Conversa da treta

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Bloqueado
Maedhros
Veteran
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07

Mensagem por Maedhros » segunda 23 jan 2006, 17:45

scarface Escreveu:
Morbus Escreveu:
scarface Escreveu:Não me batam mas...
Cavaco é que é, era nele keu votava se pudesse.

CAVACO POWER!!!
Por alguma coisa é que não podes :twisted: :twisted: :twisted:

Não é que eu esteja contra a tua opinião só por ela ser o que é, mas antes de teres o direito de defender (e/ou atacar) alguém ao alguma ideologia, informa-te primeiro sobre essa pessoa e/ou sobre essa ideologia...

INFORMAÇÃO POWER!!!

Já lá dizia o meu falecido tio Neca: uns é por maldade e outros é por ignorância...
mas o k keres dizer com isso de ideologia.
eu acho qeu o cavaco irá ser um bom presidente, tal como os outros acham que x ou y iria ser um bom presidente.
a minha ideologia é de direita, só isso.

IDEOLOGIAS POWER!!!
Ideologia de direita... isso é capaz de ser o conceito mais vago de que já ouvi falar! Meu amigo, antes de tomares uma opinião deves-te informar melhor sobre o que dizes... algo que claramente ainda não fizeste.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
SoRHunter
Veteran
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44

Mensagem por SoRHunter » segunda 23 jan 2006, 18:01

Maedhros Escreveu:Ideologia de direita... isso é capaz de ser o conceito mais vago de que já ouvi falar! Meu amigo, antes de tomares uma opinião deves-te informar melhor sobre o que dizes... algo que claramente ainda não fizeste.
Ainda lhe faltam alguns anos até poder votar; tem tempo de aprender muitas coisas sobre a política. Deixa o Scarface em paz (deixa-o viver na ilusão :twisted: ), ou o rapaz começa a ficar stressado com as histórias da "tanga", "alto-astral", "obras faraónicas"... :wink:
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 23 jan 2006, 21:52

SoRHunter Escreveu:
Maedhros Escreveu:Ideologia de direita... isso é capaz de ser o conceito mais vago de que já ouvi falar! Meu amigo, antes de tomares uma opinião deves-te informar melhor sobre o que dizes... algo que claramente ainda não fizeste.
Ainda lhe faltam alguns anos até poder votar; tem tempo de aprender muitas coisas sobre a política. Deixa o Scarface em paz (deixa-o viver na ilusão :twisted: ), ou o rapaz começa a ficar stressado com as histórias da "tanga", "alto-astral", "obras faraónicas"... :wink:
Basicamente, scarface, o que é preciso que tomes consciência é de aquilo que realmente apoias. A melhor maneira de conhecer uma ideologia é ver aquilo que dela é atacado pelas outras ideologias, ou seja, para conheceres uma ideologia de direita, deves ver o que os de esquerda atacam nela, e viceversa.

Eu defendo os estremismo e nem suporto sequer neutralismos, centrismos. Sigo a minha ideologia como eu acho que a devo seguir, e sigo a sempre (bem... um homem não é infalível :P ). Por isso, acho que devias estudar as ideologias base dos estremos de ambas as partes e veres o que está mal e bem em cada uma. Depois escolhe, mas só depois de conheceres...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » segunda 23 jan 2006, 22:22

Morbus Escreveu:
SoRHunter Escreveu:
Basicamente, scarface, o que é preciso que tomes consciência é de aquilo que realmente apoias. A melhor maneira de conhecer uma ideologia é ver aquilo que dela é atacado pelas outras ideologias, ou seja, para conheceres uma ideologia de direita, deves ver o que os de esquerda atacam nela, e viceversa.

Eu defendo os estremismo e nem suporto sequer neutralismos, centrismos. Sigo a minha ideologia como eu acho que a devo seguir, e sigo a sempre (bem... um homem não é infalível :P ). Por isso, acho que devias estudar as ideologias base dos estremos de ambas as partes e veres o que está mal e bem em cada uma. Depois escolhe, mas só depois de conheceres...
Eu sou exactamente o contrário. Os extremos, sejam onde forem, são perigosos e na política não é excepção. São as políticas de extrema direita e extrema esquerda que levam a ditaduras. Em linhas muito gerais:

Extrema Direita: Os casos mais conhecidos é o caso Nazi e, como já estão a advinhar, o caso do nosso Portugal com o regime de Salazar. Podemos dizer que neste regime tudo é capitalizado, quem tem uma boa ideia/negócio pode enriquecer, no entanto a grande maioria do povo vive muito abaixo desses "senhores".

