Estado da Arte

Para todas as conversas que não tenham lugar nos outros forums

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Serão os jogos mesmo uma forma de arte????

Sim, Molyneux, Wright, Kojima, Meier, Sakaguchi... todos mestres de uma arte!
32
59%
Não, os jogos são entretenimento puro!!!
10
19%
Talvez quando acabarem com as infinitas sequelas e o fluxo contante de jogos pouco criativos!
12
22%

Total de votos: 54
GBrito
Redacção
Registado: terça 11 mar 2003, 1:14
Contacto:

Mensagem por GBrito » terça 03 jan 2006, 17:45

Maedhros Escreveu:
GBrito Escreveu:Não tive tempo para ler tudo para cima, por isso não sei se já alguem referiu o que vou dizer.

Nas opções para votação, estão separadas as opções de "Arte" e "Entretenimento". Uma coisa não invalida a outra. A música, o teatro, etc, são artes de entretenimento.

Defendo que existe Arte em certos videojogos, mas não em todos.
De acordo, uma coisa não invalida a outra!

Se bem que acho que má arte também é arte :wink:

No entanto o que está na votação é "Não, os jogos são entretenimento puro!!!" , o que eu quis prever é a noção que os jogos são só entretenimento, não que arte não possa ser entretenimento, daí o "puro", como se não existisse arte.

Talvez podesse ter posto a questão de outra forma! Infelizmente isso já não é possível (pois não?). De qualquer maneira, pela discussão, acho que ficou claro o meu ponto.
Sim, é claro que existe "má" arte (é tudo uma questão de gosto não é?). Quando digo que não considero certos jogos Arte, não me refiro aos jogos maus. Refiro-me aos que são feitos sem qualquer consciência artística.

Isso não é necessariamente mau, dependendo do que se procura.
Newtomic
Master
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 03 jan 2006, 17:50

Maedhros Escreveu:Antes demais, tenta evitar a má linguagem, não adiciona nada à tua opinião, e não dignifica em nada a discussão...
Sorry não foi por mal e alem disso está tipo como k encriptada só a percebe kem ker. :lol:
Ninguém diz que não há má música, nem maus filmes. A diferença é que todos os anos saiem centenas de bons filmes (no sentido do bom entretenimento e do artísticamente gratificante), milhares de bons livros e milhares de bons albuns!

A quantidade de jogos que saiem por ano é muito inferior, e ainda menos os de qualidade, e ainda muito menos, os que são arte (no seu sentido mais estrito). A quantidade é INCOMPARÁVEL. E também acho que a proporção é muito inferior no caso dos jogos!

Portanto, sim, faz-se muito lixo em todas as artes, mas nos jogos estamos muito pior.
Tens a certeza disso, só acredito depois de ver %'s k é o k interessa aki para o caso, ora por exemplo (o k vou por a seguir é apenas e só um EXEMPLO):
# Filmes
Total do ano 2005 = 10.000.000 / "bons" = 2.000 / 0,020% "bons"
# Musica
Total do ano 2005 = 15.000.000 / "bons" = 2.250 / 0,015% "bons"
# Jogos
Total do ano 2005 = 2.500 / "bons" = 50 / 2,000% "bons"

Páh se me apresentares numeros como esse exemplo, mas não ficticios como são esses e me provares o contrário darte-hei toda a razão, até lá...
Não percebeste a minha ideia! É óbvio que um Warcraft é da Blizzard, é uma sequela (das boas, mas ainda assim uma sequela). Claro que tu o reconheces! Eu também reconheco qualquer james bond que saia como um Bond, não é difícil!

Eu refiro-me a reconhecer um jogo (original e novo), pelos seus autor(es) unicamente pelas escolhas estéticas e de perspectiva da narrativa! É muito difícil nos jogos! Raras são as empresas ou autores que deixam um cunho muito pessoal na obra. E eu não disse que não existiam, apenas que são muito poucos.

Bioware, Kojima, Molyneux e pouco mais... No cinema há uma infindade de autores que têm géneros criados por eles! E isso é raríssimo nos jogos. Os poucos exemplos que me lembro são o Killer7, Ico, Rez e Fahrenheit! Onde estão os géneros de autor que existem nas outras artes?????
Andam escondidos... :lol: nã páh é um caso k é verdade, mas páh eu nem seker me sinto preocupado com isso, mesmo no cinema não ligo muito a nomes sonantes tirando o Tarantino... 8)
Gostos são gostos...
Exactamente! :D
Eu percebi o que ele queria, mas não justificou nada, não tornou o seu texto claro e compreensível numa primeira leitura, atirou uns bitytes para o ar (para ser engraçado, não sei?) e não teve qualquer encadeamento lógico no seu post. É impossível discutir com posts daqueles por base...

