Pirataria-Causas e consequencias

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 14 mar 2006, 22:50

MadnessJonny Escreveu:Se fosse apenas a moral a comandar os nossos actos não existiriam crimes (para além de que o mundo era uma seca :wink: ).
É importante esclarecer que as morais são todas diferentes e o que para ti é imoral pra outros pode não ser e viceversa. E isto baseado apenas na cultura, não estou a falar de ignorância (se bem que a cultura é o resultado da ignorância). No entanto, pirataria é crime, independentemente de ser moral ou imoral. Ponto. :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » quarta 15 mar 2006, 0:17

Morbus Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:Se fosse apenas a moral a comandar os nossos actos não existiriam crimes (para além de que o mundo era uma seca :wink: ).
É importante esclarecer que as morais são todas diferentes e o que para ti é imoral pra outros pode não ser e viceversa. E isto baseado apenas na cultura, não estou a falar de ignorância (se bem que a cultura é o resultado da ignorância). No entanto, pirataria é crime, independentemente de ser moral ou imoral. Ponto. :wink:
Eu creio que pirataria é crime exactamente por ser imoral, porque instintivamente falando é algo natural e inato. Espero tar-me a fazer entender, não concordo com a pirataria apenas estou a apresentar uma razão pela qual ela existe mesmo com preço baixos como acontece, como disse o NCalvin, com os bilhetes de cinema.
Por isso é que disse e continuo a dizer, mesmo baixando muito os preços acabaria sempre por existir pirataria, ela poderia diminuir, mas desaparecer duvido muito. Pelo menos não enquanto fosse mais barato piratear/comprar pirateado do que comprar original.

PREÇOS POWER!!!
ICE
Expert
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33

Mensagem por ICE » quarta 15 mar 2006, 1:26

MadnessJonny Escreveu:Os animais são o puro instinto uma vez que não estão "corrompidos" pelas noções humanas de moral/ética e derivados. Nós somos humanos, regidos (uns mais e outros menos...) pela ética e moral mas não deixamos de ser animais, com instintos próprios e, muitas vezes, moralmente reprováveis, mas não é por isso que eles deixam de lá estar. Apenas estão inactivos, ocultos, recalcados. Se fosse apenas a moral a comandar os nossos actos não existiriam crimes (para além de que o mundo era uma seca :wink: ). A moral prevalece em muitas situações, mas muitas vezes é relegada para segundo plano perante instintos e pulsões de maior grandeza, e obviamente a tendência para ignorar a moral varia de pessoa para pessoa, de sociedade para sociedade, etc
O que eu digo não procura ser uma desculpa, mas sim uma explicação o ,que no contexto, se revelam noções muito diferentes. :wink:

EXPLICAÇÃO POWER!!!
Fernando Savater fez esta pergunta: Quem nos diz que a Etica e Moral não fazem parte da nossa natureza? Ou seja, quem me diz a mim que seguir a ética e a moral em todos os meus actos não faz parte do meu instinto? Portanto copiar jogos, ou filmes, ou o que quer que seja baseado no "instinto" do mais fácil pode ir contra outro "instinto" o da ética. A questão é esta: Qual dos dois "instintos" é mais fundamental para mim? Na minha cadeia de valores qual está primeiro? Este é o problema. Na cadeia de valores da grande maioria, comprar mais barato está primeiro do que obter legalmente. Principalmente sabendo de que deste acto poucas consequências advêm.
Enquanto não houver medidas fortes, passando por campanhas de consciencialização, à redução de preços, para que o valor "comprar mais barato, mesmo sendo ilegal" desça de posição nunca a pirataria será afectada.
Assim sendo, na minha perspectiva não se trata de instintos mas de cadeias de valores, e isto é algo inerente apenas e somente à condição humana.
Última edição por ICE em quarta 15 mar 2006, 1:48, editado 1 vez no total.
Hunter
Hardcore
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 15 mar 2006, 1:33

nao tenho o texto aqui comigo pois li no jornal destak no meu trabalho,mas la vinha uma noticia em que dizia que a pirataria de cds e dvds tinham como funçao arranjar e juntar dinheiro que posteriormente era usado para o trafico de drogas.alias,a seguir ate diziam que essa era uma das principais razoes pelas quais as fronteiras de Espanha estavam sempre com problemas com os marroquinos,pois essas pessoas veem para a Europa por causa da pirataria,que pelos vistos é um negocio que da lucro,lucro esse que depois é usado para eles poderem gastar no trafico da droga.agora o que eu pergunto é o seguinte:sera isto mesmo verdade???estaremos a chegar ao nivel tao baixo onde as pessoas ja nao sabem o que inventar mais para poderem sustentarem o vicio???acho isto inqualificavel.é mais uma mostra da "podridão" em que o nosso mundo caiu :evil: :( :x
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
ICE
Expert

