OverClock Zone! ''Benchmarks, Tweaks e Companhia''

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Será que a AMD ainda vai a tempo de conseguir recuperar o "trono" na "corrida" dos CPU's à Intel? (em 2007)

- Sim! Vai recuperar o "trono" e vai suplantar largamente a Intel.
3
13%
- Sim! Sem duvida, embora a margem de "vitória" não deva ser muita no final das "contas".
5
21%
- Talvez! Mas tem de trabalhar muito para o conseguir.
5
21%
- Talvez! Mas o "trono" não o ganha, um "empate técnico" julgo ainda ser possível.
4
17%
- Não! A AMD já deveria ter dado alguma resposta, agora já não vai lá tão cedo.
3
13%
- Não! Nem pensar, 2007 será todo ele dominado pela Intel!
3
13%
- ??? Não sei do que estão a falar ???
1
4%

Total de votos: 24
Newtomic
Master
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 12 jul 2006, 11:01

Não me eskeço, nã nada disso, apenas o k kero dizer é k a AMD tem mesmo de "acelerar" se kiser "apanhar" a Intel em termos de TOPO-de-GAMA, tipo e nota k na era dos AMD XP a AMD era melhor em termos de desempenho final em quase tudo exceptuando apenas nos Ultra-TOPOS-de-GAMA k custam balurdios, como os actuais FX's da AMD e os EE's da Intel. ;)
Alem disso eu estava mesmo a falar neste segmento onde não é o $ k dita os "vencedores". ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Winjer
Expert
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32

Mensagem por Winjer » quarta 12 jul 2006, 16:00

Os Athlon XP dominaram completamente os Pentium 4, especialmente nos jogos, e isto incluia os modelos topos de gama, lembro-me muito bem de ver reviews onde os AXP 1500+ chegavam a fazer frente aos Willamete 2Ghz.
Este dominio só desapareceu com o aparecimento dos ultimos P4 Northwood, ou seja nos ultimos dias dos AXP e pouco antes do aparecimentos dos A64.

Esses ultra topo de gama surgiram já no tempo dos A64. E servem mais como propaganda e marketing que outra coisa.

De que adianta ter um E6800 que tem um desempenho cerca de 20% em média superior a um A64 á mesma velocidade se este E6800 custar 30,40,50% mais que o A64? É obvio que mais vale comprar um A64.
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 12 jul 2006, 22:40

Claro, eu tb não estava a dizer outra coisa, mas gosto sempre de saber qual é o BEST, mesmo excluindo por completo a relação preço/desempenho, mas quando faço um upgrade/compra é sempre nisso k me baseio no preço/qualidade/desempenho. ;) Mas de qualker forma gosto sempre de saber e de "ver" do k é k os Ultra-TOPOS conseguem fazer percebes. 8)

Tipo é como o facto de ter um CPU "actual" com um OC porreiro e estar a funcionar +/- como se fosse um FX-60, mas sem a cache L2 deste, mas é claro k gosto sempre de saber até onde o BEST-dos-BEST's vai e consegue, independentemente se é barato ou extremamente caro. ;)

Por exemplo é no campo das VGA's, actualmente, pode-se dizer k a ATI lidera por uma pekena vantagem, no campo Best-of-Best's, mas no campo preço/desempenho a nVidia vai na frente sem duvida alguma. 8) E claro estou a falar de Single-VGA, não de Multi-VGA. 8) E com isto não estou a exceptuar as Single-VGA/Multi-GPU. :)
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » quinta 13 jul 2006, 21:13

Hoje á noite acaba o NDA (Non Disclosure Agreement) imposto pela Intel, e como tal amanha devemos começar a ver reviews oficiais um pouco pela web. Com disponibilidade prevista para o dia 27 de Julho.
Estes são os modelos que vão estar disponiveis, as suas caracteristicas e preços previstos para os EUA:

C2D X6800 - 2.93GHz - 1066MHz - 4MB - $999
C2D E6700 - 2.67GHz - 1066MHz - 4MB - $530
C2D E6600 - 2.4GHz - 1066MHz - 4MB - $316
C2D E6400 - 2.13GHz - 1066MHz - 2MB - $224
C2D E6300 - 1.86GHz - 1066MHz - 2MB - $183

Estes valores são em US$ e como tal quando forem convertidos para euros serão mais "baixos" por causa da taxa de cambio. No entanto a carga fiscal mais pesada na Europa, e em especial em Portugal, deverão por os valores um bocado mais acima.

Pelo que tenho visto existe uma boa diferença de desempenho entre os Conroe com 4 Mb e os com 2Mb.
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 14 jul 2006, 0:52

C2D X6800 - 2.93GHz - 1066MHz - 4MB - $999

Na minha opinião os preços são...
C2D X6800 -> muito exagerado (~2,933MHz/$)
C2D E6700 -> exagerado (~5,038MHz/$)
C2D E6600 -> razoavel (~7,595MHz/$)
C2D E6400 -> razoavel (~9,509MHz/$)
C2D E6300 -> razoavel (~10,164MHz/$)
é claro k a relação de Mhz por $ não é nada + k apenas um exercicio matematico e k estou a ignorar por completo as Caches, mas plo menos em comparação directa nos CPU's dá pra ter uma ideia, visto k os 2 1ºs CPU's estão claramente exagerados no preço, mas mesmo assim se isto são Dual-Cores ai o caso muda de figura por completo. [:)]

Imagem
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 14 jul 2006, 9:29

Em jogos, o meu interesse, este Conroe aparenta ser uma "besta". Mas estou mais interessado na descida de preço dos X2 :)
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » sexta 14 jul 2006, 10:29

pedropaulo Escreveu:Em jogos, o meu interesse, este Conroe aparenta ser uma "besta". Mas estou mais interessado na descida de preço dos X2 :)
Tambem eu.
Comprei o meu A64 no inicio do ano e não vou gastar mais dinheiro para mudar para o Conroe, pois tinha de mudar Motherboard, Ram e CPU. Quando os X2 tiverem baratinhos compro um e já está feito.

Mas uma coisa é certa: o Conroe é um monstro de desempenho. Não é sem mais nem menos que se consegue derrotar claramente um FX62. E então se compararmos com os Pentium 4 vemos que a diferença é abismal.
Temos vencedor.
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 14 jul 2006, 20:36

Newtomic Escreveu:C2D X6800 - 2.93GHz - 1066MHz - 4MB - $999

Na minha opinião os preços são...
C2D X6800 -> muito exagerado (~2,933MHz/$)
C2D E6700 -> exagerado (~5,038MHz/$)
C2D E6600 -> razoavel (~7,595MHz/$)
C2D E6400 -> razoavel (~9,509MHz/$)
C2D E6300 -> razoavel (~10,164MHz/$)
é claro k a relação de Mhz por $ não é nada + k apenas um exercicio matematico e k estou a ignorar por completo as Caches, mas plo menos em comparação directa nos CPU's dá pra ter uma ideia, visto k os 2 1ºs CPU's estão claramente exagerados no preço, mas mesmo assim se isto são Dual-Cores ai o caso muda de figura por completo. [:)]
Sim estou a citar-me a mim próprio porke éh lá os bixos são TODOS Dual-Core... [:p]
Vou ser sincero e apenas vou ler TODA a da AnandTech, mas vou passar os olhos por todas, já digo algo + concreto. ;) [:p]

Imagem
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » sexta 14 jul 2006, 21:38

Após ter visto estas reviews a opinião que tenho é que a AMD precisa de baixar os preços ainda mais do que o que foi dito nos rumores que andam por aí. O E6300 teria um preço muito semelhante ao X2 3800+ mas não consegue sequer fazer frente. Para isso teria de ser um X2 4600+. A questão é se a AMD consegue baixar assim tanto os preços. Mesmo com o processo de fabrico a 65nm (que a AMD tem quase pronto) não sei se consegue fazer com que estes preços sejam viaveis.
No meu caso continuo a pensar em não mudar para Conroe, pois implicava mudar metade do sistema e acabava por ser mais caro que meter um bom X2.