Acho que qualquer um consegue ser engraçado sem dizer nada, mas isto sou eu! E isso do tudo dizer, é muito subjectivo. Não percebo como alguém pode dizer tudo, dizendo nada e justificando menos!

Os seus outros posts foram muito mais claros e compreensíveis... como já disse gostos são gostos.
Logicamente se todos os post's fossem como os do Simple ninguem se percebia, mas páh no meio de uma discusão tão séria e serena sabe bem e é refrescante, mas tal como dizes e bem, são GOSTOS! :)
Interessante como retratas quase todas as formas de arte no teu post, sobretudo a pintura. Não achas que estás a ser tão ignorante como os que falam mal dos jogos?
Talvez sim, talvez não, mas desde k um quadro de um puto com 4 anos foi considerado uma Obra-de-Arte e desde k algumas pessoas disseram k preferiam um Quadro do Picasso, (k + pareçe uma das pinturas k fazia no paint com akela ferramenta de ligar pontos uns aos outros em poucos segundos), a um Ferrari Enzo eu não consigo achar + senão piada a esas pinturas, (desculpa), da treta! :lol:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Morbus
Master
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 03 jan 2006, 17:52

GBrito Escreveu:
Maedhros Escreveu:
GBrito Escreveu:Não tive tempo para ler tudo para cima, por isso não sei se já alguem referiu o que vou dizer.

Nas opções para votação, estão separadas as opções de "Arte" e "Entretenimento". Uma coisa não invalida a outra. A música, o teatro, etc, são artes de entretenimento.

Defendo que existe Arte em certos videojogos, mas não em todos.
De acordo, uma coisa não invalida a outra!

Se bem que acho que má arte também é arte :wink:

No entanto o que está na votação é "Não, os jogos são entretenimento puro!!!" , o que eu quis prever é a noção que os jogos são só entretenimento, não que arte não possa ser entretenimento, daí o "puro", como se não existisse arte.

Talvez podesse ter posto a questão de outra forma! Infelizmente isso já não é possível (pois não?). De qualquer maneira, pela discussão, acho que ficou claro o meu ponto.
Sim, é claro que existe "má" arte (é tudo uma questão de gosto não é?). Quando digo que não considero certos jogos Arte, não me refiro aos jogos maus. Refiro-me aos que são feitos sem qualquer consciência artística.

Isso não é necessariamente mau, dependendo do que se procura.
Exatamente, foi isso que eu disse num post lá para trás. Há jogos sem imaginação e inovação que são puramente execuções de capacidades técnicas...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Maedhros
Veteran
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07

Mensagem por Maedhros » terça 03 jan 2006, 18:01

Newtomic Escreveu: Tens a certeza disso, só acredito depois de ver %'s k é o k interessa aki para o caso, ora por exemplo (o k vou por a seguir é apenas e só um EXEMPLO):
# Filmes
Total do ano 2005 = 10.000.000 / "bons" = 2.000 / 0,020% "bons"
# Musica
Total do ano 2005 = 15.000.000 / "bons" = 2.250 / 0,015% "bons"
# Jogos
Total do ano 2005 = 2.500 / "bons" = 50 / 2,000% "bons"
Isso é impossível! Contabilidade dessas não tem sentido nenhum, pelos conceitos subjectivos do que tem qualidade!

Mas fazemos o seguinte: dizes-me todos os jogos do ano passado que consideras-te boa arte e eu digo todos os filmes (dos que vi, que infelizmente não posso ver todos, sou crítico apenas em "part-time").

Depois comparamos e vemos quem tem mais razão!
Newtomic Escreveu:Talvez sim, talvez não, mas desde k um quadro de um puto com 4 anos foi considerado uma Obra-de-Arte e desde k algumas pessoas disseram k preferiam um Quadro do Picasso, (k + pareçe uma das pinturas k fazia no paint com akela ferramenta de ligar pontos uns aos outros em poucos segundos), a um Ferrari Enzo eu não consigo achar + senão piada a esas pinturas, (desculpa), da treta!
Isso do puto, já é uma velha história, e só serve para mostrar duas coisas: o excesso de pretensionismo de alguns críticos de arte e que a arte nem sempre tem de ser complexa!

