Mais um que gosta muito do seu curso.Isis Escreveu:Depois do que li sobre o assunto medicina-engenharia gostaria de dizer o seguinte:
1- O facto do curso de medicina ter como exigência medias maiores, na minha opinião nao implica que seja mais dificil e faça dos senhores doutores os seres mais importantes do planeta. Aliás eu até achava que as pessoas deveriam entrar para medicina não pela média mas sim pela capacidade de dedicação e interesse pela vida humana, isto porque vejo mto médico com media de entrada 19 valores que são autênticas "cavalgaduras", desculpem lá mas é verdade. Atenção não quero atingir ninguém mas creio que deve haver mais gente com esta opinião! Portanto médias altas nao implica vocação para!
2- Depois cursos em que se sai com milhões de palavras e cenas decoradas??? Mas que curso é esse? É que decorar nunca deu bom resultado, amanhã já ta tudo esquecido, será por isso que a saúde em Portugal funciona mal?Pronto confesso este ponto foi só pra gozar com os meninos de medicina
![]()
3- Ah mais, eu tive uma conhecida minha que tirou o curso de medicina e as primeiras impressoes que ela me deu é que o curso era básico e não aprendia nada... não sei se é verdade ou não, mas foi um comentário de uma aluna de medicina!
4- Eu vejo a medicina como uma ciência muito importante, mas é TÃO importante como a Engenharia e qualquer outra ciência até porque todas estão interligadas, eu falo com conhecimento, isto porque tenho o curso de Engenharia Informática e a Medicina precisa muito de nós!
5- Quanto a graus de dificuldade, eu falo por mim, no meu curso ter uma média de 14 é complicado, nao há conceitos para decorar( ou há poucos) mas sim para entender, e digo-vos a carga horária e de trabalhos práticos chega a ser absurda, cheguei a trabalhar em dias de Natal para entregar trabalhos, e um informático nao trabalha 8 horas por dia não... sei bem que os médicos também não, mas que fique claro que o grau de dificuldade em Engenharia não é menor!
6- Mais, convido a todos vocês a investigar um pouco sobre Engenharia Civil - vertente construção de pontes!!! É que quem tá de fora não imagina o cálculo associado a esta vertente e convém que nao haja erros senão implica perda de vidas humanas e algum trabalho para os nossos médicos!
Conversa da Treta 3: A Trilogia
Moderadores: Redacção, Moderadores
- PeddieKitsune
- Expert
- Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
PeddieKitsune Escreveu:Mais um que gosta muito do seu curso.Isis Escreveu:Depois do que li sobre o assunto medicina-engenharia gostaria de dizer o seguinte:
1- O facto do curso de medicina ter como exigência medias maiores, na minha opinião nao implica que seja mais dificil e faça dos senhores doutores os seres mais importantes do planeta. Aliás eu até achava que as pessoas deveriam entrar para medicina não pela média mas sim pela capacidade de dedicação e interesse pela vida humana, isto porque vejo mto médico com media de entrada 19 valores que são autênticas "cavalgaduras", desculpem lá mas é verdade. Atenção não quero atingir ninguém mas creio que deve haver mais gente com esta opinião! Portanto médias altas nao implica vocação para!
2- Depois cursos em que se sai com milhões de palavras e cenas decoradas??? Mas que curso é esse? É que decorar nunca deu bom resultado, amanhã já ta tudo esquecido, será por isso que a saúde em Portugal funciona mal?Pronto confesso este ponto foi só pra gozar com os meninos de medicina
![]()
3- Ah mais, eu tive uma conhecida minha que tirou o curso de medicina e as primeiras impressoes que ela me deu é que o curso era básico e não aprendia nada... não sei se é verdade ou não, mas foi um comentário de uma aluna de medicina!
4- Eu vejo a medicina como uma ciência muito importante, mas é TÃO importante como a Engenharia e qualquer outra ciência até porque todas estão interligadas, eu falo com conhecimento, isto porque tenho o curso de Engenharia Informática e a Medicina precisa muito de nós!