Extrema Esquerda: União Soviética, Albánia e mais actualmente a China são alguns dos exemplos do que pode acontecer num regime de extrema esquerda. Tudo é do estado e todos têm apenas aquilo que o estado permite, o que na grande maioria das vezes, se revela muito pouco.

A única coisa que é comum às duas ditaduras de extrema é a total ausência de liberdade de expressão. Todos são vigiados e quem não concordar com o que o estado diz, pior para ele...
São situações que a nossa geração não viveu, mas se falarem com os vossos pais e avôs e tiverem alguma curiosidade podem encontrar informações de como era a vida naquele tempo, e digo-vos, podem ficar chocados com certos pormenores.

Só espero que não passemos o mesmo que eles...

NÃO-EXTREMA POWER!!!
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 23 jan 2006, 22:36

A china não é de esquerda. Aquilo é capitalismo puro e simples (e duríssimo). A rússia ERA um bom exemplo da estrema esquerda mas tornou-se em algo mau. A albânia não sei... Mas sei de cuba, que é nitidamente de extrema esquerda e só é a miséria que é por causa dos estados unidos e da pressão dos países capitalístas... Bem, talvez se não fossem eles cuba não seria na mesma um bom lugar para viver, mas continuam a ter ensino gratuito (TODA a formação, até ao mestrado), saúde gratuita e essas coisas todos, por ser tudo do estado (pelo menos é assim que eu tenho conhecimento).

O problema dos estremos é que há sempre pressão do outro estremo e dá problemas. Além disso, nunca vi um político extremista que não fosse currupto por isso todos os governos extremistas parecem corruptos... De qualquer forma, não há só dois extremos, não há duas maneiras de viver, nem na vida em geral nem na política. Ser extremista não quer dizer ser de extrema esquerda ou de extrema direita. Quer dizer seguir o nosso princípios de uma forma dedicada e fiel, e ser-se radical.

Um bom exemplo: eu jogo SEMPRE em Chaotic Good e nos KOTOR em Ultra-hiper light sided... 8)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Freedom Fighter
Senior
Registado: sábado 17 dez 2005, 17:14

Mensagem por Freedom Fighter » segunda 23 jan 2006, 22:41

MadnessJonny Escreveu:
Morbus Escreveu:
SoRHunter Escreveu:

Eu sou exactamente o contrário. Os extremos, sejam onde forem, são perigosos e na política não é excepção. São as políticas de extrema direita e extrema esquerda que levam a ditaduras. Em linhas muito gerais:

Extrema Direita: Os casos mais conhecidos é o caso Nazi e, como já estão a advinhar, o caso do nosso Portugal com o regime de Salazar. Podemos dizer que neste regime tudo é capitalizado, quem tem uma boa ideia/negócio pode enriquecer, no entanto a grande maioria do povo vive muito abaixo desses "senhores".

Extrema Esquerda: União Soviética, Albánia e mais actualmente a China são alguns dos exemplos do que pode acontecer num regime de extrema esquerda. Tudo é do estado e todos têm apenas aquilo que o estado permite, o que na grande maioria das vezes, se revela muito pouco.

A única coisa que é comum às duas ditaduras de extrema é a total ausência de liberdade de expressão. Todos são vigiados e quem não concordar com o que o estado diz, pior para ele...
São situações que a nossa geração não viveu, mas se falarem com os vossos pais e avôs e tiverem alguma curiosidade podem encontrar informações de como era a vida naquele tempo, e digo-vos, podem ficar chocados com certos pormenores.

Só espero que não passemos o mesmo que eles...

NÃO-EXTREMA POWER!!!
Concordo completamente contigo,até porque a disciplina que eu mais gosto é historia,e a matéria que eu mais gostei de dar foi a dos regimes fascistas, (nao pensem que sou fascista,sou completamente a favor do regime democratico)porque foi muito interessante.olhem,ja agora,digam a vossa opinião se se viesse a instalar de novo em portugal a monarquia.rxp.obrigado.
Imagem
Imagem
Imagem

www.createforum.com/phpbb/24serie.html-Fórum sobre 24.

