Haverá racismo nos videojogos?

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Gostariam de ver mais personagens principais negras?

Sim
9
36%
Não
16
64%
 
Total de votos: 25
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 31 jul 2006, 21:54

Winjer Escreveu:Não é que esteja a duvidar de ti, até porque já li estes livros há já alguns anos e a memoria começa a desvaneçer, mas podias indicar mais exactamente onde estão essas passagens. Obrigado.
Vou procurar agora mesmo.

:EDIT:

Estou a procurar agora no capítulo "Riddles in the Dark" ou "Adivinhas no escuro" na versão portuguesa do Hobbit. No "Fellowship of the Ring" não há qualquer referência no preâmbulo quanto à cor do Gollum.

:EDIT:

Pronto, encontrei. No capítulo "Riddles in the Dark", do Hobbit, está escrito no décimo quarto parágrafo, a cor dele. Na versão portuguesa diz: "Ali na água profunda e escura vivia o velho Gollum, uma pequena criatura viscosa. Não sei donde ele veio, nem quem ou o que ele era. Era o Gollum - tão negro como a escuridão, exceptuando os dois grandes, redondos e claros olhos da sua cara magra."

:EDIT:

The Two Towers -> Terceiro capítulo do quarto livro (segundo livro do volume) -> Na quarta fala do Gullum a contar do fim do capítulo, quando vêem os Haradrim. Na versão portuguesa diz: "- Mais Homens que vão para Mordor - disse, em voz baixa - Rostos escuros. Nunca vimos Homens como estes, não, Séagol não viu. Têm um ar feroz, olhos pretos, cabelo preto comprido e argolas de ouro nas orelhas, sim, muito ouro bonito!"
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » segunda 31 jul 2006, 21:56

Já vi. Tens razão.
"He was Gollum - as dark as darkness, except for two big round pale eyes in his thin face."
A minha versão é em Inglês.

Realmente não vi nenhuma polémica por o Gollum no filme ser branco. Ás tantas, se o tivessem feito como ele é nos livros, ou seja escuro como as trevas, tinham logo dito que o Tolkien era racista e não sei que mais.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 31 jul 2006, 22:01

Winjer Escreveu:Já vi. Tens razão.
"He was Gollum - as dark as darkness, except for two big round pale eyes in his thin face."
A minha versão é em Inglês.

Realmente não vi nenhuma polémica por o Gollum no filme ser branco. Ás tantas, se o tivessem feito como ele é nos livros, ou seja escuro como as trevas, tinham logo dito que o Tolkien era racista e não sei que mais.
Também tenho a versão inglêsa (aliás, só li uma vez na versão portuguesa), mas não passei da versão inglesa porque os livros são velhotes... 8-[

Quanto a ser racista, sim, já vi livros a dizer que os livros são racistas, mas a polémica centrava-se ecensialmente nas distinções entre as raças e sobre a sua personalidade. Eu acho as críticas simplesmente estúpidas, é ficção e se os anões gostam de fumar É PORQUE GOSTAM DE FUMAR e acabou-se :lol:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PVon
Senior
Mensagens: 313
Registado: quarta 29 mar 2006, 20:24
Localização: Açores

Mensagem por PVon » segunda 31 jul 2006, 23:13

Eu não sou racista, mas disse não, porque acho que já há sufeciente.
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

Mensagem por Golden Echo » quarta 02 ago 2006, 21:35

Não sei se sabem, mas há um desenhador de Bd de super-heróis, que é o Jonh Romitta Jr, e em certas situações, aparecia principalmente o homem aranha a falar assim com miudos da rua que andavam com armas, tipo, tentar convece-los a ir para o light-side. E esses miudos, eram geralmente pretos, se poder até gostava de fazer uns print-screens de umas bd's minhas para mostrar. O jonh Romita foi acusado de racismo por causa disso. Talvez porque a sociadade preconceito-racista tivesse problemas com isso. O que eu não sei é copmo é que os mauzões do homem-aranha sãoo todos brancos e nunca ninguem criticou.

