Eu escrevi isso em 2004, portanto tinha 16 anos... Quando leio isso só vejo erros de gramática Tenho que reescrever isso tudo... (já para não falar de inconcistências graves no argumento, mas isso é mais profundo...)Prime Operative Escreveu:Grande história, Morbus
Só é pena o teu aparente hábito de usar expressões lusas enquanto escreves em inglês... Hábito que eu infelizmente também tenho e me vejo grego para combater
:EDIT:
Amigos, sei de fonte algo segura (25% de credibilidade) que as pessoas que estão a desenvolver Fallout 3 disseram que não terá nem combate por turnos nem prespectiva isométrica. Quando li isto assimilei o facto como uma verdade e tentei imaginar o panorama.
=> Prespectiva isométrica
- Qual a razão de ela existir em Fallout 1, 2 e Tactics?
Bem, é presiso ver que muitos RPG's da altura (e mesmo até agora) assumiam uma prespectiva isométrica, e então os da BlackIsle são todos. Porquê? Eu acredito que seja por uma razão tecnológica, porque o 3D não estava realmente emplementado e queria-se aproveitar o 2D e fazê-lo parecer 3D. Olhemos jogos como Diablo, Baldur's Gate ou Heroes of Might and Magic 4 e vemos a prespectiva isométrica a simular um motor 3D, ou pelo menos numa prespectiva "mais" 3D. Algo parecido aconteceu com o Sonic 3D, por exemplo, que nunca foi realmente 3D. Por outro lado, podemos ver jogos como Neverwinter Nights a trabalhar com 3D e usam uma prespectiva isométrica. A questão fica no ar: porquê? Escolha estilística? Ou afectará assim tanto o gameplay?
- O que traz de realmente bom ao jogo?
A meu ver a prespectiva isométrica tem grandes inconvenientes, dos quais se destacam a dificuldade de realmente emergir o jogador no mundo gráfico do jogo, principalmente em RPG's em que controlamos apenas uma personagem, e várias falhas no realismo, no que toca o ângulo de visão da personagem. Fallout Tactics tentou corrigir essas falhas, incorporando os faddings das coisas quando estavam fora do campo de visão, mas, como é óbvio, é apenas um remendo para algo que é difícil de remendar. A solução? Acabar com a prespectiva isométrica. Mas não podemos esquecer o que ela traz de bom, especificamente ao Fallout. O que traz afinal? O ambiente do jogo? Bem, acho que temos que ser flexíveis o suficiente para saber aceitar mudanças drásticas na forma com que se aborda o ambiente visual do jogo, principalmente se a mudança for para melhor, que, no fim de contas, pode muito bem vir a ser. A ver vamos... Mas gostava que alguém me apontasse uma verdadeira vantagem da prespectiva isométrica face à da terceira pessoa, por exemplo, ou à do KotOR (que também é interessante e muito aplicável aqui).
=> Combate por turnos
- O porquê de ele existir em Fallout:
De novo a questão prende-se com a tecnologia disponível na época, e também aos conceitos correntes. Fallout pertence a uma época em que o combate por turnos domina, quer no estido de D&DA ou ao estilo de Fallout ou de WarHammer 40000. O porquê de este estilo existir? Bem: é muito mais fácil de programar e não requer tanto da máquina. Mas será que a mudança para um combate seguido (que, espero eu, será fácilmenta pausável através da tecla espaço) é boa?
- O que trás de bom este estilo de combate?
