Chris Escreveu:Morbus Escreveu:
A questão que eu quis por premente é que a maioria desses excelentes jogos não são jogos de culto. Há um ou outro, claro que há, mas a maioria estão no PC.
Ui... Now the shit hit the fan...
O único género em que as consolas têm jogos de culto são os jogos de acção, plataformas, JRPG's e aventuras.

O PC tem um cardápio ENORME de aventuras gráficas, um cardápio ENORME de RPG's ocidentais, um cardápio de simulação (o icekimi que diga qualquer coisa), um cardápio ENORME de estratégia...

Não posso ter certezas, mas jogos de CULTO são jogos de CULTO... Agora compara quantos jogos de culto há nas consolas com os jogos de culto que há no PC... Sei lá, quando um jogo como Fallout 2, no gamespot,
tem 481 pessoas a jogá-lo, e comparado com Tomb Raider (um jogo típico de consolas), que não consegue atingir esse número, ficando-se pelos 146, e contando com os três primeiros jogos da PS (
1,
2 e
3), acho que podemos tirar algumas conclusões. Fallout foi feito para ser um jogo sidestream (foi esse o seu objectivo: inovar). Tomb Raider foi feito para agradar às massas... Mas, no geral (basta ir ver) todos os jogos de consolas que não sejam desta geração ou da agora a morrer, é muito muito difícil que ultrapassem os 1000 jogadores. Vai lá procurar... GT1 e GT2 com 109 e 133 jogadores respectivamente... Até Zelda na N64 (de 2003, atenção, metade da idade do Fallout, ou até menos) tem apenas 866 jogadores

Jogos de culto? Pode
ter sido jogos muito bons, mas sem uma comunidade de fãs
activa e que mantenha os jogos vivos, é muito difícil haver jogos de culto...

E não falo de sagas: sagas famosas já se sabe que há mais nas consolas (não só porque sagas é mais comum haver nas consolas - por uma questão de marketing também - mas porque também, e talvez principalmente, porque no PC há mais liberdade para criar sagas novas e arriscadas - até por causa do próprio público). Além disso, lembra-te que um jogo de culto não é um jogo que todos se lembram, é um jogo que tem uma fanbase activa, um jogo que é cultuado activamente. Se não estavas a dizer que Sonic 1 para a MD é um jogo de culto. É um jogo muito famoso, mas daí a ser de culto. Aliás, a maior parte dos jogos de culto não são muito famosos, excepção feita a alguns hits críticos da indústria como Half Life... Além disso, e principalmente, a própria natureza das consolas impede em grande medida que haja jogos de culto nela, por ser um sistema fechado, que não deixa fazer modificações, dificulta expansões oficiais ou não, e penaliza (nas consolas antigas, mas também nas novas a questão não se coloca, porque jogo que não vá vender pelo menos 500 mil unidades não sai para o mercado) a própria confraternização entre jogadores... É muito mais difícil encontrares um jogo de culto numa consola que num PC... E quando os encontras, ou é nas PS's ou nas consolas da nintendo...
Que diabo! Quando um HIT ENORME como o Panzer Dragoon Saga (de 98, atenção!) tem
19 jogadores no gamespot, e depois vais a comparar com o Ultima VII, (de 92! Nem dá no XP nem o caraças) e
tem 12 jogadores, uma diferença enorme considerando a diferença de anos, os gráficos, TUDO, fama do jogo incluida... acho que se pode tirar conclusões: os jogos de culto das consolas são culto na memória das pessoas, e não nas "mãos" por assim dizer, ou nos comandos delas... Tens os Final Fantasies, sem dúvida, pelo fenómeno culturar que são. E também tens mais, com certeza, mas é complicado... No PC arranjas com bem mais facilidade jogos com 10 anos a terem 500+ jogadores no gamespot: Planescape, Baldur's Gate's, Half-life, Sims... E depois logo dois pesos brutos do mainstream e de uma empresa que sabe fazer jogos polidos e capazes de mover multidões: StarCraft e Diablo 2, com nove e sete anos respectivamente, com 1484 e 1274 jogadores no Gamespot respectivamente... Achas que consegues arranjar títulos nas consolas com este peso? Se conseguires, diz-me que é para ver se eu aprendo, mas eu sinceramente não estou a ver
FuSiOnShArK Escreveu:Morbus Escreveu:A questão que eu quis por premente é que a maioria desses excelentes jogos não são jogos de culto. Há um ou outro, claro que há, mas a maioria estão no PC.
O Super Mario e o Sonic tornaram-se imagens de marca das respectivas consolas por alguma razão. E ainda temos a saga Final Fantasy, Gran Turismo e outros títulos que, se não são exclusivos das consolas, por lá começaram a ganhar adeptos.
Sim sim, o facto de serem famosos não os torna jogos de culto, a não ser que os joguem... Final Fantasy sim, mas sonic mario e gran turismo antigos não há muitos. Eu falo de títulos específicos quando falo em jogos de culto, não é franchises de culto. Porque se fala-se de franchises de culto só estava a fazer figura de idiota. Basta ir ver quais são as franchises que venderam mais e a maior parte é consolas...