Quanto a picasso, picasso não se reduz ao cubismo e não sendo o meu pintor de eleição, creio que era um excelente pintor. Não porque eu perceba algo do assunto, que não é o caso, mas porque muitos entendidos (e não entendidos) o dizem! Quem sou eu, ignorante das artes plásticas, para questionar certas convenções?

Tal como o sr Ebert não deveria questionar certos consensos de uma arte que ele (parece) desconhece(r), tu também não o deverias fazer. Acho que a tua opinião deveria ser mais humilde...
Última edição por Maedhros em terça 03 jan 2006, 18:10, editado 1 vez no total.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Newtomic
Master
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 03 jan 2006, 18:09

Maedhros Escreveu:Isso é impossível! Contabilidade dessas não tem sentido nenhum, pelos conceitos subjectivos do que tem qualidade!

Mas fazemos o seguinte: dizes-me todos os jogos do ano passado que consideras-te boa arte e eu digo todos os filmes (dos que vi, que infelizmente não posso ver todos, sou crítico apenas em "part-time").

Pois ora ai é k está acabaste de me dar razão tudo isso dos "bons" é completamente SUBJÉCTIVO! :-s
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » terça 03 jan 2006, 18:13

Newtomic Escreveu:
Maedhros Escreveu:Isso é impossível! Contabilidade dessas não tem sentido nenhum, pelos conceitos subjectivos do que tem qualidade!

Pois ora ai é k está acabaste de me dar razão tudo isso dos "bons" é completamente SUBJÉCTIVO! :-s
É óbvio que é subjectivo!

Mas estamos a tentar analisar uma questão. Tu disseste o contrário de mim, como tal estás a cometer uma gaffe tão grave como a minha.

Eu só quero tentar mostrar o quanto certas artes estão à frente dos jogos, é apenas uma perspectiva (subjectiva), mas que creio muitos compartilham! E se encarares este exercício, verás que tenho alguma razão no que digo.

E isto não se prende com bons ou maus! Prende-se com exemplos de uma arte, no sentido mais estrito do termo! Já aqui disse que são coisas diferentes.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

MadnessJonny
Expert
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18

Mensagem por MadnessJonny » terça 03 jan 2006, 22:16

Comparar a arte dos videojogos com as outras grandes artes é uma situação extremamente injusta para os videojogos. Comparado com artes como a pintura, literatura, teatro, musica, etc esta nova arte é apenas uma criança que ainda cambaleia ao andar, como esperas compara-la agora com velhos anciões que criaram a propria palavra Arte ?

Tu falas que a proporção de bons filmes é superior à de bons jogos, mas tu por acaso conheces todos os filmes que sairam num ano? Alguém conhece ? Há milhões de filmes que não xegam aos nossos ouvidos quanto mais aos nossos cinemas. Por outro lado, embora também possas não conhecer todos os jogos de um determinado ano, se fores minimamente atento poderás tomar conhecimento da maior parte deles.

E os Morangos com Açucar também são uma arte, a mais evoluída de todas, a arte de vender!

Foste tu que o disses-te. Então segundo esta teoria tas a admitir que os jogos são também eles uma arte, visto que estão nos topos de vendas ultrapassando mesmo a música, a menos que agora ponhas em causa que a música é uma arte.

Para mim os jogos são uma arte em franco desenvolvimento mas no entanto não conta com os anos de experiências das outras grandes artes, portanto não esperem, para já, por parte desta arte o mesmo que esperam da outras. Embora isso, é notório que os jogos já tomaram o lugar da literatura, cinema, teatro, etc na vida de muitas pessoas...

ARTES POWER!!!
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 03 jan 2006, 22:42

Tenham calma meus senhores. Os jogos, como arte, ainda estão a aprender a ser algo consido. Ainda andamos nós a ver se conseguimos imagens realistas e bonitas. Há-de chegar uma altura em que os jogos como os filmes e a´sim, já não haverá necessidade de sair um jogo novo só por ter melhores gráficos e mais coisas ao mesmo tempo. Aí sim, se começará a desenvolver ideias. Não é por acas que eles dizem que as consolas de nova geração vão traser uma nova geração de jogos (eu só espero é que essa nova gerção só trga jogos como Eye Toy Kinetic... [xx(] ). Aí sim, se vão começar a desenvolver ideias interessantes e inovadoras... em peso. Mas não desesperem que essa altura não deve demorar muito....
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » terça 03 jan 2006, 23:01

MadnessJonny Escreveu:Comparar a arte dos videojogos com as outras grandes artes é uma situação extremamente injusta para os videojogos. Comparado com artes como a pintura, literatura, teatro, musica, etc esta nova arte é apenas uma criança que ainda cambaleia ao andar, como esperas compara-la agora com velhos anciões que criaram a propria palavra Arte ?