De bom? Bem, para além da maior facilidade de programação, tem sempre o seu carisma. Mas um ponto contra é, sem dúvida, o realismo, pois o combate por turnos, quando comparado com o combate em tempo real, é extremamente irrealista. Mas de novo batemos contra uma parede chamada "ambiente". Será que o combate por turnos contribuía assim tanto para o ambiente de Fallout? Bem, nesse ponto devo dizer algo: joguei quase metade do tactics em TBM (Turn Based Mode) e o resto joguei em combate em tempo real. Para além do facto do combate ser muito mais rápido quando em tempo real, devo dizer que não tirou carisma nenhum ao jogo, para mim. Mas, note-se, a meu ver, isto só é possível porque posso pausar o jogo quando quero, nunca descurando, portanto, a vertente tática do combate, que o jogo ostenta no subtitulo Tactics. Realmente o Fallout Tactics é um jogo muito mais tático que os outros fallouts, mas claro, quase toda a vertente do role-play histórico é descurada. Mas em termos de combate, devo dizer que o tempo real não me desiludiu, portanto, na minha opinião, não será uma perca para Fallout 3 se não tiver combate por turnos.
=> Os meus maiores medos
- Fallout Tactics 2
Sim, o meu maior medo é que a Bethesda queira fazer um Tactics 2, descurando de novo a vertente de role-play histórico, na qual os dois primeiros fallouts se destacam brilhantemente. Mas sinceramente, apesar do meu medo (mortal devo dizer, que estou aqui com um aperto no peito que nem posso, espero que isto passe), sei que esta dúvida ficará esclarecida (pelo menos em parte) algum tempo antes do jogo sair, porque é quase certo que a bethesda crie hype em volta do jogo, e deverá, então, revelar muito sobre a natureza dele: combate tático versus role-play histórico.
- Mainstream
Não é preciso dizer muito. E também não é preciso ver muito. Se o jogo tiver mortes violentas é quase certo que será rated M e é quase certo que não será feito para o público em geral. Caso contrário...
Sim, se estes medos se concretizarem será a maior desilusão da minha vida até agora (não é que eu tenha tido muitas desilusões, porque nunca espero muito de nada).
E pelo que li, também, parece que eles estão a trabalhar sobre a história do Fallout Tactics, não como uma sequela pura e simples (porque nunca poderia existir) mas antes como uma história que se entende melhor se tivermos jogado o Tactics. Que acham disto? (e já agora, que acham das minhas analogias anteriores?)
:EDIT:
Por outro lado, podemos também ver um quote do Pete Hines, que é um dos moços que está a desenvolver ou algo assim (nunca sei estas coisas):
We're approaching Fallout 3 as if we developed the first and second games - we're developing it just like we developed Oblivion. Fallout 3 is our baby, we want to stay true to what it is and we want to deliver something that all the fans think is worthwhile. We're trying to move the series forward, keeping it fresh and cool while staying true to its roots."
Por um lado tenho a certeza que a Bethesda vai fazer um excelente jogo, mas por outro lado tenho o grande medo de que ele me desiluda. Parece contraditório mas não é.
:EDIT:
Q: Finally, will Fallout 3 be from a first- or third-person perspective like the Morrowind series, or isometric, like its predecessors?
Pete Hines: Too early to say, but I imagine it'll probably lean towards using technology that we're developing.
Q: Can we expect something similar to the work done on Morrowind, in terms of that style of game experience?
Pete Hines: Again, it's early to say, but it wouldn't be a leap of faith to say that we plan to use technologies in development otherwise. You could make some fairly safe leaps of faith that it would be similar in style. We're not going to go away from what it is that we do best. We're not going to suddenly do a top-down isometric Baldur's Gate-style game, because that's not what we do well.
Rob: Oh and Fallout Tactics was my favorite out of the bunch. I know they don't directly tie in but I loved Fallout 1 and 2 because of the story. I absolutely hated the combat because real-time was a little too frantic and turn-based was a little too slow. Tactics took the worst part of Fallout (to me anyway) and turned it into a really great experience and a great game to play.
Todd: I'd say the impact the original had in its day was about so much more then the angle you viewed it at, or how combat was executed.
%#$&%!!!! Acho que está tudo perdido
Mas vamos lá a ver afinal o que vai sair de lá:
"Todd Howard claims that Fallout 3 will be one of the most original and violent titles ever and will be set in a familiar US city."
Prontos... mais um cagalhão de um jogo para consola... Só que desta vez é pior Se isto se confirmar não compro o jogo enquanto não estiver aí a 25€ ou assim... [-(