Processadores : O futuro

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Newtomic » terça 08 mar 2005, 13:46

Winjer - 6/3/2005 11:10 AM

A ASUSTEK anunciou uma coisa interessante um kit que permite adaptar um Pentium M (Dothan ou Banias) numa board com socket 478. O kit chama-se ASUS Upgrade Kit CT-479, e ainda não tem preço. Parece que as boards garantidas de suportar são as P4P800-VM e P4P800 SE. A principal vantagem parece ser poder juntar o poder de um Pentium M com dual channel ddr 400. Tenham em conta que o Pentium M corre em single channel ddr333. Isto é um imenso aumento de largura de banda de memoria.

Será que temos algo da Intel que possa competir com os Athlon 64 nos desktops???
Páh se a Intel apostar forte na técnologia do "Pentium M" acho k, desde a época dos PIII, vamos ter CPU decente da intel pra Desktop's. [:)]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Newtomic » terça 08 mar 2005, 13:49

net_battler - 6/3/2005 3:08 PM
Joca - 5/3/2005 7:58 AM
Jota - 5/3/2005 5:10 AM
Newtomic - 25/2/2005 8:11 PM
Winjer - 25/2/2005 7:20 PM

A Intel pode ter muito mais dinheiro que a AMD mas isso não chega para conseguir fazer melhor. Basta ver o tempo que a Intel anda com a porcaria do Pentium 4. E basta ver que o Prescott foi um dos seus piores nucleos....
A unica coisa capaz de rivalizar com o Athlon 64 da Intel é o Pentium M. Vi á pouco testes de um a correr numa board DFI 855GME-MGF. Esta board permite por um Pentium M num sistema com torre ATX, com uma placa grafica AGP.
Neste teste correram o Pentium M a 2.4Ghz, a mesma velocidade que um Athlon 64 4000+. E o P M conseguia competir com com o Athlon 4000., ao contrario do Pentium 4 que fica a anos luz de distancia.

Lembro que o Pentium M é baseado no Pentium 3 mas com mais cache e SSE3.

O problema da Intel é a falta de inteligencia...............[:D] não é a falta de dinheiro ou tecnologia.
Yeap sem qualker duvida, se a intel lança-se hoje um Pentium M a 3GHz esse seria sem duvida o MELHOR CPU do mundo para desktops de 32bit! [;)] Mas como acho k isso não é assim muito facil de acontecer continu-o a achar k o AMD 64 é o "canhão" actual! [:)]
Pra mim, q comprei o Pentium 3 a 750 Mh á volta de 3 anos, e pus-me a jogar (a pensar q a placa gráfica q equipava o PC era 1a TNT 2 32 MB [:D] [:D] (raios partam o BUG ... ) ) bem e jogava e via o ppl a aumentar os requesitos mínimos, mudei a placa pra uma GeForce 4 MX 440 64 MB e continuei feliz, e isto passou-se até 1 pico de tensão ter arruinado a "velha máquina", e agora q penso nisso, o P 3 funcionava melhor q o P 4 ![:I] , o meu P4 2,6 Gh a de 800 Mh de FSB, funciona relativamente mal qdo comparado c/ o outro ou seja ... FUI ENGANADO PLA INTEL !!!!! [:(!] [:(!] [:(!] RAIOS PARTAM [:(!] [:(!] [:(!]
oix ppl
pois eu também já fui "enganado" por assim dizer pla Intel e desde que uso AMD nunca tive problemas com o processador... corre tudo quanto la ponho e nunca refila... o P4 que já tive (ou os P4) tive que o trocar 3 vezes!!! e quando se queimou ´´a 3ª vez nos seus 55ºC nunca mais quis Intel, o meu AMD chega as vezes aos 70ºC (overclocado claro [;)]) e nunca queimou... e ate queimar não mudo...
hgs&kxs
Não é normal os P4 terem tantos problemas. Tenho dois computadores equipados com processadores Intel (3.0 e 1.5) e nunca me deixaram ficar mal. Os P4 dos meus amigos também, até agora, não deram nenhum sinal de fraqueza...
Penso que os P4 (antes do Prescott) são muito melhores que os AMD Athlon (eu sei que estes são os velhos) porque os Intel até sem sistema de refrigeração se aguentam umas boas horas, enquanto que os AMD Athlon bastam alguns minutos para "darem o berro". Também já ouvi dizer que a AMD corrigiu o problema nos 64bits, e que são os P4 de última geração a terem o referido problema de aquecimento.