Uma quote que achei piada na review do Anand e que descreve o que eram os CPUs da Intel de há uns anos para cá, e o que estes Conroe representam para a Intel e para o mercado de CPUs:
But make no mistake, what you see before you is not the power hungry, poor performing, non-competitive garbage (sorry guys, it's the truth) that Intel has been shoving down our throats for the greater part of the past 5 years. No, you're instead looking at the most impressive piece of silicon the world has ever seen, at the fastest desktop processor we've ever tested. What you're looking at is Conroe and today is its birthday.
Newtonic, vê tambem a review da Techreport, tambem costumam ser muito boas.

E se essas não chegarem............
http://www.pcper.com/article.php?aid=272&type=expert
http://www.digit-life.com/articles2/cpu ... e6600.html
http://www.gdhardware.com/hardware/cpus ... 00/001.htm
http://www.computerbase.de/artikel/hard ... eme_x6800/
http://www.hardwarezone.com/articles/vi ... =2&id=1980
http://www.madshrimps.be/?action=getarticle&articID=470
http://www.firingsquad.com/hardware/int ... rformance/
http://www.bit-tech.net/hardware/2006/0 ... ors/1.html
pedropaulo
Moderador||Moderadora

Mensagem por pedropaulo » sexta 14 jul 2006, 22:09

Sem duvida estes Conroe são o ressurgir da Intel. Ainda não li as reviews, pelo menos na integra, e não sei como se portam os Conroe em termos de consumo e calor produzido.
Apesar de tentadores mudar agora para Intel é um esforço financeiro demasiado alto.
Prefiro , como disse um X2, ou talvez mesmo esperar pelas placas DX10 e pela resposta da AMD.
Mas a gula........ must resist........
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 14 jul 2006, 22:44

[b]AnandTech[/b] [size=75](Intel's Core 2 Extreme & Core 2 Duo: The Empire Strikes Back)[/size] Escreveu:In early next year Intel will also introduce the E4200, which will be a 1.60GHz part with only a 800MHz FSB, a 2MB cache and no VT support. The E4200 will remain a dual core part, as single core Core 2 processors won't debut until late next year. On the opposite end of the spectrum Intel will also introduce Kentsfield in Q1 next year, which will be a Core 2 Extreme branded quad core CPU from Intel.
É bem é sim senhor, uma versão digamos "eco" e uma outra "power" afinal pareçe k é já pró ano k iremos ter Quad-Core, ai AMD não metas o "nitro" não; k arriscas-te a ficar para trás. ;) 8)
[b]AnandTech[/b] [size=75](Intel's Core 2 Extreme & Core 2 Duo: The Empire Strikes Back)[/size] Escreveu:On average at 2.66GHz, the 1333MHz FSB increases performance by 2.4%, but some applications can see an even larger increase in performance. Under DivX, the performance boost was almost as high as going from a 2MB L2 to a 4MB L2. Also remember that as clock speed goes up, the dependence on a faster FSB will also go up.

Thanks to the shared L2 cache, core to core traffic is no longer benefitted by a faster FSB so the improvements we're seeing here are simply due to how data hungry the new architecture is. With its wider front end and more aggressive pre-fetchers, it's no surprise that the Core 2 processors benefit from the 1333MHz FSB. The benefit will increase even more as the first quad core desktop CPUs are introduced. The only question that remains is how long before we see CPUs and motherboards with official 1333MHz FSB support?