Tu falas que a proporção de bons filmes é superior à de bons jogos, mas tu por acaso conheces todos os filmes que sairam num ano? Alguém conhece ? Há milhões de filmes que não xegam aos nossos ouvidos quanto mais aos nossos cinemas. Por outro lado, embora também possas não conhecer todos os jogos de um determinado ano, se fores minimamente atento poderás tomar conhecimento da maior parte deles.

E os Morangos com Açucar também são uma arte, a mais evoluída de todas, a arte de vender!

Foste tu que o disses-te. Então segundo esta teoria tas a admitir que os jogos são também eles uma arte, visto que estão nos topos de vendas ultrapassando mesmo a música, a menos que agora ponhas em causa que a música é uma arte.

Para mim os jogos são uma arte em franco desenvolvimento mas no entanto não conta com os anos de experiências das outras grandes artes, portanto não esperem, para já, por parte desta arte o mesmo que esperam da outras. Embora isso, é notório que os jogos já tomaram o lugar da literatura, cinema, teatro, etc na vida de muitas pessoas...

ARTES POWER!!!
1. Eu não afirmei que a proporção era superior, disse que me parecia superior. Coisas muito diferentes. E não, não conheco todos os filmes, eu digo isso num post. Nem sequer quero conhecer! Mas na minha experiência, acabo por ver uma maior proporção de arte na esfera do cinema que na dos videojogos!

2. É óbvio que tenho em conta que as outras artes estão mais dissiminadas. Mas estás-me a dar razão: os jogos são uma forma de arte mais recente e precoce. Mas é apenas isso o que eu digo. Não estou a dizer que os jogos são maus por isso! Apenas estava a tentar mostrar ao Newtomic que os jogos ainda têm um longo caminho a pecorrer (coisa que tu pareces estar de acordo). Daí eu dizer que os jogos estão longe de outras artes... Mas nem todos têm a tua opinião, como verás se leres os outros posts.

3. Jovem, jovem, escusas de me bater :wink: O segmento "arte de vender" era uma piada... Sim, música é arte. Mas arte de vender nada tem a haver com o facto. Também se vendem milhões de cigarros, não é por isso que eu ando para aqui a discutir a arte de enrolar um bom cigarro.

4. E eu nunca disse que os jogos não eram arte!!!!!!! Leiam os meus posts!!!

Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » terça 03 jan 2006, 23:06

Morbus Escreveu:Tenham calma meus senhores. Os jogos, como arte, ainda estão a aprender a ser algo consido. Ainda andamos nós a ver se conseguimos imagens realistas e bonitas. Há-de chegar uma altura em que os jogos como os filmes e a´sim, já não haverá necessidade de sair um jogo novo só por ter melhores gráficos e mais coisas ao mesmo tempo. Aí sim, se começará a desenvolver ideias. Não é por acas que eles dizem que as consolas de nova geração vão traser uma nova geração de jogos (eu só espero é que essa nova gerção só trga jogos como Eye Toy Kinetic... [xx(] ). Aí sim, se vão começar a desenvolver ideias interessantes e inovadoras... em peso. Mas não desesperem que essa altura não deve demorar muito....
Concordo, a indústria dos jogos ainda está muito virada para a questão tecnológica. Esse é sem dúvida, um dos seus maiores males.

O Eye Toy kinetic tem o seu interesse, para quem quer fazer exercício, não vejo aí qualquer problema... Acho até que o rumo da Sony e Nintendo no campo da interactividade entre jogo e jogador tem sido muito importante para o meio. Só a Microsoft tem esquecido um pouco a inovação nessa área, certamente por estarem obcecados em criar o melhor serviço online actualmente existente.

