Pirataria-Causas e consequencias
Moderadores: Redacção, Moderadores
- Still life
- Senior
- Registado: terça 07 fev 2006, 17:42
Mais um tema complexo.
A solução para isto tudo é muito simples e já existe na TV há muitos anos.
Chamam-se episódios.
Imaginem.
Em vez de um jogo custar 60 euros, compravam o primeiro episódio por 2 ou 3 euros por download. Se gostassem, compravam o seguinte ou se não paravam por ali. Os criadores do jogo iam lançando os espisódios periodicamente tal como uma série de TV até chegar ao fim. O facto de ser barato e as pessoas terem que esperar pelo próximo episódio quebrava aquele stress inerente de ver tudo de enfiada e provocava um maior reconhecimento a longo prazo do producto.
Se uma série tivesse sucesso podiam começar então a pensar numa segunda série.
Isto era excelente porque obrigava aos autores a manterem qualidade ao longo do jogo todo e as editoras podiam cortar nos custos logo nos primeiros episódios se a coisa não pegasse. Podiam até fazer episódios piloto para ver a reacção do pessoal.
Se houvesse mercado ainda para editar o pacote das séries todas como um jogo só podiam na mesma, tal como fazem com as séries de TV, com extras e tudo etc.
Acho que este modelo de negócio é bastante válido e já ouvi falar desta implementação algures.
Quanto à pirataria? Faço o mesmo que faço com os CDs de música, oiço e vejo NA TOTALIDADE (não me venham com *****, há álbums muito maus com apenas uma música de jeito que é o single) se valer a pena compro. Faço isto desde sempre e tenho muita coisa original.
As demos das revistas têem servido bastante bem para experimentar os jogos o q é excelente. O cinema e o clube de aluguer também ajudam para apenas ver o filme e não o comprar.
Se há malta a dizer que nunca teve uma cópia é porque devem estar a mentir ou são ignorantes. Nos tempos das cassetes de áudio toda a gente fazia cópias da rádio etc, os Windows XP deste mundo e Offices etc tb custumam ser cópias e o facto de emprestar um original a alguém para ver/ouvir também é considerado ilegal (é verdade, tá na lei).
Enfim, desculpem lá o texto longo, mas este tema é daquelas coisas, nunca vai ter um fim à vista.
A solução para isto tudo é muito simples e já existe na TV há muitos anos.
Chamam-se episódios.
Imaginem.
Em vez de um jogo custar 60 euros, compravam o primeiro episódio por 2 ou 3 euros por download. Se gostassem, compravam o seguinte ou se não paravam por ali. Os criadores do jogo iam lançando os espisódios periodicamente tal como uma série de TV até chegar ao fim. O facto de ser barato e as pessoas terem que esperar pelo próximo episódio quebrava aquele stress inerente de ver tudo de enfiada e provocava um maior reconhecimento a longo prazo do producto.
Se uma série tivesse sucesso podiam começar então a pensar numa segunda série.
Isto era excelente porque obrigava aos autores a manterem qualidade ao longo do jogo todo e as editoras podiam cortar nos custos logo nos primeiros episódios se a coisa não pegasse. Podiam até fazer episódios piloto para ver a reacção do pessoal.
Se houvesse mercado ainda para editar o pacote das séries todas como um jogo só podiam na mesma, tal como fazem com as séries de TV, com extras e tudo etc.
Acho que este modelo de negócio é bastante válido e já ouvi falar desta implementação algures.
Quanto à pirataria? Faço o mesmo que faço com os CDs de música, oiço e vejo NA TOTALIDADE (não me venham com *****, há álbums muito maus com apenas uma música de jeito que é o single) se valer a pena compro. Faço isto desde sempre e tenho muita coisa original.
As demos das revistas têem servido bastante bem para experimentar os jogos o q é excelente. O cinema e o clube de aluguer também ajudam para apenas ver o filme e não o comprar.
Se há malta a dizer que nunca teve uma cópia é porque devem estar a mentir ou são ignorantes. Nos tempos das cassetes de áudio toda a gente fazia cópias da rádio etc, os Windows XP deste mundo e Offices etc tb custumam ser cópias e o facto de emprestar um original a alguém para ver/ouvir também é considerado ilegal (é verdade, tá na lei).
Enfim, desculpem lá o texto longo, mas este tema é daquelas coisas, nunca vai ter um fim à vista.
- Morbus
- Master
- Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
- Contacto:
Essa ideia dos episódios é interessante mas só se aplica a certo género de jogos e pode trazer GRAVES inconvenientes à indústria: as novelas
Por outro lado, na versão MMO do jogo que estou a idealizar [uma indirecta para a APROJE] tenho um modelo interessante de acabar com a pirataria, embora não seja própriamente inovador. O que acontecia, no entanto, é que qualquer pessoa poderia ter o jogo de graça, original ou não. Os pagamentos viriam depois, não em mesalidades (que seria terrível, muito mesmo), mas sim conforme o que os jogadores jogassem (não especifico mais, a ideia é minha
). Por outro lado, o storytelling iria ser uma coisa indispensável no MMORPG para que os jogadores aderissem. Nesso ponto também tenho as minhas próprias ideias
De qualquer forma, o que estou a pensar é apenas uma das maneiras de contornar o aparecimento de novelas em jogos, provenientes dos jogos por episódios. Isso seria o pior