Mensagem por ICE » quarta 15 mar 2006, 1:41

Hunter Escreveu:nao tenho o texto aqui comigo pois li no jornal destak no meu trabalho,mas la vinha uma noticia em que dizia que a pirataria de cds e dvds tinham como funçao arranjar e juntar dinheiro que posteriormente era usado para o trafico de drogas.alias,a seguir ate diziam que essa era uma das principais razoes pelas quais as fronteiras de Espanha estavam sempre com problemas com os marroquinos,pois essas pessoas veem para a Europa por causa da pirataria,que pelos vistos é um negocio que da lucro,lucro esse que depois é usado para eles poderem gastar no trafico da droga.agora o que eu pergunto é o seguinte:sera isto mesmo verdade???estaremos a chegar ao nivel tao baixo onde as pessoas ja nao sabem o que inventar mais para poderem sustentarem o vicio???acho isto inqualificavel.é mais uma mostra da "podridão" em que o nosso mundo caiu :evil: :( :x
Todo o dinheiro fácil é bem vindo para este tipo de pessoas! Não vos deixais cair, no entanto, no erro de considerar verdade sem confirmação certas notícias mais sencionalistas. Porque não me admira que um destes belos dias, aparece no jornal 24 Horas que a rede Al Qaeda (É assim que se escreve :? ) obtêm os seus fundos somente graças à pirataria. Qualquer dia estão a dizer que os terroristas que se atiraram contra as torres jogavam Flight Simulator (LOOOOOOOL. E não é que já disseram?) :twisted:
ICE
Expert

Mensagem por ICE » quarta 15 mar 2006, 1:47

Morbus Escreveu: (se bem que a cultura é o resultado da ignorância).
A cultura o resultado da ignorância?!?!?!?!?!?!?!?!?! :? :shock: :shock:
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 15 mar 2006, 8:41

ICE Escreveu:
Morbus Escreveu: (se bem que a cultura é o resultado da ignorância).
A cultura o resultado da ignorância?!?!?!?!?!?!?!?!?! :? :shock: :shock:
Não vamos entrar por aí ok? Pelo menos não neste tópico. Estava-me a referir à cultura social e não á cultura geral e educacional.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Hugo_Miguel
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Registado: quarta 15 mar 2006, 9:04

Mensagem por Hugo_Miguel » quarta 15 mar 2006, 9:37

A minha opinião:

Pirataria é crime.
Mas é algo que nos pode ajudar nalgumas decisões a escolher algum jogo/filme/cd de musica. não quero dizer com isto que o apoio, mas que no meu caso serviu para me decidir num ou outro jogo (caso da não compra do cm5, ou da compra do(s) final fantasy).

Uma boa soluçao para diminuir a pirataria seria a sensibilizaçao as proprias empresas (sony, square, etc) para baixarem os preços dos jogos pois a maior fatia do $ recebido por jogo nao vai para os pobres que os criam, mas sim para os grande, como no caso da musica em que o custo de produçao de cada cd ronda os 2/3€ e os artistas recebem 20/30 cent (ja confirmado pela courtney love). se reduzirem as margens de lucro no curto prazo, conseguirão maior lucro no medio/longo prazo...
Hugo_Miguel

Mensagem por Hugo_Miguel » quarta 15 mar 2006, 9:44

Já agora, em Portugal, emprestar é crime e fazer cópia de segurança não é se essa cópia nunca for usada...
Newtomic
Master
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 15 mar 2006, 10:26

Hugo_Miguel Escreveu:Já agora, em Portugal, emprestar é crime e fazer cópia de segurança não é se essa cópia nunca for usada...
Então se ela nunca for usada k te serve a copia de "segurança" ? :roll:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Hugo_Miguel

Mensagem por Hugo_Miguel » quarta 15 mar 2006, 10:35

[/quote]

