O futuro dos videojogos

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Cyrax
Master
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30

Mensagem por Cyrax » domingo 12 fev 2006, 11:27

Death Crow Escreveu:
Hunter Escreveu:
pedropaulo Escreveu:A questão não é se aos melhores graficos correspondem os melhores jogos. Todos sabemos que não. Mas é nos graficos que as editoras mais têm apostado.
A questão é saber se com a corrida ao foto-realismo não ficarão importantes facetas dos jogos esquecidas.
E como vais reagir o publico a um jogo que se insira dentro do estilo, por exemplo um fps, mas que não alinhe a nivel grafico com a concorrencia?
Vende o mesmo? Duvido.
Isto a meu ver pode hipotecar até certo ponto o futuro dos jogos, quanto mais não seja a nivel criativo.
sabes tao bem quanto eu que é graças aos fps que os videojogos evoluiram em termos graficos.mas muitas vezes isso nao é sinonimo de jogo de qualidade.mais uma vez volto com o exemplo do doom3 e ja agora do recente quake 4.ambos tinham graficos muito bons,mas nenhum deles conseguiu surpreender pela positiva.notava-se ali que faltava algo.o mal é que as editoras estao todas a cair no mesmo erro,pois ao tentarem criarem o melhor visual possivel esta de facto a esquecer outras componentes importantes.agora tu perguntas-me se isso vai influenciar o futuro???eu respondo que sim,pois esta fixacao que existe pela qualidade grafica vai ditar e muito as leis,ou seja,a tendencia sera cada vez maior para olhar um jogo segundo o seu visual e nao avaliando o resto dos seus componentes.o mal é que depois quem saira a perder serao os jogadores pois irao ser cada vez mais defraudados e arrependear-se-ao do dinheiro investido.
as vezes tenho saudades dos tempos das 16bits :(
Muitas das vezes são os gráficos que vendem e depois vem a desilusão mas mesmo assim a venda foi feita e é mais um ponto a fazer do grafismo!!!
Os jogos 8/16 bits mesmo conseguiam divertir mais do que muitos dos jogos que se fazem hoje e ainda conseguem divertir. Quantos de nós em vez de tarmos a jogar um FEAR ou um HL2 estamos a jogar o Streets of Rage ou o Super Mario?
Não faças confusões! Se deres a hipotese de escolha a um miudo que não jogou nenhum sor ou super mario, a escolha entre um desses e o half life 2, qual é que achas que vai escolher?
E até se pensarmos um pouco, a historia dos jogos antigos eram cliché e um pouco pateticas, ora vejamos, uma canalizador sempre a salvar uma princesa? Um grupo de amigos a dar cabo de uns bandidos para no fim dar cabo do seu boss?
O que se passa é que foi as nossas primeiras experiências de jogos, logo não eramos tão exigentes à qualidade, gostavamos imenso de avançar e dar cabo daqueles inimigos, e por muito que a historia fosse patetica, nós gostavamos. Agora quando voltamos a jogar um desses jogos dizemos logo "Ah, bom velhos tempos, isto sim, era um bom jogo, não como as porcarias de agora..." mas tenho a certeza que se fizerem 1 jogo desses agora, não iria vender bem nem nós iriamos comprar...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Death Crow
Hardcore
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41

Mensagem por Death Crow » domingo 12 fev 2006, 12:32

Morbus Escreveu:E se eu vos disser que a maioria dos jogos que jogo não é para me divertir? Se eu vos disser que a maioria dos jogos que jogo, jogo-os pelo prazer de os jogoar no sentido em que tiro proveiyo intrínseco dos jogos, e isso acontece principalmente nos RPG's. São poucos os jogos que eu jogo por pura diversão, mas há. Um bom jogo nem sempre é divertido à força toda...

E depois vem aquele outro (que saiu na secção Garganta Funda da MegaScore deste mes) a dizer que os videojogos são uma actividade masturbatória. Outro que fala sem saber... Sim, talvez o seja para aqueles que os jogoam por pura diversão...

Mas é importante que se tenha em conta que um jogo não é bom apenas por divertir.

Diversão: Acção ou efeito de divertir; distracção, passatempo.
Acto de desviar o espírito para coisas diferentes das que preocupam.