Por outro lado, na versão MMO do jogo que estou a idealizar [uma indirecta para a APROJE] tenho um modelo interessante de acabar com a pirataria, embora não seja própriamente inovador. O que acontecia, no entanto, é que qualquer pessoa poderia ter o jogo de graça, original ou não. Os pagamentos viriam depois, não em mesalidades (que seria terrível, muito mesmo), mas sim conforme o que os jogadores jogassem (não especifico mais, a ideia é minha

De qualquer forma, o que estou a pensar é apenas uma das maneiras de contornar o aparecimento de novelas em jogos, provenientes dos jogos por episódios. Isso seria o pior

Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris
_____________________________________________________________________________________

Novelas em forma de jogo já as tens (há muitos RPGs que são autênticas novelas a esticar o peixe com os random encounters), não é preciso episódios.
Esse modelo de venda de MMORPG já existe na koreia, não vens tarde nem cedo.
As indirectas todas que queiras mandar à Aproje podes mandar pelo site.
Fundos para criar jogos está-se a tratar disso e já estão 4 empresas (sem contar com a Move) a entrar nisso. Hão-de surgir brevemente mais informações.
Esse modelo de venda de MMORPG já existe na koreia, não vens tarde nem cedo.
As indirectas todas que queiras mandar à Aproje podes mandar pelo site.
Fundos para criar jogos está-se a tratar disso e já estão 4 empresas (sem contar com a Move) a entrar nisso. Hão-de surgir brevemente mais informações.
- Morbus
- Master
- Contacto:
InfelizmentePina Escreveu:Novelas em forma de jogo já as tens (há muitos RPGs que são autênticas novelas a esticar o peixe com os random encounters), não é preciso episódios.

Eu não me expliquei completamente e não disse tudo o que podia dizerPina Escreveu:Esse modelo de venda de MMORPG já existe na koreia, não vens tarde nem cedo.
![Old Tongue [:p]](./images/smilies/old_tongue.gif)
Pina Escreveu:As indirectas todas que queiras mandar à Aproje podes mandar pelo site.

Mas afinal o que é preciso para se engressar numa carreira de writter?
[-o<
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter

- Player-Zero
- Expert
- Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Pois realmente esse estilo de pagamento é do melhor que há.
(Claro que jogo um desse tipo de RPGs
Maple Story)
Mas os episodios apesar de poderem usar para desenvolverem melhor a história e as personagens pode ser apenas usado para extorquir cada vez mais dinheiro ao fazer longuissimas séries de 10 episódios por exemplo.
(Claro que jogo um desse tipo de RPGs

Mas os episodios apesar de poderem usar para desenvolverem melhor a história e as personagens pode ser apenas usado para extorquir cada vez mais dinheiro ao fazer longuissimas séries de 10 episódios por exemplo.
- Morbus
- Master
- Contacto:
Tal como disse, não disse tudo o que podia dizer. O jogador vai ter que pagar, embora possa adquirir o jogo gratuitamente, caso contrário jogará apenas um jogo semelhante a um tuturial ou assim. As especificações que eu desenvolvi é que são a parte interessante da matéria, até porque poderia geral uma coisa muito interessante para o jogador: lucro. Mas como disse, as ideias que uso não são novas em si, apenas as aplico de uma maneira leal e que beneficia tanto o jogador como o produtor (abaixo WOW mais os 10 contos de entrada inicial e os 3 contos por mêsPlayer-zero Escreveu:Pois realmente esse estilo de pagamento é do melhor que há.
(Claro que jogo um desse tipo de RPGsMaple Story)

