Acontece ao melhores!!!Simple

Moderadores: Redacção, Moderadores
Life of brian é fabuloso!!! Obra prima da comédia! Se gostas de Python, podes sempre apanhar a série The Flying Circus na RTP memória!!!Prime Operative Escreveu:Hoje, finalmente, após anos de adiamentos, vi o Life of Brian...
Grande filme.
Aleluia, já posso dizer que vi todos os filmes dos Monty Python.
"Consider the lillies..."
Narnia é um filme muito infantil, que apenas agradará aos mais novos (alguns...). Não caiam na armadilha de pensar que é um novo Lord of The Rings pois fica a muito aquém...alguem aqui ja viu o cronicas de narnia????que acham do filme.é que tenho meu irmao a pedir-me para ir ver o filme,mas tenho medo de gastar dinheiro para ir dormir Rolling Eyes
Ehhhh... Li os 3 + o Hobbit, os outros não! O que tenho a dizer? Uhm, nos livros a relação dos 2 hobbits (Sam e Frodo) aparentava ser "gay", eheh!Morbus Escreveu:Por falar em Lord of the Rings... Quem leu os livros de Tolkien (todos os 7 disponibilizados pela EuropAmérica - Os três do senhor dos aneis, o hobbit, contos inacabados, silmarilion e histórias de numenor e da terra-média) e viu os filmes, que têm a dizer sobre eles (os filmes)? Acham que é fiel À obra de Tolkien nos pontos fulcrais ou foge à ideologia? Respondam por favor.
P.S.: Eu tenho a minha opinião mas vou deichá-la para depois... i'm in a hurry
Sendo um adepto fervoroso de Tolkien e tendo alguns conhecimentos de cinema, creio que Jackson conseguiu fazer algo de muito difícil, um excelente filme, por mérito próprio, e porque consegue retratar (até certo ponto) o universo de Tolkien com fidelidade.Morbus Escreveu:Por falar em Lord of the Rings... Quem leu os livros de Tolkien (todos os 7 disponibilizados pela EuropAmérica - Os três do senhor dos aneis, o hobbit, contos inacabados, silmarilion e histórias de numenor e da terra-média) e viu os filmes, que têm a dizer sobre eles (os filmes)? Acham que é fiel À obra de Tolkien nos pontos fulcrais ou foge à ideologia? Respondam por favor.
Exatamente. É o mais importante e para mim foi o mais interessante de ler.Maedhros Escreveu:Sendo um adepto fervoroso de Tolkien e tendo alguns conhecimentos de cinema, creio que Jackson conseguiu fazer algo de muito difícil, um excelente filme, por mérito próprio, e porque consegue retratar (até certo ponto) o universo de Tolkien com fidelidade.Morbus Escreveu:Por falar em Lord of the Rings... Quem leu os livros de Tolkien (todos os 7 disponibilizados pela EuropAmérica - Os três do senhor dos aneis, o hobbit, contos inacabados, silmarilion e histórias de numenor e da terra-média) e viu os filmes, que têm a dizer sobre eles (os filmes)? Acham que é fiel À obra de Tolkien nos pontos fulcrais ou foge à ideologia? Respondam por favor.
Era impossível retratar toda a complexidade e profundidade do mundo de Tolkien (nem o livro do Senhor dos Anéis o consegue por si só), mas Jackson faz um bom trabalho.
De resto, estou desejando que alguém consiga a tarefa árdua de adaptar o Silmarillion, esse sim, o livro (mesmo incompleto) mais importante do legado de Tolkien.
Discordo da tua visãoMorbus Escreveu: Exatamente. É o mais importante e para mim foi o mais interessante de ler.
Na minha opinião Jackson fez um exelente trabalho na maioria dos aspectos mas falhou em dois que podem ser considerados cruiciais:
- o primeiro é a maneira como a magia é abordada. Nos livros é impossível de ver magia explícita como se vÊ no filme (quando vêmos o Gandalf a "rezar" para "castar" alguns spells). O livro não tem magia mas sim "godly powers" sempre explicáveis com o poder da mente, não mágicos (não sei se me faço entender)...
- o segundo ponto (que, em certa medida explica também o primeiro) é que Jackson não conseguiu (acho eu) mostrar o mundo de Tolkien como Tolkien o mostra, ou seja, uma história mitológica pura e simples, em que os factos passados devem ser sempre encarados como mitologia, de forma que haja uma "credibilidade" na obra. Factos como a maneira como se passa para as terras do ocidente (não me lembro agora do nome, acho que é Valinor) é pura e simplesmente mitológica. A explicação para a existência do sol e da lua é simplesmente mitologia. Mas se se ler tudo sempre com o pensamente de que aquilo é tudo mitologia, dá um ar muito mais forte e espetacular à obra. Agora se formos a ler a tentar ver aquilo como uma história em que tudo o que se conta é contado como se tivesse sido verdade, tira essa tal credibilidade. O silmarilion é a mitologia/história dos tempos do final da terceira e inícios da quarta era da terra-média. Lido como isso é que tem piada.