Penso que segundo esta definição um jogo é uma diversão, assim como um filme ou um livro. Talvez o que queiras dizer com diversão é que um jogo que te faça rir, que não te traga preocupações como o TrackMania, sendo o Resident Evil um jogo que não divirta já que há sempre uma pressão no jogo em que rir é a última coisa que apetece e até sustos se apanham! Mas mesmo assim um jogo é um passaatempo logo terá de ser encarado como uma diversão.
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 12 fev 2006, 13:05

Death Crow Escreveu:
Morbus Escreveu:E se eu vos disser que a maioria dos jogos que jogo não é para me divertir? Se eu vos disser que a maioria dos jogos que jogo, jogo-os pelo prazer de os jogoar no sentido em que tiro proveiyo intrínseco dos jogos, e isso acontece principalmente nos RPG's. São poucos os jogos que eu jogo por pura diversão, mas há. Um bom jogo nem sempre é divertido à força toda...

E depois vem aquele outro (que saiu na secção Garganta Funda da MegaScore deste mes) a dizer que os videojogos são uma actividade masturbatória. Outro que fala sem saber... Sim, talvez o seja para aqueles que os jogoam por pura diversão...

Mas é importante que se tenha em conta que um jogo não é bom apenas por divertir.

Penso que segundo esta definição um jogo é uma diversão, assim como um filme ou um livro. Talvez o que queiras dizer com diversão é que um jogo que te faça rir, que não te traga preocupações como o TrackMania, sendo o Resident Evil um jogo que não divirta já que há sempre uma pressão no jogo em que rir é a última coisa que apetece e até sustos se apanham! Mas mesmo assim um jogo é um passaatempo logo terá de ser encarado como uma diversão.
Precisamente. A minha defenição de diversão é a mesma que a tua! Só que parece que encaramos os jogos de maneira diferente. Tu encaras os jogos com um passatempo, uma distracção. Eu não! Os jogos são parte da minha vida, sem eles não seria metade de quem sou agora! Dedico tanto amor aos jogos como dedico ao meu curso, por exemplo, porque tenho ambas as coisas como partes integrantes de mim e formas de eu evoluir. Os jogos que eu jogo não me são um passatempo (por isso é que quase só jogo RPG's), pelo menos na sua maioria das vezes. Quanto joguei o demo do Most Wanted, vi que o jogo era divertido, e depois, a jogar na XBox vi que o jogo tem momentos divertidíssimos, mas considero que estou a perder tempo ao jogar Most Wanted, porque, simplesmente, é um passatempo. Claro que jogo jogos como passatempo, mas são uma minoria.

Em suma, para ti, os jogos são um passatempo, para mim são parte da minha vida. Aí está porque eu digo que os jogos não têem que ser necessáriamente divertidos. :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » domingo 12 fev 2006, 13:20

Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:

Precisamente. A minha defenição de diversão é a mesma que a tua! Só que parece que encaramos os jogos de maneira diferente. Tu encaras os jogos com um passatempo, uma distracção. Eu não! Os jogos são parte da minha vida, sem eles não seria metade de quem sou agora! Dedico tanto amor aos jogos como dedico ao meu curso, por exemplo, porque tenho ambas as coisas como partes integrantes de mim e formas de eu evoluir. Os jogos que eu jogo não me são um passatempo (por isso é que quase só jogo RPG's), pelo menos na sua maioria das vezes. Quanto joguei o demo do Most Wanted, vi que o jogo era divertido, e depois, a jogar na XBox vi que o jogo tem momentos divertidíssimos, mas considero que estou a perder tempo ao jogar Most Wanted, porque, simplesmente, é um passatempo. Claro que jogo jogos como passatempo, mas são uma minoria.

Em suma, para ti, os jogos são um passatempo, para mim são parte da minha vida. Aí está porque eu digo que os jogos não têem que ser necessáriamente divertidos. :wink:
Estou a perceber o que queres dizer e até concordo. Uma coisa é jogar só por jogar a outra é quando esse jogo se destina a que nós pensemos de maneira diferente.
Uma coisa é ler o Harry Potter, a outra é ler Capitães de Areia.
Uma coisa é ver o Ali G, a outra é ver O Corvo.
Uma coisa é jogar o Most Wanted, a outra é jogar o Max Payne.

