A meu ver a N-Gage, não vendeu por váreos motivos, sendo que o principal deles prende-se com a falta de experiencia da Nokia.blitzkrieg - 8/11/2004 12:05 AM
Grande conversa .
Falando dos resultados de vendas da N-Gage (não sei bem como andará a QD), para mim é tipo um paradoxo da indústria, isto é, veio abalar muitas das condições que se considerava necessárias para uma consola actualmente ter sucesso.
Primeiro, o apelo ao jogador casual, que segundo consta constitui a maior parte do mercado e logo capaz de fazer toda a diferença nas vendas de um sistema, devia ser facilmente conseguido pela aposta da Nokia: um aparelho que junta rádio/leitor mp3 com um bom telemóvel e jogos com possibilidades multiplayer é quase o que a Sony pretende fazer na PSP, só que a N-Gage não lê filmes...
Em segundo lugar temos o marketing que tantas e tantas vezes é considerado a fonte de sucesso da PS1. No caso da N-Gage não faltou publicidade (ainda que um pouco abstracta) ao producto e toda a gente conhecia os anúncios que diziam "foi aqui que...". Além disso a consola era facilmente encontrada nas lojas de telemóveis para mandar umas jogadas.
Então como é que a N-Gage não convenceu?
Seria por não se definir nem como telemóvel nem como consola? Mas será que alguém liga a um mero problema de definição?
Ou será que se publicitou como consola quando o deveria ter feito como telemóvel que é um utensílio muito mais espalhado e "aceite" na população?
Não encontro nenhuma explicação que me convença.
Esta falta de experiencia traduzui-se essencialmente a nível de softwere e hardwere, e ñ em termos publicitarios, pq nesse campo a Nokia mustrou pq lidera o mercado de vendas de telemoveis.
Em primeiro lugar a N-Gage é uma especie de hibrido, meio consola meio telemovel; este aspecto á partida podia ser um ponto a favor se o telemovel e/ou a consola desempenacem as suas fonções convenientemente, ou seja, como telemóvel a N-Gage ñ é pratica, e como consola é pco funcional, uma vez que as teclas ~s pco precisas e o slot para jogos é tudo menos assesível.
Em termos de jogos a N-Gage conseguiu algumas licenças intereçantes, mas em pequena quantidade, para além disso nos seus jogos ñ conseguiu criar conceitos que jostificacem a compra da consola; a Ps teve jogos com MGS, GT, CB...jogos exclusivos que realmente atraiam audiencias devido á sua qualidade.
Por fim e talvez o factor mais proibitivo, o preço, a N-Gage teve um preço excessivo para telemóvel(com as caracteristicas de aparelho de telecomunicaçãoes)e para consola.
Mas como se diz é com os erros que se aprende, e esperemos que a Nokia tenha aprendido!