"Pirataria financia tráfico de droga, diz responsável
A inspectora geral das Actividades Culturais, Paula Andrade, garantiu, em entrevista à Rádio Renascença, que a pirataria, em Portugal, é utilizada para financiar o tráfico de droga.
Afirmando-se preocupada com o caso espanhol, onde há provas de que o mercado das cópias ilegais de CD`s e DVD`s financia redes terroristas, Paula Andrade garante, no entanto, que este ainda não é o caso em Portugal, embora se trate de um negócio que move «milhões, com uma percentagem altíssima de material que corre ilegal».
Na opinião da inspectora geral das Actividades Culturais, a moldura legal da pirataria ainda é relativamente leve, uma vez que equivale a três anos de prisão, isto apesar de financiar outros tipos de crime com uma moldura legal mais pesada.
«Nos nossos vizinhos espanhóis, e as fronteiras valem o que valem hoje em dia, existem provas irrefutáveis de financiamento terrorista com o dinheiro da pirataria», referiu esta responsável em declarações à RR. "
in diariodigital
A inspectora geral das Actividades Culturais, Paula Andrade, garantiu, em entrevista à Rádio Renascença, que a pirataria, em Portugal, é utilizada para financiar o tráfico de droga.
Afirmando-se preocupada com o caso espanhol, onde há provas de que o mercado das cópias ilegais de CD`s e DVD`s financia redes terroristas, Paula Andrade garante, no entanto, que este ainda não é o caso em Portugal, embora se trate de um negócio que move «milhões, com uma percentagem altíssima de material que corre ilegal».
Na opinião da inspectora geral das Actividades Culturais, a moldura legal da pirataria ainda é relativamente leve, uma vez que equivale a três anos de prisão, isto apesar de financiar outros tipos de crime com uma moldura legal mais pesada.
«Nos nossos vizinhos espanhóis, e as fronteiras valem o que valem hoje em dia, existem provas irrefutáveis de financiamento terrorista com o dinheiro da pirataria», referiu esta responsável em declarações à RR. "
in diariodigital
- Morbus
- Master
- Contacto:
Uma tristeza
Mas é preciso que se note que o governo também tem culpa, e nem é só por causa das penas. A população está mal informada, não está sencibilizada, e é igual, à maioria das pessoas, comprar um album pirata ou um original, sendo que o pirata é mais barato. Se houvessem mais campanhas de sencibilização, e se, que era o ideal, se primasse no desenvolvimento da cultura geral e da saúde cultural das pessas, estes casos não aconteciam. Além disso, o baixo poder de compra cá em portugal e todo o hype criado em torno da ultima moda, do estar 100% cool e merdas do género, contribui para que situações como esta se desenvolvam e proliferem, sem que o governo tome medidas de fundo para as alterar. O sistema de ensino está a ser remodelado, mas o problema é qua é apenas uma parte pequena da formação das pessoas que cabe ao sistema de ensino. Enquanto o governo não se aperceber que o que mais contribui para uma população culta, educada e evoluida é o meio social, e mais precisamente os meios de comunicação social (com a televisão no topo), isto nunca vai a lado nenhum e, pelo menos em portugal, a pirataria nunca será abolida...
Por outro lado, as medidas que estão a ser tomadas na área da educação só vão agravar as coisas, em meu entender. Temos uma população deseducada, e obriga-la a educar-se à força só é pior. Pode parecer um escânda-lo, mas o ensino obrigatório não deveria existir, e deveria ser tomado como uma medida de ultimo recurso. E isto porquê? Há muitas pessoas que vão para a escola porque são obrigadas e ponto final. Mas e se não fossem? O mais certo era não serem aceites no mercado de trabalho e terem uma vida estragada por falta de informação. Se ao menos as pessoas fossem todas para a escola porque se apercebiam de que precisavam de facto de ir para lá para conseguirem competitividade e competências, então, com certeza, não teríamos os casos de delinquência e outros problemas sociais, dos quais a pirataria é um.
Será que os políticos ganham alguma coisa por portugal ser um paraíso fiscal e ser um propenso lar de criminosos deste género?
É possivel... 

Por outro lado, as medidas que estão a ser tomadas na área da educação só vão agravar as coisas, em meu entender. Temos uma população deseducada, e obriga-la a educar-se à força só é pior. Pode parecer um escânda-lo, mas o ensino obrigatório não deveria existir, e deveria ser tomado como uma medida de ultimo recurso. E isto porquê? Há muitas pessoas que vão para a escola porque são obrigadas e ponto final. Mas e se não fossem? O mais certo era não serem aceites no mercado de trabalho e terem uma vida estragada por falta de informação. Se ao menos as pessoas fossem todas para a escola porque se apercebiam de que precisavam de facto de ir para lá para conseguirem competitividade e competências, então, com certeza, não teríamos os casos de delinquência e outros problemas sociais, dos quais a pirataria é um.
Será que os políticos ganham alguma coisa por portugal ser um paraíso fiscal e ser um propenso lar de criminosos deste género?