Next; eu logo ponho umas digitalizações.
Imagem
Avatar do Utilizador
Ricardo
Senior
Mensagens: 117
Registado: sexta 24 fev 2006, 22:10
Localização: Setúbal
Contacto:

Mensagem por Ricardo » quinta 03 ago 2006, 0:21

Enquanto os personagens dos jogos forem brancos não vai haver problema, se começarem a meter muitos personagens nos videojogos de raça negra, as organizações anti-racistas vão começar a manifestar-se - ah o mauzão tinha logo de ser um preto não é? - Já com aquele anuncio da psp, que aparece na mega score deste mês, porque meteram uma mulher branca a apertar a cara duma negra, as anti-racistas fizeram aquele escândalo, agora imaginem... Se fosse a negra a apertar a cara a branca aconteceria alguma coisa.. a resposta é NÃO, calavamos e engoliamos, por isso na minha opinião os jogos citados no primeiro post deste tópico já são mais que suficientes...
RConde
"Em tempo de guerra todo o buraco é trincheira"
Veja o Forúm LusiSoft
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quinta 03 ago 2006, 0:49

Ricardo Escreveu:Enquanto os personagens dos jogos forem brancos não vai haver problema, se começarem a meter muitos personagens nos videojogos de raça negra, as organizações anti-racistas vão começar a manifestar-se - ah o mauzão tinha logo de ser um preto não é? - Já com aquele anuncio da psp, que aparece na mega score deste mês, porque meteram uma mulher branca a apertar a cara duma negra, as anti-racistas fizeram aquele escândalo, agora imaginem... Se fosse a negra a apertar a cara a branca aconteceria alguma coisa.. a resposta é NÃO, calavamos e engoliamos, por isso na minha opinião os jogos citados no primeiro post deste tópico já são mais que suficientes...
Há uma imagem que vi uma vez da mulher negra em cima da branca e não houve qualquer tipo de manifestações...
Avatar do Utilizador
Night F0x
Veteran
Mensagens: 850
Registado: quarta 29 mar 2006, 17:33
Localização: Aveiro

Mensagem por Night F0x » quinta 03 ago 2006, 11:43

Death Crow Escreveu:
Ricardo Escreveu:Enquanto os personagens dos jogos forem brancos não vai haver problema, se começarem a meter muitos personagens nos videojogos de raça negra, as organizações anti-racistas vão começar a manifestar-se - ah o mauzão tinha logo de ser um preto não é? - Já com aquele anuncio da psp, que aparece na mega score deste mês, porque meteram uma mulher branca a apertar a cara duma negra, as anti-racistas fizeram aquele escândalo, agora imaginem... Se fosse a negra a apertar a cara a branca aconteceria alguma coisa.. a resposta é NÃO, calavamos e engoliamos, por isso na minha opinião os jogos citados no primeiro post deste tópico já são mais que suficientes...
Há uma imagem que vi uma vez da mulher negra em cima da branca e não houve qualquer tipo de manifestações...
Porque depois começariam logo a dizer: á e tal porque é que tem que ser a mulher preta em cima da branca e não a branca em cima da preta?Mas hoje os brancos são menos racistas do que os negros, acreditem O:)
José Pinto
Avatar do Utilizador
AndRL
Senior
Mensagens: 212
Registado: terça 04 jul 2006, 9:59
Localização: Leiria
Contacto:

Mensagem por AndRL » quinta 03 ago 2006, 15:27

Talvez devesse haver mais personagens negros nos videojogos cools(CJ), no sentido de dar um exemplo, qual a diferença entre jogar com um negro ou um branco?
Imagem
Imagem
O meu blog O meu site O meu forumuma espécie de clone do da megascore mas mais personalizado
Avatar do Utilizador
Ricardo
Senior
Mensagens: 117
Registado: sexta 24 fev 2006, 22:10
Localização: Setúbal
Contacto:

Mensagem por Ricardo » quinta 03 ago 2006, 16:48

Ou então, para não haver confusão havia sempre 2 protagonistas
um branco e um preto, todos ficavam felizes!
RConde
"Em tempo de guerra todo o buraco é trincheira"
Veja o Forúm LusiSoft
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » quinta 03 ago 2006, 17:08

Ricardo Escreveu:Ou então, para não haver confusão havia sempre 2 protagonistas
um branco e um preto, todos ficavam felizes!
O pessoal tende em dizer coisas sem ler o topico todo.

Anyway, prefiro um jogo "racista" em que na era medieval por exemplo so tenha pessoal branco e que os pretos sejam escravos e ou mulcumanos. Do que ter uma coisa que historicamente nao existe, negros como reis europeus #-o

E isso e estupido, de um braco e um negro. Podem meter isso, se tiver fundamento. Nao e obrigatorio, e eu acho que se meterem um jogo com um branco a matarem um exercito de negros ou o contrario, nao e racista ate ao ponto de nao ter fundamentos extremistas.

Exemplo:

Tu es um tipo branco, e um exercito de africa conquistou o mundo, os maus sao os negros, entao tu vais tentar conquistar o mundo. Entao olha, vai ter de matar negros.