Hunter
Hardcore
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 03 jan 2006, 23:43

Em relaçao a este topico so gostaria de dar uma pequena opiniao pessoal.
sinceramente existe variados casos de jogos que nem de longe nem de perto podem ser considerados uma arte...
Para um jogo poder atingir esse escalao,na minha opiniao tem que atingir certos patamares ao nivel de entertenimento,historia,jogabilidade(que no fundo é a principal vantagem do videojogo em relaçao à musica e cinema,pois permite uma participaçao directa com aquilo que nos é apresentado),e por ultimo ao nivel de grafismo e sonoridade.
Ninguem pode negar que o doom 3 nao é um jogo excelente a nivel visual e sonoro,mas na minha opiniao isso nao me leva a considera-lo uma "arte em forma de videojogo",pois o jogo no resto nao atinge os mesmos patamares que atinge nos niveis ja indicados anteriormente... é por isso que na minha opiniao,os videojogos so podem ser considerados uma arte,se tiverem uma qualidade global acima da media,qualidade essa que ate a este momento so foi atingida numa pequena "parcela de predestinados"(falo de half-life,metal gear,shenmue,zelda,mario,etc....)
so que este tipo de selecçao tambem aconteçe em outras areas como o cinema e a musica.é por isso que anualmente sao realizadas grandes galas,como os oscar's,onde ai "é separado o trigo do joio",ou seja é ai que os filmes de enormissima qualidade sao separados dos chamados filmes "basicos"... se calhar ate nem era má ideia,um dia vir a acontecer isso no mundo dos videojogos,pois so assim é que as produtoras poderiam começar a concentrar-se mais com a qualidade geral,em detrimento do lucro(que no fundo é o que lhes mais interessa).
So que as vezes esquecem-se que as obras com mais qualidade,sao as que teem as maiores receitas.....
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Morbus
Master
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 04 jan 2006, 0:34

Hunter Escreveu:Em relaçao a este topico so gostaria de dar uma pequena opiniao pessoal.
sinceramente existe variados casos de jogos que nem de longe nem de perto podem ser considerados uma arte...
Para um jogo poder atingir esse escalao,na minha opiniao tem que atingir certos patamares ao nivel de entertenimento,historia,jogabilidade(que no fundo é a principal vantagem do videojogo em relaçao à musica e cinema,pois permite uma participaçao directa com aquilo que nos é apresentado),e por ultimo ao nivel de grafismo e sonoridade.
Ninguem pode negar que o doom 3 nao é um jogo excelente a nivel visual e sonoro,mas na minha opiniao isso nao me leva a considera-lo uma "arte em forma de videojogo",pois o jogo no resto nao atinge os mesmos patamares que atinge nos niveis ja indicados anteriormente... é por isso que na minha opiniao,os videojogos so podem ser considerados uma arte,se tiverem uma qualidade global acima da media,qualidade essa que ate a este momento so foi atingida numa pequena "parcela de predestinados"(falo de half-life,metal gear,shenmue,zelda,mario,etc....)
so que este tipo de selecçao tambem aconteçe em outras areas como o cinema e a musica.é por isso que anualmente sao realizadas grandes galas,como os oscar's,onde ai "é separado o trigo do joio",ou seja é ai que os filmes de enormissima qualidade sao separados dos chamados filmes "basicos"... se calhar ate nem era má ideia,um dia vir a acontecer isso no mundo dos videojogos,pois so assim é que as produtoras poderiam começar a concentrar-se mais com a qualidade geral,em detrimento do lucro(que no fundo é o que lhes mais interessa).
So que as vezes esquecem-se que as obras com mais qualidade,sao as que teem as maiores receitas.....
tu leste os posts todos?

Imagem
Imagem
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » quarta 04 jan 2006, 1:26

Hunter Escreveu:Em relaçao a este topico so gostaria de dar uma pequena opiniao pessoal.
Concordo com essa noção de que todos os bons jogos são boa "arte", mas não creio que a solução sejam os óscares dos jogos.

Primeiro, porque já existem vários shows em que galardeiam os melhores e piores desta arte, não me lembro bem dos nomes, mas os resultados até aparecem na megascore (o doom3 que falas até já ganhou alguns..).

Segundo, porque esses espectáculos acabam por ser fácilmente influenciáveis, e não são, em geral, a melhor maneira de avaliar os conteúdos de uma arte.

Basta olhar para os óscares e para as inúmeras injustiças que cometem todos os anos, quer pelo seu sectarismo comercial, quer pela ignorância que demonstram do cinema mundial (não americano), quer pela forma como é levada a cabo a votação (com os membros da academia a receberem constantes "ajudas" por parte das distribuidoras sobre que filmes merecem o pódio).