è uma situaçao engraçada que eu próprio ja perguntei a uma juiza e a uns inspectores do igac/spa e estes nao me souberam responder concretamente... A única coisa que me disseram é que podia ter as "cópias de segurança" mas que continuava a ser obrigado a usar os originais e não as ditas copias|
SoRHunter
Veteran
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44

Mensagem por SoRHunter » quarta 15 mar 2006, 10:43

Aqui vão os meus dois cêntimos:
NCalvin Escreveu:então por que motivos há tanta pirataria de filmes, se o bilhete é tão barato?...
A questão do preço de um bilhete de cinema ser barato não é consensual. Por 5 € compra-se a MS, em alguns sítios consegue-se uma boa refeição (e ainda nos dão troco!), temos acesso a um ou outro livro mais clássico (eu comprei na Bertrand o Dracula de Bram Stroker, em inglês, por 2,50 € :D ), etc..
No caso do filme, dá-se 5 € sem se saber da qualidade do filme (a não ser que se tenha visto o trailer, o qual mostra, na maioria das vezes, as [únicas] partes interessantes do filme), tem o custo da deslocação (o tempo que gastamos, etc.), ... Também existem vantagens (senão ninguém ia ao cinema). Mas, como já foi dito nesta thread, mesmo que os preços fossem irrisórios, continuaria a haver pirataria.

ICE Escreveu:O que confirma o que disse. 6 dos jogos presentes são sequelas. Tipo, NFSMW e PES5 terão custos de produção tão elevados como por exemplo Black, tendo em vista que este último foi feito do zero e que PES, por exemplo utiliza o mesmo motor do antecessor? e são vendidos ao mesmo preço!!! :shock:
Enquanto houver uma comunidade dedicada que adora um determinado jogo, haverá sempre incentivo a serem produzidas sequelas porque o risco de serem maus êxitos comerciais é muito mais reduzido. Ao contrário, jogos criativos e originais tendem a ficar nas prateleiras (ICO vem-me ao pensamento).
Quem é que se diz apreciador do género RPG de acção e não espera o Diablo 3? Qual o treinador de bancada que se não se deliciou com as inovações intoduzidas no Football Manager 2006 ao ler as previews? Para estes, o preço não é muito significativo. O que é desejado é que os jogos correspondam às elevadas expectativas e que preservem o legado da marca que lhes deu origem.

NCalvin Escreveu:Por outro lado, a Electronic Arts domina a tabela porque é mais eficaz e mais competente no negócio do que as concorrentes e é muito difícil fugir ao marketing e ao domínio nos pontos de venda da EA. Para além de que é difícil ver muitos jogos da EA que sejam maus ou que estejam cheios de bugs.
Muito bem explicado. :D

MadnessJonny Escreveu:Na minha opinião, uma luta contra a pirataria é uma luta desigual de proporções titânicas. É lutar contra o próprio instinto do ser humano de ter as coisas da maneira mais fácil, logo que custa menos. A constante evolução e facilitação das coisas e processos para o ser humano revela isso mesmo, e nem está só presente nos seres humanos, mas também nos outros animais. Quando por exemplo vemos em documentários as leoas (ou outros predadores) nas suas caçadas quem é que elas atacam ? O macho alfa ? Não, atacam o mais velho e/ou doente pois esse é o mais fácil de ser apanhado. Este instinto também explica a existência de necrófagos. Queiramos ou não admitir nós somos tão animais quantos os nossos amigos da floresta, savana, etc e por isso possuímos os mesmíssimos instinto, apenas estão mais desimulados.
Segundo a tua lógica, o que nos impede de, na rua, ao vermos uma fêmea atraente, lhe mandemos uma mocada na cabeça e a levemos para a nossa gruta? Ou que, ao termos fome, ao passarmos por um café/snack bar/restaurante não usar da nossa força para obter a refeição que desejamos?
O Homem é um ser social. Tem instintos, é certo, mas é regido por um conjunto de valores. Esses valores são essenciais para a vivência em sociedade, pois impede a existência de situações demasiado injustas. Se ninguém precisasse de ninguém, seríamos como os animais ou, como afirmou um ministro francês, uns autênticos marginais.