5- Quanto a graus de dificuldade, eu falo por mim, no meu curso ter uma média de 14 é complicado, nao há conceitos para decorar( ou há poucos) mas sim para entender, e digo-vos a carga horária e de trabalhos práticos chega a ser absurda, cheguei a trabalhar em dias de Natal para entregar trabalhos, e um informático nao trabalha 8 horas por dia não... sei bem que os médicos também não, mas que fique claro que o grau de dificuldade em Engenharia não é menor!
6- Mais, convido a todos vocês a investigar um pouco sobre Engenharia Civil - vertente construção de pontes!!! É que quem tá de fora não imagina o cálculo associado a esta vertente e convém que nao haja erros senão implica perda de vidas humanas e algum trabalho para os nossos médicos!
Não é uma questão de gostar muito ou pouco, se bem me lembro referi que todas as ciências são importantes e acabam por estar interligadas, é claro que cada um tem têndencia sempre a puxar a brasa a sua sardinha...

- PanicFreak
- Expert
- Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Mas é mentira alguma coisa do que ela disse???PeddieKitsune Escreveu:Mais um que gosta muito do seu curso.Isis Escreveu:Depois do que li sobre o assunto medicina-engenharia gostaria de dizer o seguinte:
![]()
É preciso ser um bocado cabeça dura para não compreender que ambos os cursos, engenharias e medicinas são difíceis, mas não podemos considerar que medicina seja mais difícil por ter médias de entrada mais altas...
Porque há muios que conseguem decorar tudo o que quiserem, mas se um problema os obrigar a ter de fazer uso do seu raciocínio, não conseguem ter reacção, e vice-versa...
E como a Ísis disse, estão intimamente interligados, por exemplo no meu departamento (DEI@FCTUC@UC) há uma vertente de mestrado focada em Informática Médica. Mas isso já é um bocado off-topic.
Acho que consegui fazer passar a minha ideia...
Peace
- PeddieKitsune
- Expert
- PanicFreak
- Expert
Não concordo. É incomparavelmente diferente a capacidade de raciocínio necessária num curso de Engenharia com a que é necessária num de medicina...PeddieKitsune Escreveu:Não. Tem. Nada. A. Ver. Com. A. Nota. De. Entrada.
Ambos os cursos precisam de uma capacidade de raciocínio excepcional. A diferença é que em Medicina ainda é preciso decorar milhares de coisas para conseguires raciocinar com elas. Tão simples como 1+1=2.
E Ísis, desculpa lá por ter sido tão frio.
Na parte de investigação, sim nesse caso concordo, agora um médico de medicina geral, no exercício normal da sua função, não necessita de um décimo da capacidade mental que precisa um Engenheiro Informático que trabalhe na sua área, pois para programar precisa sempre de raciocinar, para além claro de também ter que decorar certos aspectos da linguagem (se é funcional, procedimental, se é case sensitive, diferentes estruturas, etc).
Eu diria que Medicina é 70% decorar, 30% raciocinar e que Engenharia (pelo menos Engenharia Informática é 80% raciociar, 20% decorar...
Peace
- PeddieKitsune
- Expert
Vê-se que não conheces o curso de Medicina.PanicFreak Escreveu:Não concordo. É incomparavelmente diferente a capacidade de raciocínio necessária num curso de Engenharia com a que é necessária num de medicina...PeddieKitsune Escreveu:Não. Tem. Nada. A. Ver. Com. A. Nota. De. Entrada.
Ambos os cursos precisam de uma capacidade de raciocínio excepcional. A diferença é que em Medicina ainda é preciso decorar milhares de coisas para conseguires raciocinar com elas. Tão simples como 1+1=2.