PS.:O Max Payne poderá não ser o melhor exemplo porque és fan de RPG´s mas eu nunca os joguei :oops: aconselhas algum para começar?
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 12 fev 2006, 15:38

Para começar começa pelos bons old-schoold. E para isso não há melhor que Fallout (o 1 e depois o 2). Depois recentes há muitos: KOTOR, Morrowind... Estes dois são assim os dois melhores recentes que me veem à cabeça, mas há muitos mais para todos os gostos. Experimenta Diablo II (está baratíssimo, é preciso é encontrar) ou Dungeon Siege 2. Max Payne também é muito bom, e, só a jogar 10 minutos, fiquei com essa impressão; infelizmente, não tenho o jogo... Mas é tudo uma questão de gostos.

Ainda bem que percebeste onde queria chegar :D
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Chris
Hardcore
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » domingo 12 fev 2006, 16:36

Não jogaste RPG's? Isso foi a coisa mais chocante que ouvi depois de bush ser eleito...

Para responder à questão da divisão do mercado e dos jogadores. Eu Só não acredito que isso irá acontecer como penso já existirem provas de já estar a decorrer actualmente. Eu por principio quando começo um jogo, acabo um jogo (como tudo o resto na minha vida), mesmo que demore muito tempo, ou pare por alguns anos e depois volte ao mesmo jogo (sim aconteceu com Tomb Raider 3, Resident Evil Code Veronica, Spellforce, etc.) mas hoje em dia acontece-me cada vez mais uma coisa muito desagradável, depois de acabar certos jogos questiono-me se sequer valeu a pena começar. O que eu quero dizer com isto é que muitos jogadores (refiro-me aos "hardcore" como voçes os designaram) irão perder o interesse em jogos que não trazem novidades, jogos que para além de um visual espetacular a única coisa que fazem é roubar o nosso tempo. Agora digam-me que nunca se sentiram assim, jogar um jogo e chegar ao fim ou ir a meio e pensarem "Mas por que raio é que ando a jogar isto? Estou farto desta fantochada.". É exactamente isto que vai acontecer se grandes empresas continuarão a apostar em conceitos gastos que não irão captar o interesse dos "verdadeiros" jogadores. Mas mesmo assim haverá sempre os mainstream que jogam ou compram tudo aquilo que lhes aparece à frente, muitas das vezes sem sequer entenderem o que estao a fazer (conheco cada patife...). Essas pessoas irão sempre ser o alvo de jogos simples. O que na realidade não é de lhes levar a mal, se eles se divertem assim quem somos nós para os julgar? É pena é a industria passar por cima dos que, tal como morbus, entendem os jogos não como diversão ou passatempo mas sim parte da sua vida.

Quanto ao que o cyrax disse que antigamente as nossas exigencias eram menores e os jogos eram mais simples. É verdade que as pessoas crescem e a sua necessidade para historias mais elaboradas tambem aumenta. Mas não vejo bem qual a diferença entre um Mario onde a única coisa que se faz é saltar de bichinho para bichinho e Doom3 onde a unica coisa que se faz é disparar para a cara dos bichinhos... Portanto vêem que os jogos mais vendidos continuam simples e desinteressantes. Mas isto não significa que Mario não fosse grande jogo, só significa que a mentalidade geral dos jogadores cresceu e agora precisa de algo mais adulto para se entreter.