A jogar: Fifa World Cup 2006
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 23 jan 2006, 22:46

FREEDOM FIGHTER Escreveu:Concordo completamente contigo,até porque a disciplina que eu mais gosto é historia,e a matéria que eu mais gostei de dar foi a dos regimes fascistas, (nao pensem que sou fascista,sou completamente a favor do regime democratico)porque foi muito interessante.olhem,ja agora,digam a vossa opinião se se viesse a instalar de novo em portugal a monarquia.rxp.obrigado.
Vinha-se instalar um regime de extrema direita, digo eu, a não ser que o rei fosse só um fantoxe que anda para lá... :?

Imagem
Imagem
Freedom Fighter
Senior
Registado: sábado 17 dez 2005, 17:14

Mensagem por Freedom Fighter » segunda 23 jan 2006, 22:51

Morbus Escreveu:
FREEDOM FIGHTER Escreveu:Concordo completamente contigo,até porque a disciplina que eu mais gosto é historia,e a matéria que eu mais gostei de dar foi a dos regimes fascistas, (nao pensem que sou fascista,sou completamente a favor do regime democratico)porque foi muito interessante.olhem,ja agora,digam a vossa opinião se se viesse a instalar de novo em portugal a monarquia.rxp.obrigado.
Vinha-se instalar um regime de extrema direita, digo eu, a não ser que o rei fosse só um fantoxe que anda para lá... :?
Sim,em parte ate tens muita razao,mas vejamos o regime monarquico da nossa vizinha Espanha que tem uma economia maior que a nossa e possui um regime monarquico,que na minha opinião até é democratico.rxp.
Imagem
Imagem
Imagem

www.createforum.com/phpbb/24serie.html-Fórum sobre 24.

A jogar: Fifa World Cup 2006
Prime Operative
Senior
Registado: sábado 11 jun 2005, 12:24
Contacto:

Mensagem por Prime Operative » segunda 23 jan 2006, 22:56

Morbus Escreveu:A china não é de esquerda. Aquilo é capitalismo puro e simples (e duríssimo). A rússia ERA um bom exemplo da estrema esquerda mas tornou-se em algo mau. A albânia não sei... Mas sei de cuba, que é nitidamente de extrema esquerda e só é a miséria que é por causa dos estados unidos e da pressão dos países capitalístas... Bem, talvez se não fossem eles cuba não seria na mesma um bom lugar para viver, mas continuam a ter ensino gratuito (TODA a formação, até ao mestrado), saúde gratuita e essas coisas todos, por ser tudo do estado (pelo menos é assim que eu tenho conhecimento).

O problema dos estremos é que há sempre pressão do outro estremo e dá problemas. Além disso, nunca vi um político extremista que não fosse currupto por isso todos os governos extremistas parecem corruptos... De qualquer forma, não há só dois extremos, não há duas maneiras de viver, nem na vida em geral nem na política. Ser extremista não quer dizer ser de extrema esquerda ou de extrema direita. Quer dizer seguir o nosso princípios de uma forma dedicada e fiel, e ser-se radical.

Um bom exemplo: eu jogo SEMPRE em Chaotic Good e nos KOTOR em Ultra-hiper light sided... 8)
A China não é de esquerda agora, mas já foi. E quanto a Cuba, bom... Fala com os cubanos. Eu já o fiz e eles não gostam nada daquilo. O próprio Fidel já admitiu que só aceita turistas em Cuba porque precisam deles para sobreviver... Se não fosse assim, preferia não os aceitar no seu país devido às ideias que pudessem surgir por lá.

Pessoalmente, acho que ambos os lados têm as suas vantagens: A esquerda trabalha mais os valores sociais e a direita os valores económicos.

Cá em Portugal tende a haver uma hostilidade para com os ricos e os grandes grupos económicos e isso é uma estupidez. São eles que podem criar postos de emprego e levar um país em frente.

Já que estamos nesta onda, aproveito para dizer que para mim dava-se cabo do sistema partidário tal como existe. As ideologias já estão tão misturadas que os partidos perderam grande parte da sua utilidade. O ideal seria centrar a política em pessoas e não em cores.
"Do infants enjoy infancy as much as adults enjoy adultery?"

Vodka Limão- O meu Blog
O Blog Insólito- Um outro Blog que é meio meu
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 23 jan 2006, 23:01

Prime Operative Escreveu:Já que estamos nesta onda, aproveito para dizer que para mim dava-se cabo do sistema partidário tal como existe. As ideologias já estão tão misturadas que os partidos perderam grande parte da sua utilidade. O ideal seria centrar a política em pessoas e não em cores.
Exacto, até porque há muitas pessoas que votam este ou aquele só por ser do PTGS ou do PWTF... [:D] Mas é importante lembrar que não se pode acabar com a discução, porque assim era condenar o país à estagnação...