Na parte de investigação, sim nesse caso concordo, agora um médico de medicina geral, no exercício normal da sua função, não necessita de um décimo da capacidade mental que precisa um Engenheiro Informático que trabalhe na sua área, pois para programar precisa sempre de raciocinar, para além claro de também ter que decorar certos aspectos da linguagem (se é funcional, procedimental, se é case sensitive, diferentes estruturas, etc).
Eu diria que Medicina é 70% decorar, 30% raciocinar e que Engenharia (pelo menos Engenharia Informática é 80% raciociar, 20% decorar...
Peace
- Newtomic
- Master
- Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
- Contacto:
Exacto, eu plo menos partilho da mesma opinião.Isis Escreveu:[...] todas as ciências estão interligadas, não há os mais nem menos importantes.
![Old Smile [:)]](./images/smilies/old_smile.gif)
Isso. É. Apenas. A. Tua. Opinião. K. Por. Sinal. Está. Errada. No. Meu. Ver. Das. Coisas.PeddieKitsune Escreveu:Não. Tem. Nada. A. Ver. Com. A. Nota. De. Entrada.
E tu conheces o de Eng. Informatica?PeddieKitsune Escreveu:Vê-se que não conheces o curso de Medicina.

Última edição por Newtomic em sexta 20 out 2006, 23:17, editado 1 vez no total.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules” ... but ... RGB “Sucks”
• Newtomic (Shit main page) • Campeonato TrackMania Nations • Ntm Firefox • O Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59) •

Mega Score “Rules” ... but ... RGB “Sucks”
• Newtomic (Shit main page) • Campeonato TrackMania Nations • Ntm Firefox • O Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59) •

- PanicFreak
- Expert
A falta de argumentos leva-te a questionar o conhecimento dos outros acerca da matéria em discussão???PeddieKitsune Escreveu:Vê-se que não conheces o curso de Medicina.PanicFreak Escreveu:Não concordo. É incomparavelmente diferente a capacidade de raciocínio necessária num curso de Engenharia com a que é necessária num de medicina...PeddieKitsune Escreveu:Não. Tem. Nada. A. Ver. Com. A. Nota. De. Entrada.
Peace
- Player-Zero
- Expert
- Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
- PeddieKitsune
- Expert
Não, simplesmente vê-se que não sabes do que falas. Atirar percentagens para o ar é muito giro mas inútil se não sabes do que se trata cada um dos cursos.PanicFreak Escreveu:A falta de argumentos leva-te a questionar o conhecimento dos outros acerca da matéria em discussão???
Epá eu sinceramente estou fartíssimo desta discussão, é estúpida todos os dias. Qualquer pessoa poderá dizer-vos o quão mais difícil é o curso de medicina do que outros como engenharia informática. Vocês estão é um bocado cegos pelos cursos que escolheram e não conseguem ver que sim, existem cursos muito mais difíceis e que exigem muito mais do que os vossos.
Ora eu posso dizer exactamente o mesmo. Vê-se que conheces pouco de Engenharias.PeddieKitsune Escreveu:Não, simplesmente vê-se que não sabes do que falas. Atirar percentagens para o ar é muito giro mas inútil se não sabes do que se trata cada um dos cursos.PanicFreak Escreveu:A falta de argumentos leva-te a questionar o conhecimento dos outros acerca da matéria em discussão???
Epá eu sinceramente estou fartíssimo desta discussão, é estúpida todos os dias. Qualquer pessoa poderá dizer-vos o quão mais difícil é o curso de medicina do que outros como engenharia informática. Vocês estão é um bocado cegos pelos cursos que escolheram e não conseguem ver que sim, existem cursos muito mais difíceis e que exigem muito mais do que os vossos.
Qualquer pessoa pode dizer-te o quão mais dificil é o curso de engenharia do que outros como medicina. Estás a ser um bocado cego pelo curso que escolheste ou viste o teu irmão escolher e não consegues ver que sim, existem cursos muito mais dificieis e que exigem muito mais do que esse.