Não vamos agora extravasar o assunto! Primeiro porque isto não é novidade! Segundo porque os grandes grupos mafiosos e traficantes sempre tiveram mais negócios ilicitos para além da droga! Alcool, Armas até trafego humano. E estes são sim verdadeiros problemas. É um facto que é triste e é mau que a pirataria para além do crime que é, ajude de certa forma a financiar outro tipo de crimes. Mas isso são outros 500 e muita coisa tinha de ser falada antes de entrar-mos por aqui.NCalvin Escreveu:"Pirataria financia tráfico de droga, diz responsável
in diariodigital
- Death Crow
- Hardcore
- Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
É para provar que os tentáculos da pseudo-máfia são cada vez maiores (digo pseudo porque máfia só há uma, a italiana!). Só não compreendo como é que a pirataria fornece o tráfico de droga já que esta só por si gera milhões. É uma prova que tanto a pirataria como o tráfico de droga estão a aumentar e ainda por cima sendo Portugal a maior ou uma das maiores portas de entrada de droga na Europa.
- Cyrax
- Master
- Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Abordaste ai um assunto interessante... passar o ensino a "não-obrigatorio"... Ora, se ao chegar ao 9º ano, existe um maior nivel de desistência, com seria nesse caso? Acho que aumentava o numero de problemas, devido à falta de educação, mas ao menos não havia parasitas a atrapalhar a quem realmente quer aprender... ja disseram que esse problema da educação agravou quando um certo politico (salvo erro, presidente na altura) resolveu passar todos os alunos da altura, mesmo com negativas...Morbus Escreveu:Uma tristezaMas é preciso que se note que o governo também tem culpa, e nem é só por causa das penas. A população está mal informada, não está sencibilizada, e é igual, à maioria das pessoas, comprar um album pirata ou um original, sendo que o pirata é mais barato. Se houvessem mais campanhas de sencibilização, e se, que era o ideal, se primasse no desenvolvimento da cultura geral e da saúde cultural das pessas, estes casos não aconteciam. Além disso, o baixo poder de compra cá em portugal e todo o hype criado em torno da ultima moda, do estar 100% cool e (palavra marota) do género, contribui para que situações como esta se desenvolvam e proliferem, sem que o governo tome medidas de fundo para as alterar. O sistema de ensino está a ser remodelado, mas o problema é qua é apenas uma parte pequena da formação das pessoas que cabe ao sistema de ensino. Enquanto o governo não se aperceber que o que mais contribui para uma população culta, educada e evoluida é o meio social, e mais precisamente os meios de comunicação social (com a televisão no topo), isto nunca vai a lado nenhum e, pelo menos em portugal, a pirataria nunca será abolida...
![]()
Será que os políticos ganham alguma coisa por portugal ser um paraíso fiscal e ser um propenso lar de criminosos deste género?É possivel...
Quanto às copias, pah, corta-se a internet em Portugal e pronto, ou vem para aí os espanhois com as copias ou não ha nada, caso contrario a pirataria continuará, e mesmo que reduzam o preço dos jogos para, sei la, uns 30€, pode haver quem os compre e desiste da pirataria, mas serão apenas uns 30% de quem comete o crime de pirataria...

Xbox Live Clan: 4Insignia
- Morbus
- Master
- Contacto:
Eu tentei esclarecer o meu ponto de vista nesse aspecto mas parece que não concegui... Bem. É muito provável que houvesse uma grande maioria de pessoal que nem sequer punha os pés na escola (ainda por cima, visto que 60% da nossa população tem menos que o 9º ano). Mas depois, ao verem que não poderiam entrar no mercado de trabalho iam estudar de livre vontade. O que eu queria que existisse, era a consciência de que nos precisamos de informar para crescermos intelectualmente, e ganharmos capacidades. É óbvio que o ensino deveria ser gratuito, como é óbvio, no caso de não ser obrigatório. Espero que desta vez me tenha feito entender.Cyrax Escreveu:Abordaste ai um assunto interessante... passar o ensino a "não-obrigatorio"... Ora, se ao chegar ao 9º ano, existe um maior nivel de desistência, com seria nesse caso? Acho que aumentava o numero de problemas, devido à falta de educação, mas ao menos não havia parasitas a atrapalhar a quem realmente quer aprender... ja disseram que esse problema da educação agravou quando um certo politico (salvo erro, presidente na altura) resolveu passar todos os alunos da altura, mesmo com negativas...

