Se calhar é melhor não colocar aqui na íntegra e sim como download, porque são umas 8 páginas cheias de texto (não, nada de bonecada [:P]).Death Crow - 17/10/2005 9:48 PM
Peddie, se me permites eu pesquisei sobre arte e aqui vai:
A arte pode ser definida como aquilo que não é relacionado diretamente à sobrevivência ou à reprodução, mesmo que reflita algo sobre essas questões, portanto, sendo desenvolvida apenas quando essas duas primeiras questões estão resolvidas.
Também pode ser definida como o produto final da manipulação humana sobre uma matéria-prima qualquer.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte
Que venha o teu trabalho, mas agora enche isto, é que eu já sei como são os filósofos.
Mais uma coisa, teremos de adaptar a termo arte aos videojogos porque é mesmo isso que estamos a discutir e arte não define videojogo e vice-versa.
É interessante essa definição que encontraste falar sobre reprodução, porque foi precisamente sobre esse aspecto que o meu trabalho se debruçou. Ultra sintetizando, o conceito de obra de arte envolvia uma "aura" (conceito introduzido pela primeira vez por Walter Benjamin), aura essa que se relacionava com o aqui e o agora da obra de arte, a sua singularidade. Por isso é que uma reprodução de uma obra de arte não tem o mesmo valor da obra de arte reproduzida. E depois discuti o facto do cinema ser considerado uma arte, dado que a sua concepção é, em última instância, um método de reprodução: o cinema não é mais do que uma sucessão de fotografias, que são por sua vez um modo de reprodução da realidade. Aplicando aos videojogos, e segundo este ponto de vista, seria difícil considerá-los uma arte, dado que como todos sabemos são reproduzidos em massa para serem consumidos pelo público.
Se acharem que vale a pena hostar o meu trabalho digam, mas agora não o posso fazer. Amanhã já poderei.