================================================

E mesmo que houvesse jogo racistas, com skinheads e tudo como protagonistas, e uma opcao, podem fazer o que quiserem, ja que e virtual e nao real, nao interrompe a vida de individuos negros ou doutras racas. Se as pessoas querem tanto proteger as pessoas doutras racas, diguem ao senhor Mr. Buss, para contar com montes de votos de negros, que foram contados como nulos, entre mais coisas. As pessoas tem o direito de mostrarem as suas opnioes de modo civilizado. Se os transexuais podem fazer manisfestacoes (que eu discordo completamente com eles, nao tenho nada contra os homosexuais, mas com transexuais e que nao percebo mesmo nada), acho que tambem podem dar autorizacao a uma manifestacao racista ou xenofoba (sou semi xenofobo tb lol, alem de ficar sem emprego, pela dezena de brazileiros que invadiram a minha terra e encheram as fabricas todas da zona, tambem nao posso sair a rua sem ser chateado por um grupo de gajos que querem "roubar aquele moleque", e claro, os senhores GNR estam a tentar manter a seguranca no Iraque e em Timor leste, mas ca, nao vejo nenhum bofia na rua, so drogados, ladroes e vandalos).

Ah! E antes que comecem a ver mal as coisas, eu nao sou racista. Sou um tipo normal, patriota, comunista mas com a nocao que este tipo de estado nao e totalmente estavel, e acredito na democracia e na liberdade que ela traz.
Avatar do Utilizador
Ricardo
Senior
Mensagens: 117
Registado: sexta 24 fev 2006, 22:10
Localização: Setúbal
Contacto:

Mensagem por Ricardo » sexta 04 ago 2006, 11:33

Warhead Escreveu:
Ricardo Escreveu:Ou então, para não haver confusão havia sempre 2 protagonistas
um branco e um preto, todos ficavam felizes!
O pessoal tende em dizer coisas sem ler o topico todo.

Anyway, prefiro um jogo "racista" em que na era medieval por exemplo so tenha pessoal branco e que os pretos sejam escravos e ou mulcumanos. Do que ter uma coisa que historicamente nao existe, negros como reis europeus #-o

E isso e estupido, de um braco e um negro. Podem meter isso, se tiver fundamento. Nao e obrigatorio, e eu acho que se meterem um jogo com um branco a matarem um exercito de negros ou o contrario, nao e racista ate ao ponto de nao ter fundamentos extremistas.

Exemplo:

Tu es um tipo branco, e um exercito de africa conquistou o mundo, os maus sao os negros, entao tu vais tentar conquistar o mundo. Entao olha, vai ter de matar negros.

================================================

E mesmo que houvesse jogo racistas, com skinheads e tudo como protagonistas, e uma opcao, podem fazer o que quiserem, ja que e virtual e nao real, nao interrompe a vida de individuos negros ou doutras racas. Se as pessoas querem tanto proteger as pessoas doutras racas, diguem ao senhor Mr. Buss, para contar com montes de votos de negros, que foram contados como nulos, entre mais coisas. As pessoas tem o direito de mostrarem as suas opnioes de modo civilizado. Se os transexuais podem fazer manisfestacoes (que eu discordo completamente com eles, nao tenho nada contra os homosexuais, mas com transexuais e que nao percebo mesmo nada), acho que tambem podem dar autorizacao a uma manifestacao racista ou xenofoba (sou semi xenofobo tb lol, alem de ficar sem emprego, pela dezena de brazileiros que invadiram a minha terra e encheram as fabricas todas da zona, tambem nao posso sair a rua sem ser chateado por um grupo de gajos que querem "roubar aquele moleque", e claro, os senhores GNR estam a tentar manter a seguranca no Iraque e em Timor leste, mas ca, nao vejo nenhum bofia na rua, so drogados, ladroes e vandalos).

Ah! E antes que comecem a ver mal as coisas, eu nao sou racista. Sou um tipo normal, patriota, comunista mas com a nocao que este tipo de estado nao e totalmente estavel, e acredito na democracia e na liberdade que ela traz.
Pois mas isso é a tua opinião, a da maioria das pessoas são a favor dos negros e contra o racismo do tipo "branco contra preto", mas ninguém olha para o outro tipo de racismo, o racismo dos negros, talvez por os brancos serem mais civilizados e não darem ouvidos a este racismo.
Têm todos a mania da perseguisão e para eles tudo é racismo.
RConde
"Em tempo de guerra todo o buraco é trincheira"
Veja o Forúm LusiSoft
Imagem
Imagem
Responder