ICE Escreveu:Trago para este tópico uma opinião minha que tinha deixado expressa num outro!
Eu pessoalmente não me acredito no preço anunciado pela Merril Lynch nem que a Sony vá adiar ainda mais o lançamento da sua nova coqueluche!
Os preços anunciados pela Merril Lynch têm lógica obviamente, contudo 800 dolares é um preço que a Sony não se dará ao luxo de praticar, tendo em conta que a sua mais directa rival está a metade desse preço!
Adiar ainda mais, dando vantagem temporal à Xbox360, também não me parece algo que a Sony vai fazer.
Na minha opinião a PS3 será lançada até abaixo dos $500. A Sony perderá dinheiro no primeiro ano, ou até nos primeiros dois, mas não se atrasará em relação aos seus concorrentes o que fará com que o sucesso da sua nova consola seja equivalente ao da PS2, se assim acontecer e novamente a PS3 detiver o dominio do mercado, o dinheiro que a Sony perder durante os primeiros anos irá recuperá-lo mais tarde. Este é um plano muito mais credivel do que o adiar o lançamento para baixar os custos e dar uma enorme vantagem aos seus concorrentes
Obviamente que se as coisas correm para o torto e a consola não vender o que a Sony está à espera o prejuizo será bem maior, mas não creio que isso suceda, pelo menos não nesta 7ª geração.
Se o custo de produção da PS3 for realmente 800 € acho que a Sony não se pode dar ao luxo de colocar no mercado uma consola que lhe dá um prejuizo de 300 euros por unidade ! Lançar uma consola a um preço inferior e recuperar o investimento nos jogos é comum, mas não quando falamos em quantias de 300 euros.
Ao preço a que estão os jogos, 300 euros representam cerca de 4 (ou mais) jogos, ou seja, só ao vender o 5º jogo é que a Sony estaria a "facturar". Isto claro, sem equacionar os preços de transporte, publicidade, etc. E não se esqueçam que os jogos não são só lucro, há todo um investimento necessário que também é preciso ter em conta.
Já não me lembro dos números certos mas li uma vez na revista (na zona do forum) que a média de jogos vendidos por playstation (axo que era sobre a primeira) era bastante baixa, axo que andava à volta dos 3 ou 4 jogos (se não estou em erro). Ou seja, se os valores se voltassem a repetir para a PS3, seriam insuficientes para garantir o sucesso da mesma.
Por isso considero que essa não é uma opção muito viável, isto claro se for realmente este o preço de produção da PS3 (não duvido muito mas...).
Acho que o mais provável é a Sony arranjar um meio termo entre as várias opções: adia em poucos meses o lançamento, aumenta um pouco o preço que tinha equacionado originalmente e talvez baixe alguma especificação ou arranje uma manobra qualquer que reduza o preço sem comprometer (muito) o desempenho da consola.
Digo eu.
MEIO TERMO POWER!!!