momento, ainda estão muito longe das outras formas de arte, e não que habitam num plano completamente diferente. Se há forma de arte que tem pontos em comum com os videojogos é o cinema, falta ver é (se) quando é que os jogos terão profundidade das outras formas de arte...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » segunda 27 fev 2006, 12:54

Morbus Escreveu:
Maedhros Escreveu:Quando existir à venda um videojogo, cujo ponto fulcral for uma simples história de amor (homossexual ou não, that's beside the point), capaz de tocar o menos emocional dos jogadores, então aí sim, os jogos estarão num patamar diferente... e quem sabe capaz de substituir o cinema no centro da nossa vida cultural.
Mas isso já não aconteceu com FF? :schock:
FFVIII tinha uma bela história de amor, mas longe de mim, compará-lo com a profundidade e beleza da de Brokeback Mountain. Como já disse, são níveis completamente diferentes. É claro, que quanto mais jogos que habitem nestes géneros pouco explorados existirem, melhor, pois significa um envelhecimento bem vindo por parte da indústria. Infelizmente, raramente vejo jogos que escapam a um certo número de clichés...
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

ICE
Expert
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33

Mensagem por ICE » segunda 27 fev 2006, 13:54

Maedhros Escreveu:E essa tua distinção entre "cultura de entretenimento" e "entretenimento que faz parte da cultura" é típica do reducionismo que se insiste a aplicar nos jogos. Eu, como cinéfilo, nunca definiria o cinema dessa forma, e os jogos muito menos...
Para esclarecer Maedhros, não é distinção e muito menos reducionismo, o que eu quis dizer foi: O cinema é considerado a 7ª Arte, como tal é arte e é cultural, os jogos pelo menos por enquanto não o são, algo que eu descordo em absoluto, mas o facto, é que não o são, pelo que são cultura no aspecto que fazem parte da sociedade humana, mas não fazem parte da mesma "cultura" que se aplica quando falamos em cinema. Foi essa a minha intenção. Se os jogos fossem cultura não pagariamos 21% de IVA.
Death Crow
Hardcore
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41

Mensagem por Death Crow » segunda 27 fev 2006, 14:01

ICE Escreveu:
Maedhros Escreveu:E essa tua distinção entre "cultura de entretenimento" e "entretenimento que faz parte da cultura" é típica do reducionismo que se insiste a aplicar nos jogos. Eu, como cinéfilo, nunca definiria o cinema dessa forma, e os jogos muito menos...
Para esclarecer Maedhros, não é distinção e muito menos reducionismo, o que eu quis dizer foi: O cinema é considerado a 7ª Arte, como tal é arte e é cultural, os jogos pelo menos por enquanto não o são, algo que eu descordo em absoluto, mas o facto, é que não o são, pelo que são cultura no aspecto que fazem parte da sociedade humana, mas não fazem parte da mesma "cultura" que se aplica quando falamos em cinema. Foi essa a minha intenção. Se os jogos fossem cultura não pagariamos 21% de IVA.
O cinema e a música são arte e o IVA mesmo assim é elevado. Só o IVA dos livros é a 5%, talvez porque os politicos escrevem livros mas não fazem nem música nem filmes.

E viva os interesses politicos!
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » segunda 27 fev 2006, 14:09

ICE Escreveu:
Acho que tens de rever o teu conceito de cultura...
E o IVA aplicado a cd's e dvd's de música ou cinema é 21%... portanto, mesmo do ponto de vista do estado (que não tem validade nenhuma) estão no mesmo patamar.

Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 27 fev 2006, 14:24

Isto não é offtopic:

Digam-me lá. Alguém jogou aquele jogo que consistia em salvar o maior numero possivel de pessoas? Acho que era feito ela ONU, ou assim, como uma forma de contrariar a violência nos jogos... Se sim, que acharam do jogo?

Responda por favor, ou, ao menos, quem souber, que diga o nome do jogo.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » quarta 01 mar 2006, 21:20

Morbus Escreveu:Isto não é offtopic:

Digam-me lá. Alguém jogou aquele jogo que consistia em salvar o maior numero possivel de pessoas? Acho que era feito ela ONU, ou assim, como uma forma de contrariar a violência nos jogos... Se sim, que acharam do jogo?

Lembro-me dele, mas não sei o nome...

Uma triste possibilidade de modelo dos jogos para o futuro :(

http://www.gamespot.com/features/freepl ... ry=6145083

Player-Zero
Expert
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47

Mensagem por Player-Zero » quarta 01 mar 2006, 21:22

Maedhros Escreveu:
Morbus Escreveu:Isto não é offtopic:

Lembro-me dele, mas não sei o nome...

