NCalvin - 28/1/2005 12:21 PM
paquito - 28/1/2005 11:52 PM
cá pra mim os jogos km verdadeira forma d arte ainda estão para vir... ou assim espero
![Old Big Smile [:D]](./images/smilies/old_bigsmile.gif)
, no entanto há jogos k já são considerado arte, ou pl menos já ouvi dizer k jogos km o pac-man ou space invaders fazem parte d arte pop ds anos 80 (posso tar errado n é propriamente a mh area...). Agr há sequencias ns jogos k são consideravelmente artisticas, a cena d medal of honour - semelhante ao resgate do soldado ryan (só faltou tb ganharem um oscar!), algms partes ds historias da serie final fantasy, a arte em jogos km syberia ou akeles k a cryo costumava fazer (ms ai há uma parceria artistica entre design grafico e manual). Ms d kk ds maneiras ainda tamos a uma ou duas decadas pl menos d s começar a considerar videojogos km arte (idade da industria acabar d amadurecer).
Ms n fundo depende td d perspectiva...
a vantagem de jogos como o Space Invaders, o Defender, o Pac-Man, o Tetris e outros jogos que de facto entraram na cultura pop é que tinham uma estetica unica. aquilo sao videojogos e nao se pode confundir com mais nada. hoje em dia a estetica dos videojogos é cada menos distintiva. podem ser jogos como podiam ser filmes, animaçoes, BD ou outra coisa qq... esteticamente falando, perderam o "charme" q tinham
Não acho que tenham perdido o charme que tinham, para mim, uns marcam mais que outros independentemente do jogo em si, ou se é graficamente/estéticamente melhor ou pior, agora em relação a jogos antigos, que na altura joguei, um remake ou jogo parecido, terá tanto ou mais impacot que o original, isto porque quando o joguei, imaginei/disse para os meus botôes, como seria bom se fosse assim ou assado ou tivesse isto ou aquilo, um exemplo é o doom3, sempre desejei jogar um doom3 assim, lembro-me tão bem de falar com amigos meus e discutirmos o que seria uma atmosfera mais imersiva, monstros mais detalhados, um som excelente.
O problema está penso eu, no facto em que ha´jogos que marcam e realmente se se fizer uma sequela somente com melhorias gráficas mas tal e qual, não pegue tão bem, pois só têm uma nave um pouco masi bem desenhada e se adapte (falando de jogos mesmo muito antigos) a telemoveis, ou plataforma do género.
Embora todos tenhamos todos gostado do primeiro POP(tirando acaba-lo em 60 minutos salvo erro eheh), foi uma maravilha o sands of time, ou este POP WW, pois foi uma evolução ou recriação bastante "original" do mesmo.
Lembro-me de delirar com o wing commander e de desejar naves mais detalhadas e um universo detalhado, e mais livre..e eis que sem me aperceber saiem algusn do género recentemente(freelancer está excelente).
Um universo qeu parou um bocado que merecia um novo simulador era o starwars, adorei o tiefighter, pena não o conseguir correr agora..
Havia um outro que saiu mais tarde mas não atinava com a aventura daquilo, pois lançava-se somente missões aleatórias e siga para bingo..
Já tardam em lançar um jgoo desses mas mais forte qeu os que tÊm saido sobre o EP1 - phantom menace.
[edit]
Penso as vezes que o problema é mais o sobrecarregar dos consumidores por parte das editores com uma formula que tenha tido sucesso recentemente, quando apareceram os jogos com cell shading ou sei lá o quÊ, começou a vir tudo assim, depois entra-se noutro tipo de "atitude" gráfica, e vai de correr atrás..tudo para ficar com os ossos, do gigante que teve sucesso, ou seja..para ver se sacam mais alguma coisa de quem tenha gostado de um determinado tipo de jogo e que não tendo ficado satisfeito com esse jogo vá comprar algo descaradamente idêntico que aidna por cima trás mais esta funcionalidade ou aquela..
Isto vêm sobrecarregar o mercado, e mudar as têndencias dos jogadores ou pô-los em pousio, a espera de uma nova revolução ou produto diferente..
Quem é mais exigente queixa-se disto e com razão...
Já lembra o Rambo quadno saíu, depois o Comando para aproveitar a formula, e também os 10 mil filmes seguintes com não sei quanots actores do género que mais uma vez..matam sempre pelo menos metade da população mundial que tÊm uma bomba ultra perigosa na qual é só carregar no off com um fragmento de uma granada cuspida a 70 metros pra desligar quando faltava 0,000000000001 cagagésimos de segundo para arrebentar com o planeta Terra e quintas nos arredores..tudo isto porque raptaram a filha, o filho, a mulher(em que a amante é ajuda o salvador da pátria e as tais quintas nos arredores), o cão ou o papagaio.
Aliás..aidna hoje no canal lusomundo action se pode ver filmes destes que pelos vistos têm sucesso nem que seja por ser numa "mata diferente"..
MEto-me para aqui a divagar e dps perco o fio a meada..já ca volto eheh.