MadnessJonny Escreveu:Por isso é que disse e continuo a dizer, mesmo baixando muito os preços acabaria sempre por existir pirataria, ela poderia diminuir, mas desaparecer duvido muito. Pelo menos não enquanto fosse mais barato piratear/comprar pirateado do que comprar original.
Escapou um pormenor: a pirataria não tem razões de ordem monetária: são mais os que se gabam de terem pirateado algo (antes de estrear um filme em Portugal, antes de um jogo/filme/album ser colocado à venda nas lojas, etc.) do que aqueles que se dizem piratas porque não têm posses suficientes para comprar os jogos/filmes/álbuns. Mesmo que os jogos tivessem um preço simbólico (do tipo, 1 cêntimo!) continuaria a existir pirataria.
Cyrax
Master
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30

Mensagem por Cyrax » quarta 15 mar 2006, 10:50

NCalvin Escreveu:
isso confirma que a maioria das pessoas continua a ter apetência para as sequelas e para esses produtos que na tua e na minha perspectiva poderã ter menos valor. Mas não te esqueças que todos os dias há milhões de pessoas a converterem-se aos videojogos que nunca jogaram um FIFA na vida.

Por outro lado, a Electronic Arts domina a tabela porque é mais eficaz e mais competente no negócio do que as concorrentes e é muito difícil fugir ao marketing e ao domínio nos pontos de venda da EA. Para além de que é difícil ver muitos jogos da EA que sejam maus ou que estejam cheios de bugs.
Lembrei deste post ao ler a entrevista a um dos membros da equipa que estão a trabalhar no Crisys ao dizer que preferiam o markting da EA, etc... Uhm... pensava que a EA era a "morte" da criatividade, mas enfim...

So não percebo uma coisa... Segundo o que percebi, actualmente os jogos vêm com uma protecção que é necessario mexer no hardware do nosso pc para dar (acho que é desligar 1 cabo)! Ter esta maçada toda só por causa de uma copia de segurança ou aquela desculpa de não ter a maçada de tirar e por o cd (ironia)... Enfim...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
GBrito
Redacção
Registado: terça 11 mar 2003, 1:14
Contacto:

Mensagem por GBrito » quarta 15 mar 2006, 11:08

Cyrax Escreveu:
NCalvin Escreveu:
isso confirma que a maioria das pessoas continua a ter apetência para as sequelas e para esses produtos que na tua e na minha perspectiva poderã ter menos valor. Mas não te esqueças que todos os dias há milhões de pessoas a converterem-se aos videojogos que nunca jogaram um FIFA na vida.

Por outro lado, a Electronic Arts domina a tabela porque é mais eficaz e mais competente no negócio do que as concorrentes e é muito difícil fugir ao marketing e ao domínio nos pontos de venda da EA. Para além de que é difícil ver muitos jogos da EA que sejam maus ou que estejam cheios de bugs.
Lembrei deste post ao ler a entrevista a um dos membros da equipa que estão a trabalhar no Crisys ao dizer que preferiam o markting da EA, etc... Uhm... pensava que a EA era a "morte" da criatividade, mas enfim...

So não percebo uma coisa... Segundo o que percebi, actualmente os jogos vêm com uma protecção que é necessario mexer no hardware do nosso pc para dar (acho que é desligar 1 cabo)! Ter esta maçada toda só por causa de uma copia de segurança ou aquela desculpa de não ter a maçada de tirar e por o cd (ironia)... Enfim...
A qualidade do produto não tem absolutamente nada a ver com a qualidade do Marketing que é feito...
Pegazus
Senior
Registado: quinta 27 out 2005, 22:46

Mensagem por Pegazus » quarta 15 mar 2006, 11:16

Bem se ja foi referido neste topico eu apago esta opiniao :wink: ....mas se bem me lembro uma das razoes da primeira PS ter conseguido enormes vendas foi conseguir-se "chipar" muito facilmente as consolas alias parece que so assim ela conseguiu romper com o mercado que tradicionalmente estava entre a SEGA e NINTENDO....e depois com a grande oferta de diversidade de jogos fez com que muito publico aderisse mesmo mais tarde "chipar-se" a consola...sera que isto tambem nao teve estrategia de marketing?? ou foi pura coincidencia mesmo....
Mas que na altura foi estranho... poishavendo ou nao' consolas adulteradas a venda de jogos nunca foi reduzida pois as pessoas continuavam a comprar os seus titulos preferidos originais claro que depois para aumentarem a colecçao de jogos compravam piratas!!!!
E falo disto com conhecimento da causa embora nunca tenha possuido a PS :!:
:ctf: :ctf2: :ctf: :ctf2:
Responder