A culpa é do Marques Mendes, que foi eleito o político mais demagogo de todos [xx(]

Imagem
Imagem
MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » segunda 23 jan 2006, 23:21

FREEDOM FIGHTER Escreveu:
Morbus Escreveu:
Sim,em parte ate tens muita razao,mas vejamos o regime monarquico da nossa vizinha Espanha que tem uma economia maior que a nossa e possui um regime monarquico,que na minha opinião até é democratico.rxp.
Eu não gostaria. Não gostaria porque recuso-me a aceitar que o poder seja depositado na mão de alguém só porque é de "sangue real". Por amor de deus... Claro que há monarquias e monarquias, e as monarquias dos dias de hoje não são nada comparadas com as de outros tempos.

Quanto à China não ser de esquerda... Proponho-te que procures num motor de busca (sapo quiça) as palavras "ditadura comunista chinesa". Encontrarás certamente muitos resultados, podes ver por exemplo aqui: http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6 ... 63,00.html

Não é a opinião da China, o imenso paraíso capitalista governado por uma férrea ditadura comunista.
- no texto no final do primeiro parágrafo

REPUBLICA POWER!!!
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » segunda 23 jan 2006, 23:37

Não me querendo prolongar sobre esta matéria, porque este não é o melhor sítio para esta discussão, aí vão os meus 50 cêntimos:

1. No meio está a virtude. Ouvimos isto desde pequenos, e quase todas as correntes filosóficas e/ou espirituais apregoam esta máxima do equilíbrio. Como tal, ela pode e deve ser aplicada à política. O problema é saber onde reside o equilíbrio. Mas fácil é ver que não reside nem na extrema-direita nem na extrema-esquerda, ambas interpretações dogmáticas de conceitos complexos (um pouco como os extremisto religioso), e que, em geral, subjugam o povo para atingirem os objectivos. Todos nós, conhecemos a história de países como a Alemanha, União Soviética e Coreia do Norte, entre muitos outros.

2. Sejamos de direita ou esquerda, o importante é perceber quais são so princípios que regem cada uma destas ideologias, e revermo-nos nas suas implicações. E estes princípios não se reduzem às aplicações que tiveram ao longo dos anos, pessoalmente, considero os EUA uma vil deturpação dos conceitos base de uma sociedade de comércio livre, tal como considero a USSR uma vil deturpação dos princípios de Marx.

3. A China de esquerda tem muito pouco, só não vê isso quem não quer, chamar à China comunismo é quase o mesmo que chamar socialismo ao regime Nazi (Partido social Nacionalista). Os nomes nem sempre correspondem à verdade que se esconde por trás. Basta pensar nos pilares da esquerda: liberdade, direitos sociais, estado regulador e controlador da economia... nada disto existe na China. A China começou com um sistema Maoista, e que se foi adaptando ao mundo capitalista, não sobrando nada de uma existência de esquerda (se é que alguma vez existiu).

4. Cuba tem um grande handicap: um embargo comercial dos países vizinhos, que não lhes permite qualquer tipo de comércio externo. Junte-se isso ao seu ditador (sim porque no meu livro Fidel Castro é um ditador como outro qualquer, mesmo que se esconda com uma ideologia de esquerda), e obtém-se mais um país repleto de misérias. No entanto, tem o melhor sistema de saúde do mundo e uma educação grátis e de grande qualidade, portanto, nem tudo é mau.

5. Pessoalmente, acho que um dos grandes problemas da política actual é o da personalização da política, conseguida graças aos mass media, e que leva ao vazio do combate das ideias e dos conceitos importantes, substituindo-o por um combate de frases feitas, concursos de personalidade e manipulação das massas através de camanhas político-publicitárias que movem milhões.

