aki vai o mail k vou enviar a algumas redaçoes acerca do k li:
Todos nós sabemos que o assunto da pirataria já está muito gasto (e não vou debater sobre isso) mas seja como for não posso deixar de escrever este e-mail pois penso que representa um ponto de vista de como as empresas tentam se aproveitar do desconhecimento de alguns utilizadores para literalmente os roubar. Passo a explicar:
À muito pouco tempo comprei uma revista de informática de nome PCguia nº112 (desculpem a publicidade) onde vinha uma entrevista ao administrador da Sector Zero que é uma empresa de venda ao domicilio de software. Ora como não podia deixar de ser nessa entrevista o senhor Fernando Santos (o administrador) demonstra uma grande preocupação com a pirataria e diz que é o maior concorrente ao sucesso da empresa. Ora até aqui todos nós concordamos mas a parte curiosa é que no inicio dessa mesma revista está um anuncio a alguns dos produtos da Sector Zero e qual não foi o meu espanto ao reparar num produto de nome "Oooff" que vinha nesse anúncio. Depois de ler as características reparei que esse produto era um conjunto da suite de produtividade OpenOffice.org e o browser Mozilla Firefox por uma quantia de 39.95€. Ora qualquer um de nós sabe (ou devia saber) que ambos estes produtos são software gratuito. Ora uma empresa que pega em software gratuito e o vende por quase 40€ só pode justificar esse preço com o discurso "Mas vem em caixa e trás manual" (o que nem sei se acontece neste caso) ou com o discurso do "Há pessoas que não tem Internet.." Mas de qualquer maneira quem é que no seu perfeito juízo compra uma coisa gratuita por 40€ por causa de um manual e de uma caixa quando a dificuldade de utilização é exactamente a mesma a de utilizar o MS Office e o Internet Explorer? E além disso, quem é que lê manuais? E mesmo os que não tem Internet podem muito bem ir a uma loja de Internet e fazer o download que num cenário mesmo muito muito caótico custa cerca de 5€ (gravação no respectivo cd incluída) uma vez que tudo junto são cerca de 70mb. Já para nao falar que quase todas as revistas oferecem ambos os proramas nos seus cds/dvds. E o pior disto tudo é que mesmo assim não falta descaramento ao senhor Fernando Santos para na dita entrevista dizer e passo a citar:"Há uns anos as pessoas diziam que o software era caro e por isso copiavam-no. Os preços baixaram drasticamente, mas continuam a copiar..." E agora pergunto: como é que se pode baixar drasticamente o preço a um produto de custo 0? Vende-se a 39.95€+7.95€ de portes? Não me parece.. Fica aqui demonstrado que apesar das empresas apelarem ao fim da pirataria justificando que é mau para o desenvolvimento e é um roubo aos que fazem esse mesmo software eu apenas digo que se calhar as entidades que controlam a pirataria e direitos dos consumidores deviam começar por empresas como a Sector Zero e a produtora do "Oooff" que literalmente roubam os utilizadores menos informados. Acabo este mail fazendo apenas mais uma citação do Fernando Santos quando é perguntado quais são os projectos para o futuro e acerca do futuro da Sector Zero em 2010 e peço para repararem no duplo sentido das suas palavras:"Como diz o ditado, o segredo é a alma do negócio. Em 2010 o Sector Zero terá 21 anos de existência e espero que nessa altura não haja um português com computador que nunca nos tenha comprado software.". Só digo que se ele espera que os Portugueses comprem software como o "Oooff" é porque deve pensar que somos todos burros... Só tenho a dizer que depois de uma destas serei certamente um dos portugueses com computador que nunca lhes comprou software. Aqui fica demonstrado o porquê de tanta pirataria e as maneiras subtis de como as empresas se tentam aproveitar de nós, por isso tenham cuidado!
deixem o vosso feedback