Há muito a dizer sobre os óscares que não é muito agradável e que não é de conhecimento (muito) geral, mas também não interessa ao tópico. Não estou a "bater" só nos óscares, quem fala deles fala de veneza, cannes, globos de ouro, etc... Todos têm o seu propósito, mas nenhum deles deve ser visto por mais que aquilo que é: uma cerimónia em que se galardoa arte, tendo como base a opinião de um júri (cannes), classe jornalística (globos de ouro) ou uma academia de cinema (óscares). Por muito bem informada, culta e correcta (formalmente) que seja uma opinião, isso não faz dela a verdade, é bom não esquecer isso.

Terceiro, fazer jogos com uma entrega de prémios em mente também é perigoso porque diminui a perspectiva da arte em questão, moldando-a a padrões que estejam na moda.

E nem sempre os melhores jogos têm lucros... os exemplos mais sonantes de arte videojogável foram verdadeiros flops (Rez, Ico, killer7...)

Hunter
Hardcore
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Contacto:

Mensagem por Hunter » quarta 04 jan 2006, 13:45

Maedhros Escreveu: E nem sempre os melhores jogos têm lucros... os exemplos mais sonantes de arte videojogável foram verdadeiros flops (Rez, Ico, killer7...)
ate concordo com essa afirmaçao de nem sempre os melhores jogos serem os que teem mais lucro,mas nao te esqueças de uma coisa,dos tres jogos que enumeraste,pelo menos dois nao tiveram grandes pontuaçoes por parte de algumas revistas da especialidade(falo de rez e killer7)
agora,se todas as empresas se concentrassem em colocar o jogo à venda quando este esta realmente concluido e testado,possivelmente nao veriamos casos de jogos que muitas vezes a unica critica que teem é a de "terem sido feitos à pressa",ou "nota-se que o jogo nao foi totalmente acabado"...
mas tambem ha o reverso da moeda,onde jogos como metal gear,zelda,half-life,foram considerados pelo critica jogos quase perfeitos,ou perto da perfeiçao e conseguiram vendas bastante agradaveis...
por isso,na minha opiniao os programadores deviam concentrar-se mais em fazer um "produto final" com qualidade ao invés de lançarem os jogos para o mercado,muitas vezes incompletos o que lhes sentencia as hipoteses de terem entre maos uma verdadeira "obra-prima".
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Maedhros
Veteran

Mensagem por Maedhros » quarta 04 jan 2006, 14:14

Hunter Escreveu:
Maedhros Escreveu: E nem sempre os melhores jogos têm lucros... os exemplos mais sonantes de arte videojogável foram verdadeiros flops (Rez, Ico, killer7...)
ate concordo com essa afirmaçao de nem sempre os melhores jogos serem os que teem mais lucro,mas nao te esqueças de uma coisa,dos tres jogos que enumeraste,pelo menos dois nao tiveram grandes pontuaçoes por parte de algumas revistas da especialidade(falo de rez e killer7)
agora,se todas as empresas se concentrassem em colocar o jogo à venda quando este esta realmente concluido e testado,possivelmente nao veriamos casos de jogos que muitas vezes a unica critica que teem é a de "terem sido feitos à pressa",ou "nota-se que o jogo nao foi totalmente acabado"...
mas tambem ha o reverso da moeda,onde jogos como metal gear,zelda,half-life,foram considerados pelo critica jogos quase perfeitos,ou perto da perfeiçao e conseguiram vendas bastante agradaveis...
por isso,na minha opiniao os programadores deviam concentrar-se mais em fazer um "produto final" com qualidade ao invés de lançarem os jogos para o mercado,muitas vezes incompletos o que lhes sentencia as hipoteses de terem entre maos uma verdadeira "obra-prima".
Claro que os jogos devem ser terminados como deve ser! O mesmo problema existe em hollywood e provoca a morte de muitos bons filmes que saiem incompletos, mal montados, ou simplesmente não saiem.

Rez e killer7 não tiveram pontuações máximas, mas tiveram muito boas pontuações. No entanto, são, juntamente com ICO, que também foi um flop, os exemplos de que todos usamos para falar de arte nos jogos.

Nunca disse que os jogos por serem arte eram mal sucedidos!
Mas também tens de ter em consideração que esses que atingem o equilíbrio sucesso/qualidade, têm, em geral, um apelo muito mainstream (pe: os que enuncias-te são todos jogos de acção).

É uma pena que títulos menos virados para o grande público também não tenham sucesso, como é o caso dos títulos que enunciei.

Responder