If Apple does indeed use a 1333MHz Woodcrest for its new line of Intel based Macs, running Windows it may be the first time that an Apple system will be faster out of the box than an equivalently configured, non-overclocked PC. There's an interesting marketing angle.
Bem aki nota-se bem k um apenas ligeiro aumento de FSB tem mesmo implicações "grandes" nas performançe, tal como a diferença na cache se nota + k nos AMD lá + atraz, à pois pareçe-me k se aproxima uma "nova era" para o OverClock. :P E a ver vamos se vamos ver um Mac com + performançe k um PC em STOCK! :mrgreen: Mas mesmo k isso se faça notar, não acredito k seja por muito tempo, bem estou impressionado, não pensei k a Intel "renascesse" tão agressiva. 8)
Humm neste campo a Intel apostou "forte e feio" e nota-se realmente um aumento de eficiencia brutal sim senhor =D> parabens Intel! 8)
[b]AnandTech[/b] [size=75](Intel's Core 2 Extreme & Core 2 Duo: The Empire Strikes Back)[/size] Escreveu:Application Performance using SYSMark 2004 SE
...
Intel's Core 2 performance domination continues in the Office Productivity portion of SYSMark 2004, with the Core 2 Extreme X6800 maintaining a 42.5% performance advantage over the FX-62. This time around, even the E6300 manages to remain competitive with the FX-62. This is Intel's new $183 part offering performance equal to that of AMD's $1,000 flagship FX processor; it's going to take a lot for AMD to recover from this deficit.
:shock: WOW WTF?! Isto é mesmo impressionante, e ppl temos mesmo um CANHÃO em mãos, num teste o Conroe a funcar a 1860MHz é + rápido k o FX-62 k funca a 2800MHz :shock: e o Conroe a 2400MHz supera sempre o BEST-of-BEST da AMD, para mim é mesmo uma entrada estrondosa da parte da Intel, mostrando ainda + do k prometia nos previews... [:p]
[b]AnandTech[/b] [size=75](Intel's Core 2 Extreme & Core 2 Duo: The Empire Strikes Back)[/size] Escreveu:At default voltage the X6800 reached a stable 3.6GHz (13 x277). This is a 23% overclock from the stock 2.93GHz speed at stock voltage. It is also an important overclocking result, since it implies Intel could easily release a 3.46GHz or 3.6GHz Core 2 processor tomorrow if they chose to. It is clear there is no need for these faster Core 2s yet, but it does illustrate the speed range possible with the current Core 2 Duo architecture.
Bem + 1x excelente, a Intel não só recupera o trono, como "mostra" k não está cá pra brincadeiras, um PC de +20% em AirCooling e com a voltagem por defeito e estável é muitissimo bom, e não estamos a falar num CPU de média gama, mas sim no de TOPO, o meu CPU em WC já o consegui iniciar a 2700 e fica estável, mas por causa da RAM optei por os 2650, mesmo a 2700 são 35% de OC mas temos de nos lembrar, não é AirCooling, e não é na voltagem "normal", e ainda nem seker disse a "cereja no topo" da intel k digo já a seguir; alem disso não sei se o meu CPU funcionaria a 2400MHz em stock voltage, porke em AirCooling dá, mas stock voltage duvido. 8)
[b]AnandTech[/b] [size=75](Intel's Core 2 Extreme & Core 2 Duo: The Empire Strikes Back)[/size] Escreveu:The goal was to reach the highest possible speed that was benchmark stable. Super Pi, 3DMarks, and several game benchmarks were run to test stability. The 2.93GHz chip reached 4.0GHz on air cooling in these overclocking tests. That represents a 36% overclock on air with what will likely be the least overclockable Core 2 processor - the top line X6800.

To provide some idea of overclocking abilities with other Core 2 Duo processors, we ran quick tests with E6700 (2.67GHz), and E6600 (2.4GHz). The test E6700 reached a stable 3.4GHz at default voltage and topped out at 3.9GHz with the Tuniq Cooler. The 2.4GHz E6600 turned out to be quite an overclocker in our tests. Even though it was hard-locked at a 9 multiplier it reached an amazing 4GHz in the overclocking tests. That represents a 67% overclock.
Comentários pra kê, basta ler e perceber k o novo "REI" do OverClock está ai, e isto só demonstra k o Conroe é tudo menos um CPU k sai "limitado", bem plo contrário. :D

Concluindo e depois de ter lido a review de "fio-a-pavio" digo k os preços sugeridos são os "normais" na industria, e digo k muito sériamente ou a AMD se mexe e bem, ou lá pra fins de 2600 / inicios de 2007, a intel começe a passar à frente da AMD em tudo, tanto no segmento alto como no baixo e até no preço/desempenho, a ver vamos se a AMD tem forças pra aguentar o atake. :D Vou gostar de ver... E espero k a AMD tenha uma resposta para o + breve possivel, já k mesmo com a baixa de preços não deve conseguir aguentar a balança por muito tempo. Mas ainda é cedo pra diagnósticos finais, a ver vamos, mas pra mim é uma reentrada em cheio por parte da Intel e gostei. :) Só é pena é ser tão tardia. :lol:

EDIT: Winjer passei a vista por todas as review's k deste, mas a unica k li na integra foi a da Anand, mas é um facto confirmado a Intel entrou a matar e é como dizes, mesmo baixando AINDA + a AMD se não tiver uma resposta à altura arrisca-se sériamente a perder o trono em todos os segmentos k tanto lutou pra conseguir obter. ;) E + 1x digo =D> parabens Intel por esta REENTRADA em FORÇA! Agora estou "mortinho" é por uma resposta à altura por parte da AMD, e não falo em reduções de preço. :D

Imagem
pedropaulo
Moderador||Moderadora

Mensagem por pedropaulo » sexta 21 jul 2006, 23:18

Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » sábado 22 jul 2006, 9:05

Ese rumor já tem mais de um mês e já foi muito falado e até refutado por alguns. E nem a ATI nem a AMD disseram publicamente e oficialmente que isto é verdade.

Omtem é que apareceu mais um rumor de uma fonte "supostamente credivel" a afirmar que a ATI e AMD perguntaram aos seus acionistas aprovação para uma fusão entre as companhias. Isto até tem mais logica pois a AMD não me parece que tenha o á vontade finaceiro para comprar a ATI sem mais nem menos.

Fonte supostamente credivél

Para quem não conhece o Inquirer, dou um aviso, eles publicam tudo quanto é noticia, desde o facto comprovado até ao rumor mais incrivél. Por isso a credibilidade deles não é a melhor.

E pergunto agora: Qual é a vossa opinião sobre este assunto?
Será que isto é verdade?
Será que a AMD conseguia comprar a ATI?
Será que a fusão entre as duas companhias poderia ir para a frente?
Isto seria bom ou mau para a industria? E para os consumidores?
E qual seria a reação dos seus adversarios (nVidia e Intel)?
pedropaulo
Moderador||Moderadora

Mensagem por pedropaulo » sábado 22 jul 2006, 9:39

A noticia está também a ser veiculada pela CNN, conforme o link no meu post, que não sofre do mesmo problema de credibilidade do Inq. Isso não significa claro que exista de facto uma manobra de compra por parte da AMD, mas lá diz o ditado não há fumo sem fogo.
È dificil avaliar o impacto desta operação mas neste momento nao creio que a acontecer seja benefico quer para o mercado quer para os jogadores.
Existe um risco de os jogos começarem a ser cada vez mais optimizados para placas e sistemas especificos ao ponto de só correrem em determinado fabricante. Enfim teriamos um cenario semelhante ás consolas.
Por outro lado poderia "atiçar" a concorrencia com beneficios para os jogadores.
Vamos esperar para ver.
Responder