Uma triste possibilidade de modelo dos jogos para o futuro :(

http://www.gamespot.com/features/freepl ... ry=6145083

Se bem me lembro o nome do jogo era Food Force :D
Mas não tenho a certeza.....
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Pina
Novato||Novata
Registado: sexta 10 fev 2006, 15:49

Mensagem por Pina » domingo 05 mar 2006, 21:32

Tópico interessante.
Mas acho que não posso votar em nenhuma daquelas três hipóteses porque não reflecte como deve ser a minha ideia de arte num jogo eletrónico.
Bom.

Esta questão primária do que é a arte tem barbas e acho que o melhor que temos a fazer é cada um interpretar à sua maneira, a minha sendo que arte é tudo aquilo o que nós quisermos que o seja.
A grande questão aqui é que, tal como no cinema e, ao contrário dos livros, os jogos são feitos por equipas e não individuais e é difícil discernir quando é uma produção massiva de uma editora sedenta de dinheiro de uma obra feita com gosto por um grupo de talentosos individuais.
Ora, se segundo a minha ideologia de que arte é tudo aquilo que eu quiser que seja, só me resta esperar que os jogos sejam também aceites como arte. Basta um grupo influente considerar que sim e está feito.

Não se martirizem mais com isto, se para voçês jogos já são arte e para os outros não então está resolvido.
É tudo uma questão de tempo até que seja a maioria a dizer que é arte e apenas uma minoria a dizer que não para esta questão estar ultrupassada.

Eu não tenho dúvidas que pode ser arte se eu quiser.
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » domingo 05 mar 2006, 22:12

Pina Escreveu:Tópico interessante.
Mas acho que não posso votar em nenhuma daquelas três hipóteses porque não reflecte como deve ser a minha ideia de arte num jogo eletrónico.
Bom.

Esta questão primária do que é a arte tem barbas e acho que o melhor que temos a fazer é cada um interpretar à sua maneira, a minha sendo que arte é tudo aquilo o que nós quisermos que o seja.
A grande questão aqui é que, tal como no cinema e, ao contrário dos livros, os jogos são feitos por equipas e não individuais e é difícil discernir quando é uma produção massiva de uma editora sedenta de dinheiro de uma obra feita com gosto por um grupo de talentosos individuais.
Ora, se segundo a minha ideologia de que arte é tudo aquilo que eu quiser que seja, só me resta esperar que os jogos sejam também aceites como arte. Basta um grupo influente considerar que sim e está feito.

Não se martirizem mais com isto, se para voçês jogos já são arte e para os outros não então está resolvido.
É tudo uma questão de tempo até que seja a maioria a dizer que é arte e apenas uma minoria a dizer que não para esta questão estar ultrupassada.

Eu não tenho dúvidas que pode ser arte se eu quiser.
Interssante, a tua forma de ver as coisas! Só tem um problema, vendo as coisas do teu prisma, não há nada a discutir ;)

Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » domingo 05 mar 2006, 22:26

Pina Escreveu:Basta um grupo influente considerar que sim e está
Para mim um dos grandes problemas da sociedade. Se eu e outras pessoas do meu nível dizemos que um qualquer filme é uma autêntica obra de arte, o supra sumo do cinema e damos provas disso, mas vem um qualquer senhor dizer que não gostou, todos vão atras dele :?
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 05 mar 2006, 22:42

Death Crow Escreveu:
Para mim um dos grandes problemas da sociedade. Se eu e outras pessoas do meu nível dizemos que um qualquer filme é uma autêntica obra de arte, o supra sumo do cinema e damos provas disso, mas vem um qualquer senhor dizer que não gostou, todos vão atras dele :?
Por que esses "todos" são umas [palavra rebuscada e em desuso que é um eufemismo da palavra 'bestas'] e, portanto, não têm opinião válida (nem sequer a têm que é diferente). Neste caso, no entanto, acho que o que importa para que alguma coisa seja considerada algo é que esses "todos", de uma forma progressiva considerem essa coisa esse algo, e não um supra sumo a fazer com que esses "todos" a considerem. Não sei se me faço entender [:p]
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » domingo 05 mar 2006, 22:44

Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:
Por que esses "todos" são umas [palavra rebuscada e em desuso que é um eufemismo da palavra 'bestas'] e, portanto, não têm opinião válida (nem sequer a têm que é diferente). Neste caso, no entanto, acho que o que importa para que alguma coisa seja considerada algo é que esses "todos", de uma forma progressiva considerem essa coisa esse algo, e não um supra sumo a fazer com que esses "todos" a considerem. Não sei se me faço entender [:p]
Mas que raio andaste tu a fazer antes de vir para aqui?
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 05 mar 2006, 22:48

Death Crow Escreveu:
Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:
Mas que raio andaste tu a fazer antes de vir para aqui?
:shock: Que queres dizer?!?!?! :shock:

Imagem
Imagem
Responder