Discutam a minha opinião, por favor. Se não me fiz entender bem digam...
Decididamente... as minhas ideias são MESMO complicadas... XD
Mas concordas com a minha visão?Morbus Escreveu:Percebi o que quizeste dizer... Acho que não me expliquei bem... Baralhei-me todoEra isso que disseste (no que toca à mitologia) que eu queria dizer: que, num todo, a obra de Tolkien é mitológica...
Sorry pela confusão.
Falaste na magia mas não disseste nada mais... Estás de acordo comigo ou não
Concordo.Maedhros Escreveu:Mas concordas com a minha visão?
Gandalf é um Maia. Os Maiar (em Quenya o plural faz-se com -r) são os servos dos Valar, que são os poderes. Deves saber do que faloMaedhros Escreveu:Na parte da magia, não acho que o Jackson tenha sido comprometedor, as cenas a que te referes são as de Gandalf. Ora, se Gandalf é uma espécie de anjo (fazendo o paralelismo com a mitologia católica), acho que faz sentido que Jackson retrate o seu poder como magia.
Sim, tens razão. É ambiguo, isso é verdade. Mas talvez seja ambíguo para nós, porque temos preconceitos sobre a matéria (magia). E o facto da magia ser encarada como tecnologia implica que essa mesma tecnologia seja explicavel pela ciência (de então), deixando, obrigatóriamente, de ser magia. Mas, de qualquer forma, o conceito que Tolkien transmite é ambíguo nesse aspecto.Maedhros Escreveu:Mesmo que Tolkien nunca se refira a magia, nem a poderes (ele é muito ambíguo nesse aspecto, pois retrata a magia como tecnologia e nunca se refere a ela directamente), eles estão implícitos em muitas das acções das personagens.
Talvez tivesse a alternativa de não meter a palhaçada dos spells e coisas do género... Mete preconceitos de magia de agora, preconceitos esses que o Tolkien não tinha, nem pôs na obra.Maedhros Escreveu:Cinematograficamente, Jackson tinha duas opções, ignorar essas acções ou retratá-las como magia. Escolheu a segunda, não me estranha.
Simplificação da narrativa... É um filme, quem quiser aprender "hisória de Tolkien" que lei... Mas mesmo na sua simpleza, Jackson diz muito da história, principalmente nas partes em que é a Galadriel a falar, como no princípio da irmandade do anel, cada frase diz uma coisa muito importante, surgindo factos legenda atrás de legenda.Maedhros Escreveu:Há aspectos piores, como a simplificação de certas narrativas, mas Jackson fez sempre um excelente trabalho!
Returner é divertido, mas não passa de um pastiche de inúmeras outras obras de anime e cinema. Pessoalmente, não o considero um filme particularmente brilhante.Cyrax Escreveu:Fugindo ao Lotr... Alguem viu o Returner? Acabei-o de ver e achei genial num "certo sentido", pois a principio comecei a criticar o filme pelo modo que acontecia as cenas (um pouco irreal, tal como *spoiler* na cena inicial o heroi desvia o olhar do mau da fita e em segundos depois ja esta o "mau" num helicoptero...) mas depois é que compreendi que la no fundo era um filme inspirado em animes (e se formos a ver as anime verifica-se que é +/- assim), daí que a quem é fã de anime deveria considerar ver o filme (dvd)!
Bem, eu disse num certo sentido, pois acho que é um bom filme casual de acção para ver, para afastar-se ao mundo de Steven Seagle e outros filmes de acção "retardados"!Maedhros Escreveu:Returner é divertido, mas não passa de um pastiche de inúmeras outras obras de anime e cinema. Pessoalmente, não o considero um filme particularmente brilhante.Cyrax Escreveu:Fugindo ao Lotr... Alguem viu o Returner? Acabei-o de ver e achei genial num "certo sentido", pois a principio comecei a criticar o filme pelo modo que acontecia as cenas (um pouco irreal, tal como *spoiler* na cena inicial o heroi desvia o olhar do mau da fita e em segundos depois ja esta o "mau" num helicoptero...) mas depois é que compreendi que la no fundo era um filme inspirado em animes (e se formos a ver as anime verifica-se que é +/- assim), daí que a quem é fã de anime deveria considerar ver o filme (dvd)!