6. O outro grande problema (sobretudo em Portugal), é a corrupção dos partidos, fruto de uma desvirtuação do conceito de democracia, e mantida por um sistema eleitoral pouco justo e livre (e com tendências para piorar). Será que ninguém repara, que desde que temos a democracia, existem muito poucas diferenças entre os governos de PS e PSD?
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

Prime Operative
Senior
Registado: sábado 11 jun 2005, 12:24
Contacto:

Mensagem por Prime Operative » segunda 23 jan 2006, 23:43

Maedhros Escreveu:
4. Cuba tem um grande handicap: um embargo comercial dos países vizinhos, que não lhes permite qualquer tipo de comércio externo. Junte-se isso ao seu ditador (sim porque no meu livro Fidel Castro é um ditador como outro qualquer, mesmo que se esconda com uma ideologia de esquerda), e obtém-se mais um país repleto de misérias. No entanto, tem o melhor sistema de saúde do mundo e uma educação grátis e de grande qualidade, portanto, nem tudo é mau.
Quanto à educação, não posso comentar grande coisa fora o facto de que quase todos os cubanos que conheci tinham bastante cultura e eram poliglotas (se bem que esta última também é em grande parte por necessidade).

Quando ao sistema de saúde, é um mito. Não se pode ter um bom sistema de saúde sem acesso a medicamentos e isso é algo que eles infelizmente não têm. Por exemplo uma pessoa que conheci por lá (não me lembro se foi um cubano ou um turista) teve de ir ao hospital e a única coisa que lá havia era bicarbonato de sódio.

**EDIT:

A pessoa em questão era um cubano.

Já agora, no que toca ao embargo a Cuba, não é de todos os países à volta... Por exemplo, eles compram os medicamentos ao México e o Canadá tem bastantes negócios lá. Se não estou em erro, o embargo é só mesmo por parte dos EUA.
Última edição por Prime Operative em segunda 23 jan 2006, 23:47, editado 1 vez no total.
"Do infants enjoy infancy as much as adults enjoy adultery?"

Vodka Limão- O meu Blog
O Blog Insólito- Um outro Blog que é meio meu
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » segunda 23 jan 2006, 23:47

Prime Operative Escreveu:
Maedhros Escreveu:
Quanto à educação, não posso comentar grande coisa fora o facto de que quase todos os cubanos que conheci tinham bastante cultura e eram poliglotas (se bem que esta última também é em grande parte por necessidade).

Quando ao sistema de saúde, é um mito. Não se pode ter um bom sistema de saúde sem acesso a medicamentos e isso é algo que eles infelizmente não têm. Por exemplo uma pessoa que conheci por lá (não me lembro se foi um cubano ou um turista) teve de ir ao hospital e a única coisa que lá havia era bicarbonato de sódio.
Eu não disse que o sistema de saúde era grátis e para todos (embora devesse ser...). Disse que era o melhor do mundo. Por "melhor" entenda-se como uma relação entre tecnologia, investigação e acesso ao povo. Não é uma afirmação minha, mas resultado de estudos feitos por entidades internacionais (se me lembrar quais foram eu posto).

MadnessJonny
Expert

Mensagem por MadnessJonny » segunda 23 jan 2006, 23:49

Maedhros Escreveu:3. A China de esquerda tem muito pouco, só não vê isso quem não quer, chamar à China comunismo é quase o mesmo que chamar socialismo ao regime Nazi (Partido social Nacionalista). Os nomes nem sempre correspondem à verdade que se esconde por trás. Basta pensar nos pilares da esquerda: liberdade, direitos sociais, estado regulador e controlador da economia... nada disto existe na China. A China começou com um sistema Maoista, e que se foi adaptando ao mundo capitalista, não sobrando nada de uma existência de esquerda (se é que alguma vez existiu).
quote]

liberdade, direitos sociais ...
Mas isto também não existe em Cuba (e ai vocês já concordaram que se trata de um regime de ext. esquerda) e existia na União Soviética ?
Na minha opinião o que acontece é que as ditaduras distorcem e quase destroem todos os verdadeiros pilares de qualquer ideologia política. Nenhuma delas é melhor do que a outra e em ambas é o povo que sofre.

Se fossemos por esses pilares da esquerda ( liberdade, direitos sociais, estado regulador e controlador da economia ) xegariamos à conclusão de que uma ditadura neste sentido não seria tão má assim, teriamos liberdade com fartura, os mais variados direitos sociais e um estado que regula bem a economia. Mas não é isso que acontece, e por isso é que a ditadura de esquerda não é melhor do que a ditadura de direita.

Eu vejo as coisas assim, no entanto se me mostrarem alguma página em que fale de uma china de extrema direita, tudo bem, mas eu procurei e não encontrei nada assim. Por outro lado informações sobre uma china comunista não faltam.

POVO POWER!!!
Bloqueado