Se calhar os vossos processadores queimaram porque a motherboard não prestava/ a fonte não prestava/ foi mal montado... existem tantas causas!

Na minha proxima compra estou inclinado para comprar um AMD, mas ainda estou hesitante porque a Intel não me enganou... muito antes pelo contrário!
Para k fikes + esclarecido em relação aos P4 antes dos Prescott e mesmo esses em comparação com os AMD XP aconcelho a dares um espreitadela na minha BD! [;)]
nTcpu (v2.05) [NtmBD171] -rel00003-
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por viriato_iceview51 » quarta 09 mar 2005, 16:11

Pessoalmente, o futuro dos processadores... estara nao ameacado na sua totalidade mas parcealmente.

Ha uns anos atras assistimos ao nascimento do GPU, um processador que e' suposto somente dirigir os processos graficos ao seio de um computador (Nvidia anyone?). Hoje em dia os processadores estao a atingir o limite de velocidades (Intel), enquanto que outros preferem aumentar a performance sem aumentar essencialmente a velocidade de relogio (AMD, IBM). Isso so mostra que os processadores hoje em dia estao a especializar-se num tipo de tacha... sobretudo quando ve-se os processadores 64 bit da AMD a serem incrivelmente perfomantes em comparacao aos do da Intel, nao em termos de velocidade e de numero de processos por segundo. Mas sim em termos de quantidade de memoria que e' gerida a cada segundo!

Pois esta tendencia (a de repartir diferentes tachas entre diferentes unidades, um pouco como um sistema operativo - desfragmentacao, processador de texto, etc...) esta a generalizar-se. Alias e pode-se ja assistir ao anuncio da criacao de uma unidade que vai lidar completamente e somente com a Fisica (Half-Life 2 anyone?). Esta ultima e' designada por, para os louquinhos da informatica, "PPU" (Physics Processing Unit).

Acho que so por si o nome diz tudo...

Mas ca voltarei, para comentar e ler como deve ser, este topico e postar assim as minhas ideias mais em pormenor. Porque o meu tempo agora e' curto. [:p]
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Winjer » quarta 09 mar 2005, 23:15

É verdade o proximo passo parece ser um processador dedicado á fisica.
Foi demonstrado á pouco um chamado PhysX e os resultados, segundo dizem, são espetaculares.
Fuides de liquidos explosões em casas com destroços ao minimo detalhe e aos milhares. Parece que vamos atingir um novo patamar de realismo.

Segundo um dos seus responsaveis esta tecnologia ja vai ser implementada no novo Unreal 3. E deverão custar entre 100 a 400 dolares.

Este processador será integrado como uma placa de expanção, tipo uma placa grafica ou placa audio.

Será que o pessoal está pronto para investir em mais um procesador dedicado? Se pensarmos no preço investido no conjunto placa grafica acelaradora + CPU e pensarmos em mais um sitio para investir em peso de ouro as contas para montar um bom PC começam a ser cada vez mais elevadas.
Será este um passo a seguir? Lembro que os CPU tem vindo a decrescer a exponencialiodade do crescimento do seu desempenho.
e parecem estar cada vez mais a chegar a um ponto limite de performance.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Jota
Junior
Mensagens: 96
Registado: quarta 06 out 2004, 12:23
Localização: Chaporro de Cima, Évora

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Jota » quinta 10 mar 2005, 3:02

Winjer - 9/3/2005 11:15 PM

É verdade o proximo passo parece ser um processador dedicado á fisica.
Foi demonstrado á pouco um chamado PhysX e os resultados, segundo dizem, são espetaculares.
Fuides de liquidos explosões em casas com destroços ao minimo detalhe e aos milhares. Parece que vamos atingir um novo patamar de realismo.

Segundo um dos seus responsaveis esta tecnologia ja vai ser implementada no novo Unreal 3. E deverão custar entre 100 a 400 dolares.

Este processador será integrado como uma placa de expanção, tipo uma placa grafica ou placa audio.

Será que o pessoal está pronto para investir em mais um procesador dedicado? Se pensarmos no preço investido no conjunto placa grafica acelaradora + CPU e pensarmos em mais um sitio para investir em peso de ouro as contas para montar um bom PC começam a ser cada vez mais elevadas.
Será este um passo a seguir? Lembro que os CPU tem vindo a decrescer a exponencialiodade do crescimento do seu desempenho.
e parecem estar cada vez mais a chegar a um ponto limite de performance.
Penso q ñ há limite pra evolução, se o Homem deixa 1 pouco de si em tudo o q faz, então deixa no q faz 1a tendência pra evolução no sentido do infinito, já q o homem tende a evoluir no sentido do infinito (1 bocado filosófico [:p]) mas q é a verdade,
---------------------
I'm 'gona die playin'
---------------------
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por viriato_iceview51 » quinta 10 mar 2005, 10:23

Tens razao Jota, mas o homem tem evoluido porque a tecnologia tem evoluido! Mas se a tecnologia utilizada para criar os processadores atuais nao evoluir, entao limites sao atingidos! Bom nao digamos limites, digamos que a evolucao e travada/lenta.

Eu olho para o processador Cell, e visto o tamanho daquilo, duvido muito que o possas implementa-lo num telemovel ou numa tostadeira... como querem faze-lo crer!
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Newtomic » sexta 11 mar 2005, 18:49

1º k tudo obrigado pla info, ainda nem seker tinha ouvido falar [B)], depois a ideia de ter + um extra pra ajudar nos jogos a mim não me seduz muito, mas e dai até pode ser k criem GPU's com essa técnologia integrada sei lá! [8)] Mas em ultima análise eu preferêncialmente não me apeteçe muito andar a comprar placas e + placas só para ter um PC k funcione bem com os jogos de ultima geração, mas pronto logo se verá! [B)]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Winjer » sábado 12 mar 2005, 11:13

Tenho visto por i q existe a possibilidade d ser incluido nos CPU as extenções q auxiliem o calculo d operações d fisica.
Um pouco tipo o SSE e MMX.
E com o advento dos CPU Dual Core a ajudar talvez não seja tão necessario estes processadores especificos.

Mais Info: O PhysX deve usar 128 Mb d GDDR3 integrado.
A proxima X-BOx deverá ter um Triple Core CPU, a 3.0GHz, capaz d calcular 2 instruções por ciclo, 32+32 kb d cache L1 e 1Mb d cache L2 partilhada pelos 3 CPUs.

Acho q esta aposta d Microsoft nos CPUs multiplos pode ser um forte empurrão para os jogos começarem a suportar multiplos CPUs. O Dual Core assim deve tornar-s mainstream mais depressa.
Última edição por Winjer em sábado 12 mar 2005, 11:14, editado 1 vez no total.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Newtomic » sábado 12 mar 2005, 17:41

Winjer - 12/3/2005 11:13 AM

Tenho visto por i q existe a possibilidade d ser incluido nos CPU as extenções q auxiliem o calculo d operações d fisica.
Um pouco tipo o SSE e MMX.
E com o advento dos CPU Dual Core a ajudar talvez não seja tão necessario estes processadores especificos.

Mais Info: O PhysX deve usar 128 Mb d GDDR3 integrado.
A proxima X-BOx deverá ter um Triple Core CPU, a 3.0GHz, capaz d calcular 2 instruções por ciclo, 32+32 kb d cache L1 e 1Mb d cache L2 partilhada pelos 3 CPUs.

Acho q esta aposta d Microsoft nos CPUs multiplos pode ser um forte empurrão para os jogos começarem a suportar multiplos CPUs. O Dual Core assim deve tornar-s mainstream mais depressa.
Olha e eu a pensar k só a Sony iria apostar no Dual-Core (até pensei k fosse um ERRO) e agora apareçes tu a dar esta noticia [B)]; ao k pareçe o FUTURO está + inclinado para o D-Core do k eu pensava, ker dizer nem é bem D-Core é + Multi-Core... [:)]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Winjer » sábado 12 mar 2005, 18:35

Parece q o dual core vai dar mais q falar do q o q eu estava á espera tambem. Parece q a industria em geral vai investir forte apesar dos obstaculos.
Mas não é ainda este ano q o dual core vai ser mainstream, acho eu.
Segundo a AMD, este ano vão lançar dual cores apenas na linha FX, o Roadmap deles não inclui dual cores nos Athlon 64 "normais".
A X-Box 360 (acho q este vai ser o nome) e a PS3 ainda tardam, e mesmo quando sairem vai demorar até ás softwarehouses conseguirem aproveitar o multi-core.

A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Winjer » sábado 12 mar 2005, 18:47

Acabei d ver o primeiro teste de um Athlon 64 Dual core. Corria a 2.4gh e foi testado apenas no Cinebench mas mostra um desempenho fantastico, chega quase ao dobro em relação a um processador apenas.
Notar q o Cinebench já suporta completamente multiplos processadores.
S houver nos jogos aumentos destes.....sweet [:D]

http://www.hwupgrade.it/articoli/1193/2.html
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Newtomic » sábado 12 mar 2005, 19:22

Winjer - 12/3/2005 6:47 PM

Acabei d ver o primeiro teste de um Athlon 64 Dual core. Corria a 2.4gh e foi testado apenas no Cinebench mas mostra um desempenho fantastico, chega quase ao dobro em relação a um processador apenas.
Notar q o Cinebench já suporta completamente multiplos processadores.
S houver nos jogos aumentos destes.....sweet [:D]

http://www.hwupgrade.it/articoli/1193/2.html
Eu diria mesmo EXCELENTE, caso a ultima coisa k dissestes se venha a verificar! [:p]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Winjer » quarta 16 mar 2005, 23:00

Numa entrevista ao site www.anandtech.com , um dos programadores do Unreal 3 disse que o jogo vai suportar os Dual Core. Apenas ainda não sabem até que ponto subirá a performance.

Um dos melhores apoios q esta nova tecnologia podia receber.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Newtomic » quinta 17 mar 2005, 0:11

Winjer - 16/3/2005 11:00 PM

Numa entrevista ao site www.anandtech.com , um dos programadores do Unreal 3 disse que o jogo vai suportar os Dual Core. Apenas ainda não sabem até que ponto subirá a performance.

Um dos melhores apoios q esta nova tecnologia podia receber.
Yah sem duvida alguma, pois como se sabe os motores Unreal são sempre usados por várias SoftWare Houses, e os próximos Unreal's k só por si já dão um grande "enpurrão". [;)]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Winjer » quinta 17 mar 2005, 23:03

O site Anandtech tem um artigo sobre o CELL. É muito complicado.
Pelo que dizem o Cell vai ser muito potente. Tem 9 processadores. Um central que faz calculos genericos( como um Athlon ou P4) e 8 que farão calculos mais especificos (calculos de IA, fisica, som, e até há quem arrisque que poderá calcular pixel shadres). O processador principal não é muito potente (só calcula 2 instruções por ciclo enquanto a AThlon 64 calcula 3) mas com a ajuda dos 8 restantes a performance será de topo.
Tem um contrlolador de memoria integrado tipo Athlon 64 e usará Rambus, o que lhe dará uma largura de banda de memoria de 76.8Gb/s. O Athlon 64 tem uma largura de banda de 6.4Gb/s. No entanto lembro que serão 9 processadores a usar a larguar de banda e a memoria é partilhada com a geforce 6800.
A pior parte é que vai ser muito complicado programar para o Cell. Mesmo muito. A sony planei disponibilizar kits de software de apoio, mas mesmo assim vai dar muito tarbalho aos programadores. Numa empresa que esteja muito ligada á sony esto não será um grande problema pois ganhará experiência com o tempo. Mas uma empresa que produza um jogo de vez em quando para a PS3 as dificuldades serão grandes, e isto significa que esses jogos provavelmente não utilizaram as capacidades todas da consola. Outra quetão é a das ports entre varios sistemas. Normalmente tenta-se criar um motor de jogo que sirva o maior numero de sistemas, e isto significa que as especificidades de cada sistema serão ignoradas e logo não s vai tirar total partido de cada sistema. Tendo em conta que a X-box 2 /360/next será mais parecida com um PC, já se está á espera que a PS3 seja a menos aproveitada. è mais proveitoso criar um motor que sirva 2 sistemas bem e outro +/- do que um q sirva um sistema bem e d2 +/-.
Em software houses exclusivas da sony este problema não s levanta mas em empresas como a EA isto é bem provavel q aconteça. Especialmente s tivermos em conta q estes sistemas multi Cpu requerem mais tempo e dinheiro para programar um jogo, deixando pouco para especificar a cada sistema.

Será que o Cell é uma boa aposta? Lembro que 1 dos motivos do falhanço da Sega Saturn foi o facto de ser mais dificil de programar que a Psx.

A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Bloqueado