Para além disso cortar com grande parte do PIB por causa de prejuizos e assim, só iria piorar a situação, porque, em vez de fazer o download pirata, grande parte daqueles que agora o fazem iriam passar a comprar jogos piratas, o que só iria aumentar os lucros daqueles que os vendem. Como disse (acho que disse...) a repressão é sempre o último recurso. Deve-se sempre atacar o mal pela raiz. Reprimir a pirataria através da força também deveria ser o último recurso. Em vez disso, dever-se ia censibilizar a população e ver as verdadeiras causas da pirataria, que, na grande maioria dos casos, se resume ao baixo poder de compra. Porque é que acham que não temos Live! ?Cyrax Escreveu:Quanto às copias, pah, corta-se a internet em Portugal e pronto, ou vem para aí os espanhois com as copias ou não ha nada, caso contrario a pirataria continuará, e mesmo que reduzam o preço dos jogos para, sei la, uns 30€, pode haver quem os compre e desiste da pirataria, mas serão apenas uns 30% de quem comete o crime de pirataria...

- Cyrax
- Master
- Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
O problema não é esse Morbus, o problema é a sociedade Portuguesa... Ora, não ir para escola e não ter trabalho para muitos é "cool", daí que acredita que o numero de roubos iria aumentar e coitados dos que estudaram e queriam uma vida normal... Isso so resultava se naquela novela da TVI, "mer... com açucar" passassem a imagem de que estudar é cool e tal... Povo Português é preguiçoso.... Resumindo e concluindo, a maioria da juventude não tem consciencia... Admito que houve problemas na minha educação (escolar), mas isso foi devido a outros factores (digo isto tudo para justificar a minha parte ao criticar os outros que falarei a seguir), mas por exemplo na minha turma, começou com 15 e agora vai em 10, e não dou mais 1 mês para que reduza para os 7... nem é pelas capacidades, é pela preguiça que têm em não querer aprender...Morbus Escreveu: Eu tentei esclarecer o meu ponto de vista nesse aspecto mas parece que não concegui... Bem. É muito provável que houvesse uma grande maioria de pessoal que nem sequer punha os pés na escola (ainda por cima, visto que 60% da nossa população tem menos que o 9º ano). Mas depois, ao verem que não poderiam entrar no mercado de trabalho iam estudar de livre vontade. O que eu queria que existisse, era a consciência de que nos precisamos de informar para crescermos intelectualmente, e ganharmos capacidades. É óbvio que o ensino deveria ser gratuito, como é óbvio, no caso de não ser obrigatório. Espero que desta vez me tenha feito entender.
Tal como disse acima, é a sociedade quem dita as regras, daí que enquanto pirataria for cool e não um crime, não haverá respostas positivas ao "Não à pirataria"! Sensibilizar o povo so vejo um modo... apertar com os piratas, mas se ja com os outros crimes vemos os "malfeitores" ir para o meio da rua, então duvido que dessem à maçada de perseguir esses piratas... Enfim, isto é um tema dificil de abordar, mas quando vemos que não ha esforço por parte do governo em acabar com a criminalidade, Portugal não evolui!Morbus Escreveu:Para além disso cortar com grande parte do PIB por causa de prejuizos e assim, só iria piorar a situação, porque, em vez de fazer o download pirata, grande parte daqueles que agora o fazem iriam passar a comprar jogos piratas, o que só iria aumentar os lucros daqueles que os vendem. Como disse (acho que disse...) a repressão é sempre o último recurso. Deve-se sempre atacar o mal pela raiz. Reprimir a pirataria através da força também deveria ser o último recurso. Em vez disso, dever-se ia censibilizar a população e ver as verdadeiras causas da pirataria, que, na grande maioria dos casos, se resume ao baixo poder de compra. Porque é que acham que não temos Live! ?

Xbox Live Clan: 4Insignia
- Morbus
- Master
- Contacto:
Doomed we are, dead we all will be...Cyrax Escreveu:Tal como disse acima, é a sociedade quem dita as regras, daí que enquanto pirataria for cool e não um crime, não haverá respostas positivas ao "Não à pirataria"! Sensibilizar o povo so vejo um modo... apertar com os piratas, mas se ja com os outros crimes vemos os "malfeitores" ir para o meio da rua, então duvido que dessem à maçada de perseguir esses piratas... Enfim, isto é um tema dificil de abordar, mas quando vemos que não ha esforço por parte do governo em acabar com a criminalidade, Portugal não evolui!

É por estas e por outras que, se puder, me ponho na alheta lá para a Europa ou assim. Talvez japão...