E como tal não compreendo porque é que grandes empresas não apostam nos dois sentidos. Queixam-se de pirataria, mas se os jogos fossem mais atractivos talvez a coisa não seria assim. Eu tenho imenso orgulho dos poucos jogos originais que assentam na minha parteleira, porque sei que são jogos que merecem destaque e memória. Se os grandes têm tanto dinheiro para gastar em desenvolvimento de motores, não percebo porque é que não se deiam ao trabalho de por um tipo qualquer fechado num quarto a imaginar uma historia minimamente gratificante. Alias, eu sei a resposta. Difficuldade. É muito mais dificil fazer um bom jogo do que um bom motor. E como tal eles nem se dão ao trabalho porque sabem que vai vender na mesma.
hax face
Fiery Dragon
Junior
Registado: terça 13 dez 2005, 19:41

Mensagem por Fiery Dragon » domingo 12 fev 2006, 16:44

Chris Escreveu:"Mas por que raio é que ando a jogar isto? Estou farto desta fantochada."
Isso acontece TANTO com Need for Speed - Most Wanted! [xx(] Um jogo simplesmente secante nas partes do fim. [xx(]
Imagem
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 12 fev 2006, 16:50

Chris Escreveu:E como tal não compreendo porque é que grandes empresas não apostam nos dois sentidos. Queixam-se de pirataria, mas se os jogos fossem mais atractivos talvez a coisa não seria assim. Eu tenho imenso orgulho dos poucos jogos originais que assentam na minha parteleira, porque sei que são jogos que merecem destaque e memória. Se os grandes têm tanto dinheiro para gastar em desenvolvimento de motores, não percebo porque é que não se deiam ao trabalho de por um tipo qualquer fechado num quarto a imaginar uma historia minimamente gratificante. Alias, eu sei a resposta. Difficuldade. É muito mais dificil fazer um bom jogo do que um bom motor. E como tal eles nem se dão ao trabalho porque sabem que vai vender na mesma.
EU gostava de ser writter [:D] Acho que ainda vou falar assim com uma empresa tipo Activision ou assim [:D] a ver se eles me contratam. Se lhes der uns bons exemplos e se pedir apenas uns meros 300 contos por mês, quase de certeza que sou admitido [:D]

Vocês sabes que mais de 70% dos custos de produção de um jogo vão todos para dinheiro que vai abastecer as carraças que estão agarradas a todo o sistema de produção? Se não houvessem essas carraças e se a média dos ordenados da equipa, mesmo nos maiores jogos, fosse aí uns 2500€, os jogos podiam descer para os 20€ todos e continuavam a dar lucro que chegasse à produtora. Eu sei que os programadores e isso são mal pagos, às vezes, mas isso é por causa das tais carraças... capitalism sux

Esta é a minha opinião, no entanto... :roll:

Imagem
Imagem
Chris
Hardcore

Mensagem por Chris » domingo 12 fev 2006, 16:56

E o morbus pensa que é o unico rapaz no mundo que quer ser storyteller...

hehe
hax face
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » domingo 12 fev 2006, 16:58

Chris Escreveu:Não jogaste RPG's? Isso foi a coisa mais chocante que ouvi depois de bush ser eleito...
Admito que seja chocante mas nunca foi um estilo que me cativasse talvez porque no meu circulo de amigos nenhum tenha um jogo destes na prateleira e porque graficamente é um estilo que não chame tanto a atenção como um FPS. Mas estou preparado para remediar o meu erro e experimentar um RPG embora tenha que ser um já antigo visto o meu portátil ter uma placa gráfica equivalente, senão inferior, a um Geforce 2 Mx!!! [xx(] [xx(]
Chris
Hardcore

Mensagem por Chris » domingo 12 fev 2006, 17:01

Então não te cativou graficamente e tens um portatil que não da para jogar FPS bons? Não percebi, parece-me um paradoxo. xD

Seja como for The Elders Scroll: Morrowind é ideal.
hax face
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 12 fev 2006, 17:01

Chris Escreveu:E o morbus pensa que é o unico rapaz no mundo que quer ser storyteller...

hehe
Para além de eu ter dito aquilo num tom de brincadeira, não penso, sei que não sou o único no mundo a querer ser storyteller. Mas sonhar não faz mal a ninguém [8D]

hihi sou um cromo eu sei xD

Imagem
Imagem
Death Crow
Hardcore

Mensagem por Death Crow » domingo 12 fev 2006, 17:05

Chris Escreveu:Então não te cativou graficamente e tens um portatil que não da para jogar FPS bons? Não percebi, parece-me um paradoxo. xD

Seja como for The Elders Scroll: Morrowind é ideal.
Eu apenas fiz uma comparação porque para jogar alguns jogos recentes tenho de me infiltrar em casa de um primo! :twisted:
Mas vou seguir os vossos conselhos, olhar para a minha carteira e/ou pesquisar em prateleiras alheias que é o mais certo de acontecer :twisted:

Edit: Parece que durante os últimos anos andei a estereotipar os RPG's mas enganei-me, digo eu. Vou experimentar e depois digo qualquer coisa.
Chris
Hardcore

Mensagem por Chris » segunda 13 fev 2006, 17:45

Quer dizer, se não gostas de RPG's não é um crime. Nem toda a gente gosta do mesmo não é verdade?