E agora em que é que fica-mos? Os outros têm mostrado percentagens, tu tens dito que é mais dificil porque sim. Decorar termos é dificil? Em informática por cada lingua que aprendes tens de decorar centenas de termos e não só decorá-los como saber o que fazem, para que servem e onde se usam, depois tens de saber utilizar toda a estrutura dessa lingua. E isto só na engenharia informática, mas ok a medicina é mais dificil e mais trabalhosa porque sim.

- PanicFreak
- Expert
Tu deves pensar que sabes tudo...PeddieKitsune Escreveu:Não, simplesmente vê-se que não sabes do que falas. Atirar percentagens para o ar é muito giro mas inútil se não sabes do que se trata cada um dos cursos.PanicFreak Escreveu:A falta de argumentos leva-te a questionar o conhecimento dos outros acerca da matéria em discussão???
Para que fiques sabendo, sim, sei o que é o curso de medicina, morei 2 anos e meio com um aluno de medicina (sim, aí levas vantagem graças ao teu irmão...), e conheço a maneira como ele estudava, e via as frequências dele e sim, a maior parte (mesmo maior parte) das frequencias/exames pressupunham que ele decorasse muita coisa, mas o raciocínio para chegar às respostas era quase nulo, ou sabia porque tinha decorado ou não sabia e então "esquece".
Claro que há cadeiras diferentes, como Quimica Analítica, por exemplo, mas o cadeirão que eles falavam, Anatomia, era basicamente só decorar, o problema é que tinha parte escrita e oral, e muita gente não se dá bem com a pressão...
Não será que és tu que estás cego devido à influência do teu irmão??? Olha primeiro pra ti antes de falares dos outros, porque os teus argumentos até agora deixam bastante a desejar,...
"Qualquer pessoa poderá dizer-vos o quão mais difícil é o curso de medicina do que outros como engenharia informática"
Assim como qualquer pessoa pode dizer o contrário, ou não somos eu, tu e os outros users do fórum pessoas???
Enfim, estás farto desta discussão, tudo bem, não leva a lado nenhum, porque tu não vais mudar de ideias em relação ao tema, e eu também não, passando-se provavelmente o mesmo com os outros users...
Agora não ajas é como se tivesses o rei na barriga e fosses dono de toda a razão, quando este assunto é claramente subjectivo, porque uma pessoa com uma óptima capacidade de memorização certamente te dirá que Medicina é mais facil, pelo contrario alguem com um excelente raciocínio te dirá o contrário... Agora pensa...
- PeddieKitsune
- Expert
Sim estou a ser influenciado pelo meu irmão. Eu que odeio medicina e a soberba dos alunos deste curso. Os alunos de Medicina são realmente muito orgulhosos em relação ao seu curso, mas há que dar a mão à palmatória: o curso deles é realmente muito difícil e desgastante.
Epá tudo bem que há muitos temas que são claramente subjectivos e que não dá para chegar a um consenso. Mas este não é um deles.
Mas se queres que eu também atire umas percentagens para o ar eu também atiro: Medicina é 50% mais difícil do que Engenharia Informática (cálculo com uma margem de erro de 15%, dependendo das faculdades). Pronto, assim está mais credível?
Mas agora pensem lá: é mais fácil marrar milhares de coisas ou encadear sequências lógicas?
Epá tudo bem que há muitos temas que são claramente subjectivos e que não dá para chegar a um consenso. Mas este não é um deles.
Esta deve ter sido para rir. Se te referes a estas percentagens:Os outros têm mostrado percentagens, tu tens dito que é mais dificil porque sim.
Só podes estar a gozar. Tenho apresentado muitas opiniões de muitas pessoas, muito daquilo que se aprende em medicina, etc. Mas pode vir cá alguém atirar uns números ao calhas que já é mais credível. Por amor de Deus, revê lá esse comentário.Eu diria que Medicina é 70% decorar, 30% raciocinar e que Engenharia (pelo menos Engenharia Informática é 80% raciociar, 20% decorar..."
Mas se queres que eu também atire umas percentagens para o ar eu também atiro: Medicina é 50% mais difícil do que Engenharia Informática (cálculo com uma margem de erro de 15%, dependendo das faculdades). Pronto, assim está mais credível?
E vocês a darem-lhe com o decorar termos. Sim, eu sei que decorar linguagens de programação é muito difícil, eu próprio admiro quem consegue fazer isso porque faz-me confusão decorar aqueles passos lógicos todos. Mas se quiseres um exemplo concreto: há uma molécula chamada Paroxetina, usada para tratamentos de depressões. Ok, decorar o nome é fácil. Mas tens de saber a constituição molecular e saber de que forma a molécula se relaciona com os receptores nervosos de modo a se obter o efeito pretendido. Ok, até agora é fácil, mas tens de saber também os oito nomes comerciais sob os quais a paroxetina é comercializada: Aropax, Cebrilin, Deroxat, Paroxat, Paxil(CR), Pondera, Seroxat e Paxpar. Ok, até agora não é nada de especial, excepto que tens de multiplicar estes nomes por, no mínimo, 2 mil para teres um número aproximado da quantidade de medicamentos disponíveis no mercado. E isto é apenas a cadeira de Farmacologia, porque faltam mais umas 20 para acabar o curso de medicina inteiro. Desculpa, mas decorar isto não é fácil.Decorar termos é dificil? Em informática por cada lingua que aprendes tens de decorar centenas de termos e não só decorá-los como saber o que fazem, para que servem e onde se usam, depois tens de saber utilizar toda a estrutura dessa lingua.
Mas agora pensem lá: é mais fácil marrar milhares de coisas ou encadear sequências lógicas?
As duas ao mesmo tempo. E isso é engenharia informática. E qualquer outra engenharia, até a alimentar. Porque se vamos pelo teu exemplo a engenharia alimentar é tão ou mais dificil que a Medicina.PeddieKitsune Escreveu: Mas agora pensem lá: é mais fácil marrar milhares de coisas ou encadear sequências lógicas?
EDIT: Opss, enganei-me onde está é mais fácil marrar, troquem por é mais dificil.
- PanicFreak
- Expert
Aleluia!
Com essa tua ultima frase finalmente acabaste por corroborar aquilo que dizemos desde o início...
Não se trata de ser mais fácil ou não, trata-se que medicina é decorar, decorar muito mas ainda assim decorar.
E é aí que aparece a subjectividade, pois já depende das competências inatas de cada um. Agora fica com a certeza de uma coisa, posso saber de cor todas as palavras, todos os procedimentos de uma determinada linguagem de programação, que ainda assim não me serve de muito, se não conseguir conceber uma maneira no meu raciocinio de resolver o problema...
E quanto ao que disseste dos medicamentos, todos esses só para uma cadeira, então eu digo-te que é bastante mais dificil programar em binário, ou seja, em vez de palavras, usar sequências de 0s e 1s...
Também é só uma cadeira, é certo que na vida profissional quase de certeza não programaremos em binário, quando muito usamos assembly, mas acho que serve para "make my point".
Com essa tua ultima frase finalmente acabaste por corroborar aquilo que dizemos desde o início...
Não se trata de ser mais fácil ou não, trata-se que medicina é decorar, decorar muito mas ainda assim decorar.
E é aí que aparece a subjectividade, pois já depende das competências inatas de cada um. Agora fica com a certeza de uma coisa, posso saber de cor todas as palavras, todos os procedimentos de uma determinada linguagem de programação, que ainda assim não me serve de muito, se não conseguir conceber uma maneira no meu raciocinio de resolver o problema...
E quanto ao que disseste dos medicamentos, todos esses só para uma cadeira, então eu digo-te que é bastante mais dificil programar em binário, ou seja, em vez de palavras, usar sequências de 0s e 1s...
Também é só uma cadeira, é certo que na vida profissional quase de certeza não programaremos em binário, quando muito usamos assembly, mas acho que serve para "make my point".