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por Simple » segunda 02 jan 2006, 19:43
A Arte é muito relativa...para mim tudo é praticamente arte..e neste momento há certamente algúem que discorda de mim só pelo facto de eu dizer quase tudo e não..tudo(com o "praticamente" no principio desta frase).
Pega-se aqui por vários temas para explicar qualquer coisa(divagação e mais divagação..).
NO copo que algures já falaram..que pode por exemplo ser utilizado para provar um vinho...
Só aqui já se cria um caminho imenso..com muito por falar no que toca a arte...
O próprio modo como se serve o vinho é uma arte...num decante, em que se deixa o vinho respirar durante X tempo, e é servido em copos especificos, se agita, cheira antes e dps prova ligeiramente, se deixa na boca durante um pouco, e depois no processo em que escorre pela gargante se vai retira os diversos aromas, no facto em que na boca é um vinho suave, mas na fase em que passa para a garganta é aromatico, suave e sem alcoool..têm muito que se lhe diga..
Não é só mamar uma litrada de arranque para continuar a buba.
Fala-se de whisky no mesmo modo e sem preconceitos de que se pretende parecer melhor que outros só por beber neste copo em vez de outro qualquer..
È uma questão de experimentar e mais nada.
PEgar num bom whisky e saber apreciar, pôr num copo liso e cheirar, sendo que o alcool vêm logo ao de cima..arrepiando de fininho, lagriams nos olhos, etc.. e tipo..isto vai amargar.
Agora pôr num copo largo arredondado, em que se despeja até a medida recomendada, se cheira, e quando se bebe, ao mesm otempo que sim..se respira..não cheira a alcool , o paladar irá ser muito diferente, beber-se-á mais devagar, com apreciação, diferente e viciante.
Tudo têm um modo de ser contemplado, o seu modo de ser apreciado, resta saber como apreciar ou descobrir como apreciar.
Filmes, jogos...que fronteira existe entre eles?, o facto da cena mais porreira do filme só durar 4 mins com altos efeitos(por exemplo num filme de acção) ou o facto do jogo saturar com 16 horas de jogabilidade idênticas a esses 4 mins?
OU pegar num jogo e ter partes boas e partes que damos ao "mano" mais novo para fazer até chegar a parte porreira..?
Partes de um jogo que antes se criticavam porque ´so se jogava no papel de uma personagem, mas que quando se insere num jogo 4 personagens só gostamos da mesma personagem e vai de passar adiante ou fazer as 3 pancadas desde que chegue a parte seguinte?
Não me alongando mais nesta tentativa de explicação, penso que falta no meio, o dito decanter e o dito copo que nos trará tudo o que nos pode ser oferecido, ou de modo a um dado produto seja analisado honestamente ou como foi idealizado, para isso falta compreender a ideia do realizador, as limitações a nível de orçamento e logistico que teve para poder fazer o que teev em mente, montes de coisas.
Não pôr no mesmo saco um jogo produzido em 2 anos por 6 pessoas que um jogo feito no mesmo tempo por 200 com um orçamento muito maior.
Não é só considerar isto ou aquilo arte, é saber distinguir e não rotular o que pareçe somente por publicidade enganadora o que será arte, do que sem ter sido conhecido foi também arte.
Em todas as opções que se ponham, há muita arte por ser comentada, resta ser apreciada, ou reconhecida como tal.....também esquecida como tendo sido e não reconhecida..,etc...
Milhentos caminhos de cada vez mais peças nos mais variados campos..serem esquecidas ou não reconhecidas como tal...
Penso que daqui a uns tempos se criarão poll's em que não se questionará se isto ou aquilo serão arte ou não e porque razões...mas se isto ou aquilo serão bem publicitados ou não...e aí se decidirá um vencedor...pela publicidade ou marketing bem feitos.
Há uma "guerra" a vencer antes de perguntar se os videojogos são arte, pois o jogos para quem os joga são por vezes opções melhores a filme sidênticos(sobretudo agora que já se fazem uma ou outra peça melhor que os filmes ou pelo menos de acordo..e sobretudo se pegma em jogos para fazer filmes...
Essa guerra é conveçer uma grande parte da população de que os jogos não são uma percentagem infima de pessoas que gostam do imaginário visto numa perspectiva em que directa ou indirectamente se escolhe um caminho sem ter que telefonar para o 6993 a pagar 0.60€ por minuto ou por chamada para decidir um final já escolhido.
È chegar as salas de estar sem eyetoy's pois há quem por ter mais um pouco de "pneu" que outra pessoa não se goste de ver a saltar na camera para passar um nivel, mas no entanto come 1 kilo de gelado enquanto da a telenovela " saudade de um amor passado que podia ter acontecido".
È ultrapassar todos os tabu's que tantos "grupos/panoramas da sociedade" ou "níveis da sociedade" não aceitam quer por não comprrenderem quer por sociealmente não lhes convier...
Teremos então arte nos videojogos...
È Tentar perceber como passamos de Trovante ou 7ªlegião para D'Zert e afins tão rapidamente sem assimilar o que ouve no meio....
Chegando eu ao mais importante da questão..pelo menos na minha opinião...o processo de como as coisas são feitas.
E tal como os jogos, muitas coisas são apanhadas no processo...sendo que com a filtragem do marketing e afins, só se aproveita o pouquito do momento, o sumo que vende rápido, para o bem e para o mal...
Não interessa se Dar sangue é benéfico a sociedade ou quantos o dão! O que é noticia é que há 10 anos houve uma "mão cheia de litros " infectada de HIv que veio da suiça...e ainda hoje se fala nisso e se coloca a mesma qustão..Não sabemos no entanto quantas pessoas foram salvas com milhares de litros que foram doados, sabemos sim no jornal da noite que 4 pessoas(infelizmente) foram infectadas.
Há logicamente uma lado mau nisto, que é a noticia, que é o relevo, até que ponto estaremos dispostos a que os jogos sejam mais expostos a serem uma noticia de maior relevo? até ao ponto de não prestarem? até ao ponto de termos jogos tipo telenovela?
Será bom termos jogos tipo Morangos com açucar? em que cada cena ou capítulo(se é que se pode chamar aquilo de capitulo) dará azo a confusão?
Será propicio pôr publicidade directamente nos videojogos? com oos que se encomendam por parte das operadoras em que temos que hipotéticamente descobrir garrafas de coca-cola no meio de lojas de donuts?
Bem...quanto mais isto avança e logicamente mais se exige..mais penso que se deve exigir menos..muito fica por dizer no que toca a minha opinião, por ser realemnte um assunto tão vago..
mas preferia qeu se andasse no qeu toca a jogos, a margem de tudo o resto..e se fossem fazendo alguns porreiros sem chegar a uma clientela especifica em que não tarda nada estamos a jogar online um FPS qualquer e se interrompe tal e qual esta "porcaria de programação de época Natalicia" o dito jogo para passar publicidade durante tanto tempo quanto durou o bocadito de jogo..a passar publicidades de 6-9-9-3 para termos figuras de mulheres ou toques de quem comeu feijoada e gosta de macacos que com o cu inventam toques dignos de nunca serem ouvidos...durante 20 minutos.
NOs jogos quanto menor mediatização..melhor...E:
POR mim depois desta tracalhada toda digo antes e perante uma pergunta idêntica a deste tópico ou pelo menos "colocada agora no fim para responder ao mesmo":
OS jogos deveriam ser considerados arte?
- EU RESPONDO :
"ESPERO BEM QUE NÂO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"
moff.