Morbus da noob :P
hax face
Newtomic
Master
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 09 mar 2006, 10:57

Morbus Escreveu:Esta questão é algo estranha... Como sempre, devemos olhar para a fente e para trás. Ao olhar para trás, vejo esta questão a ser debatida, exatamente da mesma forma, há uns anos atrás:

- Ai que dá tanto trabalho fazer 3D...

Ao olhar para a frente, vejo-me a pensar:

- Fogo, e estes gaijos a dizer que dantes era dificil de fazer jogos.

Eu acredito que a complexidade de fazer um jogo está sempre sempre sempre a aumentar, porque, acreditem, isto não é o incío, com certeza, mas também não é o fim! Agora os jogos pucham pela placa gráfica, sim. E imaginem só quando eles pucharem é pela velocidade de processamente e pela RAM? Imaginem só quando jogos com verdadeiras inovações a nivel conceptual exigirem do PC o processamento de mais de cem vezes (mil vezes, dez mil, cem mil, um milhão...) mais informação do que se exige agora? Jogos com motores físicos elaborados em que cada centrímetro (milímetro e por aí fora sempre a decrescer) cúbico tem as suas características específicas, capazes de criar motores físicos com estilhaços, destruições, alterações de forma, tudo muito realista... Imaginem o que vai ser preciso para processar essa informação toda? Aí não vão ser só os designers e programadores gráficos a ter trabalho, vão ser os programadores e todo aquele pessoa que trabalha no motor físico e na informação das cenas...

Acreditem, daqui a uns anos isto está mais acentuado e nós todos vamos olhar para trás e pensar: "Mas que é que nos deu na cabeça para pensar num crash criativo?".

Na minha opinião, os jogos melhores são sempre aqueles que exigem mais memória RAM (sort of...). Podem imaginar um jogo antigo como Blood Omen (1) com uns gráficos de sonho. Provavelmente, se mantivesse todo motor de jogo igual, excepto os gráficos, a memória RAM requerida não passaria dos 64Mb (se tanto...). Isto porquê? Porque só tem um tipo de ataque, só tem uma forma de posicionamento, e não tem aprofundamentos disto e daquilo... Olhamos para jogos antigos e percebemos porque é que eles não precisavam de RAM's de 1Gb. Porque não eram tão desenvolvidos, tão aprofundados conceptualmente.

Quando andarmos pela ronda dos 128Gb de memória RAM (e eu ria-me, há uns anos, de pensar em 512Mb) e com discos rígidos de Teras e Teras de espaço com velocidades de leitura astronómicas, aí sim os jogos vão ser difíceis de programar, mas aí sim, também, haverão realmente bons jogos, bem desenvolvidos.
Pessoalmente discordo do k estás a dizer. Não acredito k no geral quanto + RAM/Disco/Recursos/Etc... um jogo consome melhor ele é. E prova disso são muitos jogos actuais tais como o Doom3 e o Quake4 k consomem + e em maior quantidade recursos do k o Hal-Life 2 e eu considero o HL2 melhor em todos os aspectos. :roll:

Um outro exemplo gritante é a série Worms, posso dizer k curtu bués a série até ao ultimo episodio em 2D, mas a passagem para o 3D perdeu-se uma carrada de coisas, nomeadamente a facilidade de jogar k nas versões 2D era e é um chamativo + "PESADO".

Em ultima análise digo k para mim sempre foi e sempre será:
-1º Plano- Jogabilidade
-2º Plano- História/Envolvencia
-3º Plano- Gráficos/Som
mas isto, infelizmente, é para mim e para poucos +... [B)]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder